Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Psilocybe cubensis (Mexican Dutch King)

Diário de cultivo completo.
Saudações a todos os participantes,
esse é meu primeiro post aqui no forum, ''primeiro''cultivo, porque os de ''kit'' não conta, e gostaria de compartilhar informações sobre cultivo e experiencias. Tenho contato com diversos enteógenos a tempos, porem nunca havia experimentado cogumelos, e confesso que havia até um grande temor/respeito por ter ouvido diversas histórias quando mais jovem, sobre pessoas que após o uso de cogumelos ''desencadeavam'' surtos com sintomas psicopatológicos.

No verão de 2011, fui presenteado por um amigo com um ''kit de cultivo'' desses que tem na internet. Foi bem simples, e obtive alguns poucos cogumelos, porem mais que suficientes para alterar a consciencia como eu jamais havia experimentado.

file00009.jpg

Psilocybe cubensis B+
Comi cerca de 2,5g (secos) e após 40 minutos já sentia alguma alteração da percepção, após 2 horas, quando olhava para o céu, sentia que o mesmo estava próximo a minha face, como se as nuvens acariciassem o meu rosto, estava muito perto...sentia como se eu levanta-se naquele momento (estava sentado de pernas cruzadas) iria bater com a cabeça em alguma nuvem. Eu olhava para a lua, e imaginava que era o olho de uma espécie de dinossauro gigantesco.
Após 5 horas, estava de joelhos a praticar uma série de Asthanga Vinyasa, mas, quando joelhei e sentei sobre os calcanhares percebi que não era necessário a pratica, porque eu ja estava lá, já sentia aquele bem estar que vem junto com a prática do yoga...uma sensação de compaixão consigo, com a humanidade, agradecimento e integração do ser (quem pratica sabe do que eu estou falando, e quem toma cogumelos tambem hahaha)...porem eu não havia praticado, pelo contrário...havia tomado ''cogumelos psicodélicos'' (com certeza os Siddhas conheciam os poderes do ''Soma'' composto de basidiomicetos);
Resolvi que devia acompanhar todo o processo de interação, desenvolvimento atraves do cultivo e conhecer mais. Em uma rápida busca pela internet entendi que o forum Cogumelos Mágicos era um bom lugar para aprender. Comecei a frequentar o forum como visitante, e agora tive essa necessidade de compartilhar com voces o progresso desse cultivo, bem como espero obter a participação com sugestões de voces com informações sobre como melhorar o cultivo, e desenvolver bons frutos em simplesmente todos os aspectos.
Após essa decisão de conhecer um pouco mais e experimenta-los novamente, aqui estou.
Espero contribuição com a opinião de voces baseada nas experiencias que tiveram em seus cultivos.

Materiais Utilizados:
Panela de Pressão
8 Frascos Resistentes a Autoclave (6 de Vidro (Palmito, Geléia, Azeitona...), 1 de Porcelana (xícara de café) e 1 de Aço Inox (recipiente cirurgico para colocar algodão)
1kg Trigo
200gr de Vermiculita
10gr de Sustagem Proteína+Cálcio
1 Luva de Procedimento
1 Luva Estéril (usei a N 8)
3 Seringas Estéreis (duas de 20ml e uma de 5ml)
8 Agulhas Estéreis (70mm por 5cm de comprimento)
8 Papel Alumínio (15x15cm)
8 Filtros de Algodão (15x15cm)
1 Lamina de Bisturi Estéril
1/5 de Print de Esporos (Mexican Dutch King)
Digluconato de Clorexidina à 2% (solução tenso-ativa)
Pedaços de Fita Crepe de Identificação para Autoclavagem (usei a 3M-1222)
Pedaços de Barbante

