Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Puerto Rico PF Tek

Diário de cultivo completo.
====
Início
====


Saudações, este diário acompanhará a fase de frutificação, pois a inoculação e incubação já ocorreram. Mesmo assim, vou colocar o registro das etapas desde o começo.

Strain: Puerto Rico
Origem do Carimbo
: Produção própria 2018


07.05.2020
Preparo do substrato

Em três copos: vermiculita, FAI e água
Na proporção: 2x1x1

Em um outro copo, um experimento:
Ao invés de arroz, utilizei comidinha de passarinho (aquelas rações que tem vários grãos diferentes)
É apenas um teste, não sei o que vai acontecer, é que achei a ração muito nutritiva e deu vontade.

Selo de 1cm de vermiculita seca na borda dos copos

Com o substrato pronto, foram para a panela de pressão por uma hora e 10 minutos.
IMG_7861.JPGIMG_7863.JPG

A inoculação foi feita sobre a bancada, com o quarto limpo, e bactericida pulverizado no ambiente uma hora antes. Não há fotos desta vez da seringa e dos utensílios, mas foi um pouco de água filtrada e fervida (cerca de 50ml) meio carimbo médio, várias aspersões. Quatro aplicações equidistantes nas bordas de cada copo com 1ml em cada furo, e como havia sobrado ainda esporos, apliquei desta vez, mais 1ml no centro de cada copo.
IMG_7866.JPGIMG_7865.JPG

Início daIncubação: 07.05.2020

7º dia:
4-COLLAGE.jpg
12º dia:
IMG_7916-COLLAGE.jpg
19º dia:
IMG_7932.JPG

04.06.2020

27ºdia: Final da incubação (já com os sete dias de consolidação, após verificar o 100% dos copos)
A incubadora se manteve nesses dias com mínima de 27 e máxima de 29 graus.
Os bolos foram removidos dos copos, colocados em potes com água, para um dunk de 24 horas.
IMG_7945.JPGIMG_7946.JPG

05.06.2020
Aniversário: Um roll em vermiculita esterelizada no micro-ondas (vermiculita úmida em um pote, com um prato por cima, pois gera muito vapor, 3 minutos, retirei com cuidado pois sai muito vapor ao tirar o prato, mexi com a colher, e mais 3 minutos no micro-ondas) Mais cuidado ainda agora para retirar o prato, pois agora o vapor é mais intenso que saco de pipoca. Deixei esfriando com papel toalha por cima.

O terrário está com 24 graus. Está sendo possível manter essa temperatura mesmo com o frio intenso na região sul, por conta de ele estar dentro do armário, e na prateleira que ele está, foram colocadas placas de isopor unidas com massa corrida.
IMG_7947.JPGIMG_7948.JPG
 
Última edição:
Ao invés de arroz, utilizei comidinha de passarinho (aquelas rações que tem vários grãos diferentes)

Cara, muito legal! Parabéns!
Estou no meu primeiro cultivo, e futuramente pretendo utilizar materiais mais “nutritivos” como você comentou, alguma sugestão de textura, ou algo que me ajude a escolher?
De repente alguém também já testou com alguma outra coisa e deu certo...

Acredito que quanto maior o valor biológico colocado no substrato, aliado a um bom controle de temperatura e umidade, melhor é a qualidade dos frutos 🙏🏼

155g no primeiro flush... puuutz!! Hahaha, qualidade!
 
Cara, muito legal! Parabéns!
Estou no meu primeiro cultivo, e futuramente pretendo utilizar materiais mais “nutritivos” como você comentou, alguma sugestão de textura, ou algo que me ajude a escolher?
De repente alguém também já testou com alguma outra coisa e deu certo...

Acredito que quanto maior o valor biológico colocado no substrato, aliado a um bom controle de temperatura e umidade, melhor é a qualidade dos frutos 🙏🏼

155g no primeiro flush... puuutz!! Hahaha, qualidade!
Opa. Olha só, como é primeiro cultivo, vai na receita tradicional de pf tek. Eu só fiz um bolinho de brincadeira com comidinha de passarinho porque minha mãe comprou para alimentar os passarinhos que nos visitam na janela. O processo para esterilização precisa de um passo a mais para hidratar a comidinha de passarinho.

