Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Terrário simples

tupy

★ vento sul ☆
Membro da Staff
Cultivador confiável
29/05/2006
4,063
94
Terra de Deus
Terrário para mentes simples.

- Caixa organizadora
- Garrafa PET
- Termostato
- Argila Expandida
- Coloque água no fundo (não passando a linha da argila expandida)
- Bomba de aquário para bombar ar para dentro
- Uns 3 a 5 futos para a troca gasosa
- Tampo os furos com filtro de café
- Embrulhei em papel alumínio

DSC00476_640x480.jpg DSC00477_640x480.jpg DSC00478_640x480.jpg DSC00479_640x480.jpg
DSC00480_640x480.jpg DSC00482_640x480.jpg DSC07885_640x480.jpg
DSC07886_640x480.jpg DSC07891_640x480.jpg
DSC00481_640x4805.jpg
 
Tem umas bombas novas que vem com filtro. Elas são descritas como 3 em 1: bombea, filtra e oxigena. Parece interessante para lidar com o prob das contaminações carregadas pelas bombas.
Acho que a descrição destas se refere a filtrar a água, não o ar.
Em aquários o problema não é o que vem com o ar, e sim o que cresce na água.

No nosso caso, a pedra porosa na ponta da mangueira, dentro de um recipiente com água, acho que já resolve. Talvez com uma gota de hipoclorito.
 
é verdade @Salaam`aleik, o produto é esse: http://www.peixesdeaquario.net.br/e...Filtro-IPF-728-720lt-h-P-Aquario-Lagos-Fontes

além disso ele tem que ficar imerso na água (melhor p aquários do que para terrários). vou fazer o meu com uma bombinha boyu mesmo.
é meu 1º terrário. nas discussões aqui no forum as pessoas tem citado mto a água sanitária, não seria melhor água oxigenada? e vcs acham que botar uma pedra porosa na ponta interna da mangueira torna desnecessário o filtro na ponta externa?
 
Água oxigenada é mais provável de reagir com outras partes do terrário (minerais da argila, etc), ou se decompor, e logo perder o efeito.

A pedra porosa não é bem um filtro, mas acho que é suficiente para segurar os contaminantes, principalmente se estiver submersa em água (a do fundo do terrário, ou dentro de um copo). A teoria é que os contaminantes vão ficar na água, e não suspensos no ar, e que se a água contiver algum desinfetante, irá matá-los.
 
e vcs acham que botar uma pedra porosa na ponta interna da mangueira torna desnecessário o filtro na ponta externa?

De forma alguma, a pedra porosa na ponta da mangueira serve apenas para fazer bolhas. Não é à toa que lá fora é conhecido como airstone ou aquarium bubbler.

Modelos assim são interessantes, pois ajudam distribuir melhor a oxigenação:
sku_124573_1.jpg

Há uma alternativa simples, é bloquear a ponta da mangueira e fazer vários furos, similar a imagem acima. Quanto mais furos, melhor. Com poucos furos pode acabar exigindo muito do motor e diminuindo a vida útil.
 
Minha versão do mesmo terrário (caixa organizadora)

Por uma questão de acabamento e discrição, preferi embrulhar o terrário em vinil ou contact preto.

Como não achei vinil usei contact, mas tem o inconveniente de ser branco por dentro (na minha experiência, cogumelos crescem em direção ao branco, pois reflete a luz, mesmo que indireta).
Então antes do contact, embrulhei em plástico de saco de lixo preto.

Para a caixa de 20 l, descobri que sacos de 50 litros ficam praticamente perfeitos, pois tem quase o mesmo perímetro, e três vezes a altura.
Cortei 1 saco em 3, então "vesti" a caixa com as 3 camadas, e segurei no lugar com fita crepe, deixando espaço em cima e embaixo, para colar o contact.
Terrario (1).jpg Terrario (2).jpg Terrario (3).jpg
O plástico teve 2 vantagens, além de deixar o interior preto, também ajuda no isolamento térmico.

Depois embrulhei no contact. Como a caixa não é perfeitamente retangular (é trapezoidal), para cobrir as bordas precisei fazer recortes. Não cobri o fundo por não ser necessário.
Terrario (4).jpg Terrario (6).jpg Terrario (5).jpg

Coloquei argila no fundo da caixa, água, e também incluí um aquecedor de aquário, submerso diretamente na água/argila. Incluí um termômetro, para ajudar a conferir a regulagem do aquecedor. Em minutos, umidade máxima.
Terrario (7).jpg

A caixa ficou com capacidade para 6 bolos, ou mais, se eu arrumar pratos melhores. Como pratos usei bandejas de isopor que tinha à mão, nas quais fiz cortes, para escoamento da água que eventualmente venha a pingar nas bandejas.
Terrario_C.jpg

Não fiz furos para ventilação, por enquanto - eu abro a caixa para abanar, como venho fazendo com meus outros terrários (PET). Farei os furos se/quando for passar a usar uma bomba de ar.

