Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Puerto Rico PF Tek

Diário de cultivo completo.
====
Início
====


Saudações, este diário acompanhará a fase de frutificação, pois a inoculação e incubação já ocorreram. Mesmo assim, vou colocar o registro das etapas desde o começo.

Strain: Puerto Rico
Origem do Carimbo
: Produção própria 2018


07.05.2020
Preparo do substrato

Em três copos: vermiculita, FAI e água
Na proporção: 2x1x1

Em um outro copo, um experimento:
Ao invés de arroz, utilizei comidinha de passarinho (aquelas rações que tem vários grãos diferentes)
É apenas um teste, não sei o que vai acontecer, é que achei a ração muito nutritiva e deu vontade.

Selo de 1cm de vermiculita seca na borda dos copos

Com o substrato pronto, foram para a panela de pressão por uma hora e 10 minutos.
IMG_7861.JPGIMG_7863.JPG

A inoculação foi feita sobre a bancada, com o quarto limpo, e bactericida pulverizado no ambiente uma hora antes. Não há fotos desta vez da seringa e dos utensílios, mas foi um pouco de água filtrada e fervida (cerca de 50ml) meio carimbo médio, várias aspersões. Quatro aplicações equidistantes nas bordas de cada copo com 1ml em cada furo, e como havia sobrado ainda esporos, apliquei desta vez, mais 1ml no centro de cada copo.
IMG_7866.JPGIMG_7865.JPG

Início daIncubação: 07.05.2020

7º dia:
4-COLLAGE.jpg
12º dia:
IMG_7916-COLLAGE.jpg
19º dia:
IMG_7932.JPG

04.06.2020

27ºdia: Final da incubação (já com os sete dias de consolidação, após verificar o 100% dos copos)
A incubadora se manteve nesses dias com mínima de 27 e máxima de 29 graus.
Os bolos foram removidos dos copos, colocados em potes com água, para um dunk de 24 horas.
IMG_7945.JPGIMG_7946.JPG

05.06.2020
Aniversário: Um roll em vermiculita esterelizada no micro-ondas (vermiculita úmida em um pote, com um prato por cima, pois gera muito vapor, 3 minutos, retirei com cuidado pois sai muito vapor ao tirar o prato, mexi com a colher, e mais 3 minutos no micro-ondas) Mais cuidado ainda agora para retirar o prato, pois agora o vapor é mais intenso que saco de pipoca. Deixei esfriando com papel toalha por cima.

O terrário está com 24 graus. Está sendo possível manter essa temperatura mesmo com o frio intenso na região sul, por conta de ele estar dentro do armário, e na prateleira que ele está, foram colocadas placas de isopor unidas com massa corrida.
IMG_7947.JPGIMG_7948.JPG
 
Última edição:
25.06.2020
flush


Segundo bolinho a ficar pronto
IMG_8019.JPGIMG_8020.JPGIMG_8021.JPGIMG_8022.JPGIMG_8023.JPG
 
Meu deus que clusters lindos!! :love:
Mas queria chamar atenção também para esses copos que eu achei maravilhosos também haha
Parabéns pelo cultivo @Abzû e que boas safras sempre venham! 🍄🍄
 
Última edição:
Caraca irmão! Seu cultivo está muito bonito de se ver! Parabéns pelas colheitas.

Uma vez eu li que fazer um dunk e um cold shock e após um roll aumentam a eficácia de produzir mais cogumelos no fim... Alguém saberia me informar se isso é viagem ou é algo concreto? Desde já agradeço!

Novamente, parabéns!
 
Opa @CorpoSemÓrgãos Obrigado pelas palavras de carinho. Já repassei elas pros micélios, eles mandaram te agradecer. :ROFLMAO:

Esses passos entre os flushs são uma boa prática sim.
O dunk é para reidratar os bolos, porque eles ficam muito secos após a produção do fruto, Usam muita água para criar o cogumelo, cerca de 90% do cogumelo é água.
O cold shock é algo que uns dizem que ajuda, para outros não faz diferença, eu costumo fazer, deixando eles boiando 24 horas na água dentro da geladeira. Pelo sim ou pelo não, adotei isso como prática.

O roll após o dunk em vermiculita seca (previamente esterelizada) ajuda a continuar a captar umidade no terrário. Faz sempre isso, os bolinhos costumam retribuir esse cuidado a cada flush com novos frutos.


27.06.2020
Final do 2º flush


Hoje os dois bolos restantes concluíram os frutos.

