Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Reiniciando o Início

  • Criador do tópico Mauricio
  • Data de início
M

Mauricio

Visitante
De tempo em tempo, pela entrada de novos membros no fórum, ressurge dúvidas sobre : Qual a melhor forma de iniciar um cultivo? Qual a melhor strain? Como fazer seringa, inocular, guardar, consumir? E por aí vai. Mesmo apontando para a busca e pesquisa no fórum, os iniciantes só querem a resposta para sua própria pergunta.

Iniciar e levar um cultivo não é tarefa para quem não tem paciência ou quer tudo de um dia para o outro. Uma vez um camarada, através do shout, queria saber qual o próximo passo, pois ele já estava fervendo o milho e quando teria os cogumelos para consumir.

Antes de tudo tenha um carimbo e saiba valorizar o que recebeu, pois ninguém tem obrigação de tirar bons carimbos para oferecer e ainda ser criticado. “pequeno, quase nada.” Um carimbo, por vezes, é muito difícil conseguir mesmo através de um cultivo todo certinho. O que faz um carimbo ser pequeno é o jeito como se usa, e quase todos, quando iniciam, usam de forma errada e perde um carimbo do tamanho de uma moeda de 1 centavo, ralinho, que forneceria incontáveis inoculações.

Se o seu carimbo for pequeno ou enorme, tenha em mente que se você usá-lo todo ou usá-lo de maneira errada não haverá diferença entre pequeno ou grande.
Então ao receber um carimbo use a técnica certa para obter o máximo do seu carimbo.

Uma coisa que me chama atenção, por vezes me irrita, é a pessoa querer iniciar um cultivo e não querer gastar nem R$10,00. “Quero o mais barato possível, pois não tenho como gastar.” Então não cultiva, ou você vai a um restaurante quando está duro ?.
Pra cultivar é preciso gastar algum dinheiro, e não é pouco, de inicio, depois com o material certo, os custos diminuem. Cultivar sem aparato e jogar tempo fora e invejar o cultivo do outro que está dando certo e o seu só contaminação.

Compre potes, copos (certos), seringas, agulhas, panela de pressão, caixa de isopor, caixa plástica, luvas, e por aí vai. Então leia, principalmente os diários de cultivo, que são, justamente, o passo à passo que todos querem. Procure um diário que seja bem explicativo e se apóie nele. Vá em frente e sucesso.

Respondendo algumas perguntas para não dizer que foi só papo.

Qual a melhor tek ?

A que você leu e entendeu

Qual a melhor raça ?

O carimbo que você recebeu, se foi de graça é a melhor de todas.

Por que o micélio não cresce, ou não pina ou contaminou ?

Porque você não observou algo importante.
 
Repostando, pois apaguei de forma acidental. Depois peço para o Cosmik reposicionar antes da resposta do Acturus, acima.


Observações de RogerRabbit sobre o aumento de temperatura causado pelo micélio em crescimento. O interessante é que ele mediu o aumento da temperatura.

Essas e outras observações podem ser lidas em http://www.shroomery.org/forums/showflat.php/Number/8468474#8468474. Outras informações do início do tópico também podem ser lidas nesse tópico do Shroomery.

"Eu já escaneei minhas colheitas e frascos e sacos de substrato em colonização com uma câmera IR (infra red, ou seja, infravermelho) e notei aumento de temperatura de até cinco graus fahrenheit (2,8 graus celsius) em frascos de um "quart" de centeio (0,946352946 litros), e um aumento de temperatura de até 15 graus fahrenheit (8,3 graus celsius) acima da temperatura do ambiente ao fotografar em grandes sacos de semente em colonização, mas foram 15 fahrenheit acima do ambiente na extremidade do saco. Tenho certeza de que o centro era mais quente. Eu costumo ter até 200 sacos de semente colonizando a qualquer momento nas prateleiras da minha sala de cultivo, e eu nunca a aqueço, mesmo nos meses mais frios do inverno. A temperatura na sala raramente cai abaixo de 75 fahrenheit (23,9 graus celsius) , mesmo quando está muito frio ao ar livre. Usamos o mínimo de calor no resto do condomínio, e simplesmente deixar aberta a porta sala de cultivo é suficiente para suprir a maior parte do calor que usamos."
 
