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Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

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Reiniciando o Início

  • Criador do tópico Mauricio
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Mauricio

Visitante
De tempo em tempo, pela entrada de novos membros no fórum, ressurge dúvidas sobre : Qual a melhor forma de iniciar um cultivo? Qual a melhor strain? Como fazer seringa, inocular, guardar, consumir? E por aí vai. Mesmo apontando para a busca e pesquisa no fórum, os iniciantes só querem a resposta para sua própria pergunta.

Iniciar e levar um cultivo não é tarefa para quem não tem paciência ou quer tudo de um dia para o outro. Uma vez um camarada, através do shout, queria saber qual o próximo passo, pois ele já estava fervendo o milho e quando teria os cogumelos para consumir.

Antes de tudo tenha um carimbo e saiba valorizar o que recebeu, pois ninguém tem obrigação de tirar bons carimbos para oferecer e ainda ser criticado. “pequeno, quase nada.” Um carimbo, por vezes, é muito difícil conseguir mesmo através de um cultivo todo certinho. O que faz um carimbo ser pequeno é o jeito como se usa, e quase todos, quando iniciam, usam de forma errada e perde um carimbo do tamanho de uma moeda de 1 centavo, ralinho, que forneceria incontáveis inoculações.

Se o seu carimbo for pequeno ou enorme, tenha em mente que se você usá-lo todo ou usá-lo de maneira errada não haverá diferença entre pequeno ou grande.
Então ao receber um carimbo use a técnica certa para obter o máximo do seu carimbo.

Uma coisa que me chama atenção, por vezes me irrita, é a pessoa querer iniciar um cultivo e não querer gastar nem R$10,00. “Quero o mais barato possível, pois não tenho como gastar.” Então não cultiva, ou você vai a um restaurante quando está duro ?.
Pra cultivar é preciso gastar algum dinheiro, e não é pouco, de inicio, depois com o material certo, os custos diminuem. Cultivar sem aparato e jogar tempo fora e invejar o cultivo do outro que está dando certo e o seu só contaminação.

Compre potes, copos (certos), seringas, agulhas, panela de pressão, caixa de isopor, caixa plástica, luvas, e por aí vai. Então leia, principalmente os diários de cultivo, que são, justamente, o passo à passo que todos querem. Procure um diário que seja bem explicativo e se apóie nele. Vá em frente e sucesso.

Respondendo algumas perguntas para não dizer que foi só papo.

Qual a melhor tek ?

A que você leu e entendeu

Qual a melhor raça ?

O carimbo que você recebeu, se foi de graça é a melhor de todas.

Por que o micélio não cresce, ou não pina ou contaminou ?

Porque você não observou algo importante.
 
Cara fiquei com uma duvida
Vi aqui que nao prescisa incubar o bulk !!
To com um a algums dias o guarda roupa(incubando) pra. Depois frutificar.
Entao ja posso dunkar ele e frutificar sem 100% de colonizaçao?
 
:!: Esse post não é de minha autoria, é a tradução e contribuição de um amigo e pesquisador.


EXISTEM CONCEITOS ULTRAPASSADOS E INFORMAÇÕES INCORRETAS, ENTÃO ESCOLHA SABIAMENTE


COLONIZAÇÃO:

*Incubar na escuridão é outra coisa na obra "THE MUSHROOM CULTIVATOR" de Paul Stamets que precisa ser esquecida. A antiga dica de "incubar na escuridão total" é besteira. Essas palavras foram escritas por Paul no TMC há 20 anos atrás, e hoje em dia ele já não reconhece essa afirmação. Não há dano ou benefício em manter os potes no escuro. A escuridão somente irá atrasar a pinagem. Se vc deixar na luz desde o primeiro dia, seus frutos aumentarão e vc não enfrentará problemas de overlay. Eu não vi problema algum em deixar os potes colonizando na luz desde a inoculação. Se alguns pins se formarem nos grãos, na verdade é algo bom. Ao contrário da crença popular, esses pins nos grãos podem ser spawnados diretamente num substrato bulk ou transferência GG, e eles não apodrecerão nem causarão contaminação alguma. Existe evidência de que eles realmente ajudam a dar uma pinagem mais uniforme e rápida. Paul Stamets acredita que sejam hormônios ou gatilhos químicos presentes nos pins que causem isso. Exposto à luz desde o primeiro dia, a probabilidade é de somente um dentre cem potes desenvolverem um ou dois pins mais cedo, e eu apenas spawno esses pins junto com os grãos direto no substrato, sem absolutamente nenhum efeito nocivo (em outras palavras, pequenos pins não contaminam quando spawnados junto com os grãos). Há 20 anos atrás Stamets escreveu "incube em escuridão total", e as pessoas seguiram isso à risca como se fossem palavras de Deus. Entretanto, Stamets não mais ensina incubação no escuro, e eu concordo. Se vc visitar a fungi perfect, verá 10.000 metros quadrados de área de incubação, iluminada por lâmpadas fluorescente, de 10 a 12 horas por dia. Paul é um pioneiro e está sempre aprendendo (assim como nós) coisas novas, e idéias vão surgindo e mudando assim que começamos realmente a entender melhor o que a natureza nos deu.

