Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Strain Cambodian PF Tek - 2º Cultivo

Diário de cultivo completo.
Começo hoje um cultivo de cogus Cambodian. Já tive a experiencia de um cultivo com sucesso, porém agora quero compartilhar com os demais colegas e corrigir alguns erros e "amadorices" do 1º cultivo (tipo congelar uma colheita e perde-la). Voui dessa vez fazer tudo da forma mais rigida possivel, seguindo as especificaçõers da PF tek. Vou fazer dois 'grupos' de bolos: um usando a seringa preparada em junho com os esporos do print original, da FSRE. No outro grupo será usado um print que eu colhi do ultimo flush do primeiro cultivo, do maior cogu de todos. Além disso, o grupo será feito em copós baixos de wiski e o outro com copos de requeijão. Usarei arroz intergral (não paraboilizado e orgânico) batido no liquidificador por mim mesmo. Tenho um saco gigante de vermicilita expandida e a mistura será na quantidade padrão. Uma parte de farinha de arroz, duas de vermiculita, uma de água.
Misturada e posta nos copos sem compactar.Vou prepara hoje a seringa para usar amanhã.
Vermiculita 2.JPGIMAG0069.JPGIMAG0071.JPG

:DNão me dei conta de que já é tarde e resolvi não usar o liquidificador a essa hora. os vizinhos não iam curtir nada. resolvi deixar a preparação dos bolos para amanhã.:D
 
Última edição por um moderador:
Buenas.... agora ao merio dia moi o arroz e preparei os bolos, neste exato momento estão esterilizando na panela de pressão ( 50 min. apóscomeçar a chiar). Quanto a usar o print novo mudei de idéia. Vou imnocular 4 bolos com a seringa antiga ( feita em junho) e os outros 4 vou inocular com micelio vivo que obtive usando karo-tek, porque achei muita mão fazer outra seringa agora. Vou deixar esfriando e fazer a inoculação amanhã.:D
IMAG0002.JPGIMAG0004.JPGIMAG0005.JPGIMAG0006.JPG
 
Bom... agora as 21:00 retirei os 4 primeiros copos da panela de pressão. Foi o momento da inoculação. Não teve muito glamour. No primeiro cultivo tomei mil cuidados. Passei Lysol em tudo, usei luvas cirurgicas estereis, água destilada na preparação da seringa. Dessa vez fiz diferente. como não tinha luvas estereis nem as de procedimento, apenas lavei com alcool (95º gl) as mãos e a bancada de metal da pia. Retirei os copos da panela de pressão. Inoculei com uma seringa de esporos preparada há 5 meses atrás (tomando o cuidado de trocar de agulha estéril a cada novo bolo inoculado) . Em meu cultivo prévio não houve problemas com contaminações, de maneira que fui mais liberal nas medidas de segurança dessa vez. Quero testar. Tem uma coisa que eu não acredito é a ideia de borrifar lysol no ar. Nem mesmo em blocos cirúrgicos se borrifa qualquer coisa no ar. Mais importantes são as medidas de contato. Falo por que trabalho ná area. Depois de lavar as mãos com o alcool, só se devetocar intrumentos tambem já lavados. Evitar movimentos desnecessários. Quero ver se faz tanta diferença as luvas estereis na inoculação. Já botei para esterilizar mais dois copos, que inocularei amanhã usando o micelio vivo do karo-tek.
Alem disso ... gostaria de umas dicas dos colegas.... tenho um bolo que estava colonizando lentamente. Eu o preparei para ser um iknvitro-tek mas gostaria de fazer um casing com ele..( tem um bom tamanho), eu tenho aqui aquelas quentinhas quadradas de aluminio e vermiculita.... qual seria a emlhor receita de casing nesse caso? Segue foto do bolo de casing e dos bolos Pf após inoculação (ja estão guardadinhos.....
PS: segue foto da minha parafernália de inoculação do primeiro cultivo:D
inoculando 3.JPGIMAG0008.JPGbolo invitro 1.JPG
 
