Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Psilocybe cubensis (Mexican Dutch King)

Diário de cultivo completo.
Saudações a todos os participantes,
esse é meu primeiro post aqui no forum, ''primeiro''cultivo, porque os de ''kit'' não conta, e gostaria de compartilhar informações sobre cultivo e experiencias. Tenho contato com diversos enteógenos a tempos, porem nunca havia experimentado cogumelos, e confesso que havia até um grande temor/respeito por ter ouvido diversas histórias quando mais jovem, sobre pessoas que após o uso de cogumelos ''desencadeavam'' surtos com sintomas psicopatológicos.

No verão de 2011, fui presenteado por um amigo com um ''kit de cultivo'' desses que tem na internet. Foi bem simples, e obtive alguns poucos cogumelos, porem mais que suficientes para alterar a consciencia como eu jamais havia experimentado.

file00009.jpg

Psilocybe cubensis B+
Comi cerca de 2,5g (secos) e após 40 minutos já sentia alguma alteração da percepção, após 2 horas, quando olhava para o céu, sentia que o mesmo estava próximo a minha face, como se as nuvens acariciassem o meu rosto, estava muito perto...sentia como se eu levanta-se naquele momento (estava sentado de pernas cruzadas) iria bater com a cabeça em alguma nuvem. Eu olhava para a lua, e imaginava que era o olho de uma espécie de dinossauro gigantesco.
Após 5 horas, estava de joelhos a praticar uma série de Asthanga Vinyasa, mas, quando joelhei e sentei sobre os calcanhares percebi que não era necessário a pratica, porque eu ja estava lá, já sentia aquele bem estar que vem junto com a prática do yoga...uma sensação de compaixão consigo, com a humanidade, agradecimento e integração do ser (quem pratica sabe do que eu estou falando, e quem toma cogumelos tambem hahaha)...porem eu não havia praticado, pelo contrário...havia tomado ''cogumelos psicodélicos'' (com certeza os Siddhas conheciam os poderes do ''Soma'' composto de basidiomicetos);
Resolvi que devia acompanhar todo o processo de interação, desenvolvimento atraves do cultivo e conhecer mais. Em uma rápida busca pela internet entendi que o forum Cogumelos Mágicos era um bom lugar para aprender. Comecei a frequentar o forum como visitante, e agora tive essa necessidade de compartilhar com voces o progresso desse cultivo, bem como espero obter a participação com sugestões de voces com informações sobre como melhorar o cultivo, e desenvolver bons frutos em simplesmente todos os aspectos.
Após essa decisão de conhecer um pouco mais e experimenta-los novamente, aqui estou.
Espero contribuição com a opinião de voces baseada nas experiencias que tiveram em seus cultivos.

Materiais Utilizados:
Panela de Pressão
8 Frascos Resistentes a Autoclave (6 de Vidro (Palmito, Geléia, Azeitona...), 1 de Porcelana (xícara de café) e 1 de Aço Inox (recipiente cirurgico para colocar algodão)
1kg Trigo
200gr de Vermiculita
10gr de Sustagem Proteína+Cálcio
1 Luva de Procedimento
1 Luva Estéril (usei a N 8)
3 Seringas Estéreis (duas de 20ml e uma de 5ml)
8 Agulhas Estéreis (70mm por 5cm de comprimento)
8 Papel Alumínio (15x15cm)
8 Filtros de Algodão (15x15cm)
1 Lamina de Bisturi Estéril
1/5 de Print de Esporos (Mexican Dutch King)
Digluconato de Clorexidina à 2% (solução tenso-ativa)
Pedaços de Fita Crepe de Identificação para Autoclavagem (usei a 3M-1222)
Pedaços de Barbante

2011-03-23 04.37.01.jpg

Manipulação
22/03/2011
Quebra da Dormencia:
Coloquei o trigo espalhado em uma bandeja de plastico (não esterilizada), 10gr de Sustagem Proteína+Cálcio, e adicionei água morna até cobrir os grãos. Durante o mesmo período, separadamente deixei os frascos e tampas tambem submersos somente em água, para quebrar a dormencia dos possíveis esporos bacterianos/fungicos de natureza diversa. Após as 24h retiro os frascos da submersão e tambem retiro o trigo colocando-o em uma peneira, coloco embaixo de uma torneira para enxaguar e retirar totalmente o Sustagem Proteína+Cálcio sobrando somente o trigo ''pré-cozido''. Senti ser necessário a retira total do Sustagem para não correr perigo de entupimento da válvula responsável pela vazão do vapor d'gua da panela. A proteína quando aquecida, sofre denaturação e consequente conformação, com os desdobramentos de suas estruturas terciárias e quaternária perdem sua função, sendo impossível de ser absorvida pelos grãos do trigo e aumentando potencialmente o risco de entupir a valvula da panela durante o processo de clavagem.