Sobre o rendimento, o substrato de arroz integral oferece um rendimento satisfatório. Mas caso teu foco seja uma alta produção em um único flush, existem técnicas mais aprimoradas, como casing e o bulk que necessitam mais estágios preparatórios.

Eu estacionei na pf tek por achar cômodo e agradável ver os bolinhos mandando alguns cogumelos, as vezes os bolinhos pf tek podem te surpreender, como no caso do primeiro flush deste cultivo. Logo abaixo tu vai ver na assinatura que fiz um link para o guia do cultivo básico e simples, eu sigo ele até hoje.



Edit:

Sobre o carimbo de ontem, resultado:

IMG_8083.JPGIMG_8085.JPG
 
Última edição:
Saudações!

E você chegou a marcar qual foi o bolo que levou a comida de passarinho, @Abzû ?
Notou alguma diferença?

Parabéns, belos cogus ☺️.

Já aproveitando o espaço, gostaria de uma opinião. Entre as strains B+, GT, TKSSS e Puerto Rico, qual vcs mais recomendam para um primeiro cultivo considerando o clima do litoral de SC no inverno?
 
Salve @Henriquehcm bem-vindo ao mundo dos cultivos.

Então, eu estava sim acompanhando o bolo da comidinha até o segundo flush, nas fotos do terrário, ele era do do canto esquerdo inferior. Eu não observei nenhuma diferença na produção, na real um bolinho de arroz integral é quem foi o grande bum do 1º flush, vou tentar por uma foto aqui abaixo do dia da colheita. No 2º flush ele foi discreto na produção. Mas foi uma experiência legal, pois ele ainda está produzindo normalmente.

Sobre a recomendação, as outras strains eu não tenho experiência, mas creio que todas essas possam ser cultivadas por você. Fica por conta da tua preferência. Aqui no fórum tu pode ver a sessão das raças e ver as particularidades de cada uma. Eu curto os Puerto Rico por serem de pequeno porte.

Sei que o inverno em SC tem até neve em alguns pontos, ai no caso tu vai ter que bolar um esquema para manter a temperatura, com aquecedor de aquário, eu to me virando aqui no RS com isso, o terrário está dentro de um armário revestido com placas de isopor.

Espero ter te ajudado de alguma maneira. Forte abraço.

1.JPG
 
19.07.2020

Colheita do 3º bolo no 4º flush:


IMG_8086.JPGIMG_8090.JPG
IMG_8087.JPGIMG_8092.JPG
IMG_8091.JPGIMG_8093.JPG

O bolo está fazendo dunk de 24 horas.
 
21.07.2020

Final do 4º flush e iniciando os descartes.

IMG_8095.JPG

Hoje completou o 4º flush do cultivo com a colheita deste bolo:
IMG_8097.JPG

Aproveitei para colher este aqui também que está na quinta colheita:
IMG_8096.JPG

IMG_8098.JPG

IMG_8099.JPG

Os dois bolinhos foram devidamente descartados.
No terrário ainda seguem dois indo para seu 5º flush, um já está com um pin.
IMG_8101.JPG

Até a próxima atualização, obrigado.
 
É muito massa ver os timelapses. :D

Tomando o cuidado de usar sempre luvas, dá pra manipular legal os bolinhos entre um flush e outro,

Então, @Abzû, eu tem uns anos já manipulo os bolos e blocos com as mãos nuas mesmo. Só lavo com detergente ou sabão neutro antes as mãos. Eles não contaminam e você adiciona o tato no contato e diagnóstico dos bolos. É bem libertador e eficaz no manuseio.
 