TEMPERATURA IDEAL – MITOS

Estou tentando corrigir essa informação errada há anos. É tudo baseado em alguns gráficos que alguém mandou para Stamets há muitos anos atrás, mostrando que 30°C é a temperatura de pico de crescimento do micélio de cubensis em uma placa de petri, e todo mundo aceitou isso como se fosse um dos dez mandamentos. Entrentando, cada um dos vários experimentos que realizei tentando duplicar isso com extrema precisão de controle de temperatura não foram capazes de confirmar esse mito. O que eu repetidamente constatei, independentemente da strain, é que a colonização do micélio de cubensis se mantém estável , linear, nas temperaturas entre 23°C e 27°C . Passando de 28°C a taxa de crescimento cai drasticamente. Aos 30°C o crescimento diminui 50% em relação a quando estava entre 23°C e 27°C. Esses experimentos foram conduzidos em placas de petri ,pois não causam praticamente nenhum aquecimento por se tratar de uma fina camada de micélio. Nos potes, vários graus de calor a mais são produzidos devido ao aquecimento interno produzido pelo micélio colonizante. Se vc procura uma taxa máxima de crescimento, procure não passar de 27°C (se vc realmente insiste em deixar dentro de uma incubadora, ajuste a temperatura então para 22°C).

Se vc passar desta temperatura, estará favorecendo o aparecimento de contaminações por bactérias e mofos estimulados pelo calor. Quantas vezes vemos posts de pessoas que têm suas incubadoras ajustadas entre 28°C e 30°C, e que ficam perguntando por que seus potes ainda não colonizararm depois de 4 ou 5 semanas, e possuem um líquido amarelo formando? Esse líquido são metabólitos que o micélio secreta em resposta ao stress, normalmente causado por competição contra as bactérias e mofos. O que realmente aconteceu é que elas desestimularam o micélio e favoreceram os competidores.

*Substratos bulk não precisam de incubação pois produzem calor suficiente.

*Eu não uso uma incubadora faz muitos anos. Não existe necessidade de incubar seus potes acima de 25°C, e se vc fizer isso irá aumentar os riscos de contaminação consideravelmente. O interior de seus potes possui uma temperatura 3 ou 4 graus mais alta do que a do ar em sua volta. Então, se vc ajustar sua incubadora para 28°C por exemplo, no interior dos seus potes a temp será de 32°C e será muito provável que contamine. Eu deixo colonizando na prateleira do meu quarto, pegando luz. Não há necessidade de controlar a temperatura do terrário também, se for inverno e estiver muito frio, apenas ligue um aquecedor no quarto onde se encontra os potes para manter uma temperatura agradável, não mais que 24°C. Não há necessidade de transformar o cultivo em uma coisa mais difícil ainda!! Mantenha a simplicidade!

*Vcs já viram na natureza algum lugar em que os cugumelos frutifiquem normalmente que não tenha diferença de temperatura e luminosidade durante o dia e noite?? No fundo de incubadoras, onde se encontram os potes, é um lugar quente e sem ventilação, propício ao aparecimento de bactérias. Deixando os potes colonizando no seu quarto, pegando a luz do dia e a escuridão da noite, estará de certa forma imitando a natureza. Potes em colonização precisam de troca gasosa, e não ficarem trancados dentro de uma incubadora hermética.


*Incubadoras causam mais problemas do que resolvem. O vidro é um isolante térmico e segura o calor mt bem. Eu já presenciei o aumento em até 10 graus no interior de um pote em relação à temperatura externa. Outro problema de usar caixas como incubadora é o ar estático. Não faz diferença alguma ter filtros nas tampas de seus potes se eles estão lacrados dentro de uma caixa. Temperatura ambiente é o ideal para o crescimento do micélio.

