Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

  • Os tópicos em esta seção, são para discussões dos artigos enviado a nossa Biblioteca.

    Recomendamos que use a aba "Biblioteca" no menu principal acima para navegar com mais fácilidade.

Spawn e bulk (PESA)

Eu estava pensando em iniciar meu cultivo com bulk, poís moro em uma chácara e o ambiente e condições parecem favoráveis. Posso fazer o bulk em baldes outdoor?
 
Eu estava pensando em iniciar meu cultivo com bulk, poís moro em uma chácara e o ambiente e condições parecem favoráveis. Posso fazer o bulk em baldes outdoor?

Sim, mas evite deixar os baldes sob a luz solar direta, e também cuidado para que a chuva não entre nos baldes e se acumule.

Cuidado com variações bruscas de temperatura também.
 
@RainSpirit e @tupy Estou novamente a cultivar usando esta técnica, más desta vez meu bulk esta mais completo: Esterco, Vermiculita, Fibra de coco, Hummus e Pó de concha. Meu spawn é de apenas um pote (500ml) e eu queria fazer um cultivo que me desse mais cogumelos.
Eu poderia colocar o spawn mais o bulk (2/3 Bulk para 1/3 Spawn) e esperar colonizar, quando colonizado adicionar mais 2 de bulk e depois de colonizado mais 2 ?
 
Eu poderia colocar o spawn mais o bulk (2/3 Bulk para 1/3 Spawn) e esperar colonizar, quando colonizado adicionar mais 2 de bulk e depois de colonizado mais 2 ?

Não recomendo... isso irá enfraquecer o micélio, e se sobrarem áreas sem micélio colonizado, as chances de surgirem contaminantes ali são grandes.

Frutifique diretamente, e da próxima, faça mais spawn para um bulk maior!! ;)
 
Eu poderia colocar o spawn mais o bulk (2/3 Bulk para 1/3 Spawn) e esperar colonizar, quando colonizado adicionar mais 2 de bulk e depois de colonizado mais 2 ?

Divide o spawn em 3 partes e inocula as 3 partes do bulk separadamente. Ou usa o spawn todo para colonizar as 3 partes juntas. Acredito que uma proporção de 1:6 (spawn/bulk) ou um pouco mais do que isso ainda é seguro. Lógico, quanto maior for a proporção do bulk, mais tempo levará para completar a colonização. Aumentando as chances de perder o bulk para contaminantes mais agressivos.

Use o bom senso e boa sorte!
 
Fala Pessoal,

Gostaria de revisar o meu aprendizado que adquiri aqui neste fórum, sobre esta etapa que se segue a completa colonização de um grão.
Ainda não iniciei o cultivo, irei faze-lo ainda esta semana, mas gostaria de estar com todas as etapas sem nenhum ponto de escuridão. :idea:

Vamos lá:
Eu particularmente vou utilizar centeio, não sei se milho é melhor, mas li muita gente falando que o centeio é ideal.
Após a inoculação e posterior período de encubação, para que o micélio colonize todo o material (Spawn), vamos para a etapa do Bulk ( que pelo que entendi é um substrato que também sará colonizado em um período mais curto do que o Spawn, cerca de 10 dias).
Sobre a composição deste substrato o Bulk é que tenho algumas dúvidas devido a grande quantidade de receitas existentes, gostaria de consultar aos senhores a respeito.

A minha experiência científica será com duas streams são elas Penis Env e Peru, as quais recebi em Seringas com 5 mls.

Bom vamos a dúvida:
  • Tenho a ideia de utilizar para o Bulk a seguinte receita:

40 % esterco de boi.
30 % pó de casca de coco.
20 % Vermiculita.
10 % de Humos.

Aguá nas devidas proporções, conforme já foi explicado em vários posts ( até pingar no máximo 1 gota ao ser espremida).

  • Uma segunda receita que achei bem interessante é a seguinte:
40% esterco de boi
20% palha ( tenho palha de grama que cortei no quintal, já seca) - Essa palha será mergulhada em água por 24 horas e posteriormente esterilizada em PP.
20% pó de casca de coco.
20% humos.

O que acham? :?:
Seria de enorme importância a ajuda de todos.
Já agradeço a cooperação.:)

OBS.: Vou abrir ainda esta semana o meu Primeiro diário de cultivo, vou tentar ser bem detalhista para que as contribuições sejam também bem pontuais.

Abraços a todos !
 
Última edição:

As duas receitas estão boas, mas eu adicionaria um pouco de sulfato de cálcio para ajudar manter o pH um pouco acima do neutro.

20% palha ( tenho palha de grama que cortei no quintal, já seca) - Essa palha será mergulhada em água por 24 horas e posteriormente esterilizada em PP.

Acho desnecessário esterilizar a palha separadamente. Pasteurizar tudo misturado funciona muito bem.

Referente ao esterco bovino, alguns tipos ficam parecendo lama depois que ficam molhados. Nesses casos é bom por um pouco mais de vermiculita. Ou em uma proporção de 50/50 (vermiculita/esterco).
 
eu adicionaria um pouco de sulfato de cálcio para ajudar manter o pH um pouco acima do neutro.
@Cosmik, obrigado pela ajuda, eu tenho calcario dolomítico, CaO (Óxido de Cálcio), serviria este ?
Caso não sirva eu acho que tenho um pouco de gesso, que sobrou de uma obra.
Mas qual seria a proporção a ser adicionada?



