Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

  • Os tópicos em esta seção, são para discussões dos artigos enviado a nossa Biblioteca.

    Recomendamos que use a aba "Biblioteca" no menu principal acima para navegar com mais fácilidade.

Spawn e bulk (PESA)

Pasteurização / Esterilização do material do Bulk:
Deixei o material bem encharcado e levei ao micro-ondas por 10min potência máxima.
Esfriou totalmente, misturei com uma colher. Encharquei novamente levei ao micro-ondas + 10min. Esfriou, levei ao micro-ondas + 10min.
-----Resumindo: 3 sessões de 10min no micro-ondas
Como eu posso saber se a quantidade de água está boa? Pego um punhado na mão e espremo, deve pingar no máximo 1 gota de água.
-----Importante: É melhor ter um material mais seco do que mais molhado. Muita atenção nessa quantidade de água, pois ela pode comprometer todo o seu cultivo.

Esse processo de pasteurização que voce citou me deixa confusa, pois sempre me ensinaram a pasteurizar cuidando a temperatura.. e em casos como esse como é possível saber se a pasteurização foi feita adequadamente? Como saber se a temperatura (potencia máxima) e o tempo ( no caso, 10 min) são o suficientes ? No final de cada ciclo de 10 minutos o substranto bulk deve ter aparencia de seco ? Tem algum tipo de teste para testar a potencia de cada microondas?
Ah! E tbm não tem o risco de ter esterilizado o bulk ao invés de ter pasteurizado nesse caso ?

Estou estudando para iniciar o cultivo com bulk, agradeço a compreensão!
 
Esse processo de pasteurização que voce citou me deixa confusa, pois sempre me ensinaram a pasteurizar cuidando a temperatura.. e em casos como esse como é possível saber se a pasteurização foi feita adequadamente? Como saber se a temperatura (potencia máxima) e o tempo ( no caso, 10 min) são o suficientes ? No final de cada ciclo de 10 minutos o substranto bulk deve ter aparencia de seco ? Tem algum tipo de teste para testar a potencia de cada microondas?

Ah! E tbm não tem o risco de ter esterilizado o bulk ao invés de ter pasteurizado nesse caso ?

Estou estudando para iniciar o cultivo com bulk, agradeço a compreensão!

Oi @Janaina, legal a sua pergunta!

O fato é que trabalhamos com "micologia amadora", não temos laboratórios ou equipamentos adequados, nem somos profissionais na área de biologia. Falo por mim. Então o uso do termo: pasteurização (barra) esterilização, é proposital. Pois acredito que não estamos fazendo nem um nem outro.

E você está certa, para ter uma pasteurização eficiente é necessário medir a temperatura. E para ter uma esterilização de verdade são necessários vários outros parâmetros.

No fim, essas medidas que eu descrevo no post, são as que eu venho usando e que funcionam. No mínimo, me agradando, não tive problemas de contaminação nessa fase. Testar a potência do micro-ondas, não vejo necessidade, coloque a potencia em 100% e boa sorte.

"No final de cada ciclo de 10 minutos o substranto bulk deve ter aparencia de seco ?"

Não, de maneira alguma, a aparência do substrato deverá ser sempre "molhada", o ponto ideal é aquele clássico: "apertar e escorrer (1) uma gota no máximo".

"Ah! E tbm não tem o risco de ter esterilizado o bulk ao invés de ter pasteurizado nesse caso ?"

Acredito que não, o micélio sempre aparentou "devorar" o substrato.
 
Última edição por um moderador:
Oi @Janaina, legal a sua pergunta!

O fato é que trabalhamos com "micologia amadora", não temos laboratórios ou equipamentos adequados, nem somos profissionais na área de biologia. Falo por mim. Então o uso do termo: pasteurização (barra) esterilização, é proposital. Pois acredito que não estamos fazendo nem um nem outro.

E você está certa, para ter uma pasteurização eficiente é necessário medir a temperatura. E para ter uma esterilização de verdade são necessários vários outros parâmetros.

No fim, essas medidas que eu descrevo no post, são as que eu venho usando e que funcionam. No mínimo, me agradando, não tive problemas de contaminação nessa fase. Testar a potência do micro-ondas, não vejo necessidade, coloque a potencia em 100% e boa sorte.

