Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

  • Os tópicos em esta seção, são para discussões dos artigos enviado a nossa Biblioteca.

    Recomendamos que use a aba "Biblioteca" no menu principal acima para navegar com mais fácilidade.

Spawn e bulk (PESA)

sempre faço meus bulks em quentinhas e funciona muito bem.
mas é bom você colocar camada casing.
Faça assim?
Monta o bulk fecha e manda pra incubadora até colonizar tudo.
Coloque a camada casing e devolva para a incubadora por mais uns 3 dias.
Depois dos 3 dias é só mandar pro terrário e controlar os parametros (luz, 23 C e O2).
Desculpa nao perguntar antes, mas só pra matar a duvida mesmo, se eu fosse fazer direto em uma bacia só, nao seria necessario fazer a camada de casing certo ? a camada casing vai ser pq estou divindo nas quentinhas ? obrigado
 
Desculpa nao perguntar antes, mas só pra matar a duvida mesmo, se eu fosse fazer direto em uma bacia só, nao seria necessario fazer a camada de casing certo ? a camada casing vai ser pq estou divindo nas quentinhas ? obrigado

A camada de casing é necessária sim, independentemente do tamanho do recipiente utilizado.
 
Desculpa nao perguntar antes, mas só pra matar a duvida mesmo, se eu fosse fazer direto em uma bacia só, nao seria necessario fazer a camada de casing certo ? a camada casing vai ser pq estou divindo nas quentinhas ? obrigado

nesse caso a principal função da camada casing é evitar contaminações, então, qualquer tamanho é bom colocar. :)

Não esqueça de esterelizar a camada casing.
 
A camada de casing é necessária sim, independentemente do tamanho do recipiente utilizado.
nesse caso a principal função da camada casing é evitar contaminações, então, qualquer tamanho é bom colocar. :)

Não esqueça de esterelizar a camada casing.
Obrigado amigos! então por ser por 'proteção' e os nutrientes estarem no bulk, posso sem problemas fazer a camada casing com apenas vermiculita esterelizada, ok!!?? valeu galera :)
 
Obrigado amigos! então por ser por 'proteção' e os nutrientes estarem no bulk, posso sem problemas fazer a camada casing com apenas vermiculita esterelizada, ok!!?? valeu galera :)

isso. Eu só uso vermiculita em camada casing pra bulk e tem funcionado bem.
 
Você pode aplicar essas técnicas em um bulk colonizado, geralmente isso é feito após alguns flushes, para dar uma revigorada na umidade do substrato.
fiquei imaginando dando dunk-coldshock num balde ou uma bacia grande hehe pensei em ser meio dificil, mas como vou fazer nas quentinhas, fica mesmo esquema do casing pra dunk-e coldschok, só colocar agua na quentinha e fechar com o proprio papelao que vem, acho q nem o balde nem a bacia caberia na geladeira de casa hehehe, valeu man :D
 
fiquei imaginando dando dunk-coldshock num balde ou uma bacia grande hehe pensei em ser meio dificil, mas como vou fazer nas quentinhas, fica mesmo esquema do casing pra dunk-e coldschok, só colocar agua na quentinha e fechar com o proprio papelao que vem, acho q nem o balde nem a bacia caberia na geladeira de casa hehehe, valeu man :D

Isso!

O Cosmik fez no cultivo de Brazilian dele: https://teonanacatl.org/threads/brazilian-centeio-bulk-palha.6839/

Você poderia pedir para ele a técnica que ele usou, mas ele está sumido há um bom tempo.

Abraços!
 
fiquei imaginando dando dunk-coldshock num balde ou uma bacia grande hehe pensei em ser meio dificil, mas como vou fazer nas quentinhas, fica mesmo esquema do casing pra dunk-e coldschok, só colocar agua na quentinha e fechar com o proprio papelao que vem, acho q nem o balde nem a bacia caberia na geladeira de casa hehehe, valeu man :D

é bem eficiente fazer dunk (afogar) o bulk entre as colheitas, se estiver no balde é só colocar água dentro do balde umas 12h. Colocar na geladeira é besteira, nao precisa.
 