Acho desnecessário esterilizar a palha separadamente. Pasteurizar tudo misturado funciona muito bem.
Perfeito, farei desta forma.

Referente ao esterco bovino, alguns tipos ficam parecendo lama depois que ficam molhados. Nesses casos é bom por um pouco mais de vermiculita. Ou em uma proporção de 50/50 (vermiculita/esterco).

Então posso alterar a receita 1 para a seguinte:

30 % esterco de boi.
30 % pó de casca de coco.
30 % Vermiculita.
10 % de Humos.
? % de Calcário ou gesso

O que acha ?
 
Como o @Cosmik apontou, a receita não precisa ser completamente exata, mas pode ser trabalhada conforme os ingredientes vão sendo adicionados na proporção. Dependendo da qualidade do material utilizado, talvez se torne necessário adicionar mais de um ingrediente e menos de outro, por exemplo! :)
 
desculpa tomar o tempo de vocês.mas tenho uma pergunta:O processo de pasteurização/esterilização do húmus foi descrito utilizando um micro-ondas, só que eu não tenho. posso fazer na panela de pressão?
 
O processo de pasteurização/esterilização do húmus foi descrito utilizando um micro-ondas, só que eu não tenho. posso fazer na panela de pressão?

Poder, pode. Mas isso não é pasteurização e sim esterilização. Há outros métodos muito mais efetivos e seguros do que pasteurizar no micro-ondas. Pesquise e leia o fórum.
 
Tupy, no segundo balde você usou 1 copo de húmus e 1 copo de fibra de coco, você usou o pote de 500ml de spawn de milho como medida? Pretendo usar esta receita para meu monotube
 
tupy vejo que vc tem muita resposta para os fins que eu procuro aq no site analisei sua ideia de usar o balde e sera essa minha primeira tentativa antes de forma meu terrário quando eu começar a montar o balde(utilizando o nesseçario e claro) trato esse site como minha escola magica e vc ate agora e a pessoa do corpo docente mais adequada aos meus propósitos muito obrigado e futuramente voltarei a te aperrear
 
Olá @rafael_111.
Bem vindo, também estou iniciando neste mundo mágico.
Não sei se te avisaram, mas não acho conveniente você colocar sua foto. Coloque um avatar para sua segurança.

O melhor seria começar pelos bolos pf-tek. É muito mais fácil e rápido de fazer. Quanto ao terrário, você pode utilizar garrafas pet de 3 litros, garrafões ou mesmo o balde! O fato é que será mais rápido e não precisa re-colonizar o substrato.

O bulk é chamativo, pois parece que produz bem mais cogus. No entanto, a possibilidade de contaminar e bem maior.

Não cometa o mesmo erro que eu. Garanta uma colheita com os bolos e depois de treinado parta para os bulk. ;)
 
Olá @rafael_111.
Bem vindo, também estou iniciando neste mundo mágico.
Não sei se te avisaram, mas não acho conveniente você colocar sua foto. Coloque um avatar para sua segurança.

O melhor seria começar pelos bolos pf-tek. É muito mais fácil e rápido de fazer. Quanto ao terrário, você pode utilizar garrafas pet de 3 litros, garrafões ou mesmo o balde! O fato é que será mais rápido e não precisa re-colonizar o substrato.

O bulk é chamativo, pois parece que produz bem mais cogus. No entanto, a possibilidade de contaminar e bem maior.

Não cometa o mesmo erro que eu. Garanta uma colheita com os bolos e depois de treinado parta para os bulk. ;)

vlw por mais uma dica mano na questão da foto mais nao ligo pois se vou trocar logo a unicas coisas mais difíceis a minha pessoa e a dificuldade de material aq em recife quanto a modo de cultivo eu quero um q se encaixe mais como minhas nessecidades no momento e quero ter minha pequena produção magica em casa fico fascinado no pf-tek mais ainda nao tenho nada aq e pretendo fazer um terrarão com isopor mais vou tentar as garrafas mais aq em recife e muito quente e queria dicas de umidade e coisas do tipo
 
vlw por mais uma dica mano na questão da foto mais nao ligo pois se vou trocar logo a unicas coisas mais difíceis a minha pessoa e a dificuldade de material aq em recife quanto a modo de cultivo eu quero um q se encaixe mais como minhas nessecidades no momento e quero ter minha pequena produção magica em casa fico fascinado no pf-tek mais ainda nao tenho nada aq e pretendo fazer um terrarão com isopor mais vou tentar as garrafas mais aq em recife e muito quente e queria dicas de umidade e coisas do tipo
rafael_111, seria interessante para todos os membros do fórum se você se dedicasse a escrever de forma mais clara e correta. Assim fica difícil entender sobre o que você está falando.
 
Última edição:
Horus, seria interessante para todos os membros do fórum se você se dedicasse a escrever de forma mais clara e correta. Assim fica difícil entender sobre o que você está falando.
Olá @Malahov, a citação que você mencionou não é minha, é do rafael_111 ;).
Eu apenas comentei a respeito de bolos PF TEK e Bulks, bem difundidos por aqui. Eu quis dizer que um bolo PF TEK é mais prático, pois após colonizar ele já pode ser frutificado. No caso de substratos bulk, os mesmos devem passar por um processo de colonização (re-colonizar), para somente depois serem levados a um terrário.
Para quem não tem terrário, os mesmos podem ser improvisados, criando um micro-clima dentro de uma garrafa pet 3 litros, garrafões de água (até 20L) ou mesmo dentro de um balde. :D
 
Back
Top