Então, @Abzû, eu tem uns anos já manipulo os bolos e blocos com as mãos nuas mesmo. Só lavo com detergente ou sabão neutro antes as mãos. Eles não contaminam e você adiciona o tato no contato e diagnóstico dos bolos. É bem libertador e eficaz no manuseio.
Opa Exporo, obrigado por compartilhar tua boa experiência com essa prática, de fato eu recomendei baseado apenas no que costumo fazer, mas é verdade, uma assepsia bem feita com sabão é fundamental. Sinto falta mesmo deste tato que tu mencionaste na parte da fita micropore na inoculação :)
 
Sinto falta mesmo deste tato que tu mencionaste na parte da fita micropore na inoculação

É tenso, neh kkk.

O que eu faço é retirar as luvas na hora de colar os micropores. Dada a camada de verniculita e estar num ambiente asséptico, não contamina o substrato.
 
31.07.2020
Um pin deu bom dia!




É muito massa ver os timelapses. :D
Valeu @ExPoro
Retribuo o elogio te agradecendo pela tua dedicação no fórum.

Hoje é um dia muito interessante. Olha só, ontem cheguei a retirar o bolo, levei até a lavanderia, e estava quase me preparando para o descarte, pois estou querendo organizar as coisas aqui no quarto. Mas olhei para o bolinho e rolou uma quimica :giggle:, precisei levar de volta pro terrário. Não sei se esse movimento foi o gatilho ou não, mas o bolo acordou hoje com um pin bem no topo. Eu achei legal demais. Parece que ele quis me presentear, o simbolo de um bolo com pin no topo, o derradeiro deste cultivo, fazendo referências ao bolo de aniversário 🎂, com vela em cima, bem no dia que eu completo mais um ano de vida. Achei legal demais essa última surpresa deste cultivo.
IMG_8108.JPG
IMG_8109.JPG

Em consideração ao teu feedback, vou tentar fazer um último timelapse deste pin.
Um abração!
 
05.08.2020
FInal do 5º flush e encerrando o cultivo.


Hoje o último bolinho finalizou os cogumelos. Já estavam abrindo ontem no final da noite, mas resolvi esperar para deixar os chapéus bem abertos.
O resultado foi esse:
IMG_8116.JPGIMG_8118.JPG
IMG_8120.JPGIMG_8121.JPG

Assim que terminarem de secar, faço uma atualização aqui no diário, mostrando o peso total do cultivo.

Muito obrigado e espero que seus cultivos estejam indo bem.

Ps. @ExPoro segue o registro dos seis dias finais, com o intervalo de 24 horas a cada mudança:



Forte abraço a todos.


Edit:
Resultado do carimbo
IMG_8122.JPG
 
Última edição:
12.08.2020
Resultado do cultivo:


Aguardei sete dias passarem para os últimos cogumelos ficarem completamente secos e então fazer a pesagem.

IMG_8123.JPGIMG_8125.JPG


IMG_8126.JPGIMG_8128.JPG


IMG_8129.JPG
Flw...vlw... 👊 ;)
 
Salve @Abzû ! Parabéns pelo cultivo cara! E que belas flores essas em, uma alegria visual imensa.
Estou começando um cultivo de Puerto Rico agora e espero ter um pouquinho desse sucesso todo que você teve. Talvez eu abra um diário de cultivo em breve.
@Abzû como você fez para moe-los?
 
Bela produção @Abzû !
Gostaria de complementar a pergunta anterior, você mói seus cogumelos, e usa apenas para fazer chá?
Parabéns irmão sucesso 🍄👽
 
Bela produção @Abzû !
Gostaria de complementar a pergunta anterior, você mói seus cogumelos, e usa apenas para fazer chá?
Parabéns irmão sucesso 🍄👽
Opa, sim sim, chá pra mim é a forma que mais dá certo. Eu jogo na caneca a quantidade de água correspondente à chicara que vou beber e em seguida o cogu em pó. Esquento em fogo baixo (bem baixo baixo no começo, quase desligo a chama do fogão), em poucos minutos vou aumentando a chama aos poucos, antes de ferver já está pronto.

Ás vezes eu quero comer o pó com mel, mas as trips podem ficar mais intensas, devido à minha última assim com 5g vou dar um tempo nesse modo hehe, normalmente com 2 ou 3g do cogu em pó no chá tenho boas trips.
 
Back
Top