"No final de cada ciclo de 10 minutos o substranto bulk deve ter aparencia de seco ?"

Não, de maneira alguma, a aparência do substrato deverá ser sempre "molhada", o ponto ideal é aquele clássico: "apertar e escorrer (1) uma gota no máximo".

"Ah! E tbm não tem o risco de ter esterilizado o bulk ao invés de ter pasteurizado nesse caso ?"

Acredito que não, o micélio sempre aparentou "devorar" o substrato.

Primeiramente obrigada pela atenção e resposta rápida!

Entendo.. realmente não temos todos equipamentos adequados e acho que seu tópico trás a solução para "pasteurização" de muitas pessoas, como eu.

Vou testar esse método do microondas e posteriormente o da panela com termômetro e mando os resultados assim que possível.

Eu uso esse método de microondas para a vermiculita, no final sempre obtinha a vermiculita úmida e sempre fiquei com essa dúvida, no caso da vermiculita é o mesmo que do substrato ?

Ótimo trabalho Tupy, deixo aqui meu obrigada e acredito que de muitos!
 
Última edição por um moderador:
Eu uso esse método de microondas para a vermiculita, no final sempre obtinha a vermiculita úmida e sempre fiquei com essa dúvida, no caso da vermiculita é o mesmo que do substrato ?
Sim, mesma situação!
. Ok, disponha!
.
 
Desculpa a ignorância

Mais quanto tempo vc levou entre cada sessão no micro? Como vc soube que já estava frio o conteúdo e tbm não vi seu balde (modo que ele foi feito), Se possível.

Tou com uma copos e pretendo fazer ao menos um bulk teste
 
Última edição por um moderador:
Desculpa a ignorância
Mais quanto tempo vc levou entre cada sessão no micro?
Como vc soube que já estava frio o conteúdo
E tbm não vi seu balde (modo que ele foi feito)
Se possível
Tou com uma copos e pretendo fazer ao menos um bulk teste

Os intervalos do micro-ondas, 20 a 30 min devem ser o suficiente.

Sobre como preparei o balde está ilustrado no 1º post, dá uma olhada lá, se tiver dúvidas ainda, pergunte!
 
Última edição por um moderador:
Os intervalos do micro-ondas, 20 a 30 min devem ser o suficiente.

Sobre como preparei o balde está ilustrado no 1º post, dá uma olhada lá, se tiver dúvidas ainda, pergunte!

Ò se tenho

Eu vi o balde ou baldes. Em questão mais vc fez quantos furos ?

Tbm notei que vc não usou fundo com pedras porosas ou perilita para evaporação !?

Tenho que dizer balde mágico

Fiquei curioso é intrigado pois venho perdendo para os contaminantes malditos, meus cultivos.

Usarei a tec do balde para um bulk feito de pode coco+humos, só que pretendo colocar no fundo do balde uma cama de de argila con água para a evaporação. Não sei se é assim ou se pode ser feito assim.

E tbm tou com isso na cabeça (de como vou manter e alimentar a umidade) tbm terei que borrifar as paredes (pois tenho medo de contaminantes).

Farei o meu projeto do balde e postarei fotos

No mais queria uma última pergunta :
Qual a diferencia entre cultivar com vermiculita e com o pó de coco?
 
Última edição por um moderador:
Tbm notei que vc não usou fundo com pedras porosas ou perilita para evaporação !?
No caso este é um cultivo monotub, em que não se utiliza nada no fundo do balde porque o bulk ocupa todo o espaço. O monotub cria um microclima que dispensa esses materiais que você citou.
 
Ò se tenho
Tbm notei que vc não usou fundo com pedras porosas ou perilita para evaporação !?
Só que pretendo colocar no fundo do balde uma cama de de argila con água para a evaporação
E tbm tou com isso na cabeça (de como vou manter e alimentar a umidade) tbm terei que borrifar as paredes (pois tenho medo de contaminantes)
QUAL A DIFERENCA ENTRE CULTIVAR COM VERMICULITA E COM O PO DE COCO

Esqueça tudo isso, faça o mais simples possível.