Atualizando...... retirei da panela os outros 2 copos que faltavam. Acabei de inocula-los com micelio vivo em Karo. Fui generoso na quantidade de micelio injetado (mas não demais...). Marquei estes copos. Quero comparar o tempo de colonização com os copos inoculados com esporos. Já imagino o resultado, mas quero uma comprovação empírica. Nesta inoculação tambem não usei luvas, apenas lavagem com alcool. Troquei de agulha a cada bolo.
Agora vem a fase de espera pela colonização. Em meu primeiro cultivo o micelio demorou cerca de 20 dias até ficar 100%, mas seu aspecto era altamente rizomorfico...... espero que se repita. Agora paciência :D
copos karo.JPG
 
Agora tem alguns dias pela frente até que surjam os primeiros focos de micélio nos copos. creio que os inoculados com karo vão aparecr primeiro.
Vou aguardar algo concreto até atualizar de novo. não pretendo ficar fazendo evoluões diarias dos minimos crescomentos miceliais... do tipo "hoje o micelio está bastante vigoroso, suas fibras extremamente rizomorficas avançam pelo copo a velocidades galopantes..." ... haha nada disso.
Mas enquanto o micelio não vem, vou arrumar uma terra organica vegetal e fazer um casing com o bolo invitro que tenho, pelo metodo terra-tek do nosso amigo CogumelosPoa, meu conterraneo....... aguardem :D
 
Ontem já havia nuvenzinha de micelio em 4 dos 6 copos inoculados. Os esporos se mostraram bastante viáveis, mesmo depois de varios meses ( o print original da FSRE foi feito em fev 2005 e eu preparei a seringa em jun 2005). Resolvi fotografar só hoje , pois ontem tava muito pouquinho e nem ia sair na foto. Agora é só aguardar o crescimento do tão esperado micélio.
Uma coisa que estou percebendo desta vez é que no primeiro cultivo a gente fica bem ansioso, cuidando para não fazer nada de errado e talvez por isso, até exagerando em algumas coisas.... como a higiene excessiva.
É claro que limpeza nunca é demais e a contaminação é o maior inimigo do cultivador. Porém não dá pra noiar. Não adianta deixar tudo fedendo a Lysol. A partir de determinada concentração não há maior poder bactericida. Dar uma passada na bancada ou usar litros de Lysol não faz muita diferença. falo isso porque vejo colegas se munirem com um aresenal gigante de coisas para iniciar um cultivo, quando a coisa pode ser bem mais simples. não é necessario higrômetro digital ou umidificador ultrassonico para começar....
Um terrário poorman´s já resolve bem para iniciantes......... força e Paz amigos.....:D
micelio 1.JPGmicelio 2.JPG
 
Hoje já com 5 dias da inoculação dos primeiros copos, o micelio já está bem estabelecido e com um crescimento consideravel... algumas partes ainda estão na forma de algodão, mas outras já apresentam crescimento rizomórfico. Ao contrario do esperado, quem se desenvolveu primeiro foram os copos nos quais foi usado esporos. Os feitos com karo agora é que estão começando a aparecer. Vou aguardar a virada do mês para poder comprar o material para o casing. enquanto isso já estou preparando 1/2 kg de milho de pipoca para colonizar... ainda não sei se para casing ou para tentar o método Bulk ( li o topico do Kariri e gostei bastante, afinal 120 g seca em três baldes é MUITO cogu......) Força sempre :D
mecelio crescendo 1.JPGmilho para casing.JPG
 
Bom pessoal.... continuando.... nesses ultimos dias o micelio cresceu de maneira bastante agressiva, sendo alguns copos já estão a mais de 80% colonizados (talvez o calor de 30 graus aqui em Poa tenha ajudado). Os copos inoculados com karo estão com crescimento mais timido, porem constante (vide fotos). Hoje mesmo fiz a inoculação do pote de milho com micelio vivo de Karo-tek. Tambem já comprei a terra preta (ou terra vegetal) para fazer um casing com um bolo antigo que tenho aqui.... creio que em no máximo uma semana os bolos já estarão aniversariando..... até lá um pouco mais de paciência.
IMAG0023.JPGIMAG0024.JPGIMAG0025.JPGIMAG0026.JPG

