Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Segundo cultivo - Bolo PF Australia

Diário de cultivo completo.
Falaaa meus querid@s!
Fazia tempo que estava para criar esse diário mas estava meio sem tempo então adiei. O cultivo já esta no segundo flush mas de qualquer forma acho válido criar o tópico. Bom, sem delongas vamos ao diário.

Eu iniciei esse cultivo pensando em tentar um casing mas no final acabei optando por bolo mesmo já que a primeira tentativa deu certo, porém não ficou nada bom como os demais cultivos que vejo p or ai. Atribuí que muito dos erros estavam no uso de pó de coco no lugar de vermiculita e nas configurações do terrário.

Fiz 4 copos com a receita padrão de FAI com vermiculita, inoculei na glovebox que eu fiz utilizando os esporos de P.C Australia que o nosso querido @joca me deu :), botei na incubadora e eles colonizaram relativamente rápido e bem rizomorfico.
20160112_202228.jpg20160112_202237.jpg 20160112_202247.jpg

Logo após a colonização, fiz um roll em vermiculita sem dunk pois eles pareciam úmidos e preparei o terrário tentando corrigir os problemas do primeiro cultivo e em menos de uma semana os pins começaram a brotar como fractais numa bela trip!
20160119_200109.jpg 20160119_200201.jpg 20160119_200212.jpg

Mais alguns dias e meu terrário já era uma floresta encantada!
20160121_211210.jpg 20160122_071321.jpg 20160122_071326.jpg 20160122_071331.jpg 20160122_071340.jpg

Não sei quanto rendeu no finais mas acho que deu uma quantidade legal, em torno de umas 150 gramas eu arriscaria mas como não tenho balança e sou bem ruim de noção, vai saber...
20160122_072352.jpg

Atualmente estou no segundo flush e me parece que eles estão vindo bem mais fracos que no primeiro, acredito que possa ser devido a temperatura que deu uma aumentada boa essa semana/metade da ultima ou pode ser que os bolos estão desidratados. Pretendo colher esse flush e realizar um dunk n' roll para o próximo. De qualquer forma aceito sugestões!!

Segue as fotos do flush atual:
20160127_180926.jpg 20160127_180948.jpg20160127_180937.jpg
Notei uma leve descoloração no cogumelo da ultima foto, alguém sabe o que pode ser?

Bom acho que por enquanto é isso pessoal, obrigado por tudo e paz! ;)
 

Anexos

  • 20160118_172843.jpg
    20160118_172843.jpg
    129.4 KB · Visualizações: 78
Atualmente estou no segundo flush e me parece que eles estão vindo bem mais fracos que no primeiro, acredito que possa ser devido a temperatura que deu uma aumentada boa essa semana/metade da ultima ou pode ser que os bolos estão desidratados. Pretendo colher esse flush e realizar um dunk n' roll para o próximo. De qualquer forma aceito sugestões!!
Repare nas fotos do primeiro flush. O terrário apresenta umidade nas paredes.
Já no segundo flush, nao vi a mesma umidade. Isso pode ter influenciado no flush.
Em dias quentes, vale a pena investir um tempo e atenção na umidade/temperatura do terrário.
Cuide bem deles que eles cuidarão bem de voce. :)
Parabéns pelos resultados.
 
Repare nas fotos do primeiro flush. O terrário apresenta umidade nas paredes.
Já no segundo flush, nao vi a mesma umidade. Isso pode ter influenciado no flush.

Como eu não havia reparado nisso?!? Muito obrigaaado!

Agora tenho uma outra duvida, eu coloquei os cogumelos no ventilador com touca cirúrgica por 2 dias e eles ficaram bem murchos, depois coloquei em um saco zip com um mofo, passaram-se 3 dias e eles estavam murchos e duros mas não crack n' dry. Eu imaginei que fosse o antimofo que já estava usado, comprei outro e substitui. Passou mais um dia e eles continuam na mesma, alguém consegue imaginar o que possa ser?
Na ultima vez eu fiz com menos cogumelos e foi rápido, será que é pela quantidade que demora mais mesmo? To meio preocupado que possam estragar...
 
Como eu não havia reparado nisso?!? Muito obrigaaado!

Agora tenho uma outra duvida, eu coloquei os cogumelos no ventilador com touca cirúrgica por 2 dias e eles ficaram bem murchos, depois coloquei em um saco zip com um mofo, passaram-se 3 dias e eles estavam murchos e duros mas não crack n' dry. Eu imaginei que fosse o antimofo que já estava usado, comprei outro e substitui. Passou mais um dia e eles continuam na mesma, alguém consegue imaginar o que possa ser?
Na ultima vez eu fiz com menos cogumelos e foi rápido, será que é pela quantidade que demora mais mesmo? To meio preocupado que possam estragar...

