Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático quarto Cultivo Mexican D. K. & Thai Koh SSS.

Diário de cultivo problemático.
Método: Técnica "Bolo PF" e Experiências com Potão MIX.
Raça/Strain: Mexican D. K. & Thai Koh SSS
Fornecedor: profungos.com.br
Região do país/estação do ano: Nordeste/ inverno
Temperatura Média: Média de 29º C durante o dia e 24º C durante a noite
Data de início: (preparação de seringas/composto/esterilização): 26.05.2011
Fase atual: inoculação/Colonização

Iniciando Hoje o Diário do meu terceiro cultivo Com as Strain Mexican Dutch King & Thai Koh SSS, Fiz Duas seringas dentro de uma GloverBox Caseira devidamente hidratadas por 24 horas. Fiz apenas quatro Copos de Wisk com FAI + Farinha de Centeio (as medidas normais do PF TEK, Farinha de arroz + Vermiculita e água com uma colher de Farinha de centeio) Levado a panela de pressão, por 1 Hora, Inoculados 24 Horas Depois da Esterilização.

A experiência foi Com três Potes, Uma Mistura de Amido de milho, Grão de arroz selvagem, Vermiculita, farinha de Milho, calcário, e Farinha De centeio Esterilizado apenas no microondas por 10 minutos. Não a Sinal de micélio em nenhum dos Potes, em um dos potes Foi inoculado com as duas strains Diferente. Ficou muito compactado e esterilização não foi eficiente. Acho que vou dispensar os potes.

Voltando aos copos, Os dois copos inoculados com Mex, o micélio esta crescendo rápido, enquanto os inoculados com TK SSS, a uma parte bem clara mais não tenho certeza se e micélio, o micélio delas devem ser bem diferentes, se for realmente micélio ele esta bem espalhado mais ainda muito tímido, pois a cor dele e mais escura. Depois coloco as Fotos.

Quando Ficar 100% colonizado vou pegar um Bolo e fazer Casing! com outro bolo posso Pegar uma parte de Micélio vivo do Bolo e colocar dentro de potes de Grãos de milho, arroz ou trigo já estéril?
Conforme nesse Link, pegar um dedacinho do Bolo e colocar nos potes?
 

Anexos

  • Thai K SSS.jpg
    Thai K SSS.jpg
    243.7 KB · Visualizações: 35
  • Mexican Com Flash.jpg
    Mexican Com Flash.jpg
    201.8 KB · Visualizações: 14
  • Mexican Sem Flash 2.jpg
    Mexican Sem Flash 2.jpg
    109 KB · Visualizações: 8
  • Mexican sem Flash 3.jpg
    Mexican sem Flash 3.jpg
    245 KB · Visualizações: 8
  • Mexixan Com flash 2.jpg
    Mexixan Com flash 2.jpg
    187.5 KB · Visualizações: 11
  • Sem Flash.jpg
    Sem Flash.jpg
    216.3 KB · Visualizações: 14
  • Terrario Novo.jpg
    Terrario Novo.jpg
    202.6 KB · Visualizações: 8
  • terrario novo 2.jpg
    terrario novo 2.jpg
    143.7 KB · Visualizações: 7
  • terrario 2.jpg
    terrario 2.jpg
    47.9 KB · Visualizações: 12
Espere outra ocasião quando a panela de pressão estiver disponível.
 
Espere outra ocasião quando a panela de pressão estiver disponível.
pois e pensei, mais o milho, ja vai entrar no quarto dia, passou pelo calcario, hipocloreto , conzindo duas vezes, agora ta de molho , virando par ao quinto dia, nao queria perder esse trabalho.
 
Congele esse milho. Vai durar um bom tempo no freezer. Depois é só descongelar e usar.
 
Congele esse milho. Vai durar um bom tempo no freezer. Depois é só descongelar e usar.
Depois de todo esse processo, depois do ultimo cozimento apareceu uns caroços de milho com umas pontinhas pretas, devo descartalos antes de colocar na PP?
 
