Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Strain Cambodian PF Tek - 2º Cultivo

Diário de cultivo completo.
Começo hoje um cultivo de cogus Cambodian. Já tive a experiencia de um cultivo com sucesso, porém agora quero compartilhar com os demais colegas e corrigir alguns erros e "amadorices" do 1º cultivo (tipo congelar uma colheita e perde-la). Voui dessa vez fazer tudo da forma mais rigida possivel, seguindo as especificaçõers da PF tek. Vou fazer dois 'grupos' de bolos: um usando a seringa preparada em junho com os esporos do print original, da FSRE. No outro grupo será usado um print que eu colhi do ultimo flush do primeiro cultivo, do maior cogu de todos. Além disso, o grupo será feito em copós baixos de wiski e o outro com copos de requeijão. Usarei arroz intergral (não paraboilizado e orgânico) batido no liquidificador por mim mesmo. Tenho um saco gigante de vermicilita expandida e a mistura será na quantidade padrão. Uma parte de farinha de arroz, duas de vermiculita, uma de água.
Misturada e posta nos copos sem compactar.Vou prepara hoje a seringa para usar amanhã.
Vermiculita 2.JPGIMAG0069.JPGIMAG0071.JPG

:DNão me dei conta de que já é tarde e resolvi não usar o liquidificador a essa hora. os vizinhos não iam curtir nada. resolvi deixar a preparação dos bolos para amanhã.:D
 
Última edição por um moderador:
Psylótico777 disse:
Hoje a minha opnião é a mesma, o que pude notar é que no primeiro flush sem dunk os cogús nascem em maior numero e menores, porém com dunk de cara além de nascerem em número, ganha-se em tamanho e isso o GT é fera:pos:
Outra coisa Doctor qual o motivo da escolha dessa strain?
Good Vibes Pra Vc Brow


Salve pros colegas, em primeiro lugar.
Estou cultivando essa strain meio ao acaso.... Quando mandei a carta para o FSRE eu pedi strain Equador, pois tinha lido que os frutos eram grandes e que eram dos mais "potentes". Quando a carta chegou, estava escrito no ziplock "Cambo". Depois acabei pesquisando e vendo que essa strain tem uma tradição , usada em rituais pelos nativos no Camboja etc...... Quando começou a frutificação ( do primeiro cultivo) me espantou o número de pins e baixo indice de abortos. Os cogus são de tamnho médio a pequeno. Mas tive uma surpresa quando tomei uma batida de 10 cogumelos medios e frescos com leite condesado e laranja....... Fiquei umas 8 horas viajanado....
Recomendo bastante esta strain... coloniza muito rapido no copo. :D

Atualizando...... Após alguns dias com os bolos no terrário tudo corre bem. Os bolos estão ficando felpudos e estão surgindo alguns caroços aqui e ali.
A temparura está quase sempre na faixa dos 25º C. A lâmpada fica acesa de noite e a umidadde está bem alta (não tenho higrometro) de maneira que as paredes do terrário ficam bem "suadas" mas não chega a precipitar água no teto do terrário e nem está pingando nos bolos. Estou esperando aparecimento de pins nos próximos 3 dias.

Enquanto isso no armário:
O milho coloniza de forma regular mas não chega a 40% dos grãos. Estou sacudindo a cada 3 dias. Não há troca de ar; é um pote ziplock bem fechado.talvez isso esteja atrasando o andamento.
O bolo grande está com varios focos pequenos de micélio, todos na forma de "algodão", sem sinais, ainda, de crescimento rizomórfico. Talvez a falta de troca de ar esteja atrapalhando. Ou talvez eu é que esteja com pressa em ver o "bolão" 100% colonizado e nadando no dunk........:D
E tem também um "bolinho" num copo de azeitona e que está uns 90% colonizado.....
IMAG0059.JPGIMAG0064.JPGIMAG0065.JPGIMAG0066.JPG3 irmãos.JPG
 
Última edição por um moderador:
Noticias quentes.......... surgiram os pins...... afinal.
Percebi agora há pouco..... em todos os bolos surgiram micro-pins, pequenos ao ponto de não sairem na foto.... mas estão lá e em grande quantidade...
Nos próximos dias já teremos fotos das crianças crescendo hehe....:D
 
Eae Doctor Martin,
Teremos uma bela frutificação pelo jeito:pos: ,
Agora os cogús vêm que vêm...
Não esqueca de por as fotos brow....
God Vibes Pra Você e Muita:luz: No Seu Cultivo:!:
 
Verdade, se fosse um cara desesperado já estaria comendo os pins. Hehe.
 
Então pessoal... os pins estão bombando.... cada bolo tem muitos pins... na base e em cima... alguns já estão mais crescidos..... acho que dentro de uns 3 a 5 dias já vai ter cogus maduros para colher...........:pos:

Seguem fotos (minha máquina não é boa de perto....) mas vai...:D


Em tempo.... o "bolão" coloniza lenta mas regularmente... os focos de micelio que estavam isolados já começam a se juntar, mas nada de crescimento rizomorfico. O milho vai do mesmo jeito... devagar e sempre. O bolinho do copo de azeitona está na luz indireta de cabeça pra baixo.... amanhã vai pro dunk....
pins 4.JPGpins 5.JPGpins 6.JPG
 
Ae Doctor,
Dá pra ver que os cogús estão agoniados pra sair dos bolos, rsrs...
Eles estão vindo bonitos logo-logo estão prontinhos, outra coisa como está a temperatura e a umidade?
Cara notei que essas caixas plásticas não vedam bem, seria interessante vc observar esse fato, pois essa fuga, vaza umidade e modifica a temperatura , eu resolví colando na vertical fita crepe, na tampa puxando para baixo e colando a outra extremidade na lateral da caixa em seis pontos e quando a luz está desligada ponho um tampa de isopor com um peso por cima pra garantir a hermeticidade, notei alguma diferença:pos:
A essa altura já devem estar maiores hein:D
Paz E Muita:luz:
 