Obs: O interessante do tampão de alumínio é que funciona como dissipador de calor devido a ótima condução térmica. Tenho notado uma diferença considerável em meus experimentos com tampanensis, os potes de 1L com tampão de alumínio estão branco/bege, já os potes inteiramente de PP ficaram bege/marrom devido ao acumulo de calor proporcionado pelo PP que praticamente funciona como "isolante térmico". A minha conclusão/conselho é que se você mora em lugar quente use tampões de alumio.

Edit: Além do que o tampão de alumio cataliza a condensação de água que logo cai sobre o selo de vermiculita.
 
Última edição:
Sobre esterilização em forno (desculpem alguns trechos repetidos de outro tópico):

"tente ver de outro modo por um tempo e você verá que quase semanalmente as pessoas postam como esterilizar os frascos no microondas ou um forno ou alguma outra engenhoca louca. sim, pode funcionar. sabemos disso. o problema não é que ele não funciona, mas é que é inconsistente." creamcorn em http://www.shroomery.org/forums/showflat.php/Number/5974267#5974267

"Não. Você não pode esterilizar no forno. Ponto final.
Tenho certeza que você poderia ter tido o mesmo sucesso / fracasso simplesmente usando os frascos sem forno. Muitas pessoas têm usado BRF sem tratamento térmico algum.
Um simples fato da física é que se o interior de seus frascos atinge 100C / 212F, eles ficariam tão secos como a areia no deserto do Saara. Portanto, você não esterilizou seus frascos.
Há uma pequena chance de que eles frutifiquem, mas uma chance maior que vão falhar, por isso, teria sido mais prudente para postar seus resultados depois de frutificarem ou contaminarem. No entanto, eles não foram esterilizados, então não assuma isso.
RR" em http://www.shroomery.org/forums/showflat.php/Number/5974564#5974564


Sobre overlay:

"Overlay é um mal entendido e a maioria (dos casos relatados) se relaciona com uma imagem de uma camada de cobertura normal em TMC (The Mushroom Cultivator), que é incorretamente rotulado como overlay (sobreposição).
Há alguns meses atrás, eu 'brincando' disse que iria banir a próxima pessoa que fizesse uma pergunta overlay e funcionou . . . até agora. :roflmao:
O que acontece é que uma pessoa pergunta sobre overlay e pelos próximos seis meses cada novo cultivador acha que ele tem overlay.
Eu posso garantir que você não tem isso, já que eu só vi isso um punhado de vezes, e eu tenho uma reputação de ter completado alguns projetos de cultivo na minha época. Colonização completa da camada de revestimento não é overlay. Dê muito ar fresco e luz, e borrife algumas vezes por dia e você vai ter frutos em breve.
RR" em http://www.shroomery.org/forums/showflat.php/Number/9467709#9467709


Mais sobre overlay, contribuição do @Cosmik em https://teonanacatl.org/threads/pri...minha-forma-de-camada-bulk.10990/#post-159344:

RogerRabbit said:
I've seen overlay two or three times in 40 years, so I doubt seriously you are seeing it, especially on an uncased bulk substrate. It's common for new growers to mistake full colonization for overlay.
RR
http://www.shroomery.org/forums/showflat.php/Number/17163830#17163830

RogerRabbit said:
By definition, a bulk substrate can't get 'overlay'.
http://www.shroomery.org/forums/showflat.php/Number/15803177#15803177

RogerRabbit said:
I can count on one hand the number of times I've seen overlay in 40 years.
RR
http://www.shroomery.org/forums/showflat.php/Number/13797279#13797279

RogerRabbit said:
Uncased bulk substrates should be left alone and covered until 100% colonized. Overlay is a vastly misunderstood phenomena which only affects species such as agaricus(button mushrooms) which require a casing layer.