Depois de todo esse processo, depois do ultimo cozimento apareceu uns caroços de milho com umas pontinhas pretas, devo descartalos antes de colocar na PP?

Nao faz falta, aqui tambem aparece esses pontinhas pretos mas nao tive maiores problemas por eles.
O mais mportante é a origem do milho.. eu sempre compro milho organico, livre de inseticidas, agrotoxicos etc.
De resto, é só colocar na PP pela ultima vez q vai q vai.
 
na segunda-feira o milho foi para a pressão, pelo menos uma boa parte dele, acontece que antes da PP, dei mais uma fervida, ele tava com um cheiro estranho, azedo, mesmo depois de fervido e lavado, isso é normal ? mesma assim levei para a panela de pressão e depois lacrei os potes, alguns grãos estão estorados.
 
... alguns estão estorados.

Estourados? Sei não, mas acho que vc cozinhou demais, apenas um palpite... Cuidado pra não "destruir" o kernel (núcleo) do milho. :)
 
na segunda o milho foi para a pressão! pelo menos uma boa parte dele, acontece que antes da PP, dei mais uma fervida Nele, ele tava com um cheiro estranho, mesmo depois de fervido e lavado, isso é normal ? mesma assim levei para a panela de pressão e depois lacrei os potes, alguns estão estorados.

Não, o cheiro era pra estar fresco, creio que tenha passado do ponto o milho tem que ser trabalhado em 3 dias no máximo após o primeiro cozimento.

Comigo ja aconteceu a mesma coisa é não deu certo as bactérias ressurgiram mesmo apos tindalizar por 3 dias.

Particularmente não gosto de trabalhar com milho logo não tenho muita experiência seria bom você pedir a opinião do Mauricio.
 
Não, o cheiro era pra estar fresco, creio que tenha passado do ponto o milho tem que ser trabalhado em 3 dias no máximo após o primeiro cozimento.

Comigo ja aconteceu a mesma coisa é não deu certo as bactérias ressurgiram mesmo apos tindalizar por 3 dias.

Particularmente não gosto de trabalhar com milho logo não tenho muita experiência seria bom você pedir a opinião do Mauricio.
então, Como pergunto a ele? onde? cara que pena estragar esse milho, então e melhor nem inocular para nao gastar os carimbos;
 
então, Como pergunto a ele? onde? cara que pena estragar esse milho, então e melhor nem inocular para nao gastar os carimbos;

Eu postei esse link anteriormente caso você tivesse duvidas: https://teonanacatl.org/threads/eu-quero-saber.5930/

Eu não arriscaria o carimbo numa tentativa duvidosa...realmente é uma pena mas eu também ja joguei varios Kg de milho fora por na maioria das vezes esquecer ou não ter tempo.

Quando o milho é preparado corretamente o cheiro é agradável... eu ja preparei milho seguindo a Tek do Mauricio e ficou dois meses sem contaminar mas como havia um filtro no pote o milho perdeu a agua e ficou seco.
 
O milho é muito bom para cultivar cubensis, porém tem que ter paciencia e cuidado para não por a perder.
Eu já usei molho em água sanitária por 24 horas, seguido de molho em calcáreo e esterilização. Deu certo
Hoje eu uso 4 passos sem água sanitária, nem mais nada.
1º morte aos micros
fervo água, despejo o milho, ferve por 10 minutos, desligo o fogo e deixo 24 horas de repouso, panela fechada.

2º morte aos micros que eclodiram dos esporos
aqueço até ferver, desligo o fogo e deixo 24 horas de repouso.

3º morte aos remanescentes.
aqueço até ferve, desligo o fogo, espero esfriar, escorro e ponho coberto com prato raso, na geladeira frost free, deixo 24 horas. Depois desse tempo sai bem seco.

4º esterilização ( morte a todos micros presentes)
distribuo em copos e esterilizo 2 horas em panela de pressão.