IMG_8025.JPGIMG_8026.JPGIMG_8028.JPG

IMG_8031.JPGIMG_8033.JPGIMG_8034.JPG

Confecção de carimbo:
IMG_8035.JPG


O bolinho que produziu apenas aquele cogumelo grande voltou para o terrário, o outro foi fazer o dunk, acabei colocando ele de volta porque existem muitas primórdias, elas apareceram hoje, e como ele havia criado este único fruto, acredito que ele esteja bem hidratado ainda e vale a tentativa, pois de fato tem uma boa quantidade de pins para tentar.

Andei registrando o dia a dia do flush. Acabei gostando do resultado, acho que vou adotar isso, pois me deu uma sensação boa poder rever a evolução do flush.
Os últimos 8 dias do 2º flush:
 
Última edição:
Opa @CorpoSemÓrgãos Obrigado pelas palavras de carinho. Já repassei elas pros micélios, eles mandaram te agradecer. :ROFLMAO:

Esses passos entre os flushs são uma boa prática sim.
O dunk é para reidratar os bolos, porque eles ficam muito secos após a produção do fruto, Usam muita água para criar o cogumelo, cerca de 90% do cogumelo é água.
O cold shock é algo que uns dizem que ajuda, para outros não faz diferença, eu costumo fazer, deixando eles boiando 24 horas na água dentro da geladeira. Pelo sim ou pelo não, adotei isso como prática.

O roll após o dunk em vermiculita seca (previamente esterelizada) ajuda a continuar a captar umidade no terrário. Faz sempre isso, os bolinhos costumam retribuir esse cuidado a cada flush com novos frutos.

Mande um outro abraço pra esses deliciosos fungos gente finíssimas hahaha!Obrigado pela didática simples, coube precisamente para suprir minhas dúvidas!Agradeço a atenção, um ótimo flush novamente inclusive... Vou aplicar isso em uns esporos e C.L que tenho guardados aqui! Obrigado!
 
01.07.2020
Início do 3º flush


Colheita de um bolinho.

IMG_8036.JPGIMG_8037.JPG


IMG_8038.JPGIMG_8039.JPG
O bolinho está passando pelo dunk de 24 horas.


Flores a mil no inverno! 🌷
Logo logo estarão abertas.
IMG_8040.JPGIMG_8043.JPG


Até a próxima novidade!;)
 
02.07.2020
Segundo bolinho do 3º flush


IMG_8044.JPGIMG_8045.JPGIMG_8046.JPG
O bolinho está passando pelo dunk de 24 horas.


Os outros dois bolinhos estão com pins chegando:
IMG_8047.JPG


Ps. @AlmaLivre
Amigo, espero que tenha resolvido a questão do seu cultivo, vi que você pediu ajuda, eu fiquei em dúvida em como ajudar. Sobre casing eu não tenho experiências, nunca fiz, mas eu acho uma boa tentar o uso de vermiculita, vi que tu estava tentando usar algo alternativo (substrato de orquídea se não me engano). Essas coisas podem te confundir no início, porque podem soltar pigmentos, deixando a gente na dúvida se é contaminante ou não. Também tem a questão da esterilização. Cada material vai exigir uma técnica adequada. Enfim, eu espero que tu evolua nos treinos por ai, e que tu tenha boas colheitas. Caso tenha ocorrido contaminação, não esquenta, isso pode acontecer. Segue firme!
 
Que cultivo lindo, irmão!
Começo meu primeiro ainda esse mês, como você sabe o quanto deve raspar do carimbo pra quantidade necessária? Vou fazer 3 caixas organizadoras, comprei 2 carimbos mas não tenho ideia de quanto devo raspar deles...
Valeuuu! Um abraço e bons cultivos!
 
@acidbath_
Eu costumo raspar meio carimbo a cada inoculação, em cerca de 50ml de água, como vai em média 4ml para cada copo, aí tu faz as contas no que tu precisará, um carimbo inteiro é muita coisa, tu pode usar até menos que a metade. A questão será fazer uma boa mistura no dia, faça várias e várias aspersões com a seringa, para misturar bem os esporos. Não te preocupa em ter uma seringa escura, o que importa é que os esporos estejam bem misturados em toda a água, assim tuas chances de que haja esporos em cada 1ml aumentam mais.
 
Opa @CorpoSemÓrgãos Obrigado pelas palavras de carinho. Já repassei elas pros micélios, eles mandaram te agradecer. :ROFLMAO:

Esses passos entre os flushs são uma boa prática sim.
O dunk é para reidratar os bolos, porque eles ficam muito secos após a produção do fruto, Usam muita água para criar o cogumelo, cerca de 90% do cogumelo é água.
O cold shock é algo que uns dizem que ajuda, para outros não faz diferença, eu costumo fazer, deixando eles boiando 24 horas na água dentro da geladeira. Pelo sim ou pelo não, adotei isso como prática.