Whatever you do don't deep scratch. That's a failed method which was disproved 30 years ago.
RR
http://www.shroomery.org/forums/showflat.php/Number/13547569#13547569
 
Última edição:
O trabalho de Stamets com biorremediação mostra que de todas as toxinas, só os metais pesados acabam nos frutos. Cogumelos de ostra (Pleurotus) cultivados em locais de derrames de diesel e derrames de PCB (Bifenilos Policlorados ou Ascarel) não tinham vestígios desses contaminantes neles. Eu não me preocuparia com substâncias tóxicas.
RR

http://www.shroomery.org/forums/showflat.php/Number/8524923#8524923
 
"Não. Você não pode esterilizar no forno. Ponto final.
Não sei se existe alguma técnica efetiva em forno, mas atualmente o RR ensina esterilização sem a necessidade de panela de pressão, utilizando uma panela tampada no fogão. Ele diz que o vapor de água a 100º é o suficiente.
 
mas atualmente o RR ensina esterilização sem a necessidade de panela de pressão, utilizando uma panela tampada no fogão. Ele diz que o vapor de água a 100º é o suficiente.

Lá no ambiente dele pode ser. E isso nem é invenção dele. A técnica original do Professor Fanaticus era com panela comum mesmo:

"Step 4. Heat the pot of water to a boil first then put the jars into the pot with the lid bands loose so that the steam can penetrate the jars quickly." - http://www.fanaticus.com/sub-prep.htm

Mas aconselho a não tentarem fazer isso aqui no nosso ambiente cheio de contaminantes. O risco de perda de é bem alto.
 
Mas aconselho a não tentarem fazer isso aqui no nosso ambiente cheio de contaminantes
Ele diz morar em uma casa antiga de madeira cheia de mofo! Como eu tenho panela de pressão em casa pra mim isso não é muito relevante, mas para quem não tem penso que isso não deveria servir de impedimento. A ideia pelo o que entendo é que a pressão não é necessária. Eu particularmente vejo até vantagem em não usar a panela de pressão, imagino que a panela deva esfriar mais rápido, o que é bom pra quem precisa fazer as coisas na surdina. Porém também não procurei relatos de quem usou panela normal.
 
Como eu tenho panela de pressão em casa pra mim isso não é muito relevante, mas para quem não tem penso que isso não deveria servir de impedimento.

Bom conselho para outros terem substratos contaminados ;)

Sugiro que da próxima vez faça na panela comum e relate seus resultados.
 
Bom conselho para outros terem substratos contaminados
Primeiro que o conselho não é meu, é do autor que ali em cima nos seus outros posts você estava se dando ao trabalho de traduzir. É a sua palavra contra a de dois micologistas... Sugiro que da próxima vez embase melhor seus argumentos sobre como o nosso ambiente é cheio de contaminantes e nos EUA não é, e de como a técnica original do Psylocybe Fanaticus é um bom conselho para substratos contaminados. Se a técnica não funcionasse não estaria sendo ensinada até hoje nem sendo usada por um micologista profissional que vive em uma casa mofada. Fora que podemos observar que muitos cultivadores (a maioria?) usam panela de pressão e terminam com alguns potes contaminados, então não acho que seja assim tão simples determinar as causas de contaminações.
 
Sugiro que da próxima vez embase melhor seus argumentos

Eu embaso meus argumentos com a minha experiência como cultivador desde 1.999.

Quem quiser que os siga. Quem não quiser que tente outros.
 
Nosso clima aqui é tropical, mais quente, úmido e favorável a contaminantes que o da maior parte dos EUA e Europa.

Não é possível esterilizar efetivamente a 100 ºC (isso se você estiver a nível do mar e num dia bom, em outros casos a água irá ferver entre 85 e 100). O que garante a esterilização na autoclavagem é o vapor d'água superaquecido, não apenas temperatura. E a panela de pressão, por acaso, é o que temos em casa que chega mais perto disso.