Sim, a quantidade vai influenciar bastante, quanto mais frutos, mais tempo vai levar para secar.
Mas estragar nesse momento com o anti-mofo ai dentro atuando é difícil.
Se tiver muitos frutos, divida eles, o processo vai ser mais rápido.
Acredito que + uns 3 dias e tudo se resolve.

.
 
Como eu não havia reparado nisso?!? Muito obrigaaado!

Agora tenho uma outra duvida, eu coloquei os cogumelos no ventilador com touca cirúrgica por 2 dias e eles ficaram bem murchos, depois coloquei em um saco zip com um mofo, passaram-se 3 dias e eles estavam murchos e duros mas não crack n' dry. Eu imaginei que fosse o antimofo que já estava usado, comprei outro e substitui. Passou mais um dia e eles continuam na mesma, alguém consegue imaginar o que possa ser?
Na ultima vez eu fiz com menos cogumelos e foi rápido, será que é pela quantidade que demora mais mesmo? To meio preocupado que possam estragar...

Nem toda secagem completa deixa quebradiço, acredito, às vezes fica duro igual pedra mesmo.

Vou passar a reparar mais nisso...

Os últimos frutos do meu único casing que eu armazenei por mais de um mês estavam assim quando os tirei do pote de armazenamento. As estipes de cogumelos de bolos são menos robustas e não ficam assim tão fácil, quebram mais.

No entanto, se partir ao meio, quebra e esfarela ou saem lasquinhas de onde rachou.

Enfim, quebra uma estipe pra ver se já não estão completamente secos.
 
Vou te contar que esses Anti-Mofos são péssimos para a micologia.
Atualize para uma silica gel branca urgente, está perdendo qualidade em seus frutos.
 
Nem toda secagem completa deixa quebradiço, acredito, às vezes fica duro igual pedra mesmo.


Aconteceu isso com os seus?

Mesmo os mais fibrosos cogumelos que eu já vi ficaram quebradiços quando bem secos, embora mais duros que os outros.
 
Nem toda secagem completa deixa quebradiço, acredito, às vezes fica duro igual pedra mesmo.

Droga... Você confundiu cogumelo com pedra de crack de novo? Já pedi pra você sair dessa.

Vou te contar que esses Anti-Mofos são péssimos para a micologia.
Atualize para uma silica gel branca urgente, está perdendo qualidade em seus frutos.

Eu uso os 2. Uso mais silica. Mas o Cloreto de Calcio ajuda bastante tambem cara.
 
Fiz alguns testes com o cloreto de calcio e classifiquei como muito ruim @PsychoEvie, em grandes quantidades deve vir a ser funcional,
porem ainda inferior a silica gel e financeiramente inviável.
Sua função seria mais a de remover a umidade relativa do ar no ambiente, com pouca ação dessecante de fato, como a silica gel.
 
porem ainda inferior a silica gel e financeiramente inviável.

No meu caso ela foi bem mais barata do que a silica (como expliquei no link acima). Por isso uso no processo inicial de secagem onde demanda uma maior absorção de agua para preservar mais minha silica.

Sua função seria mais a de remover a umidade relativa do ar no ambiente, com pouca ação dessecante de fato, como a silica gel.

Tanto a silica quanto o cloreto de calcio trabalham da mesma forma. Elas secam o ar mesmo e consequentemente secam o cogumelo. Você deve ter usado uma quantidade não apropriada mesmo (que de fato precisa ser um volume maior do que usaria de silica.
 
Aconteceu isso com os seus?

É porque às vezes o aspecto quebradiço do cogumelo seco fica bem evidente, mas às vezes ele fica bem duro e aí você tem que quebrar ele pra ver que ainda esfarela. Assim tem ocorrido comigo.
 
que de fato precisa ser um volume maior do que usaria de silica.


A literatura diz que ambos, a sílica gel e o cloreto de cálcio, absorvem cerca de 30% do seu peso em água. E como o cloreto de cálcio tem uma massa molar maior que a silica gel deve ser mais denso. Eventuais diferenças de compactação na preparação dos compostos poderiam diminuir essa diferença de densidade, mas teria que ser algo pronunciado. Então, para absorver a mesma quantidade de umidade ou água é provável que seja preciso um volume menor de cloreto de cálcio.

Talvez o que varie seja a eficiência, quer dizer, a silica gel pode absorver água mais rápido. Mas nunca achei nenhuma referência a respeito.
 
Talvez o que varie seja a eficiência, quer dizer, a silica gel pode absorver água mais rápido. Mas nunca achei nenhuma referência a respeito.

