Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático quarto Cultivo Mexican D. K. & Thai Koh SSS.

Diário de cultivo problemático.
Método: Técnica "Bolo PF" e Experiências com Potão MIX.
Raça/Strain: Mexican D. K. & Thai Koh SSS
Fornecedor: profungos.com.br
Região do país/estação do ano: Nordeste/ inverno
Temperatura Média: Média de 29º C durante o dia e 24º C durante a noite
Data de início: (preparação de seringas/composto/esterilização): 26.05.2011
Fase atual: inoculação/Colonização

Iniciando Hoje o Diário do meu terceiro cultivo Com as Strain Mexican Dutch King & Thai Koh SSS, Fiz Duas seringas dentro de uma GloverBox Caseira devidamente hidratadas por 24 horas. Fiz apenas quatro Copos de Wisk com FAI + Farinha de Centeio (as medidas normais do PF TEK, Farinha de arroz + Vermiculita e água com uma colher de Farinha de centeio) Levado a panela de pressão, por 1 Hora, Inoculados 24 Horas Depois da Esterilização.

A experiência foi Com três Potes, Uma Mistura de Amido de milho, Grão de arroz selvagem, Vermiculita, farinha de Milho, calcário, e Farinha De centeio Esterilizado apenas no microondas por 10 minutos. Não a Sinal de micélio em nenhum dos Potes, em um dos potes Foi inoculado com as duas strains Diferente. Ficou muito compactado e esterilização não foi eficiente. Acho que vou dispensar os potes.

Voltando aos copos, Os dois copos inoculados com Mex, o micélio esta crescendo rápido, enquanto os inoculados com TK SSS, a uma parte bem clara mais não tenho certeza se e micélio, o micélio delas devem ser bem diferentes, se for realmente micélio ele esta bem espalhado mais ainda muito tímido, pois a cor dele e mais escura. Depois coloco as Fotos.

Quando Ficar 100% colonizado vou pegar um Bolo e fazer Casing! com outro bolo posso Pegar uma parte de Micélio vivo do Bolo e colocar dentro de potes de Grãos de milho, arroz ou trigo já estéril?
Conforme nesse Link, pegar um dedacinho do Bolo e colocar nos potes?
 

Anexos

  • Thai K SSS.jpg
    Thai K SSS.jpg
    243.7 KB · Visualizações: 35
  • Mexican Com Flash.jpg
    Mexican Com Flash.jpg
    201.8 KB · Visualizações: 14
  • Mexican Sem Flash 2.jpg
    Mexican Sem Flash 2.jpg
    109 KB · Visualizações: 8
  • Mexican sem Flash 3.jpg
    Mexican sem Flash 3.jpg
    245 KB · Visualizações: 8
  • Mexixan Com flash 2.jpg
    Mexixan Com flash 2.jpg
    187.5 KB · Visualizações: 11
  • Sem Flash.jpg
    Sem Flash.jpg
    216.3 KB · Visualizações: 14
  • Terrario Novo.jpg
    Terrario Novo.jpg
    202.6 KB · Visualizações: 8
  • terrario novo 2.jpg
    terrario novo 2.jpg
    143.7 KB · Visualizações: 7
  • terrario 2.jpg
    terrario 2.jpg
    47.9 KB · Visualizações: 12
fazendo um teste peguei os dois copos estagnados, pois ficaram muito compactados e joguei dentro do balde, depois coloquei uma camada de vermiculita quebrei o bolo e misturei , depois uma camada de po de coco e substrato pronto. isso tudo sem esterelizar. cresceu um micelio em uma parte em cima muito branco, Forte rizoformico, tenho certeza que é de cogu, depois coloco as fotos! acho que ele ta se espalhando e lutando para sobreviver aos contaminantes. eu borrifar água oxigenada ajudaria em algo?
 
pode ser o que você citou mas se havia estagnado poderia ser por causa da falta de trocas gasosas (é comum nessa fase final a colonização da uma freada) ,temperatura inadequada , falta de agua ou o excesso, choque térmico ou choque mecânico.

Pressa é inimiga da perfeição.

