Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Primeiro cultivo

Diário de cultivo completo.
Olá, seres,

Estou reunindo os materiais para iniciar meu primeiro cultivo já na próxima semana. Tenho esporos de algumas strains, e devo iniciar com MDK e/ou Puerto Rican.

O plano é começar com apenas 4 bolos PF para não estragar todos os meus esporos de uma só vez, em caso de insucesso.
Penso também em tentar duas técnicas diferentes na hora da frutificação: dois bolos em casing e dois apenas selados com vermiculita (dunk and roll).

Por ora, uma dúvida: posso "fatiar" os bolos antes de colocá-los no casing para pinagem? Exemplo: dividir um bolo em dois, horizontalmente, aumentando a superfície de contato do bolo com o substrato do casing. Esse corte traria algum prejuízo para o micélio consolidado? Posso ter mais/menos frutos com esse procedimento?

Sei que me adianto nessa questão, mas quero planejar bem o que farei com cada bolo para minimizar surpresas e acidentes de percurso. Até sexta-feira espero ter os bolos já inoculados e na incubadora.

Estou aberto a todo tipo de comentários e sugestões.
Obrigado pela atenção.
 
Teu problema ai é o substrato amigo, pela foto dá pra ver que está empapado, substrato muito molhado não funciona com o micélio de p. cubensis. Reveja suas medidas de início para a confecção do substrato, tem muita água aí, o errou na panela de pressão.

Esse copo em específico creio ter tido problema na panela, @tupy. Foi o primeiro copo que preparei, as tampas de alumínio não devem ter segurado bem. A proporção do substrato foi a mesma (2:1:1).

EDIT: Estou preparando mais alguns bolos. Desta vez, depois de misturar o substrato deixei descansando por 24h para ver se alguma coisa germina ali dentro antes de esterilizar.
 
Estou preparando mais alguns bolos. Desta vez, depois de misturar o substrato deixei descansando por 24h para ver se alguma coisa germina ali dentro antes de esterilizar.
Eita, mas pra que isso? Provavelmente vai germinar esporos do mal (que estão em literalmente TUDO nesse mundo e vai inviabilizar seus bolos). Não faça isso. A panela de pressão serve exatamente para matar todos os esporos que estiverem nos copos para que o conteúdo, selado, esteja livre destes, mas isso só ocorre após o processo.
 
Eita, mas pra que isso? Provavelmente vai germinar esporos do mal (que estão em literalmente TUDO nesse mundo e vai inviabilizar seus bolos). Não faça isso. A panela de pressão serve exatamente para matar todos os esporos que estiverem nos copos para que o conteúdo, selado, esteja livre destes, mas isso só ocorre após o processo.

Pra aprender a não fazer de novo? hehehehe :rolleyes:

Na verdade eu li sobre isso em algum lugar do CM, mas não estou conseguindo encontrar o post/tópico em questão. Pensei que não teria problema porque a esterilização cuidaria de tudo que eventualmente germinasse. Vamos ver se terei algum problema, porque agora já está feito, deixei os bolos descansando por uma noite.
 
Na verdade eu li sobre isso em algum lugar do CM
O que eu li recentemente é que deixar grãos de molho por 24 horas tem alguma ação sobre esporos de bactérias se tornarem mais fáceis de serem eliminados na esterilização. Mas montar os bolos e deixar no copo, nunca ouvi falar.
 
Eu achava que a autoclave matava tudo, fossem esporos, fosse o que germinasse deles.

Agora, segue em frente e vê no que dá ou, se for sua única seringa e não quiser arriscar, refaz os bolos.
 
Eu achava que a autoclave matava tudo, fossem esporos, fosse o que germinasse deles.

O autoclave realmente esteriliza tudo. E uma boa panela de pressão é quase tão eficiente quanto um autoclave.

A exceção são casos em que os esporos dão a impressão de estarem protegidos de alguma maneira, como ocorre no milho, que não basta cozinhar na panela de pressão nos tempos recomendados. No caso do milho, pelo menos, o mais indicado é fazer um processo mais demorado, de fervura em três dias seguidos e depois usar a panela de pressão.
 
Em paralelo estou tentando uma cultura em milho. Segui o processo de tindalização por 3 dias, mas no último, por descuido, o milho abriu. Mesmo assim esterilizei e inoculei, e está crescendo micélio aos poucos :D

Também estou preparando uma cultura líquida com mel, seguindo tutorial do @tupy, para tentar resgatar micélio saudável do bolo que contaminou.

Em breve mais fotos dos bolos colonizando.
 
Quanto aos problemas com contaminantes, Leiam sobre os endoesporos.
 
Depois de outros bolos esterilizados na panela de pressão, percebo definitivamente que meu primeiro temor se confirma:

Fiquei preocupado com os copos porque a panela é pequena e eles ficaram bem apertados, mas sem encostar no fundo ou dos lados, e com o nível da água em pouco mais que 2/3 da altura dos 3 que ficaram embaixo [...] Meu receio é que tenha entrado água nos copos.

