Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

  • Os tópicos em esta seção, são para discussões dos artigos enviado a nossa Biblioteca.

    Recomendamos que use a aba "Biblioteca" no menu principal acima para navegar com mais fácilidade.

Spawn e bulk (PESA)

É impressionante, sempre que tento fazer BULK contamina com TRICODERMA.

Eu não sei como vocês conseguem.
Cultivo há 3 anos de boa, mas se faço Bulk contamina.

E parando pra pensar, não seria óbvio que contamine já que o substrato coletado na natureza tem tricoderma?

O Tricoderma presente no substrato bulk morre na temperatura de pasteurização?


Engraçado que comigo é o contrário, não me dou muito bem com os bolos, praticamente só faço bulk.
Mas meus Bulks são mais simples, basicamente esterco curtido pasteurizado e ou capim seco pasteurizado. Sim, a pasteurização mata trichoderma sim, se esta contaminando alguma coisa você esta fazendo de errado. Comigo a trichoderma só aparece depois do segundo flush e as vezes só depois do terceiro ou quarto, mas nunca me aconteceu dela brotar antes.
Eu quando faço a inoculação do bulk com os grãos mantenho o pote/caixa/terrário fechado até colonizar completamente. isso leva pelo menos uma semana, somente ai abro para fazer qualquer coisa. Higienizo tudo com água sanitária e álcool 70, uso luvas e mascaras etc.
Detalhe> a pasteurização tem que ser seguida a risca também, 70 graus por 50min dependendo da quantidade de substrato. Pode deixar a temperatura subir pra 75, mas n se deve passar muito disso nem ficar tanto abaixo disso.
 
Engraçado que comigo é o contrário, não me dou muito bem com os bolos, praticamente só faço bulk.
Mas meus Bulks são mais simples, basicamente esterco curtido pasteurizado e ou capim seco pasteurizado. Sim, a pasteurização mata trichoderma sim, se esta contaminando alguma coisa você esta fazendo de errado. Comigo a trichoderma só aparece depois do segundo flush e as vezes só depois do terceiro ou quarto, mas nunca me aconteceu dela brotar antes.
Eu quando faço a inoculação do bulk com os grãos mantenho o pote/caixa/terrário fechado até colonizar completamente. Uso leva pelo menos uma semana, somente ai abro para fazer qualquer coisa. Higienizo tudo com água sanitária e álcool 70, uso luvas e mascaras etc.
Detalhe> a pasteurização tem que ser seguida a risca também, 70 graus por 50min dependendo da quantidade de substrato. Pode deixar a temperatura subir pra 75, mas n se deve passar muito disso nem ficar tanto abaixo disso.

Obrigado pela dica!

Me fala uma coisa, quando você coloca o Spawn no substrato, vai algum grão exposto?

Quando quebro o bolo de trigo colonizado para misturar sempre vão alguns grãos expostos.
 
Obrigado pela dica!

Me fala uma coisa, quando você coloca o Spawn no substrato, vai algum grão exposto?

Quando quebro o bolo de trigo colonizado para misturar sempre vão alguns grãos expostos.

não, eu faço assim, coloco uma camada de substrato no terrario, depois jogo grãos, depois outra camada de substrato e depois outra de grãos, faço isso ate acabarem os grãos e coloco uma camada de substrato por cima no final.
 
Back
Top