*Temperatura ambiente é o melhor jeito de colonizar seus potes. Pessoas que constróem incubadoras tem muito mais chances de contaminarem seus potes. Entre 23°C e 27°C é perfeito para colonização, vc certamente é capaz de achar um lugar adequado na sua casa, seja no seu quarto, na cozinha, na despensa. Potes colonizando precisam de troca gasosa, e dentro de uma caixa fechada é que isso não ocorrerá.

*A ciência da micologia progride rapidamente, e o que foi escrito há 25 anos atrás não é mais uma informação precisa hj em dia. Se vc der uma lida nos trabalhos mais recentes de Stamets, verá que ele não recomenda mais a temperatura de 30 °C, e muito menos a incubação no escuro. Eu vou um pouco mais além e não recomendo incubação nenhuma, pois descobri em mais de 35 anos de cultivo que a temperatura ambiente é a ideal.

*No verão, quando está mt quente, vc pode congelar garrafas de água no seu freezer, e po-las no terrário para absorver calor.

*O papel alumínio deve ser retirado assim que for feita a esterlização. É importante a troca gasosa durante a colonização, então nunca ponha os potes dentro de uma caixa ou coisa parecida. Meus potes colonizam numa prateleira à temperatura ambiente.

*Se vc vai usar fita micropore como filtro, use duas camadas.

*Não vire seus potes de cabeça para baixo, isso apenas irá foder com seu filtro de vermiculita. CO2 não irá ser drenado para fora fazendo isso, o próprio calor produzido pelo micélio promoverá circulação de ar e se encarregará da troca gasosa.




GRÃOS

*Grãos colonizam bem mais rápido qd estão secos (por fora), se vc ver umidade neles significa que eles ainda estão mt molhados.

*Se substrato pronto para casing ter cheiro de álcool, isso significa que alguma fermentação aconteceu ou está acontecendo.

*Vc nunca deve fazer uma transferência GG com um pote que não está 100% colonizado, os riscos de contaminação são mt altos. Não arrisque todo seu trabalho por não poder esperar 2 dias.

*Uma boa maneira de chacoalhar os potes é batendo contra um pneu de bicicleta ou uma lista telefônica. Qd fizer a transf GG, procure não deixar os potes abertos por mais de 5 segundos, programe-se para isso e trabalhe rápido.

*Nunca faça transferência GG usando um pote q pinou cedo. Normalmente, alguma coisa acionou o gatilho da pinagem, provavelmete contaminação por bactérias.

*Vc pode usar um pote 100% colonizado para inocular até 10 potes.

*Eu discordo em dar mais de uma sacudida durante a colonização. Uma sacudida entre os 20% e 40% de colonização é suficiente para espalhar os grãos e garantir uma colonização total em poucos dias. Depois de sacudir, há um período entre 24h e 48h em que o micélio está meramente tentando se recuperar do dano, não se espalhando para novos grãos. Sacudindo mais de uma vez vc estará forçando o micélio a gastar energia desnecessára. Se o micélio falhar em se recuperar depois de sacudir o pote, significa que os grãos estão contaminados.

*Sacudir logo depois de inocular é um erro, nunca faça isso. Se vc fizer isso, o micélio será felpudo no início, como algodão fino. Eu sugiro inocular e não sacudir pelo menos por 1 semana. Sacudindo vc espalha os esporos pelo pote forçando o micélio monocariótico buscar por um par. Se vc deixar os esporos germinarem próximos uns aos outros, eles se unirão e formarão micélio dicariótico nos primeiros dias, se tornando denso e rizomórfico nos próximos dias.

*Se os grãos não se separarem facilmente depois das batidas, é um bom sinal de contaminação por bactérias.

DICAS:

*Uma boa dica é salpicar um poquinho de cal (aquela cal pra jardinagem pessoal) em cima de sua casing layer, isso criará uma zona de ph alto bem no topo que é onde a trichoderma e outros esporos contaminantes aterrisam.