As tampas de alumínio não estão dando conta para o tamanho da panela. É pequena e faço caber 4 copos de uísque dentro, com um pano embaixo. Para poder esterilizar por 1h~1h30, preciso colocar quantidade de água que fica na metade dos copos de baixo, quase na borda da tampa. Na primeira tentativa pus menos água e queimei um pano. Então estou pensando em fazer um embrulho completo de papel alumínio nos copos, de cima a baixo, para evitar encharcar os bolos.

Um copo de Ecuador e uma cultura de milho contaminaram (fotos). Estou tendo baixas pesadas e sentidas :cry:

Mais tarde trago fotos dos que estão dando certo (por enquanto).
 

Anexos

  • IMG_2313.JPG
    IMG_2313.JPG
    104.9 KB · Visualizações: 41
  • IMG_2314.JPG
    IMG_2314.JPG
    127.4 KB · Visualizações: 43
  • IMG_2315.JPG
    IMG_2315.JPG
    93.3 KB · Visualizações: 42
  • IMG_2316.JPG
    IMG_2316.JPG
    90.2 KB · Visualizações: 42
Neste seu caso pode valer a pena comprar algum suporte metálico para usar no fundo, eu uso uma suporte que abre e fecha para cozimento a vapor, que se adapta a várioas tamanhos de panela.
 
Ae pessoal, trazendo novas fotos. Tive uns 3 copos que (com certeza) contaminaram até agora, mas estou fazendo novos bolos conforme o tempo permite.

Da primeira geração de bolos só sobrou um Puerto Rican. Ele está com alguns pontos amarelos, estou observando, mas o micélio parece bom em muitas partes. O que vocês acham?

IMG_2358.JPGIMG_2359.JPG

Também da primeira leva restou um spawn de milho correndo por fora, também Puerto Rican. Parece que ta indo bem, até agora sem contaminações visíveis, sem a contaminação verde que deu no outro pote.

IMG_2361.JPGIMG_2362.JPG

Em paralelo, duas culturas líquidas que preparei para salvar partes de micélio saudável de um dos bolos contaminados. São de Ecuador.

IMG_2363.JPGIMG_2364.JPGIMG_2365.JPGIMG_2366.JPG

As últimas fotos são de bolos que inoculei há alguns dias com esporos de Golden Teacher e, alguns dias depois, Ecuador (duas últimas fotos)
IMG_2367.JPGIMG_2368.JPGIMG_2369.JPGIMG_2370.JPG
IMG_2371.JPGIMG_2372.JPG

Tentei ter mais cuidado na assepsia, mas acho que ainda vacilei em certos momentos decisivos; o tempo vai dizer.
 
Opa, galera, não consegui postar como gostaria nessas últimas semanas, o tempo ficou curto, mas vamos lá!

Conforme fui tendo perdas, fiz novos bolos. Descobri na última rodada que com a minha PP só rola esterilizar dois copos por vez, se não entra água. Os potes menores foram todos feitos assim, e estão indo bem.

IMG_2446.JPG
IMG_2447.JPG
IMG_2448.JPG
Dos mais antigos, sobreviveu um da segunda leva (Ecuador) e um da terceira (G. Teacher). Foram inoculados entre 27 e 29 de janeiro. Em alguns dias devem estar totalmente colonizados. O de Golden Teacher tinha uma área bem úmida no copo, mas mesmo assim o micélio cresceu aparentemente saudável.

IMG_2439.JPG
IMG_2440.JPG
IMG_2441.JPG
IMG_2442.JPG

O primeiro milho estagnou. Não sai desse estado há semanas... já o milho inoculado com a CL colonizou de maneira excepcional. Em 5 dias já estava quase metade colonizado. Em comparação com o milho que deu errado, este estava mais úmido, com mais vermiculita seca adicionada (aprox. 2 colheres de sopa) e com mais grãos estourados. E pensar que a CL foi feita com salvas de um bolo contaminado :D recomendo bastante o procedimento
IMG_2443.JPG
IMG_2444.JPG
IMG_2445.JPG

Das contaminações, deixei três separados em observação. Os dois de Puerto Rican que contaminaram com coisas amarelas parecem ter estagnado, acho que realmente o micélio perdeu essa.

IMG_2451.JPG
IMG_2453.JPG

Já o Golden Teacher contaminado com bolor verde parece ter vencido. Antes a área verde estava bem maior e com micélio fraco por perto (esquerda). Mas um segmento de micélio bem vigoroso veio pelo outro lado e comeu o bolor, a esta altura quase 100% eliminado (ao menos no que podemos ver).

IMG_2449.JPG

Se tudo correr bem com os bolos nessa fase final, estimo que devo conseguir aniversariar pelo menos um até o final do mês, ou pouco mais que isso.