2011-03-23 04.37.01.jpg

Manipulação
22/03/2011
Quebra da Dormencia:
Coloquei o trigo espalhado em uma bandeja de plastico (não esterilizada), 10gr de Sustagem Proteína+Cálcio, e adicionei água morna até cobrir os grãos. Durante o mesmo período, separadamente deixei os frascos e tampas tambem submersos somente em água, para quebrar a dormencia dos possíveis esporos bacterianos/fungicos de natureza diversa. Após as 24h retiro os frascos da submersão e tambem retiro o trigo colocando-o em uma peneira, coloco embaixo de uma torneira para enxaguar e retirar totalmente o Sustagem Proteína+Cálcio sobrando somente o trigo ''pré-cozido''. Senti ser necessário a retira total do Sustagem para não correr perigo de entupimento da válvula responsável pela vazão do vapor d'gua da panela. A proteína quando aquecida, sofre denaturação e consequente conformação, com os desdobramentos de suas estruturas terciárias e quaternária perdem sua função, sendo impossível de ser absorvida pelos grãos do trigo e aumentando potencialmente o risco de entupir a valvula da panela durante o processo de clavagem.

23/03
Limpeza:
Digluconato de Clorexidina diluído em água no chão, e puro em toda extensão da superfície onde serão manipulados os materiais. (Usei luvas de procedimento)
Substrato: Uma camada fina de vermiculita no fundo do frasco, uma camada grossa de trigo préviamente hidratado, por cima coloquei uma camada média de vermiculita, ''selando'' o substrato. Introduzi próximo de 150ml de água mineral em cada frasco. Após, pressionei uma Folha de Filtro de Algodão (15x15cm) contra a boca de cada frasco, amarrando com um Pedaço de Barbante de Algodão, e por ultimo, uma Folha de Alumínio (15x15cm) na boca de cada frasco.
Autoclavagem: Após 24h de submersão dos frascos e tampas, retirei da água e preparei os frascos com os substratos para serem esterilizados na Panela de Pressão. Utilizei a grade/suporte de ferro que sustenta as panelas na boca do fogão enrolado em um pano no fundo da panela para os frascos não quebrarem. O método escolhido foi o de ''esterilização fracionada'', sendo que comecei os processos de hidratação dos esporos e de autoclavagem praticamente juntos, portanto esse método me pareceu o mais adequado, pois seu término se dá conjugado com o término do processo de hidratação dos espóros.
Hidratação dos Esporos: Durante o mesmo período, primeiro ciclo de autoclavagem (1h30min); fervi 100ml de água mineral, e ao mesmo tempo, coloquei um recipiente de Polipropileno e uma pinça grande para ferver com água durante todo o ciclo inicial de clavagem. Ficaram fervendo durante 1h30min, uma panela de pressão(clavagem), 100ml de água mineral (veículo onde serão germinados os esporos) e um pequeno recipiente de polipropileno. No fim do período, primeiro ciclo de clavagem (1h30min), desligo a panela de pressão que esta fazendo a clavagem, desligo a água que fervia um recipiente de polipropileno(que servirá de recipiente para a água mineral com os espóros), e desligo a água mineral. Enquanto esfriava a água mineral, limpezei a superfície de manipulação, e quando já em temperatura ambiente, peguei com a pinça o recipiente de polipropileno e o coloquei na superficie limpa com Digluconato. Despejei a água mineral que havia sido fervida, dentro do recipiente, e comecei a abrir o carimbo de Mexican Dutch King.
Com uma lâmina estéril de bisturi, raspei cerca de 1/5 do carimbo na água dentro do recipiente de polipropileno com a água mineral já em temperatura ambiente, e por fim coloquei um copo maior que o recipiente com os espóros, por cima do mesmo, ''isolando-o'' provisóriamente. Deixei por 32h a fim de hidrata-los, no fim desse período com luvas e seringas esterilizadas, transferi a solução de esporos para dentro das seringas, e aguardei o resfriamento do ultimo ciclo de clavagem, necessário para a inoculação.

26/03
Inoculação: Após o esfriamento do ultimo ciclo de clavagem, limpei novamente o local de manipulação, procurei isolar as entradas e saídas de ar do local, posicionei as seringas com a solução de esporos próximas aos frascos a serem inoculados, assim como os band-aids, coloquei as luvas e...........as imagens dispensam palavras.