Não borrife peroxido de hidrogênio ira danificar os nos hifais e o micélio não vale apena você não esterilizou o composto se houver contaminação esta no interior do bulk.

Pode ser que você ainda consiga cogumelos mesmo contaminado desta forma: induza a pinagem. talvez por pressão dos contaminantes o micélio mostre os seus frutos para perpetuar sua especie.
 
Nessas condições o melhor é fazer um outdoor e torcer, Jonny.
 
Não vai adiantar nada a essa altura. O que você tem aí não são só esporos.

Qual é a faixa de temperatura daí agora?
 
Está boa para o outdoor.

Se não chover você água de dois em dois dias e pronto.
 
falando novamente sobre o assunto, os copos que estavam compactados, como falei antes joguei em um balde, o micelio cresceu por cima. depois de um tempo misturei tudo com substrato e borrifei água oxigenada por todo canto, depois cobri com vermiculita. e tampei e, novamente, depois de dois dias o micelio apareceu novamente firme e forte! gostaria da opnião de vocês se isso e realmente micelio de Cogumelos, pois aproveitei um pedacinho e coloquei dentro de um copo de milho e ta colonizando também!

enquanto isso fiz mais 8 copos, uns de PF tek arroz e vermiculita e outros de milho. inoculei com lizard king. aguardando o micelio aparecer 4º dia já!
 

Anexos

  • Milho Colonizando.jpg
    Milho Colonizando.jpg
    114.1 KB · Visualizações: 10
  • Balde 3.jpg
    Balde 3.jpg
    296.6 KB · Visualizações: 9
  • Micelio novo balde.jpg
    Micelio novo balde.jpg
    355.4 KB · Visualizações: 14
  • Micelio novo do balde!.jpg
    Micelio novo do balde!.jpg
    215.2 KB · Visualizações: 11
  • Balde33.JPG
    Balde33.JPG
    134.7 KB · Visualizações: 7
  • Potes Milho e PF.jpg
    Potes Milho e PF.jpg
    205.6 KB · Visualizações: 11
  • Potes.jpg
    Potes.jpg
    211.1 KB · Visualizações: 8
  • potes 3.jpg
    potes 3.jpg
    312.2 KB · Visualizações: 13
Não da pra ver direito o pote com milho mas tem micélio de cubensis sim, o que é aquela mancha do lado esquerdo do micelio no pote de milho??

No balde tem micélio de cubensis mas caso você queira garantir um próximo cultivo tente fazer alguns isolamentos em papelão.
 
Não da pra ver direito o pote com milho mas tem micélio de cubensis sim, o que é aquela mancha do lado esquerdo do micelio no pote de milho??
.
a mancha é um pedaço do bolo PF que arranquei do copo compactado, é arroz com vermiculita e micelio (eu acho), mais com você ta falando que é micelio, ta bem vivo, tando no copo quanto no balde, então fico feliz... to pensando em pegar esse um pedaço desse micelio e colocar nessa solução de água mais mel Karo! ssa da foto :
 

Anexos

  • cultura Loquida 300mls.jpg
    cultura Loquida 300mls.jpg
    147 KB · Visualizações: 2
a mancha é um pedaço do bolo PF que arranquei do copo compactado, é arroz com vermiculita e micelio (eu acho), mais com você ta falando que é micelio, ta bem vivo, tando no copo quanto no balde, então fico feliz... to pensando em pegar esse um pedaço desse micelio e colocar nessa solução de água mais mel Karo! ssa da foto :

Se é vermiculita ta Blz, sobrou agua dentro do pote de milho não é recomendado. Como prosseguiu essa transferência de micélio para o pote de milho?? caso você note que o micélio parou de expandir é contaminação bacteriana que ocorreu durante a transferência.

Tem muito Liquido dentro do recipiente da cultura liquida, rola não, no máximo coloque 50% e ja é excessivo pois é necessário haver oxigênio dentro do recipiente.

Para 95ml de agua use uma 5ml de mel Karo.

Se o micélio for confiável obterá secesso na cultura liquida mas tudo tem que ser feito com total assepsia.

Jonny, você concluiu a construção da capela de fluxo laminar????