23/03
Limpeza:
Digluconato de Clorexidina diluído em água no chão, e puro em toda extensão da superfície onde serão manipulados os materiais. (Usei luvas de procedimento)
Substrato: Uma camada fina de vermiculita no fundo do frasco, uma camada grossa de trigo préviamente hidratado, por cima coloquei uma camada média de vermiculita, ''selando'' o substrato. Introduzi próximo de 150ml de água mineral em cada frasco. Após, pressionei uma Folha de Filtro de Algodão (15x15cm) contra a boca de cada frasco, amarrando com um Pedaço de Barbante de Algodão, e por ultimo, uma Folha de Alumínio (15x15cm) na boca de cada frasco.
Autoclavagem: Após 24h de submersão dos frascos e tampas, retirei da água e preparei os frascos com os substratos para serem esterilizados na Panela de Pressão. Utilizei a grade/suporte de ferro que sustenta as panelas na boca do fogão enrolado em um pano no fundo da panela para os frascos não quebrarem. O método escolhido foi o de ''esterilização fracionada'', sendo que comecei os processos de hidratação dos esporos e de autoclavagem praticamente juntos, portanto esse método me pareceu o mais adequado, pois seu término se dá conjugado com o término do processo de hidratação dos espóros.
Hidratação dos Esporos: Durante o mesmo período, primeiro ciclo de autoclavagem (1h30min); fervi 100ml de água mineral, e ao mesmo tempo, coloquei um recipiente de Polipropileno e uma pinça grande para ferver com água durante todo o ciclo inicial de clavagem. Ficaram fervendo durante 1h30min, uma panela de pressão(clavagem), 100ml de água mineral (veículo onde serão germinados os esporos) e um pequeno recipiente de polipropileno. No fim do período, primeiro ciclo de clavagem (1h30min), desligo a panela de pressão que esta fazendo a clavagem, desligo a água que fervia um recipiente de polipropileno(que servirá de recipiente para a água mineral com os espóros), e desligo a água mineral. Enquanto esfriava a água mineral, limpezei a superfície de manipulação, e quando já em temperatura ambiente, peguei com a pinça o recipiente de polipropileno e o coloquei na superficie limpa com Digluconato. Despejei a água mineral que havia sido fervida, dentro do recipiente, e comecei a abrir o carimbo de Mexican Dutch King.
Com uma lâmina estéril de bisturi, raspei cerca de 1/5 do carimbo na água dentro do recipiente de polipropileno com a água mineral já em temperatura ambiente, e por fim coloquei um copo maior que o recipiente com os espóros, por cima do mesmo, ''isolando-o'' provisóriamente. Deixei por 32h a fim de hidrata-los, no fim desse período com luvas e seringas esterilizadas, transferi a solução de esporos para dentro das seringas, e aguardei o resfriamento do ultimo ciclo de clavagem, necessário para a inoculação.

26/03
Inoculação: Após o esfriamento do ultimo ciclo de clavagem, limpei novamente o local de manipulação, procurei isolar as entradas e saídas de ar do local, posicionei as seringas com a solução de esporos próximas aos frascos a serem inoculados, assim como os band-aids, coloquei as luvas e...........as imagens dispensam palavras.

Antes
250320114162.jpg
Durante
250320114183.jpg
Depois
2011-03-23 04.40.54.jpg

Coloquei Band-Aid em todos os furos feitos com as agulhas(esterilizadas) para fazer a inoculação dos substratos. Agora devo aguardar a colonização.
Impressões: Fazer menos solução de esporos (seringas), Os grãos de trigo ficaram bem cozidos e escuros.
Perguntas: Alguem tem informações sobre esse print? Os grãos inoculados dentro dos frascos devem permanecer na luz ou no escuro?