Antes
250320114162.jpg
Durante
250320114183.jpg
Depois
2011-03-23 04.40.54.jpg

Coloquei Band-Aid em todos os furos feitos com as agulhas(esterilizadas) para fazer a inoculação dos substratos. Agora devo aguardar a colonização.
Impressões: Fazer menos solução de esporos (seringas), Os grãos de trigo ficaram bem cozidos e escuros.
Perguntas: Alguem tem informações sobre esse print? Os grãos inoculados dentro dos frascos devem permanecer na luz ou no escuro?

2011-03-23 04.39.12.jpg 2011-03-23 04.38.16.jpg2011-03-23 04.40.39.jpg2011-03-23 04.42.47.jpg 20110323044007.jpg 20110323043903.jpg 250320114158.jpg

Agradeço toda a participação
 
Sucesso, hein!

Só não vi máscara no material? Não usou?? O local estava bem isolado?

Vá acompanhando e nos deixando participar! Parece ter feito tudo certinho!!
 
Um Salve ElDorado e um Salve a Toda Comunidade dos Cogumelos Mágicos

Continuando...

Dia 26/03 os frascos com substratos inoculados por espóros, foram deixados os com baixa renovação de oxigenio por tamponamento com filtro de algodão, a tampa de metal com 6 furos pequenos cada tampa e uma folha de alumínio. Os frascos ficaram expostos a luz natural durante 9 dias sobre 18ºC(exterior), média baseada nas variações de temperatuda dos dias. Foram 9 dias até ser observado o crescimento de micélio dentro dos frascos.

Dia 04/04 Observação do crescimento do micélio e mudança de ambiente, transferindo os frascos inoculados por esporos que estavam expostos a luz natural e com média de 18ºC(Exterior), foram mudados de ambiente e colocados ao abrigo da luz e mantidos em 22ºC (constantes).

aimg811.imageshack.us_img811_4594_040420114277.jpgaimg541.imageshack.us_img541_325_040420114281.jpg

Dia 10/04
Montagem e Estudo do Ambiente


"Organizer" de 60 litros com bomba de ar de saída dupla máxima de 3,5 litro/minuto (operando a 1,5 litros/minuto) para a admissão de ar para dentro do "terrário".

aimg849.imageshack.us_img849_3934_20110410031942.jpg

Fervi 4 litros de água mineral e dividi os 4 litros após o resfriamento em dois recipientes, que foram muito bem lavados com digluconato de clorexidina à 2% antes de serem utilizados. Com 2 litros de água em cada recipiente, coloquei um borbulhador da bomba de ar em cada recipiente, criando a ''pressão possitiva'' desejada dentro do terrário.
aimg339.imageshack.us_img339_6849_20110410031953.jpgCooler ''ductado'' e tamponado por filtros de algodão e microporo hospitalar para impedir a entrada de contaminantes e ter como função a retirada do ar saturado. (média de vazão ainda em estudo)

aimg824.imageshack.us_img824_2706_20110410032040.jpgaimg40.imageshack.us_img40_7276_20110410032103.jpg

Sucesso, hein!

Só não vi máscara no material? Não usou?? O local estava bem isolado?

Vá acompanhando e nos deixando participar! Parece ter feito tudo certinho!!

O local estava completamente limpo e fechado, a mascara e a touca são itens a serem inclusos na próxima inoculação. Agradeço a sugestão

Dia 12/04
aimg194.imageshack.us_img194_9811_20110412160001.jpgaimg40.imageshack.us_img40_7241_20110412160010.jpgaimg33.imageshack.us_img33_517_20110412160115.jpgaimg856.imageshack.us_img856_4529_20110412163518.jpgaimg690.imageshack.us_img690_4408_20110412163534.jpgaimg811.imageshack.us_img811_6066_20110412163543.jpgaimg25.imageshack.us_img25_2974_20110412163634.jpgaimg694.imageshack.us_img694_8411_20110412163720.jpg

Impressões: após mudar os frascos inoculados de local, percebi que colonizaram muito rapidamente grande porção do substrato.
Pergunta: existe algum método ''caseiro'' de construir um instrumento capaz de medir a umidade aproximada dentro do terrário?
 
Nossa, maninho!
Não deixou incubar no escuro? Fiquei meio confuso. Até onde sei, a fase de incubação do bolo ou spawn deve ser no escuro, temperatura, umidade e CO2 mais altos.