Não há necessidade de manter a umidade dentro do balde, o microclima é gerado sozinho pela substrato e micélio.

Há sim diferenças entre vermiculita e fibra de pó de coco. Você tem que estudar sobre cada um, vai perceber que são dois compostos completamente diferentes.
 
Última edição por um moderador:
Esqueça tudo isso, faça o mais simples possível.
Não há necessidade de manter a umidade dentro do balde, o microclima é gerado sozinho pela substrato e micélio.

Há sim diferenças entre vermiculita e fibra de pó de coco. Você tem que estudar sobre cada um, vai perceber que são dois compostos completamente diferentes.

Hum então ...
Se conseguir uma boua pasteurização tenho 50% de chance de sucesso, pois o clima será gerado alguma abanadas e é só correr para o abraço

Só falta o Spawn para tentar esse teste

Muito obrigado
 
Última edição por um moderador:
@tupy , abrir alguns furos no balde e colocar fita microporosa seria eficiente o suficiente a ponto de não precisar abrir o plástico pra troca gasosa?
 
Última edição por um moderador:
No meu ponto de vista ,nesse caso que vc planteia,ao menos abriria uma vez ao dia so para renovaçao total do ar dentro do balde.
 
@tupy , abrir alguns furos no balde e colocar fita microporosa seria eficiente o suficiente a ponto de não precisar abrir o plástico pra troca gasosa?

É uma boa pergunta. Quanto a eficiência de uma boa troca gasosa, difícil dizer, se é abrir e abanar manualmente (quantas vezes por dia?) é de fato mais eficiente do que ter furos ao longo do balde para essa função.

Outra situação é se a fita micropore é realmente melhor do que o perlon (lã acrílica). Por onde o ar flui mais livremente?

Posso falar pelos meus cultivos, não tenho o hábito de ficar abrindo e abanando o ar. Simplesmente faço os furos e deixo assim. Tem funcionado bem.
 
Última edição por um moderador:
Sempre que vejo alguém falar em bulk, fala-se de pasteurizar o mesmo. E se ao invés de pasteurização for feita esterilização em panela de pressão como é feito com os bolos PF, da certo?
 
Tem varios post falando de isso na biblioteca !!

Em resumo e pra vc ir procurando..

Esterilizar pode dar certo sim.. mais pasteurizar e melhor porque determinados microorganismos beneficiosos para o desenvolvimento do micélio ficam na mistura...ajudando!!

Resumido.. mais essa e a ideia!!!
 
Última edição por um moderador:
É uma boa pergunta. Quanto a eficiência de uma boa troca gasosa, difícil dizer, se é abrir e abanar manualmente (quantas vezes por dia?) é de fato mais eficiente do que ter furos ao longo do balde para essa função.
Outra situação é se a fita micropore é realmente melhor do que o perlon (lã acrílica). Por onde o ar flui mais livremente?

Posso falar pelos meus cultivos, não tenho o hábito de ficar abrindo e abanando o ar. Simplesmente faço os furos e deixo assim. Tem funcionado bem.

Nossa vc nao abana !!!?
Eu morro de medo de nao abanar e ficar tudo miudo
 


É impressionante, sempre que tento fazer BULK contamina com TRICODERMA.
Eu não sei como vocês conseguem.
Cultivo há 3 anos de boa, mas se faço Bulk contamina.

Dúvidas
E parando pra pensar, não seria óbvio que contamine já que o substrato coletado na natureza tem tricoderma?
O Tricoderma presente no substrato bulk morre na temperatura de pasteurização?

Como eu fiz
1 medidada de spawn
2 medidas de substrato bulk

Spawn
Grãos de trigo completamente cololizados.

Susbtrato bulk
80% pó de coco
15% húmus
5% vermiculita

Pasteurizado dentro de uma bag plastica dessas da foto abaixo a 77 graus por 2h em banho maria.
Acompanhei a temperatura com um termômetro digital à prova dágua.
Marquei o tempo assim que atingiu 70 graus.
53437772fb.jpg

Agradeço qualquer dica

Dia 1
IMG_20200420_204429277.jpg
Dia 4
IMG_20200423_105812347.jpg
 
Última edição:
Back
Top