Surgiu uma dúvida...... na hora de escorrer a agua do milho ( tinha ficado 2 dias de molho para induzir a abertura dos endoesporos dos possiveis contaminantes) eu não sequei muito bem o milho antes de botar pra esterilizar na pressão. Fato esse que resultou em goticulas de agua no interior do pote apos a esterilização. Não ficou molhado, porem algumas gotas na parede interna do pote em alguns grãos. será que é uma grande chance contaminar ou somente o tempo dirá ????????????????????:confused:

Como tenho arroz integral e vermiculita sobrando, resolvi fazer um bolo PF gigante. Nada exagerado, mas com certeza grandinho. Um pote ziplock de polipropileno. Coube o equivalente a uns sete copos de wiski. Eu já tinha lido que quanto maior o bolo, maior a produção. E que o maior "senão" é o risco aumentado de contaminação, devido ao maior volume para ser colinazado.
Resolvi arriscar pois até hoje não tive qualquer problema com contaminates. Além disso, neste meu segundo cultivo eu relaxei bastante as condutas de higiene e mesmo assim nada contaminou. Para esses bolo eu usei um arroz inetgral que é vermelho, e ele é do tipo paraboilizado (mas acho que naum tem diferença). O bolo está agora esterilizando e creio que amnahã farei a inoculação (usando multiplas injeções de Karo) Vamos ver no que dá...:D
bologig 1.JPGbologig 2.JPGbologig 3.JPG
 
Última edição por um moderador:
Bom..... acabei de fazer a inoculação do bolo gigante... usei karo (cerca de 5 ml) com injeções nas bordas e várias no meio. Já está no armário. Agora é só aguardar o crescimento do micélio. Os copos estão muito bem obrigado... dois deles já estão com 90% colonizados... amanhã ou depois vou vira-los de cabeça para baixo para colonizar geral........... por enquanto é isso....:D
 
Notícias direto do front micelial....... após mais alguns dias de colonização, o quadro é o seguinte: os 4 primeiros bolos (3 de wiski e 1 de requeijão) que foram inoculados com esporos estão praticamente 100% colonizados. Estão há 2 dias de cabeça pra baixo. Estãovão pro terrário depois de amnahã. Tem mais um copo de requeijão pequeno que está 70% colonizado.
Agora a má noticia.... apareceu uma contaminação. Foi num copo de requeijão inoculado com karo. É um contaminante verde musgo que produz um suor verde no vidro do copo. Apareceu de anteontem para hoje. Só vi agora , quando fui fotografar os bolos...... hehe ... acho que foiu de tanto eu falar que não tinha tido problemas com contaminação.:D
É hora de pensar onde foi a falha ........ Este bolo foi preparado em um dia e dormiu na geladeira uma noite antes de ser esterilizado (pois a panela de pressão estava ocupada com a primeira leva decopos).Foi inoculado com karo e usei seringa e agulhas descartaveis. Lavei as mãos e a bancada da cozinha com alcool 95º gl e não usei luvas ( do mesmo jeito que com os outros copos). Otra coisa a ser levada em conta é que até hoje eu ja tinha feito uns 15 bolos (contando estes) e nenhum contaminou.... então "já tava na hora"....... segue as fotos... :D

Em tempo: o milho está colonizando legal.....'o bolão' agora é que começou a apresentar uma nuvenzinha de micelio nas laterais..... paciência....
IMAG0034.JPGIMAG0040.JPGIMAG0039.JPGIMAG0038.JPGIMAG0035.JPG

e mais fotos....
IMAG0037.JPGIMAG0036.JPG
 
Última edição por um moderador:
É possivel que o karo esteja contaminado pelo fato de ser "velho" (foi feito há 6 meses).... e assim causando a contaminação....?
 