*Existe um procedimento para cruzar strains de fungos. Tudo que é necessário é conhecimento em ágar. Todos são familiarizados com os "setores" ou zonas que vemos quando o micélio cresce na placa de petri. Isso significa que essas substrains são imcompatíveis. Agora, pegue dois pedaços de substrains diferentes e ponha as duas no meio de uma placa de petri nova. Se elas se separarem, elas são incompatíveis. Se uma passar por cima da outra, significa apenas que é uma strain mais forte. MAS se as duas substrains "crescerem" juntas, e formarem o que é conhecido como "zipper" bem no ponto de encontro (vai parecer como uma terceira zona ou setor de micélio) pegue uma amostra de micélio rizomórfico que está crescendo nas bordas dessa zona, ENTÃO VC TERÁ ACABADO DE CRIAR UMA TERCEIRA STRAIN (CHAMADOS DE HÍBRIDOS)!! Isso funciona, mas talvez vc tenha q tentar centenas de vezes até conseguir um cruzamento, é assim que funciona na indústria dos fungos. Não necessidade de laboratório, divisão de genes, etc.

*Meus experimentos com cerveja foram feitos simultâneamente com os de café. A cerveja ajuda um pouco, mas não é nada demais. Uma coisa que eu tenho absoluta certeza, deixe a cerveja ficar choca ou ferva-a antes de usar. O álcool é ruim para o micélio. No meu caso, eu usei cerveja para hidratar grãos de centeio, a colonização foi um pouco mais rápida, mas não muito. Pinagem não pareceu ser afetada nem de um jeito nem de outro.

*Água destilada é a correta para se fazer seringas.
Um dos unicos tópicos que eu fiz questão de baixar o pdf, ops tópico não, só a resposta. Parabéns pelas informações e a forma de pensar, não pela natureza do o que se pensa, mas pela concretancia ao que se tem sido constatado. No momento não estava nem procurando por tal tópico, mas me surgiu como sugerimento 👍
 
Fatores que influenciam a pinagem

Normalmente, quando se fala em fatores que influenciam a pinagem, ou que causam problema na mesma, a base são informações cuja origem pode ser rastreada a textos clássicos de autores como Stamets (como por exemplo em "The Mushroom Cultivator").

Nesse livro os fatores citados por Stamets como influenciando ou atrapalhando a pinagem são:
- Genética da strain
- Humidade muito baixa
- CO2 muito alto (aeração insuficiente)
- Temperatura muito alta
- Luz insuficiente


Nas informações mais recentes de alguns fóruns, como o Shroomery, os fatores não mudam muito, mas a organização da informação sim.

Por exemplo, em http://www.shroomery.org/forums/showflat.php/Number/19279962#19279962 RogerRabbit escreve:




A troca de ar fresco causa perda de umidade do bolo ou de outro substrato, e esta perda de umidade é o gatilho número um da pinagem. Os novatos se preocupam muito com a umidade, a qual é facilmente ajustada com nebulização. Você deve nebulizar para compensar a umidade perdida. Em tempos passados, as pessoas iriam colocar bolos em uma câmara selada e esperar por um par de cogumelos antes de um mofo verde aparecer. Hoje, você pode facilmente obter três ou quatro vezes a colheita que os primeiros cultivadores obtinham usando um terrário adequado que proporcione tanto ar fresco como alta umidade.

Além disso, vocês ficam com a mente confusa por que acham que o CO2 é pesado como água e vai escorrer para fora por furos no fundo do terrário. Se todo o CO2 se concentrasse no fundo, todos nós estaríamos mortos devido às usinas e carros, vacas, etc, que estão vomitando para fora toneladas de CO2 a cada minuto. O CO2 SE MISTURA a com o ar e, portanto, deve ser trocado COM o ar. Ele não forma uma camada prejudicial no fundo de suas câmaras de frutificação.

Quanto a só ler 80% de umidade em um terrário shotgun com um umidificador funcionando no armário, ele prova que seu higrômetro está ferrado. Eu posso colocar um terrário shotgun destampado em uma sala aberta e obter maior umidade do que isso.

Eu seriamente duvido que alguém tenha menor umidade do que eu. Está abaixo de zero lá fora e eu uso um grande fogão a lenha de ferro fundido para aquecer a minha pequena residência. Meus bem feitos terrários shotguns apresentam todos 95% de umidade ou mais. Eu mantenho um umidificador de vapor frio correndo perto do fogão a lenha, e é agradável e acolhedor aqui, mesmo que haja quase cinco metros de neve no chão do lado de fora.

Continuando:



A luz não é o principal gatilho para a PINAGEM DE COGUMELOS !

Para a pinagem a colonização completa do substrato é o gatilho mais importante . Se existem contaminantes presentes num substrato o micélio de cogumelos geralmente pára de crescer quando entra em contacto com eles. Isso representa colonização completa porque o micélio atingiu uma barreira natural, e muitas vezes os pins começam a desenvolver, se a luz está presente ou não.

