Minha versão do mesmo
terrário (caixa organizadora)
Por uma questão de acabamento e discrição, preferi embrulhar o terrário em vinil ou contact preto.
Como não achei vinil usei contact, mas tem o inconveniente de ser branco por dentro (na minha experiência, cogumelos crescem em direção ao branco, pois reflete a luz, mesmo que indireta).
Então antes do contact, embrulhei em plástico de saco de lixo preto.
Para a caixa de 20 l, descobri que sacos de 50 litros ficam praticamente perfeitos, pois tem quase o mesmo perímetro, e três vezes a altura.
Cortei 1 saco em 3, então "vesti" a caixa com as 3 camadas, e segurei no lugar com fita crepe, deixando espaço em cima e embaixo, para colar o contact.
O plástico teve 2 vantagens, além de deixar o interior preto, também ajuda no isolamento térmico.
Depois embrulhei no contact. Como a caixa não é perfeitamente retangular (é trapezoidal), para cobrir as bordas precisei fazer recortes. Não cobri o fundo por não ser necessário.
Coloquei argila no fundo da caixa, água, e também incluí um aquecedor de aquário, submerso diretamente na água/argila. Incluí um termômetro, para ajudar a conferir a regulagem do aquecedor. Em minutos,
umidade máxima.
A caixa ficou com capacidade para 6
bolos, ou mais, se eu arrumar pratos melhores. Como pratos usei bandejas de isopor que tinha à mão, nas quais fiz cortes, para escoamento da água que eventualmente venha a pingar nas bandejas.
Não fiz furos para ventilação, por enquanto - eu abro a caixa para abanar, como venho fazendo com meus outros terrários (PET). Farei os furos se/quando for passar a usar uma bomba de ar.
Após 2 dias na caixa, já há bolos pinando. Acho que vou precisar diminuir a umidade no terrário, quando vierem os cogumelos - tirando a água da argila, colocando o aquecedor numa garrafa, e borrifando os bolos manualmente.
Numa futura pausa entre cultivos, a caixa também poderá servir como
incubadora.