Usar uma panela comum será mais uma pasteurização UHT, que uma esterilização propriamente. E não irá matar esporos, a menos que você faça um processo de tindalização, como fazemos para o milho. Mas esse processo não é possível para bolos, já que você não pode fervê-los diretamente em contato com a água.

E considere que mesmo fervendo milho três vezes e esterilizando por 1 hora na panela de pressão, por vezes ainda não mata o Trichoderma que está dentro do milho (esporos endógenos, onde o vapor não alcança).

Fervendo uma vez ou várias, no geral você precisará aquecer por (bem) mais tempo do que na PP, para garantir a eliminação da mesma quantidade de microorganismos.

Irá esfriar mais rápido, sim, mas fervendo por mais tempo você irá gastar mais gás. E numa panela aberta (não fechada hermeticamente, como a PP) irão entrar contaminantes, enquanto esfria. A água da panela acaba tinturada com nutrientes do arroz ou milho, e os contaminantes adoram.

- x -

O ponto é que esse assunto é bastante discutido pelo fórum, e o resultado de quem usa panela comum geralmente é o fracasso.

Aí vem um novato aqui dizendo que é possível não usar a panela de pressão, outros novatos lêem, acreditam, tentam fazer, e todos falham.

Pode até ser que um cultivador experiente consiga, mas esse nem se dará ao trabalho.

Se quiser tentar, faça uns 10 bolos assim e 10 na PP, veja quantos de cada contaminam e compare.
 
.. inclusive com rendimento maior e resistencia a contaminantes...
É difícil suportar essas duas afirmações, a menos que você faça vários bolos "irmãos", uns pasteurizados e outros esterilizados, incube e aniversarie-os juntos em um mesmo terrário, para comparar o rendimento e a dita resistência a contaminantes de um e de outro. Ou pelo menos, use somente pasteurização e tenha sempre bons resultados.

Sucesso você pode ter. Daí a dizer que é melhor?

E ainda duvido que novatos tenham a mesma sorte.
 
Nosso clima aqui é tropical, mais quente, úmido e favorável a contaminantes que o da maior parte dos EUA e Europa.
E isso quer dizer o que? Que lá não tem contaminantes, ou os contaminantes de lá são mais fraquinhos e raros do que aqui?

Não é possível esterilizar efetivamente a 100 ºC
Logo, na sua opinião, a técnica do pessoal americano funciona porque nos EUA é desnecessário fazer esterilização?

E não irá matar esporos
Sim, a sua opinião parece ser esta, o processo deles é inútil e poderia ser simplesmente dispensado.

como fazemos para o milho
A sugestão do uso de uma panela normal naturalmente é para os substratos normais.

E numa panela aberta (não fechada hermeticamente, como a PP) irão entrar contaminantes, enquanto esfria
Mesmo se os contaminantes magicamente entrassem numa panela tampada, os potes estão fechados e inevitavelmente entrarão em contato com o ar posteriormente.

o resultado de quem usa panela comum geralmente é o fracasso
E quem usa panela de pressão geralmente é sucesso garantido?

Aí vem um novato aqui dizendo que é possível não usar a panela de pressão
Pouco tempo de cadastro não significa nada sobre mim, e mesmo assim a opinião não foi omitida por mim e sim por profissionais da área.

Se quiser tentar, faça uns 10 bolos assim e 10 na PP, veja quantos de cada contaminam e compare.
Um dos únicos pontos realmente relevantes, visto que as demais opiniões são muito questionáveis. Na minha opinião faltou humildade ao me fazerem tantas acusações, poderiam apenas ter dito que apesar da credibilidade do(s) autor(es) da técnica, na prática há muita evidência anedótica aqui no fórum de que ela não funciona muito bem, e é óbvio que é mais seguro usar panela de pressão, nunca afirmei o contrário. Todo o resto não são fatos científicos, são opiniões.
 