Boa noite, estava andando em uma loja hoje que vende materias para casa, decoração contrução, jardinagem etc... fui na parte de jardinagem e achei la estrume de gado, 2 kilos, eu tinha achado apenas de 20 kilos... mas estava escrito que é terra organiza misturada com estrume.... e eu tinha lido que nao eh bom usar a terra organica por ter compostos organicos... serve ou nao serve ? eu pensei em ir la amanha comprar e misturar um pouco nessa camada bulk que eu fiz com humus de minhoca e fibra de coco, pensei em misturar um poco... posso comprar esse estrume, é esse mesmo que compra ? obrigado
 
Boa noite, estava andando em uma loja hoje que vende materias para casa, decoração contrução, jardinagem etc... fui na parte de jardinagem e achei la estrume de gado, 2 kilos, eu tinha achado apenas de 20 kilos... mas estava escrito que é terra organiza misturada com estrume.... e eu tinha lido que nao eh bom usar a terra organica por ter compostos organicos... serve ou nao serve ? eu pensei em ir la amanha comprar e misturar um pouco nessa camada bulk que eu fiz com humus de minhoca e fibra de coco, pensei em misturar um poco... posso comprar esse estrume, é esse mesmo que compra ? obrigado

Como eu já disse no outro tópico, se tiver terra, a camada do casing corre o risco de compactar.

Além disso essas misturas tem um monte de detritos e impurezas!

Entendi, então o esterco que vcs usam é tipo esterco puro mesmo pego direto no pasto, sem terra ? se eu fosse procurar pra comprar, teria que ser assim tbm apenas o estrume, sem terra misturada nele?

Isso. Eu por exemplo tenho acesso a uma chácara, então pra mim fica bem fácil.

Detalhe: tem que ser esterco curtido.

Misturas com terra têm altas chances de desenvolver bactérias, por causa da vida microscópica que existe nos solos. Não que no esterco não tenha, mas é mais difícil contaminar.

E lembre de pasteurizar antes de utilizar o material.
 
Última edição por um moderador:
tupy adorei esse essa tek.. tu explicou muito bem ;)

Contudo eu fiquei na vontade de fazer essa tek mas tenho dois pequenos problemas:

1) Nao tenho acesso a humus ou esterco. O que eu poderia usar no lugar disso? pois já tenho a fibra de coco (tijolo).

Obrigado :)
 
Humus e fibra de pó de coco é uma combinação ótima.
Complicou porque os p. cubensis não são amantes de madeira.


Vai trabalhar com milho certo? Pode misturar a fibra de coco com vermiculita 50/50, vai ter bons resultados. Pode adicionar gypsum se tiver acesso e sphagnum.


Stamets, Growing Gourmet and Medicinal Mushrooms (Third Edition), 2000
 
@tupy estou seguindo esta técnica (húmus + fibra de coco) Já tem quase uma semana que fiz e agora esta colonizando a mistura bem e rápido ! Más minha duvida é em relação á frutificação. Estou pensando em fazer assim: Assim que a superficie do bulk estiver quase toda colonizada, eu moverei o balde para a luz e passarei a dar mais abanadas no balde para a troca de ar.
Procede ?
 
@tupy estou seguindo esta técnica (húmus + fibra de coco) Já tem quase uma semana que fiz e agora esta colonizando a mistura bem e rápido ! Más minha duvida é em relação á frutificação. Estou pensando em fazer assim: Assim que a superficie do bulk estiver quase toda colonizada, eu moverei o balde para a luz e passarei a dar mais abanadas no balde para a troca de ar.
Procede ?

Quanto a frutificação não é complicado, na verdade segue os mesmos parâmetros das outras técnicas. Só seguir as orientações da fase de frutificação, início, meio e fim. Não tem erro, nem se preocupe muito, na minha opinião essa fase, a de frutificação é onde acontece a magia, é só deixar a natureza fluir, o trabalho mais difícil já passou, agora é com Eles.
 
Back
Top