Pois o ponto é exatamente esse, você não levou em consideração na eficiencia de ambos em relação ao tempo. A silica mantem sua eficiencia de forma mais constante. Já o cloreto de calcio conforme o tempo passa, ele vai ficando menos eficiente (menos eficiente digo em ser mais lento para absorver agua). Talvez seja porque o cloreto se liquefaz e assim faz perca um pouco a capacidade de absorção mais rapido.

Por isso que para conservar por longos periodo, eu uso a silica. Uso o cloreto de calcio apenas no periodo de completar a secagem apos a secagem por vento que não precisa deixar os cogumelos por um periodo tão longo.
 
Gente, obrigado pelas várias respostas!
Pretendo comprar a sílica em breve mas por enquanto o cloreto de cálcio já resolveu mesmo, só demorou alguns dias a mais por causa da quantidade de cogumelos mesmo.

E também outra boa notícia, dunkei e comecei a borrifar água nas paredes do terrário e agora os flushs já estão vindo bem robustos de novo! Acredito que antes do fim da semana já colho.
O único problema vai ser agora com o feriado de carnaval pois não vou poder ficar borrifando água e nem abanar. Nesse fim de semana sem abanar já foi o suficiente pros bolos começarem a ficar aveludados :huh:
Estou pensando em deixar eles dunkando de sexta até quarta pra evitar maiores problemas, eu havia lido que era mito aquele tempo máximo de dois dias no dunk. O que vocês acham?
 
Estou pensando em deixar eles dunkando de sexta até quarta pra evitar maiores problemas, eu havia lido que era mito aquele tempo máximo de dois dias no dunk. O que vocês acham?
Acho muito arriscado. Melhor seria colocar em saquinhos de PP para freezer e microondas (saquinhos alimentícios, vendem em rolo no supermercado e como são para alimentos são limpos), ou ziploc, ou potes herméticos e colocar os bolos sem pins, fechar bem e guardar em geladeira, na parte baixa durante esses dias.
 
eu havia lido que era mito aquele tempo máximo de dois dias no dunk.

Concordo que é mito... Na verdade acho que é bem menos de 48 horas que o bolo começa a ficar comprometido. Passando de 1 dia você percebe que começa a ficar um cheiro forte de fermentação, o micélio enfraquece muito. Se ele produzir algum cogumelo, geralmente é pouco. Pelo menos é a experiencia que eu tenho.
 
Acho muito arriscado. Melhor seria colocar em saquinhos de PP para freezer e microondas (saquinhos alimentícios, vendem em rolo no supermercado e como são para alimentos são limpos), ou ziploc, ou potes herméticos e colocar os bolos sem pins, fechar bem e guardar em geladeira, na parte baixa durante esses dias.

É uma ótima ideia mesmo! Melhor não arriscar! Sexta feira então eu vou retirar todos os pins deles, coloca-los em um Ziploc e colocar no freezer!

Concordo que é mito... Na verdade acho que é bem menos de 48 horas que o bolo começa a ficar comprometido. Passando de 1 dia você percebe que começa a ficar um cheiro forte de fermentação, o micélio enfraquece muito. Se ele produzir algum cogumelo, geralmente é pouco. Pelo menos é a experiencia que eu tenho.

Acredito Psycho. Entretanto eu vi outro usuário que reportou o contrário, dizendo que havia deixado vários dias e os cogumelos vltaram fortes. Mas de qualquer forma vou na segurança. Obrigado!
 
Acredito Psycho. Entretanto eu vi outro usuário que reportou o contrário, dizendo que havia deixado vários dias e os cogumelos vltaram fortes. Mas de qualquer forma vou na segurança. Obrigado!

Ihhhhhhh cara... Sou experiente nesse ramo de esquecer micélio no dunk. Muito causado por um fenômeno universal que acomete boa parte da população mundial, a chamada preguiça.

Se esse usuário teve uma boa experiencia com um dunk de longo período, eu tive vários em que observei uma exaustão precoce do micélio. Mas não se sinta pressionado a não arriscar. Se for nessa documente os resultados pra gente ;)
 
Ihhhhhhh cara... Sou experiente nesse ramo de esquecer micélio no dunk. Muito causado por um fenômeno universal que acomete boa parte da população mundial, a chamada preguiça.

Se esse usuário teve uma boa experiencia com um dunk de longo período, eu tive vários em que observei uma exaustão precoce do micélio. Mas não se sinta pressionado a não arriscar. Se for nessa documente os resultados pra gente ;)

Vou safe mesmo hahaha

Enfim, olha que beleza rendeu esse bolo adiantado:
20160202_210719.jpg 20160202_210744.jpg 20160202_211040.jpg
 
Back
Top