Salve a todos e obrigado pelas dicas de até agora!
 
@Bodine , fui fazer as tags do seu diário e que salada de substratos, Teks e strains hem :LOL: :).

Observei também que, na minha humilde opinião :p, você está tendo um índice relativamente alto de contaminações. Tente ver o que as pode estar gerando.
 
Última edição:
@Bodine , fui fazer as tags do seu diário e que salada de substratos, Teks e strains hem :LOL: :).

Observei também que, na minha humilde opinião :p, você está tendo um índice relativamente alto de contaminações. Tente ver o que as pode estar gerando.

Verdade, ExPoro... hahaha. Dei tiro pra todo lado. No próximo diário vou me organizar melhor, trazer um relato mais coeso da coisa toda. Por enquanto, paciência com o novato :p

Sobre as contaminações, você tem razão, e tenho dois diagnósticos até agora. [1] Alta umidade dos bolos, já comentada aqui. Com mais do que 2 copos na panela eu já começo a ter problemas com água entrando nos copos. Não tinha percebido isso, então continuei errando. Só os últimos 4 bolos fiz da maneira correta, sem afetar a umidade do substrato. [2] Esquecer (pasmem) de passar o sagrado pano com álcool 70 na tampa de alumínio antes de furar com a agulha. Na hora da tensão acabei esquecendo de fazer isso em uns 3 copos ao longo das safras.
 
Última edição:
Estou sem fotos, mas atualizando aqui.

Entre os dias 23 e 25, três bolos atingiram 100% de colonização. Pretendo aniversariá-los nesta quarta feira em terrários que estou preparando.

No dia 23, fiz um casing com o spawn de milho que colonizou com a CL. Hoje abri para ver e tudo parece indo bem, com micélio já crescendo para fora da camada de casing. Vou colocar no terrário hoje ou amannhã.. O casing foi feito com uma mistura pronta de sphagnum, vermiculita e corretor de ph. Dei um trato no material em banho maria, sem controle de temperatura, por cerca de 30 minutos.

Trarei fotos assim que resolver um problema que tive no computador.
 
Salve; atualizando com algumas fotos!

Estou com dois terrários. No maior, uma caixa organizadora de ~54 litros com furos tapados com micropore, coloquei o spawn de milho e um dos bolos (GT). No menor, uma garrafa de 6 litros cortada, outro bolo (Ecuador). O terceiro bolo que aniversariei está na incubadora pois também fiz casing, na próxima semana vai pro terrário.

Aniversariei os bolos ontem, fiz dunk de 8 horas e depois um roll em vermiculita seca. O spawn está lá desde terça-feira.

IMG_2496.JPG IMG_2498.JPG IMG_2504.JPG IMG_2506.JPG
 
Os últimos dias trouxeram muitas surpresas. Enquanto eu colocava no terrário os bolos que terminaram de colonizar saudáveis, os dois copos contaminados da primeira leva de Puerto Rican, que eu por sorte deixei intactos mesmo achando que a coisa tinha estagnado, começaram a pinar!

IMG_2507.JPG IMG_2508.JPG IMG_2509.JPG IMG_2510.JPG IMG_2511.JPG IMG_2512.JPG IMG_2513.JPG IMG_2514.JPG

Esse amarelo é bactéria? Achei que o micélio perderia e não iria em frente. Todos os Puerto Rican ficaram com essa coloração, exceto um bolo tardio, o mais seco que produzi. Enfim, vou aniversariá-los hoje em terrários separados.

O consumo dos cogumelos é recomendado mesmo com essas aparentes contaminações?
 
Esse amarelo é bactéria? Achei que o micélio perderia e não iria em frente. Todos os Puerto Rican ficaram com essa coloração, exceto um bolo tardio, o mais seco que produzi. Enfim, vou aniversariá-los hoje em terrários separados.

Esse amarelo é secreção micelial, provavelmente para lutar contra bactérias.

Se houverem partes não colonizadas nos bolos que você aniversariar retire-as com algum objeto sanitizado ou esterilizado.


O consumo dos cogumelos é recomendado mesmo com essas aparentes contaminações?

Não há problemas.
 
Trago mais fotos dos bolos no terrário.


IMG_2528.JPG
Esse Golden Teacher está com dois mini cogumelos que me parecem abortos pela coloração escura, mas parece que eles continuam crescendo, devagar... é isso mesmo ou to viajando? Eles surgiram entre sábado e domingo. O terceiro, menor, apareceu esta noite.

IMG_2529.JPG
Este no balde é um dos Puerto Rican que pinaram dentro do copo. Abortos?

IMG_2530.JPG
Outro Puerto Rican que pinou no copo. Vai que vai?

Os dois casings -- um de spawn de milho, outro um bolo menor inteiro -- ainda não pinaram. Hipóteses?

Há como evitar ou reduzir a incidência de abortos?

Salve a todos!
 
Back
Top