Os cogus já estão bem crescidos. Daqui uns 2 dias já vou colher alguns.... cada bolo tem uns 10 cogumelos ou mais . Estão muito bonitos....:pos:

Para a secagem eu vou por no ventilador por umas 12 horas e depois numa caixa fechada junto com um dessecante de supermercado ( citado no topico "Secagem ultra-rapida para mentes e bolsos simples" ).

seguem fotos das "crianças".....:D
flush 1.JPGflush 2.JPGflush 3.JPG
 
Bom pessoal..............1º FLUSH COLHIDO........ sucesso total, por enquanto.
Os quatro bolos frutificaram simultaneamente... gerando uma colheita bem numerosa.... Os frutos são médios e pequenos...... mas foram no minimo uns 40 cogus... (não contei direito). Agora estão secando na "cara" do ventilador, dentro de um lava-arroz (que é furado e deixa passar o vento).
Vou deixa-los lá até amanhã, depois vão para o dessecante. Os bolos voltam para o dunk.
O milho e o "bolão" seguem colonizando lentamente. O copinho já foi dunkado está agora no terrário.

seguem fotos da "galera"........:D
flush 4.JPGflush 5.JPGflush 6.JPGflush 8.JPGflush 7.JPG

E aqui foto do sistema de secagem.... fase do vento na cara.
secagem 1.JPG
 
Última edição por um moderador:
CONGRATULATIONS:pos:​
Parabéns excelente imagens, lindos cogús, realmente é muito bom ver que o pessoal leva a sério, e faz valer o fórum em todos os sentidos, vai dar altas trip esses aí!!! fora os outros flushes:D!!!!
Outra coisa, vc tem o borbulhador para o oxigênio e para que vc usa o aquecedor???
E Vamo Q Vamo.......
 
NeuroFX disse:
Que beleza! :pos:

Na foto percebi pouquíssimos abortos, confere?



Em primeiro lugar agrdeço a força de todos colegas do CM....

Os cogus vieram bem bonitos mesmo.... O número de abortos foi realmente pequeno.. menos de 10%, com certeza. Os que abortaram ficaram bem pequenos e escuros, mas não chegaram a apodrecer.

Respondendo ao Psylótico777..... o borbulhador é para bombear ar de fora para dentro do terrário (daí não precisa abrir para ventilar). Quanto ao aquecedor, eu não usei neste cultivo... Usei no anterior porque era inverno. a temperatura tava entre 5 a 15 graus ambiente. No terrário ficava na faixa de 18 a 21 ºC. dái eu usava um aquecedor de 10W pra manter uns 28ºC e uma evaporação maior dentro do terrário. Mas tinha que ligar só a noite, senão a tempretura ia para os 30º e começava a precipitar água no teto e chover nos bolos......

Atualizando...... Os cogumelos ficaram bem secos após 24h de vento.. Estão longe de quebrar.. mas perderam bastante peso. Agora estão no dessecante. Usei a marca "Secar" do tipo neutro (sem perfume). A embalagem pequena (80 g) custa R$ 3,50 no supermercado. Utilizei um pote de sorvete daqeles de 2 litros. Simpesmente pus os cogumelos no pote ao lado do dessecante. Vou deixa-los secando umas doze horas e checar se já estão crocantes (cracker-dry)................................:D
secagem 2.JPGsecagem 3.JPGsecagem 4.JPG
 
Última edição por um moderador:
Buenas..... valeu a todos pelo apoio.

Os cogus ficaram bem crocantes apos 30h no pote com o dessecante. Estão quebrando mesmo. Achei ótimo este sistema, pois dispensa a silica gel (que é cara) e os cogus ficam cracker-dry de fato.. Acho que a combinação vento na cara e depois dessecante de superemercado é o mais barato e eficaz metodo de secagem. Não consegui pesar os cogus depois de secos, pois não tenho balança.... mas acho que deve dar para duas pessoas ficarem "legal" com essa quantidade de cogus.... só falta experimentar......:D

Quanto aos próximos planos... os desafios agora são...... fazer um casing de terra-vegetal e tentar o método "bulk" com um milho que tenho colonizando.......:pos:
 
Nao use Terra Vegetal, serio, eh horrivel, apesar do que postaram aqui dizendo que funcionou. Use po de casca de coco com vermiculita ou po de casca de coco pura mesmo. A terra vegetal seca MUITO rapido e se voce comecar a molhar levemente com um spray ela vai comecar a ficar densa demais e vai formar uma parede. Definitivamente um lixo. Usei duas vezes, na primeira foi um desastre. Na segunda consegui um flush horrivel. Depois que comecei a usar po de casca de coco melhorou 100%. O preco eh o mesmo da terra vegetal e eh bem facil de achar.
 
hummmmmmmm
q delíííícia...
dá pra comer com sal quinem castanha de caju! ^^

ou amendoim! ^^ (cade o botão editar? fudsiahfudsa)
amendoim+castanha de caju+cogumas secos+azeitona recheada+cerveja+sacada+dps ir pra natureza = sábado ideal! :D
 
Última edição por um moderador:
nosssa...

cultivo dahora hein kra...
vi o processo completo aí =]

parabéns kra...


muito bem feito mermo véiu =)


abraço


ao som de: 1200 mics - Garden of Eden
 
Back
Top