Esses potes tão meio estranhos, principalmente a última foto. Parece que tem uma gosma amarelada junto.
Pode ser só impressão minha, já que nada sei.
Tem algum cheiro exalando?

Tô só tentando entender, não desespere.

Tamo juntos nessa e logo aparece algum dos mestres pra matar a pau a questão (se é que há alguma.... :oops:)!!!! :)
 
Nossa, maninho!
Não deixou incubar no escuro? Fiquei meio confuso. Até onde sei, a fase de incubação do bolo ou spawn deve ser no escuro, temperatura, umidade e CO2 mais altos.

Esses potes tão meio estranhos, principalmente a última foto. Parece que tem uma gosma amarelada junto.
Pode ser só impressão minha, já que nada sei.
Tem algum cheiro exalando?

Tô só tentando entender, não desespere.

Tamo juntos nessa e logo aparece algum dos mestres pra matar a pau a questão (se é que há alguma.... :oops:)!!!! :)
Em relação a exposição a luz, li alguns posts do Maurício que relata sua experiencia desmistificando mitos antigos sobre micologia...e que não percebia em seus inúmeros cultivos, a influencia da exposição a luz enquanto esta em período de incubação...Porem aqui, eu percebi que ao mudar os frascos para o abrigo da luz e aumento da temperatura, percebi que eles se desenvolveram mais rápido. O cheiro esta aquele característico de micélio...nem medicinal nem azedo ou adocicado....a gosma é que os graõs do trigo cozinharam demais acredito que em decorrencia da esterilização fracionada(a tal ''tindalização'')...
Valeu a participação sang
 
Se não ficar com cheiro de bactéria e a gosma não piorar, tá tudo certo. É que uma vez perdi de bobeira uma seringa de Albino nuns potes com sementes de pássaros que tinham ficado com esse aspecto. Mas o cheiro de estragado ficou insuportável...

Agora que vi que usou: acho que o selo de vermiculita é só para bolo PF e a tindalização só para grãos mais duros, não sei.

Sei lá. Tô levantando questões para aproveitar e aprender junto. :whistle:

Estou aqui torcendo pra ver os frutos do trabalho! :eba:
 
Se não ficar com cheiro de bactéria e a gosma não piorar, tá tudo certo. É que uma vez perdi de bobeira uma seringa de Albino nuns potes com sementes de pássaros que tinham ficado com esse aspecto. Mas o cheiro de estragado ficou insuportável...

Agora que vi que usou: acho que o selo de vermiculita é só para bolo PF e a tindalização só para grãos mais duros, não sei.

Sei lá. Tô levantando questões para aproveitar e aprender junto. :whistle:

Estou aqui torcendo pra ver os frutos do trabalho! :eba:

Maaasssa...são bons conselhos esses....o lance dos grãos duros e da vermiculita ;)
 
Essa gosma vai impedir a colonização em parte dos frascos. O micélio não vai conseguir penetrar e acho que infelizmente há até boa chance de contaminar.

Tem uma data de 26/04 lá em cima. Não seria 26/03?
 
Essa gosma vai impedir a colonização em parte dos frascos. O micélio não vai conseguir penetrar e acho que infelizmente há até boa chance de contaminar.

Tem um data de26/04 lá em cima. Não seria 26/03?

Tem razão Ecuador....por não haver pervasão do oxigenio entre os grãos do substrato, existe grande risco dessas regiões do frasco (''parede'' do vidro'', local que retem maior caloria, e consequente hiperhidratação e rompimento dos grãos) serem contaminadas por não haver espaço para as hifas se expandirem, mas estou atento e na medida do possível vou mantendo o post atualizado para que possam me ajudar nesse caminho do cultivo...Acredito por ter sido muito bem esterilizado e conservado, tenho chances ainda de conseguir algum substrato colonizado e saudável.... O post com a informação imprecisa Ecuador, ja foi editado e corrigido, agradeço o discernimento.
Agradeço a todos os que participam do tópico e tambem aqueles que fazem desse forum um grande acervo de informações sobre micologia e seu desenvolvimento no Brasil.
 
