Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Terrário simples

tupy

★ vento sul ☆
Membro da Staff
Cultivador confiável
29/05/2006
4,063
94
Terra de Deus
Terrário para mentes simples.

- Caixa organizadora
- Garrafa PET
- Termostato
- Argila Expandida
- Coloque água no fundo (não passando a linha da argila expandida)
- Bomba de aquário para bombar ar para dentro
- Uns 3 a 5 futos para a troca gasosa
- Tampo os furos com filtro de café
- Embrulhei em papel alumínio

DSC00476_640x480.jpg DSC00477_640x480.jpg DSC00478_640x480.jpg DSC00479_640x480.jpg
DSC00480_640x480.jpg DSC00482_640x480.jpg DSC07885_640x480.jpg
DSC07886_640x480.jpg DSC07891_640x480.jpg
DSC00481_640x4805.jpg
 
será que dá certo um dunk and roll com pó de casca de coco esterilizado? Ele iria prover umidade da mesma forma que a vermiculita... Que acha?


Eu nunca fiz.

Mas creio que o @Amaral andou fazendo roll com materiais alternativos. Não sei se pó de coco foi um desses materiais.

De qualquer modo, se não surgir nenhuma informação, você pode tentar, de preferência comparando com outros bolos em que o roll foi feito com vermiculita.
 
Gente, estou com uma dúvida sobre terrário e como meu terrário é meio que parecido com o do Tupy eu resolvi postar aqui no lugar de criar um tópico novo. Caso não seja apropriado peço desculpa e por favor, alguém da moderação mova para o lugar apropriado.
Ficaria feliz vocês, mestres, pudessem me dar uma ajudinha.

É o seguinte, meu terrário atual que usei para o meu ultimo cultivo é este da foto:
20151222_102550.jpg
Como podem ver é uma caixa organizadora de 61 litros com duas aberturas para saída de ar cobertas com filtro de café para evitar :alien: exteriores, um higrômetro, um potinho com água onde o compressor (2L/min) borbulha a água para fazer a troca de ar do terrário e ajudar na umidificação em conjunto com as argilas expandida.
O primeiro problema que tive com esse setup foi a insuficiência nas trocas gasosas, o compressor sozinho não foi o suficiente então tive que começar a abanar manualmente 3x ao dia. Vocês enfrentam algo parecido ou têm conseguido bons resultados apenas com o compressor?

De qualquer forma o primeiro problema foi facilmente resolvido o que nos leva ao segundo problema, a falta de umidade. Meu higrômetro fica normalmente em torno dos 80 a 85% de umidade e também é possível ver que há pouco ou quase nenhuma condensação na tampa do terrário. Isso ocorre tanto com o compressor ligado ou desligado. Vocês tem alguma ideia de como posso melhorar isso? Tirei umas fotos do nível da água em relação as pedras, não sei se o nível da água esta muito alto ou se há poucas pedras no terrário.
20151222_102559.jpg 20151222_102629.jpg
Qualquer dica é bem vinda.
PS: as argilas são reutilizáveis né?
Obrigado desde já!
 
1) È muito difícil (se não impossível) fazer um terrário simples que funcione bem apenas com o ar da bomba. A bomba quase nunca troca o ar do terrário todo. Parte do benefício de renovar o ar é a umidade cair um pouco por algum tempo, e com o terrário fechado injetando ar através do borbulhador, isso não acontece tão rápido.
Continue usando a bomba enquanto não está em casa, e abane quando estiver.

2) Só vai haver evaporação e condensação se houver diferença de temperatura. Você pode tentar colocar um termostato de aquário (regulado para uns 26 °C) na água, como eu faço. Além de manter a temperatura do terrário, toda vez que a temperatura exterior cair abaixo de 26 °C a água irá começar a evaporar, condensar e escorrer pelas paredes e tampa. Chuva grátis :)
Esqueça a marcação do higrômetro, provavelmente estará sempre errada, acima de uns 85%.

3) O nível da água está ok, e a argila é sim reutilizável, sendo aconselhável fervê-la em água e depois deixar de molho no cloro, antes de montar o terrário novamente.
 
1) È muito difícil (se não impossível) fazer um terrário simples que funcione bem apenas com o ar da bomba. A bomba quase nunca troca o ar do terrário todo. Parte do benefício de renovar o ar é a umidade cair um pouco por algum tempo, e com o terrário fechado injetando ar através do borbulhador, isso não acontece tão rápido.
Continue usando a bomba enquanto não está em casa, e abane quando estiver.

Sim, concordo. Inclusive eu já estava adotando esse procedimento.

2) Só vai haver evaporação e condensação se houver diferença de temperatura. Você pode tentar colocar um termostato de aquário (regulado para uns 26 °C) na água, como eu faço. Além de manter a temperatura do terrário, toda vez que a temperatura exterior cair abaixo de 26 °C a água irá começar a evaporar, condensar e escorrer pelas paredes e tampa. Chuva grátis :)
Esqueça a marcação do higrômetro, provavelmente estará sempre errada, acima de uns 85%.

Eu definitivamente não havia pensado nisso, belíssimo ponto :)!

Uma outra coisa que eu havia percebido é que quanto maior a área do recipiente que eu usei o compressor, aumenta mais a umidade. Vi que algumas pessoas tem usado o borbulhado embaixo das pedras porosas, será que isso pode melhorar significativamente?

Também tenho um umidificador ultrassônico que seria uma possível alternativa, mas ainda estou um pouco relutante em usa-lo pois precisaria comprar um timer e também li algumas pessoas falando que não obtiveram bons resultados.
 
Última edição:
Para tampar esses furos para troca gasosa posso usar fita microporosa? E eu tampo pelo lado de dentro ou de fora?


Fazer a leitura de diários completos é uma boa maneira de aprender e tirar duvidas, assim como praticamente todas as perguntas de iniciantes já foram respondidas e podem ser encontradas facilmente com a ferramenta "pesquisa".
 
Back
Top