Após 2 dias na caixa, já há bolos pinando. Acho que vou precisar diminuir a umidade no terrário, quando vierem os cogumelos - tirando a água da argila, colocando o aquecedor numa garrafa, e borrifando os bolos manualmente.

Numa futura pausa entre cultivos, a caixa também poderá servir como incubadora.
 
Boa tarde! Gostaria de saber o que posso usar no lugar da bomba de aquário, pois dei uma pesquisada e a mesma é um tanto quanto cara, e tenho medo de comprar alguma barata pelo fato de ser ruim. Obrigado!
 
O meu primeiro flush foi sem bomba de aquário, só usava uma bomba de transferência de água para um isopor com gelo para diminuir a temperatura e tive bons cogumelos, já o segundo flush foi com as 2 bombas e o resultado foi muito abaixo do esperado, cultivo de cogumelo é extremamente complexo, tem que apanhar para aprender.
 
Um ventilador de computador. Mas preste atenção às características do seu terrário, pois esses coolers movimentam bastante ar e acabam diminuindo a umidade do seu terrário.
Ola, estou pensando em usar um cooler de pc no lugar da bomba pois isso eu já tenho em casa, para entrada de ar. O meu terrário é uma caixa organizadora de plástico de 40L. As saídas de ar serão feitos buracos cobertos por máscara cirurgica. Temperatura com aquecedor de aquario com termostato embutido.

Você pode detalhar como fez o uso do cooler? Quanto tempo deve ser ligado, baseado no tamanho do terrário? Tenho chances de sucesso com esse esquema?
 
Última edição:
Estava com 4 bolos se recuperando e 1 contaminou, decidi jogar tudo no lixo e recomeçar do zero, aqui eu uso uma bomba submersa para resfriar o terrário e uma bombinha de ar de aquário com 2 pedras porosas e a partir de agora vou colocar mais uma bomba de aquário para funcionar durante as horas de calor mais intenso, tenho cooler e não uso por forçar uma quantidade de ar maior do que o necessário ocasionando perca de umidade, cooler no meu pensamento só com acionamento por time e por curto tempo, prefiro 1 ou 2 vezes ao dia abrir a tampa ligeiramente.
 
Ola, estou pensando em usar um cooler de pc no lugar da bomba pois isso eu já tenho em casa, para entrada de ar. O meu terrário é uma caixa organizadora de plástico de 40L. As saídas de ar serão feitos buracos cobertos por máscara cirurgica. Temperatura com aquecedor de aquario com termostato embutido.

Você pode detalhar como fez o uso do cooler? Quanto tempo deve ser ligado, baseado no tamanho do terrário? Tenho chances de sucesso com esse esquema?

40L não é muito, portanto utilize um intervalo de tempo maior entre as trocas com o cooler. As máscaras cirúrgicas irão diminuir um pouco a perda de umidade, pois dificultarão a passagem do ar. Fica legal se você utilizá-las.

Fica difícil especificar por aqui, sem ter visto o terrário, ambiente, etc... Só na base do teste mesmo! ;)
 
Minha mente vai explodir com tantas técnicas rsrs. To com com 6 bolos quase 100% colonizados em copos de 350ml todos sem "alienígenas" até agora (muito feliz por isso) vou passar para o terrario nesse domingo mas eu nunca montei um hehe vou fazer igual o que a Tupy mencionou no começo do tópico, a unica diferença é que não irei usar bomba de aquário(grana curta, deixa pra próxima) vou fazer a troca de ar manualmente mesmo. Boa sorte pra mim e obrigado pela "overdose" de informações essa comunidade é massa rsrs
 
Examine outras técnicas úteis e simples, como o dunk and roll e o double casing. Ajudam muito a fornecer umidade para os bolos, especialmente em terrários simples..
Vou fazer o dunk talvez. Quero colher eles pela primeira vez em cultivo, qualquer rendimento nem que seja pequeno pra quem não tem experiencia já é um começo. Faz tempo que eu tento cultivá-los mas nunca levei a serio a parte da esterilização, nunca consegui nem colonizar o bolo rsrs dessa vez consegui :eba:
 
Vou fazer o dunk talvez. Quero colher eles pela primeira vez em cultivo, qualquer rendimento nem que seja pequeno pra quem não tem experiencia já é um começo. Faz tempo que eu tento cultivá-los mas nunca levei a serio a parte da esterilização, nunca consegui nem colonizar o bolo rsrs dessa vez consegui :eba:
Então aproveite e não desperdice um bolo colonizado: dunk and roll, é simples e com certeza dá um boost na produção! ;)
 
Back
Top