Vai ser difícil tirar uma porção boa para avançar no cultivo.
O erro foi colocar 150 ml de água dentro do pote, os grãos na parte de cima ficaram no ponto , os grãos abaixo ficaram com o excedente de água e viraram minguau.
Você poderia colocar menos água, 50 ml, numa nova tentativa, porém o mais certo seria colocar o trigo já pré cozido, para não restar água no fundo.
Trigo é um grão macio, então só ferva para hidratar, ficando "ao dente" , durante a esterilização os grãos amolecerão mais.
 
po kra parece q eles estao afogados!!! parece meu primeiro cultivo rs(e alguns potes do segundo tb) ; nao, o seu foi melhor ate vai..
vc tem tdo os materiais pra dar mais q certo, so tentar denovo =] (ou divirta-se tentando isolar um micelio pra usar como inoculo) ^^
limpa tdo e mãos a obra!
 
Achei estranho quando vc disse que injetou 150 ml de água no pote,continuei a ler o diário e la em baixo nas fotos vi o deslize,o substrato esta muito molhado,o micélio se sente fraco pra avançar...

Tem muitos potes,nao desiste. Crusa os dedos e segue firme.
 
Passando para agradecer a troca de experiencias dos usuários em seus cultivos, e aproveitando para atualizar o tópico com novas informações sobre o progresso do cultivo que iniciei dia 22/03, e tambem o progresso de uma nova esterelização de frascos de substratos e consequente inoculação realizada no dia 17/04.

Levando em consideração a colocação dos participantes Ecuador, Maurício, Kleber, ElDorado e Paulo Rambo em relação aos grãos estarem ''hipercozidos'' e úmidos, resolvi que devia tomar providencias e de alguma maneira aproveitar os grãos e a parte do substrato colonizado, buscando diminuir sua umidade ''triturando'' a massa de trigo demasiadamente cozido, em muitas partes com um instrumento esterilizado(colher de alumínio).

dia 17/04
Após o resfriamento das fôrmas (assadeiras) e da colher; coloquei os objetos esterilizados na superfície, com o instrumento de alumínio em mãos, comecei abrir os frascos, e com o instrumento esterilizado a ''triturar'' em muitas partes os grãos ''hipercozidos'' e úmidos que estavam agregados, com alguma parte dos grãos que conseguiram ser colonizados, despejando dentro das formas préviamente esterilizadas, os graõs ficando bem distribuídos, distribuindo o excesso de úmidade(não colonizados), com partes trituradas de substrato saudável (colonizados), aumentando a aeração entre os grãos, distribuição da umidade contida nos grãos e partes de micélio saudável.

Coloquei as formas dentro da ''Organizer'' de 60 litros préviamente limpa com digluconato de clorexídina. As formas com os grãos foram mantidas no escuro, e sem renovação do oxigenio; a troca de ar era realizada somente por cinco furos tamponados por três camadas de filtros de algodão presentes na tampa da organizer.

Ao mesmo tempo que realizava essas etapas descritas acima, tambem realizei a esterilização de diversos grãos em 26 frascos com filtros tamponados (20 frascos com tampa de metal, e 6 apenas com filtros).Os grãos esterilizados, foram um misto de arroz integral, canjiquinha, milho, quínoa, soja e trigo. Alguns só determinado grão, outros somente misturados, minha intenção é observar por qual dos grãos, os bastonetes se desenvolvem melhor baseadas nas condições e materiais descritos.

Após o resfriamento total dos frascos, todos foram inoculados por cerca de 1/4 de espóros hidratados de Mexican Dutch King.
2011-04-17 19.09.20.jpg
Os frascos que não possuíam tampa de metal (somente a dupla camada de filtro de algodão) foram guardados em uma organizer de 15litros, todos foram guardados ao abrigo da luz com 23graus em média.

dia 25/04
ao abrir a tampa da organizer de 60litros, me deparei com essa cena:
C360_2011-04-25 12-32-12.jpgC360_2011-04-25 12-31-45.jpgC360_2011-04-25 12-30-57.jpg

Os grãos que estavam ''afogados'' nos frascos, foram ''triturados'', desagregados e retirados dos frascos por instrumento esterilizado(colher) e depositados em formas esterilizadas(assadeiras) foram completamente colonizados 9 dias após sua trasferencia, dos frascos e colocados em quarentena nas formas e dentro da organizerde 60litros (terrário).