Todo o resto não são fatos científicos, são opiniões.

Fato científico seria fazer um teste duplo cego. Algo que eu ainda não vi a respeito desse assunto.

Todas as posições expostas aqui a respeito disso, inclusive a do RR, são opiniões.
 
Todas as posições expostas aqui a respeito disso, inclusive a do RR, são opiniões.
Como o RR e o Roadkill ambos são micologistas, supõe-se que eles tenham tido umas aulas na faculdade sobre estas coisas. Apesar disso não ser garantia de nada, é algo que levo em consideração.
 
E isso quer dizer o que? Que lá não tem contaminantes, ou os contaminantes de lá são mais fraquinhos e raros do que aqui?
Que aqui tem mais e mais variados contaminantes por metro cúbico de ar do que lá, devido a fatores climáticos, ambientais, sanitários.

Logo, na sua opinião, a técnica do pessoal americano funciona porque nos EUA é desnecessário fazer esterilização?
Não, porque lá eles tem menos contaminantes dispersos que aqui.

Além disso tudo lá é diferente, do clima à água ao arroz e milho e vermiculita que eles usam. Talvez as coisas sejam menos contaminadas.

Sim, a sua opinião parece ser esta, o processo deles é inútil e poderia ser simplesmente dispensado.
Quando digo que não mata esporos não é a minha opinião, é baseado em estudo e artigos científicos sobre o assunto.
Na Wikipedia tem um resumo: https://en.wikipedia.org/wiki/Sterilization_(microbiology)
Pode notar que dentre os processos listados, não está a fervura simples, nem o vapor é usado a apenas 100 °C.

Mesmo se os contaminantes magicamente entrassem numa panela tampada, os potes estão fechados e inevitavelmente entrarão em contato com o ar posteriormente.
Enquanto a panela esfria, o ar que está dentro da panela e do copo também esfriam, então o ar diminui de volume criando uma pressão negativa, o que leva mais ar (de fora) para dentro da panela. Mesmo estando tampada, se não é uma panela fechada hermeticamente, o ar de fora será carregado para dentro. E com esse ar podem ir muitos contaminantes, já que qualquer fresta do ponto de vista de uma bactéria ou esporo é uma abertura muito, muito grande.

Os potes irão sim entrar em contato com o ar depois, mas a idéia é reduzir o tempo durante o qual isso acontece. No caso da panela de pressão, você pode (na verdade deve, por outros motivos) esperar seguramente os potes esfriarem dentro da panela, e vedá-los assim que tirar de lá. Assim reduzindo o tempo de exposição. Potes já frios não terão condensação nem pressão interna negativa.

E quem usa panela de pressão geralmente é sucesso garantido?
Não, mas empiricamente aqui no fórum acreditamos que com a PP as chances são bem melhores.

Pouco tempo de cadastro não significa nada sobre mim, e mesmo assim a opinião não foi omitida por mim e sim por profissionais da área.
Concordo sobre o tempo de cadastro. Mas o RR, salvo em publicações científicas que ele tenha assinado, é tão profissional quanto eu, você, o @Ecuador e outros aqui... E acredito que o produto cultivador nacional já está melhor adaptado à nossa realidade, portanto as opiniões aqui são melhores ;)

Também acredito no método científico, e gostaria de ver na prática, com um teste duplo cego... Mas de qualquer forma, vou continuar usando e recomendando o uso da PP apenas, por segurança, estudos que já fiz e praticidades que já citei.

Lembrando que esse é um tópico para novatos, e como queremos o sucesso deles, recomendamos apenas o que é consenso. E a panela de pressão tem 2 bar, 120 °C de consenso.
 
Como o RR e o Roadkill ambos são micologistas, supõe-se que eles tenham tido umas aulas na faculdade sobre estas coisas.

São mesmo? Você tem o diploma deles para mostrar? Ou eles são micologistas práticos?

Se eu te mostrar um diploma real de Ciências Biológicas você vai acreditar mais em mim?
 
Back
Top