2011-03-23 04.39.12.jpg 2011-03-23 04.38.16.jpg2011-03-23 04.40.39.jpg2011-03-23 04.42.47.jpg 20110323044007.jpg 20110323043903.jpg 250320114158.jpg

Agradeço toda a participação

dia 01/05

Colheita no dia do trabalhador...
frutos do trabalho. 1º Fluxo
C360_2011-05-01 05-26-50.jpg C360_2011-05-01 05-27-03.jpg

Após o primeiro fluxo, aguardei dias a espera de nós hifais e primórdias do 2º fluxo, o que não ocorreu...

Resolvi manipular a camada de pinus que já estava formada como nas imagens anteriores, então raspei a camada superfícial de pinus que estavam claramente favorecendo o tropismo por Trichoderma. Diferente do cultivo em camadas, queria experimentar atraves da observação, o desenvolvimento do fungo por meio do ''bolo''.
C360_2011-05-07 14-36-09.jpg

Com objeto cortante, cortei o ''bolo'' de micélio em diversas partes menores, coloquei em um recipiente de Polipropileno ao resguardo da luz. Aguardei a rede micelial ganhar densidade, o que ocorreu em 3 dias...

Após 3 dias em quarentena, o bolo mostrou sinais de desenvolvimento formando nós hifais.

Hoje, dia 14/05, e essas são as condições do cultivo.
B-4735.jpg

Acho que não são contaminantes. São as manchinhas normais do fungo. No crescimento, elas desaparecem.

dia 17/05
C360_2011-05-17 02-52-09.jpg C360_2011-05-17 02-51-52.jpg

Time Lapse

A música está presente no album Markendeya, de Marcus Berg & Svartrot, Kär-Lek composição de Mauritz Tistelö

Anexos

• Ka¨r-Lek.zip
    4.1 MB · Visualizações: 10
Arrume mais algumas fotos dessa qualidade por favor, Andreas.

Só temos três fotos dessa strain no guia.

Andreas, qual tipo de termostato você utilizou?

Dá para ver no time-lapse.

Arrume mais algumas fotos dessa qualidade por favor, Andreas.

Só temos três fotos dessa strain no guia.

Ecuador, espero que possam ser úteis.
2011-05-19 14.54.48.jpg2011-05-19 14.55.34.jpgC360_2011-05-17 17-31-32.jpg 2011-05-19 14.53.17.jpg2011-05-19 14.53.25.jpg

Andreas, qual tipo de termostato você utilizou?

Dá para ver no time-lapse.

Como necessitava de luz para a captura dos quadros (640x480), indução à frutificação, controle da temperatura e saturação da umidade por evaporação, instalei 4 socket's de lampadas (cada uma com 7 watts). Acredito que a imagem pode explicar melhor.

2011-05-19 16.35.56.jpg

Aqui na minha região existe variações bruscas de temperatura durante o dia(de 12 à 24ºC no outono). No terrário dependendo da necessidade térmica eu posso acender cada lampada de maneira independente, sendo que cada lampada é capaz de gerar aproximadamente 1,5ºC.

Hmmm.. nhami nhami!! :)

Parabéns! Lindos cogus, é de dar água na boca! :D

Vou colocar no verbete da strain nesse fim desemana.

Grato.

Dia 20/05
Aproveitando algumas partes do micélio, decidi experimentar o cultivo outdoor para visualizar o desenvolvimento dos frutos.
Segue as imagens do cultivo
2011-05-28 13.20.38.jpg2011-05-28 13.21.03.jpg2011-05-28 13.20.54.jpg

Impressões:
O cultivo outdoor possui maior custo/benefício em relação ao cultivo indoor. No cultivo outdoor os frutos são mais numerosos e aparentam maior potencia em relação aos frutos provenientes do cultivo indoor.

O cultivo outdoor não necessita demasiada ''manutenção'' do cultivo, sendo menor os custos relacionados. Os frutos do cultivo outdoor parecem possuir mais água em sua composição, por consequencia, demoram um pouco mais para serem secados completamente.
O único ''problema'' do cultivo outdoor em relação ao indoor, é que no cultivo outdoor é mais trabalhoso fazer a limpeza dos cogumelos após a colheita (ficam cheios de terra úmida, recomendo um pincel para a limpeza).

Back