Após a completa colonização, liguei a luz, o borbulhador com dupla saída e o cooler para retirada do ar...e em dois dias foi observada a formação de alguns cogumelos jovens, que hoje, dia 27/04, foram retirados para preparar o micélio para a colocação da camada de casing de pinus esterilizada, como a função de prover umidade ao micélio .

dia 27/04
2011-04-17 16.41.44.jpg
Esterilizei 500gr. de casca de pinus triturada, e após seu completo refriamento, as cascas trituradas estavam levemente úmidas, alguns cogumelos médios (cerca de 5) foram retirados, e despejei as cascas de pinus que foram usadas para uma camada de casing.
Após cinco dias, espero observar a colonização dessa camada de casing pelo micélio.

Ao mesmo tempo que esterilizava as cascas de pinus triturada, eu resolvi dar uma observada nos 26 frascos que eu havia inoculado no dia 17/04 - Início do Segundo Cultivo!!!
2011-04-25 12.03.59.jpg

dia 28/04
2011-04-29 14-00-30.879.jpg

dia 29/04
O casing de micélio do primeiro cultivo, foi colonizado, e a cobertura de pinus ofereceu umidade adequada para a frutificação.
2011-04-28 13-39-14.025.jpg

dia 30/04
B-5702.jpg

Impressões
Foi essencial retirar os grãos do primeiro cultivo que estavam ''hipercozidos'' e ''tritura-los'' despejando-os nas fôrmas de mini-bolo e forma de pão esterilizadas. Após a transferencia do substrato que estavam nos frascos, para as fôrmas(assadeiras), as partes colonizadas do substrato foram trituradas juntos com os grãos que estavam muito úmidos e cozidos, que em quarentena dentro da organizer de 60litros conseguiram colonizar 100% do substrato que anteriormente estava afogado.

Acredito que ao ''triturar'' o substrato e as partes colonizadas saudáveis de micélio, grãos que tinham caracteristicas gregárias por demasiado cozimento, com sua separação por meio de instrumento e recipiente esterilizado, ganharam nova distribuição e pervasão de oxigênio entre os grãos.
Após a completa colonização observei que ao ligar a luz, o borbulhador e o cooler, os pins e consequentes cogumelos, desenvolveram-se muito rapidamente em cerca de dois dias.

1º Tentativa de Cultivo - Os 8 frascos que foram inoculados no dia 22/03, o conteúdo(substrato demasiado cozido e úmido) dos 8 frascos foram transferidos para fôrmas(assadeiras) e ''triturados''no dia 17/04, no dia 25/04 o substrato antes demasiado cozido e úmido agora esta 100% colonizado, hoje dia 27/04, foi adicionada uma camada de pinus, aguardo a colonização da camada.

2º Tentativa de Cultivo - Os 26 frascos que foram inoculados no dia 17/04, 20 frascos estão com desenvolvimento do micélio estável e progredindo com rapidez...
6 frascos que não possuíam tampa de metal (somente duas camadas finas de filtro de algodão) e que foram guardados na organizer de 15 litros, todos foram contaminados por Trichoderma, e por motivos óbvios foram descartados.

Obs: desculpem as diferentes propriedades e exposições das imagens, foi necessária a experiencia para a melhor adequação.
 
Parabéns tranoulis,deu pra montar os casing's sem nenhum contaminação no momento

Esses seus útimos copos inoculados ja estão bem diferentes daqueles la em cima heim,da pra ver que esses a umidade ta bem legal.

Aqueles pins surgiram na fase de incubação? se foi isso não é de se surpreender!, uma vez ou outra eu me deparava com os Mex pinando na incubação. Eles tambem se saem bem em temperaturas mas altas...
 
