Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

  • Os tópicos em esta seção, são para discussões dos artigos enviado a nossa Biblioteca.

    Recomendamos que use a aba "Biblioteca" no menu principal acima para navegar com mais fácilidade.

Spawn e bulk (PESA)

tupy

★ vento sul ☆
Membro da Staff
Cultivador confiável
29/05/2006
4,063
94
Terra de Deus
Última edição por um moderador:
tupy, qual temperatura ambiente está por ai?
 
Abro o plástico que fecha os baldes 1 a 2 vezes por dia. Dou uma abanadinha bem de leve.
 
Hmmm... E eu com maior medo de abrir meu balde pra borrifar agua =]
 
tupy disse:
ao fundo, coloquei um pedaço de plástico preto.

Muito bom tupy...

fiquei com 2 duvidas a primeira é pra que serve o saco preto no fundo?

a segunda é para a esterelização\pasteurização no micro-ondas o húmus e a vermiculita foram cobertas com filme plastico todos os 3 aquecimentos de 10 min?

valeu tupy

grande abraço!!!
 
estou abrindo agora =] mas infelismente me deparei com Verticillium. não vou carimbar mais esses cogus.
 
Tupy pretendo fazer um bulk ficaria muitisimo agradecido se você responder minha pergunta acima....:D

valeu

abraço
 
fiquei com 2 duvidas a primeira é pra que serve o saco preto no fundo?

a segunda é para a esterelização\pasteurização no micro-ondas o húmus e a vermiculita foram cobertas com filme plastico todos os 3 aquecimentos de 10 min?

O saco preto no fundo é porque esses "baldes" são potes de flores, então eles tem furos, usei o saco de lixo preto pra isolar. Mas também serve como uma facilidade para tirar o bulk de dentro do balde e fazer um dunk nele.

"Esterilizei" o húmus separado da vermiculita. Misture só depois.
Coloquei em um recipiente de vidro, acrescentei água, até ficar bem saturado, não foram cobertos, só os cobri quando são retirados de dentro do microondas, com plástico filme.
Cada um é "esterilizado" no microondas por 30min (3 sessoes de 10min, intervalos para esfriar), para evitar problemas com endósporos.
 
Então tupy, faz diferença para bulk misturar o húmus com pó de fibra de coco ou vermiculita ?

Outra coisa.. você citou a proporção 1/1 (copo) como sendo suficiente.. mas acho que não disse a quantidade de milho colonizado que usou para esta proporção. Eu vi vários copos nas fotos acima.. será que dois copos de 300ml seriam sufucientes para 1 balde?

Mais uma.. sobre temperatura.. você disse estar oscilando na época entre 25º e 29º. Até estou com a temperatura com algo em torno disso, mas a amplitude aqui as vezes é bem maior. O que gostaria de saber é se posso simular esta temperatura com ar condicionado (pelo menos durante o dia) ou se é necessário que seja temperatura natural? O ideal é algo em torno desta faixa?

Desde já agradeço. Você e toda comunidade CM estão me ajudando demais!
 
Então tupy, faz diferença para bulk misturar o húmus com pó de fibra de coco ou vermiculita ?

Outra coisa.. você citou a proporção 1/1 (copo) como sendo suficiente.. mas acho que não disse a quantidade de milho colonizado que usou para esta proporção. Eu vi vários copos nas fotos acima.. será que dois copos de 300ml seriam sufucientes para 1 balde?

Mais uma.. sobre temperatura.. você disse estar oscilando na época entre 25º e 29º. Até estou com a temperatura com algo em torno disso, mas a amplitude aqui as vezes é bem maior. O que gostaria de saber é se posso simular esta temperatura com ar condicionado (pelo menos durante o dia) ou se é necessário que seja temperatura natural? O ideal é algo em torno desta faixa?

Desde já agradeço. Você e toda comunidade CM estão me ajudando demais!

Pode misturar o húmus tanto com pó de fibra de coco ou vermiculita, veja o quem disponível e use.
Outros já usam esterco bovino ou equino, como eu não tinha no momento, fui de húmus, há varias receitas e variações, essa é somente uma delas.

Usei um copo (leia-se, no meu caso, um pote de vidro de pepino de 500ml, conforme foto), de material colonizado.
Só que em um balde acrescentei 4 copos de substrato bulk,
Em outro balde 2 copos de substrato bulk.
Essas fotos dos cogumelos, se não me engano foi do balde que usei 2 copos de substrato bulk
Nesse cultivo usei 4 copos de substrato bulk para 1 copo de substrato colonizado, não vi muito diferença em resultados, só demorou mais para colonizar, foi com os albinos ---->https://teonanacatl.org/threads/a-albino-fai-café.6773/page-2

30ºC é quente. Mas balde é balde, faça uma experiência.
Ligar o arcondicionado só vai atrapalhar.
 
Sem querer ser mais chato, mas não tendo como:

Usei um copo (leia-se, no meu caso, um pote de vidro de pepino de 500ml, conforme foto), de material colonizado.

Só para confirmar se sempre que citou 'copo' (inclusive na proporção de substrato, e não só para a quantidade colonizada) estava falando do mesmo copo.. este de pepino de 500ml.

Então ar condicionado não seria legal. Beleza.. vou tentar de qualquer jeito.. acho que do jeito que a temperastura tá aqui tem uma boa chance.. e, como disseste, balde é balde.. rsrsrs!!!! Só estou me preparando com antecedência para o caso de meu micélio no milho vingar. Tomara!
 
material colonizado = 1 vidro de pepino de 500ml (somente aqui usei o vidro de pepino)
para as demais medidas, copo mesmo, de água, 250ml.

02 copos 250ml = substrato bulk; ou 04 copos.

Qualquer coisa é só perguntar, se fosse chato não estaríamos aqui :D
 
tupy,

primeiramente quero agradecê-lo pela contribuição e também parabenizá-lo pela colheita.
Uma coias que ficou um pouco vaga para mim, é a diferença entre os termos casing e bulk. O casing por acaso é apenas um bulk com uma camada extra de ingredientes por cima?

Abraços
 
tupy,

primeiramente quero agradecê-lo pela contribuição e também parabenizá-lo pela colheita.
Uma coias que ficou um pouco vaga para mim, é a diferença entre os termos casing e bulk. O casing por acaso é apenas um bulk com uma camada extra de ingredientes por cima?

Abraços
na verdade casing = uma camada de vermiculita, uma camada de material colonizado, outra camada de vermiculita.
bullk = uma camada de vermiculita, uma camada geralmente mais expessa de substrato nutritivo (sem farinhas, graos ) somente substratos nitrogenados como po de casca de coco e POUCA borra de cafe com calcareo misturados a SPAWN , e DEPOIS de colonizada outra camada de vermiculita por cima - em baldes ou mono-tubs.
:)
a diferenca basica eh que num casing voce tem uma certa quantidade de substrato ja colonizado, e esta quantidade eh a que frutifica, e no bullk voce aumenta ate a proporcao de 15/1 esse substrato, espera-o colonizar, re-cobre e somente entao frutifica.
 
Mortandello, muitíssimo obrigado pela rápida resposta, acredito que consegui entender a principal diferença.

O material colonizado que você se refere do casing seria, por exemplo, o milho. Então o bulk seria basicamente um casing com um passo a mais, pois invés de deixar frutificar diretamente o milho, se mistura este milho com outro substrato para "render" mais.

Bom, de volta aos estudos.

Jah Bless!!!
 
Back
Top