Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Primeiro cultivo

Diário de cultivo completo.
Olá, seres,

Estou reunindo os materiais para iniciar meu primeiro cultivo já na próxima semana. Tenho esporos de algumas strains, e devo iniciar com MDK e/ou Puerto Rican.

O plano é começar com apenas 4 bolos PF para não estragar todos os meus esporos de uma só vez, em caso de insucesso.
Penso também em tentar duas técnicas diferentes na hora da frutificação: dois bolos em casing e dois apenas selados com vermiculita (dunk and roll).

Por ora, uma dúvida: posso "fatiar" os bolos antes de colocá-los no casing para pinagem? Exemplo: dividir um bolo em dois, horizontalmente, aumentando a superfície de contato do bolo com o substrato do casing. Esse corte traria algum prejuízo para o micélio consolidado? Posso ter mais/menos frutos com esse procedimento?

Sei que me adianto nessa questão, mas quero planejar bem o que farei com cada bolo para minimizar surpresas e acidentes de percurso. Até sexta-feira espero ter os bolos já inoculados e na incubadora.

Estou aberto a todo tipo de comentários e sugestões.
Obrigado pela atenção.
 
Trago mais fotos dos bolos no terrário.


View attachment 88892
Esse Golden Teacher está com dois mini cogumelos que me parecem abortos pela coloração escura, mas parece que eles continuam crescendo, devagar... é isso mesmo ou to viajando? Eles surgiram entre sábado e domingo. O terceiro, menor, apareceu esta noite.

View attachment 88893
Este no balde é um dos Puerto Rican que pinaram dentro do copo. Abortos?

View attachment 88894
Outro Puerto Rican que pinou no copo. Vai que vai?

Os dois casings -- um de spawn de milho, outro um bolo menor inteiro -- ainda não pinaram. Hipóteses?

Há como evitar ou reduzir a incidência de abortos?



Salve a todos!



Os frutos em 1 no máximo 2 dias estão completos. Esses amassados (pelo copo) vão ficar assim mesmo, pode recolher. Se há incidência de abortos é problemas nos teus parâmetros (temperatura, umidade, quantidade de água no substrato, etc).

.
 
parece que eles continuam crescendo, devagar

Se estão crescendo, mesmo devagar, não abortaram. A cabeça preta é um indicador, no caso de dúvida com a observação comparativa.

pinou no copo

Se pinou no copo, eu normalmente colho o que dá pra aproveitar e jogo fora o resto. Não deixo os pinos que surgiram no copo crescerem. Mas vamos ver no que dá, vai ser interessante um cogumelo meio achatado, meio normal :D.

Há como evitar ou reduzir a incidência de abortos?

Sim, reduzir. Só manter o melhor possível os parâmetros de umidade, troca de gases e temperatura.

Creio que para redução de abortos, destes parâmetros, o mais interessante seja a melhoria da troca de gases após a pinagem. Mas não sei afirmar com certeza. :coffee:
 
Fala pessoal, primeiramente obrigado pela atenção que têm dado a esse diário um tanto enfadonho, reconheço :p

Nos últimos dois dias pude abanar os terrários mais vezes e percebi que isso fez uma diferença legal no crescimento dos pins. Cheguei a abanar 5 vezes por dia, borrifando umas 3 vezes para manter a umidade.

IMG_2543.JPG IMG_2544.JPG

Pelo andar da coisa não sei se algum vai chegar à maturidade, abrir o chapéu etc. Seria uma dádiva, gostaria de fazer pelo menos um carimbo, mas já estou bastante grato pelos meus pins.

Aqueles dois do bolo de GT, que realmente abortaram (alucinei que estavam crescendo), colhi e estão secando. Os dois pins de Puerto Rican que surgiram ainda no copo também estagnaram. Colhi essa manhã e os ingeri com um pouco de suco de laranja no desjejum, só para abrir um brilho neste dia de folga. :D

PS: os cogus parecem pretos porque fiz sombra na hora da foto. Nenhum desses abortou, ainda.
 
Os meninos estão crescendo. Os Puerto Rican do balde azul parece que já abriram o chapéu, é isso mesmo? Aparentemente sem esporos? Vou colher hoje, tá na hora?
IMG_2551.JPGIMG_2552.JPG

No outro Puerto Rican, quase cogitei fazer a palafita-tek que surgiu num diário por aqui. Vários crescendo por baixo.
IMG_2557.JPG

O bolo de Ecuador está no terrário há 5 dias, e só começou a dar sinais de pinagem hoje, depois de 2 dias de ventilação mais frequente (4 ou 5 vezes/dia).
IMG_2558.JPG

O mesmo se deu com bolo de Ecuador que está no casing. Só começou a pinar e crescer nos últimos dias de areação intensa.
IMG_2553.JPG

O GT no mesmo terrário deu aqueles dois abortos e esse cogumelo na foto. Hoje sugiram dois pins, também visíveis na imagem.
IMG_2555.JPG

Já o spawn de milho não deu nada, e parece que não vai dar. Sugestões?
IMG_2554.JPG
 
Seus cogumelos estão prontos para a colheita. Se quiser carimbar, espere abrir mais que isso, senão já pode colher. Na verdade é até melhor, porque não
vai esporular no micélio.
Sobre o spawn, spawn é o nome que se dá aos grãos colonizados. O que fez com o spawn? Um casing ou um bulk?
 