Edit: Ta faltando a bolinha de gude dentro do recipiente do meio de cultura.
 
Se é vermiculita ta Blz, sobrou agua dentro do pote de milho não é recomendado. Como prosseguiu essa transferência de micélio para o pote de milho?? caso você note que o micélio parou de expandir é contaminação bacteriana que ocorreu durante a transferência.

Tem muito Liquido dentro do recipiente da cultura liquida, rola não, no máximo coloque 50% e ja é excessivo pois é necessário haver oxigênio dentro do recipiente.

Para 95ml de agua use uma 5ml de mel Karo.

Se o micélio for confiável obterá secesso na cultura liquida mas tudo tem que ser feito com total assepsia.

Jonny, você concluiu a construção da capela de fluxo laminar????

Edit: Ta faltando a bolinha de gude dentro do recipiente do meio de cultura.
A transferência foi feita dentro de uma gloverbox, o micelio continua crecendo.
Quanto a cultura liquida dexei um espaço pequeno, eu sei, mais quais os riscos que corro em dividir essa CL dentro de uma gloverbox, para outro frasco? eu dexei um filtro para troca gasosa ocorrer. tem 4% de Mel Karo.

---------------------------------------------------------------------------------------------

To pensando em depois prepara outra CL com um pedaço do micelio que ta dentro do Balde aquele da foto, bem rizoformico e coloca em outra Cultura liquida de karo5% + água.

quanto a capela to esperando chegar os filtros HEPA que um amigo vai desenrolar, só que são grandes, vou ver como vou adaptar, vou colocar as fotos do começo do projeto la naquele link.
 
éee micelio dele sim, pelomenos nessa foto micelio-novo-balde-jpg.27407
ele ta querendo invadir tdo!! ausehusae
esse papelao ai no balde é para q, vc vai isolar?
e esses mio ae, se vc tirou a foto ha menos d 1 dia acho q a umidade ficou boa sim pq um pouco de agua acaba voltando para os graos dentro d 1 dia mais ou menos(so me preocupo 1 pouco com os potes maiores)
to torcendo por vc!!
 
as duas Culturas liquidas estão diferentes, a que coloquei esporos mudou um pouco a cor, mais ja entrando no 10º dia e nada de nuvem nem nada, só da para ver os esporos, a solução estar um pouco mais densa. Quanto a Outra Cultura liquida que foi inoculada com um pedacinho de micelio, existem umas pequenas nuvens se formando e esse pedacinho de micelio esta aparecendo varios braços, a questão e que a cor esta muito Diferente mais amarelada e densa, tem uns pedacinhos de vermiculita que foram juntas com o micelio.

as fotos não ficaram muito boas!
 

Anexos

  • S7305931.JPG
    S7305931.JPG
    414.5 KB · Visualizações: 7
  • S7305926.JPG
    S7305926.JPG
    430.1 KB · Visualizações: 7
  • S7305927.JPG
    S7305927.JPG
    425.8 KB · Visualizações: 8
  • S7305928.JPG
    S7305928.JPG
    411.7 KB · Visualizações: 22
  • S7305929.JPG
    S7305929.JPG
    414.2 KB · Visualizações: 6
  • S7305930.JPG
    S7305930.JPG
    411.6 KB · Visualizações: 23
será que as culturas estão contaminadas? a coloração muda mesmo delas?
 
as fotos nao estao muito nitidas mas nao parece nada demais, a destrose pode mudar a cor da cultura , ja aconteceu por aqui algumas vezes...
 
as fotos nao estao muito nitidas mas nao parece nada demais, a destrose pode mudar a cor da cultura , ja aconteceu por aqui algumas vezes...
Pode ser, tipo na cultura Liquida com MEL KARO inoculada com esporos, os esporos ficam um pouco suspensos, e tem uma pequena camada se formando no fundo da garrafa uma camada bem fina, parece uma especie de lodo transparente.
Na outra Cultura Liquida de MEL KARO, que inoculei com alguns pedaços de micelio, estão se formando pequenas nuvens separadas, e o um pequeno braça em um bolinho de micelio.
 
Back
Top