O segundo gatilho de pinagem mais importante é um aumento na troca de ar, com a diminuição correspondente dos níveis de CO2 que ocorre simultaneamente . Quando você descobre uma bandeja para olhar a mesma, você permite que o CO2 escape e seja substituído por ar fresco. Este é um gatilho de pinagem, mesmo se você fizer isso no escuro.

Em terceiro lugar, que ocorre junto com o segundo, é a taxa constante de evaporação da umidade do substrato ou camada de cobertura. No ambiente artificial de uma bandeja pequena, temos de nebulizar para evitar que o substrato o ou revestimento seque, mas também devemos permitir que a umidade evapore entre as nebulizações.

Em quarto lugar, quando os três gatilhos acima estão ativos, a luz torna-se então um fator de iniciação pinagem / crescimento.





Eu não sei se convém a pergunta por aqui. É que eu vi você falar dessa questão do CO2 e eu tô pensando aqui em soluções para meu caso. Estou no meu primeiro cultivo. Nesse momento está concluindo a fase de incubação e estou prestes a entrar na fase de frutificação. Estou fazendo meu cultivo dentro de uma geladeira e tenho uma bomba compressora (dessas de aquário mesmo), tenho um umidificador e uma lampada lad, além do controlador de temperatura. Até ai tudo bem: mas eu tenho dúvidas quanto a drenagem do CO2. Estive pensando que a injeção de ar dentro do sistema vai aumentar a pressão interna e o ar vai "procurar" um local por onde sair. Pensei em deixar um simples caninho na parte inferior da geladeira passando pela porta pra escapar o ar. Só isso é suficiente ou eu preciso de uma outra bomba puxando o ar? É que eu não quero ter que ficar indo abrir a porta de tempo em tempo tanto pelo risco de contaminação quanto pq o cultivo não é na minha casa. a ideia é automatizar o máximo possível o cultivo.
 
Estive pensando que a injeção de ar dentro do sistema vai aumentar a pressão interna e o ar vai "procurar" um local por onde sair. Pensei em deixar um simples caninho na parte inferior da geladeira passando pela porta pra escapar o ar.


É suficiente. Na verdade abrir o terrário e abanar umas duas ou três vezes por dia é suficiente.
 
É suficiente. Na verdade abrir o terrário e abanar umas duas ou três vezes por dia é suficiente.

Não tem como escapar disso? Só a bomba injetora não da conta? Por que assim... Tenho visto que alguns colegas têm tido problemas com a questão da circulação do ar. Hoje mesmo eu comprei um umidificador pra por no sistema (ainda não é necessário na etapa atual) e raparei que o vapor tende a descer. Ora, em um sistema fechado como em uma geladeira (meu caso) isso geraria uma corrente de confecção naturalmente. Somando com o fato do aumento da pressão interna promovido pelo compressor forçar o ar interno pra fora isso deveria gerar troca gasosa suficiente, não?
 
Aaaah Show, eu entendi errado! kkkk... Desculpe. Bom saber então. Devo deixá-la ligada 24h?
Cara num precisa deixar ligada 24hs por dia não, mas a porta tu vai ter abrir de vez em quando pra tirar um pouco do CO2 sim, ou intão tu pode fazer um furo com uma furadeira na parte inferior e vedar com algum filtro, aí vai ter troca de ar.
 
Cara num precisa deixar ligada 24hs por dia não, mas a porta tu vai ter abrir de vez em quando pra tirar um pouco do CO2 sim, ou intão tu pode fazer um furo com uma furadeira na parte inferior e vedar com algum filtro, aí vai ter troca de ar.


É, então não tem jeito, vou ter que ficar abrindo a porta. Infelizmente fui ver os potes hoje e todos tinham uma.mancha verde. Contaminação?
 
É, então não tem jeito, vou ter que ficar abrindo a porta. Infelizmente fui ver os potes hoje e todos tinham uma.mancha verde. Contaminação?


Dominus, por favor poste essas dúvidas sobre contaminação em um tópico próprio em Contaminação e Problemas

E sem fotos vai ser difícil o pessoal te ajudar. Só vão poder falar que o que não é micélio branco brilhante é contaminação.
 
Temperatura é uma regra geral, dentro ou fora de uma panela. Mas muitos não percebem isso, mofo no gelo é uma coisa, mofo a 24 graus ... não precisa falar muito.
 
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