Colocando água até cobrir o milho e sempre usando fogo baixo, não precisa adicionar água no decorrer do processo.

Está aprovado em diversos cultivos sem nenhuma contaminação.
 
Eae J Quest! como andam as coisas?
to mandando bons fluidos ae pra seu cultivo! o Mex ja tive boas experiencias, no balde faz uns cogu parrudao!!
abraçao!
 
1º morte aos micros
fervo água, despejo o milho, ferve por 10 minutos, desligo o fogo e deixo 24 horas de repouso, panela fechada.
Depois da 24 Horas, lava em água corrente e Troca a água para as proximas 24 horas? repetindo no resto do processo?
4º esterilização ( morte a todos micros presentes)
distribuo em copos e esterilizo 2 horas em panela de pressão.

Colocando água até cobrir o milho e sempre usando fogo baixo, não precisa adicionar água no decorrer do processo.

Na hora de distribuir nos copos o milho esta com o mesmo cheiro? fora a água que fica dentro da panela, deixo água dentro dos potes tambem?
 
Depois da 24 Horas, lava em água corrente e Troca a água para as proximas 24 horas? repetindo no resto do processo?

Na hora de distribuir nos copos o milho esta com o mesmo cheiro? fora a água que fica dentro da panela, deixo água dentro dos potes tambem?

Se a assepsia do ambiente for efetiva creio que o cheiro não estará ruim mesmo sem trocar a agua entre os aquecimentos.
Apos as 24 horas a cada aquecimento antes de ferver troque a agua por outra estilizada, não destampe a panela apos a fervura nem de um dia para outro. o aquecimento deve ser em fogo baixo.
A agua que sobra apos todas as fervuras você dispensa com um escorredor de camarão ou em um coador de suco. lave o milho apenas se a agua for esterilizada pois a agua da torneira trara mais esporos de contaminantes. antes de colocar o milho nos potes tem que remover o excesso de agua com fralda descartáveis ou com um secador de cabelo com o milho dentro de um escorredor de macarrão ou que nem o Mauricio citou distribuir o milho em um prato e levar para a geladeira Frost-Free por 24 horas... ao final deste processo não deve haver aparentemente nenhuma agua por fora do milho ja que a agua do próprio grão ja é o suficiente para a colonização caso reste alguma agua dentro do pote resultara em contaminação e dificuldade em colonizar.
 
pra mim se for lavar o grão pela PRIMEIRA VEZ na esterilização pode ser até na agua da torneira pq já não é esperado que na primeira vez ja esteja livre de contaminações apenas o seu numero reduzido(pra mim evita ficar gastando agua mais cara)
 
Rambo a intenção é eliminar o máximo dos contaminantes num processo que consiste em germinação dos endósporos, esporos e entre outras entidades em seguida exterminação por aquecimento. quando adicionamos agua da torneira consequentemente adicionamos mais esporos, endósporos que são resistentes ao aquecimento...

Não precisa gastar dinheiro é so ferver a agua antes de usar.
 
Talvez a grande dificuldade que todos encontram no milho é porque não entendem, esse grão.
O milho é um grão relativamente grande e duro, além disso, li uns artigos que mencionam que grãos inoculados com trichoderma são usados na lavoura, o que favorece fixação de nutrientes no solo. O trichoderma é ruim aqui no cultivo de PC, mas bom no cultivo do próprio milho.
Obviamente o milho que usamos pode está com esporos de trichoderma, é necessário eliminar esses esporos, daí o procedimento que coloquei.
A fervura e descanso serve para matar a forma vegetativa e germinar os esporos, esporos de trichoderma.
A esterilização direta sem esses passos não elimina os esporos de trichoderma, se estiverem no núcleo do grão, grande e duro.
 
por aqui, coloco de molho por dois dias , depois esterelizo duas vezes na sequencia...
digo esterelizo, espero esfriar um pouco e esterelizo de novo, tem dado super certo...
 
Back
Top