Pessoal, criando um post à parte só para agradecer toda a ajuda que recebi neste cultivo, que está em andamento mas já considero bem sucedido com a primeira colheita de frutos maduros.

IMG_2566.JPG

Esses aí deram 4.9g. Tem mais uns 4 do mesmo bolo que colherei esta noite. Um cogumelo, o maior, vou carimbar.

Enfim, valeu CM, sem vocês eu não teria podido.
 
Orras, fiquei preocupado com o fórum, perguntando cadê :bigode:

Mas este grandioso cogumelo (GT) me consolou ao dar o ar das graças.
IMG_2588.JPG

Vamos ver minha colheita até agora. Na ordem: Puerto Rico, GT, Ecuador (precisei colher antes porque viajei), GT, Puerto Rico, Ecuador, Puerto Rico.
IMG_2567.JPG IMG_2571.JPG IMG_2572.JPG IMG_2589.JPG IMG_2590.JPG IMG_2593.JPG IMG_2594.JPG

Tenho alguns já secos.
IMG_2592.JPG

Outros pinando pesado num bolo de Ecuador que ficou no terrário mais ou menos 10 dias sem pinar.
IMG_2601.JPG

Ah, também consegui fazer dois belos carimbos, pretões. Um de GT, outro de Puerto Rico. Vou tentar fazer mais alguns para compartilhar com rapeize do fórum.
 
Última edição:
Estou prestes a colher o primeiro flush desse bolo de Ecuador que demorou a pinar.
IMG_2614.JPG

Alguns cogumelos estão com mutações de diferentes tipos:

IMG_2613.JPGIMG_2615.JPG

Outros, pins, cobertos por uma espécie de espuma fina.
IMG_2616.JPG

Alguém sabe indicar o motivo? É seguro consumir esses?
 
O spawn de milho no casing finalmente começou a pinar. Isso imediatamente depois de um upgrade no terrário, um compressor de ar ligado 24hrs.

IMG_2628.JPG
[À esquerda, GT no terceiro flush.]

Percebi também que o micélio estava secando, alguns pontos azulados, então apliquei uma fina camada de vermiculita úmida. Parece que vem coisa boa.

IMG_2625.JPG IMG_2626.JPG
 
Coisa linda de se ver numa quinta-feira :geek:
IMG_2636.JPG IMG_2637.JPG

Tenho mantido o micélio úmido gotejando água mineral nas partes onde há mais casing/vermiculita. O borbulhador fica ligado 24h, e abano 2 ou 3 vezes ao dia.

Já os bolos PF, tenho mantido úmidos com double casing (vermiculita em cima e embaixo). Quando percebo que a vermiculita está secando, gotejo água mineral sobre as camadas.
 
Voltei de viagem e encontrei um dos bolos frutificando coisas infernais.

IMG_2649.JPG IMG_2650.JPG
Era um GT que aniversariei separado por estar contaminado. Queria ver se na parte "saudável" brotariam cogumelos. Alguém sabe o que é isso aí? Já eliminei.

Também colhi o flush do spawn/casing de Ecuador, um total de 120g. :D [EDIT: na verdade 135g, colhi dois cogumelos (15g) antes de viajar)].

Os cogumelos já estavam quase ficando velhos, esporos preto-nanquim por toda a parte. Segundo flush é impossível?

IMG_2652.JPG IMG_2653.JPG
 
Última edição:
Alguém sabe o que é isso aí? Já eliminei.

:huh:

Volta e meia aparecem uns aliens nos cultivos que ninguém sabe dizer o que é. Bem, nesses casos como o seu, está certo que é um corpo de frutificação de algum fungo, só não se tem a mínima ideia de qual. Dá até medo hem :LOL:, e o melhor é descartar sem nem pensar duas vezes mesmo. :)

Os cogumelos já estavam quase ficando velhos, esporos preto-nanquim por toda a parte. Segundo flush é impossível?

Se houver superfície do bolo ainda branca visível sem esporos por cima, é possível sim mais ondas de cogumelos. :bigode:
 
Segundo flush modesto dando as caras na marmita com o spawn/casing.
IMG_2693.JPG IMG_2694.JPG

Dois bolos desse primeiro cultivo já esgotaram, creio. Não pinam nada já há uns bons 7 dias. Muito satisfeito com os resultados em geral; agora é aprimorar procedimentos e aprender novas técnicas.
 
Back
Top