Feliz aniversário..... aos quatro primeiros bolos que saem de seus copos..... palmas para eles..... :D

Falando sério.... desenformei os bolos. Estavam com um cheiro otimo de micelio sadio e vivo... estavam bem umidos até... mas mesmo assim foram todos para um dunk coletivo na geladeira. Ficarão lá até amanhã, quando começa a nova vida deles em sua nova casa....... o terrário.....

Seguem fotos ...

e mais... : o copo contaminado foi ´posto em um local separado e vai ficar se desenvolvendo "sob observação"... :D
IMAG0041.JPGIMAG0042.JPGIMAG0044.JPGIMAG0046.JPG
 
Ótimo seu cultivo... parabéns!!!

Eu gostaria de 1 informação:

Enquanto os copos colonizavam, vc colocou o que sobre os furos de inoculação para ajudar com oxigênio nos bolos?
 
Nos copos botei tampa dupla de papel aluminio... depois de inocular botei uma terceira tampa de aluminio e as borrachinhas de dinheiro... nem usei micropore nem nada para tapar os furos....... acho que para a colonização o oxigenio do interior do copo é suficiente, e talvez o papel aluminio não faça uma vedação hermética e haja alguma troca gasosa..........
 
Você fez dunk nos seus bolos antes do primeiro flush? Qual a vantagem disto?
 
Então colegas.... novidades.... os bolos já sairam do dunk gelado.... eles ganharamum bom peso após 24h na agua (foi da torneira mesmo e sem ser fervida). Dei uma leve secada com pano perfex.
Após isso foram para o terrário. é do tipo Poorman's.... caixa plastica de 30 litros, borbulhador de aquário externo ao terrário, fundo de argila expandida com 2 dedos de agua (acrescida de 1 colher de sopa de agua sanitária), lâmpada de 10 watts na parte de cima e ligada de noite, termômetro de aquário, marcando média de 25º C.
Antes de desenformar os copos eles NÂO foram expostos a luz alguma, nem direta nem indireta.... vamos ver quantos dias começa a frutificação.... No primeiro cultivo levou entre 4 e 6 dias... e os bolos foram aniversariando um por um e não todos juntos como dessa vez.
O bolo contaminado estpá ficando bem verde e acho que é mesmo trichoderma.... seguem fotos.......:D
IMAG0047.JPGIMAG0048.JPGIMAG0050.JPGIMAG0052.JPGIMAG0053.JPG

Fotos do contaminante..... sob cutódia
IMAG0054.JPGIMAG0055.JPG
 
Última edição por um moderador:
Waver disse:
Você fez dunk nos seus bolos antes do primeiro flush? Qual a vantagem disto?


Minha opinião é a seguinte: como os cogus são 90% agua, eles tem que tirar esta agua de algum lugar para poderen crescer..... e este lugar é o bolo. Á água existente no bolo é aquela que foi usada na mistura do bolo. Assim o objetivo do dunk antes do primeiro flush é prporcionar logo de saída uma boa quanbtidade de agua para o micelio produzir os frutos (cogus) em maior qunatidade e tamanho.......
 
Doctor Martin disse:
Minha opinião é a seguinte: como os cogus são 90% agua, eles tem que tirar esta agua de algum lugar para poderen crescer..... e este lugar é o bolo. Á água existente no bolo é aquela que foi usada na mistura do bolo. Assim o objetivo do dunk antes do primeiro flush é prporcionar logo de saída uma boa quanbtidade de agua para o micelio produzir os frutos (cogus) em maior qunatidade e tamanho.......

Hoje a minha opnião é a mesma, o que pude notar é que no primeiro flush sem dunk os cogús nascem em maior numero e menores, porém com dunk de cara além de nascerem em número, ganha-se em tamanho e isso o GT é fera:pos:
Outra coisa Doctor qual o motivo da escolha dessa strain?
Good Vibes Pra Vc Brow
 
Back
Top