Parabéns tranoulis,deu pra montar os casing's sem nenhum contaminação no momento

Esses seus útimos copos inoculados ja estão bem diferentes daqueles la em cima heim,da pra ver que esses a umidade ta bem legal.

Aqueles pins surgiram na fase de incubação? se foi isso não é de se surpreender!, uma vez ou outra eu me deparava com os Mex pinando na incubação. Eles tambem se saem bem em temperaturas mas altas...

Com certeza kleber, seguindo as respostas de todos, coloquei menos água nesses novos frascos...porem ainda em alguns frascos ficou evidente que não ficaram cozidos de maneira uniforme e ''al dente'', porem ficou melhor que os primeiros frascos. Em um próximo cultivo irei seguir a técnica sugerida por Maurício de pré-cozimento para experimentação.

No dia 17/04, quando resolvi ''triturar'' os substratos afogados, quebrando a massa pastosa de grãos hipercozidos e partes saudáveis do micélio, ao abrir as tampas e a retirada dos filtros dos frascos, me deparei com alguns cogumelos quase tocando a tampa de metal dos frascos, desenvolvendo-se entre a superfície do substrato e a tampa do frasco...e percebi que o micélio e os cogumelos desenvolveram-se mais rápido após eu mudar os frascos de local, mudando a temperatura de 18, para 22graus. Preciso aumentar a temperatura, porem ainda não adquiri nem desenvolvi um dispositivo para a finalidade, mas é um item da lista de aquisições, um instrumento de medida, termohigrometro, e um dispositivo termoestático adequado.
 
Após o 1º fluxo (143gr. pós colheita) e algumas melhorias no terrário, estou passando para atualizar o tópico.
E que venha o 2ºfluxo
B-2715.jpg

Hoje,dia 06/05, e essas são as condições de cultivo...

Impressões:
Inoculei em meu primeiro cultivo por via de espóros (23/03), cerca de 8 frascos, que por inexperiencia ficaram com excesso de água nos frascos, ''afogando'' o substrato de trigo e consequentemente enfraquecimento do micélio.
Com a constatação do excesso de água nos frascos por usuários mais experientes aqui do forum (meu agradecimento), decidi abrir os frascos e fazer ''casing'', camadas com o substrato, condicionei em ambiente propício a colonização do substrato (baixa renovação do oxigênio e ao abrigo da luz) após a regeneração do micélio, coloquei uma camada de casca de pinus e novamente aguardei a regeneração do micélio.
Após a total colonização da camada, coloquei no terrário com as condições adequadas para a frutificação (grande renovação de oxigênio, saturação da úmidade e exposição a luz difusa). Após 3 dias, colhi 143gr. e ontem 05/05, hidratei o micélio submergindo-o em água mineral com 3% de peróxido de hidrogênio diluído na água, após 3 min. escorri toda a água e agora aguardo o 2º fluxo.

Inoculei em meu segundo cultivo por via de espóros (17/04), cerca de 26 frascos, 6 frascos contaminaram e o restante esta em aproximadamente com 90% dos grãos do substrato já colonizado, aguardando para desenvolver um novo terrário e fazer as camadas e induzir a frutificação.

Percebi que os frascos no periodo de colonização, se forem herméticos, mais rápida será a colonização. E percebi que na fase frutífera, se houver baixa renovação do oxigênio, em cerca de 1hora são observados diversos abortos.
Os frutos dessa variedade (Mexican Dutch King) são bem grandes e pesados em comparação ao B+.
 
Bom que conseguiu contornar os problemas! Parabéns!:)
Nao tem foto dos cogumelos crescidos?

Sucesso!
 
Bom que conseguiu contornar os problemas! Parabéns!:)
Nao tem foto dos cogumelos crescidos?

Sucesso!

Valeu sang...Antes de colher o 1º fluxo eu não tirei foto...a foto do 1º fluxo que tenho é a do dia 30/04 somente.
Dias atrás, instalei uma camera pinhole de 1,3mp dentro do terrário com a intensão de fazer um vídeo com a técnica de time-lapse, em breve passo o link do vídeo.
 
Boa sorte. Essa técnica é muito boa para visualizar cultivos.
 
Back
Top