O roll após o dunk em vermiculita seca (previamente esterelizada) ajuda a continuar a captar umidade no terrário. Faz sempre isso, os bolinhos costumam retribuir esse cuidado a cada flush com novos frutos.


27.06.2020
Final do 2º flush


Hoje os dois bolos restantes concluíram os frutos.

View attachment 114856View attachment 114857View attachment 114858

View attachment 114859View attachment 114860View attachment 114861

Confecção de carimbo:
View attachment 114862


O bolinho que produziu apenas aquele cogumelo grande voltou para o terrário, o outro foi fazer o dunk, acabei colocando ele de volta porque existem muitas primórdias, elas apareceram hoje, e como ele havia criado este único fruto, acredito que ele esteja bem hidratado ainda e vale a tentativa, pois de fato tem uma boa quantidade de pins para tentar.

Andei registrando o dia a dia do flush. Acabei gostando do resultado, acho que vou adotar isso, pois me deu uma sensação boa poder rever a evolução do flush.
Os últimos 8 dias do 2º flush:


Hah! Legal! Primeiro time-lapse originário em um diário do Teo. :D
 
05.07.2020
3º bolinho no 3º flush


Este mandou um exemplar bem incorpado.
IMG_8050.JPGIMG_8051.JPG

IMG_8052.JPGIMG_8054.JPG

Resolvi tirar um print dele, amanhã edito o post com um registro de como ficou o carimbo.
IMG_8053.JPG
O bolinho está passando pelo dunk de 24 horas.


@ExPoro
Brigadão pelas palavras, eu estava há algum tempo tentando ver o que fazer com a câmera que estava pegando poeira, devido ter largado um esporte. Então surgiu esse lampejo. Tem sido muito gratificante fazer isso, acredito que será muito legal para os momentos em que não estiver cultivando, e assim matar um pouco a saudade. Uma pena não ter pensado nisso desde o começo, o primeiro flush foi lindão. Mas outros virão.
Vlw irmão. 👊 :)
 
06.07.2020
Final do terceiro flush



O quarto bolinho completou o crescimento dos cogumelos.
Ele está no dunk de 24 horas.
IMG_8066.JPGIMG_8067.JPGIMG_8068.JPGIMG_8070.JPG

Carimbo pronto, após 24 horas soltando esporos:
IMG_8069.JPG


O desenvolvimento dos últimos 9 dias deste flush:
 
06.07.2020
Final do terceiro flush



O quarto bolinho completou o crescimento dos cogumelos.
Ele está no dunk de 24 horas.
View attachment 115458View attachment 115459View attachment 115460View attachment 115462

Carimbo pronto, após 24 horas soltando esporos:
View attachment 115461


O desenvolvimento dos últimos 9 dias deste flush:



Cara, que legal esses seus vídeos, é possível ver direitinho a evolução dele!

Quantos flushes será que esses bolos ainda conseguem gerar?
 
OI @Wesker
Acho que ainda rola mais sim. Quantos exatamente eu não sei, o máximo que levei um cultivo foi até o quinto. Como estão em um local fixo agora, estou levando até eles dizerem chega.
Tomando o cuidado de usar sempre luvas, dá pra manipular legal os bolinhos entre um flush e outro, como remover bem toda a camada antiga de vermiculita e qualquer pin que não evoluiu. E usando potes sempre limpos para o dunk ajuda também. Uso água filtrada para os flushs, mas vai chegar uma hora que o bolinho vai cansar. Por enquanto eles estão bem.
 
11.07.2020

Início do 4º flush
Colheita do primeiro bolinho:


IMG_8072.JPGIMG_8073.JPGIMG_8074.JPGIMG_8075.JPGIMG_8076.JPG

Está fazendo o dunk de 24 horas. Mesmo percebendo a redução na produção, o bolinho também está cada vez mais leve, e o inverno no sul está começando a apertar, a temperatura dentro do terrário tem ficado perto dos 18º. O cultivo começa a dar sinais de que está se aproximando do final, mas enquanto ele estiver afim de mandar cogumelos segue o baile. :)
 
14.07.2020

flush
Segundo bolinho colhido:

IMG_8079.JPGIMG_8080.JPGIMG_8081.JPG
Após a colheita, o bolinho está passando pelo dunk de 24 horas.

Carimbo:
IMG_8082.JPG


Os dois restantes para o 4º flush já estão apontando alguns pins.
IMG_8078.JPG
 
Back
Top