Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Primeiro cultivo

Diário de cultivo completo.
Olá, seres,

Estou reunindo os materiais para iniciar meu primeiro cultivo já na próxima semana. Tenho esporos de algumas strains, e devo iniciar com MDK e/ou Puerto Rican.

O plano é começar com apenas 4 bolos PF para não estragar todos os meus esporos de uma só vez, em caso de insucesso.
Penso também em tentar duas técnicas diferentes na hora da frutificação: dois bolos em casing e dois apenas selados com vermiculita (dunk and roll).

Por ora, uma dúvida: posso "fatiar" os bolos antes de colocá-los no casing para pinagem? Exemplo: dividir um bolo em dois, horizontalmente, aumentando a superfície de contato do bolo com o substrato do casing. Esse corte traria algum prejuízo para o micélio consolidado? Posso ter mais/menos frutos com esse procedimento?

Sei que me adianto nessa questão, mas quero planejar bem o que farei com cada bolo para minimizar surpresas e acidentes de percurso. Até sexta-feira espero ter os bolos já inoculados e na incubadora.

Estou aberto a todo tipo de comentários e sugestões.
Obrigado pela atenção.
 
Você pode fatiá-los, mas creio que seria mais eficiente (e prático) simplesmente despedaçá-los para usar no casing.

Lembrando que o casing você precisa deixar colonizar mais um pouco depois de montar, e usar material não [muito] nutritivo (vermiculita ou fibra de coco, por exemplo) para fazer a camada. Material esterilizado ou pasteurizado.

O corte / despedaçamento irá expôr alguns grãos (arroz, certo?) e com esse e outros passos a mais, o casing aumenta um pouco as chances de contaminação. No seu lugar eu ficaria apenas com os 4 bolos, para pegar o jeito do cultivo, desde as seringas até a frutificação. Até ter pelo menos a primeira colheita.
 
Você pode fatiá-los, mas creio que seria mais eficiente (e prático) simplesmente despedaçá-los para usar no casing.

Lembrando que o casing você precisa deixar colonizar mais um pouco depois de montar, e usar material não [muito] nutritivo (vermiculita ou fibra de coco, por exemplo) para fazer a camada. Material esterilizado ou pasteurizado.

O corte / despedaçamento irá expôr alguns grãos (arroz, certo?) e com esse e outros passos a mais, o casing aumenta um pouco as chances de contaminação. No seu lugar eu ficaria apenas com os 4 bolos, para pegar o jeito do cultivo, desde as seringas até a frutificação. Até ter pelo menos a primeira colheita.

Obrigado pelas dicas. A ideia era usar somente um dos bolos no casing para ver diferenças na frutificação, mas vou ponderar. Pode ser prudente ficar no mais elementar, a princípio.

Não entendi.

Só vai usar parte da seringa?

Exato, porque tenho uma seringa já pronta (Puerto Rican) e um carimbo (MDK). Não queria correr o risco de ficar sem os Puerto Rican por inépcia de principiante. Seria contra indicado guardar metade da seringa na geladeira?

EDIT: uma alternativa seria usar apenas o carimbo de MDK nas primeiras tentativas, e guardar o Puerto Rican para quando já tiver mais experiência.
 
uma alternativa seria usar apenas o carimbo de MDK nas primeiras tentativas, e guardar o Puerto Rican para quando já tiver mais experiência

Pela forma como estão conservados, eu recomendaria primeiro o Puerto Rican, já que as seringas duram menos que carimbos quanto à viabilidade.

Mas, por ser o primeiro cultivo, eu recomendaria o MDK. Primeiro, pra você já começar todo o procedimento de cultivo desde a confecção da seringa :). Segundo, porque MDK é uma strain absurdamente favorável ao cultivo: rápida, agressiva e de bons frutos. Assim, ajudaria a ter um bom 1º cultivo bem sucedido.

Por outro lado, começar com uma strain não tão fácil (todas cubensis são fáceis) depois vai ter dar um gás no próximo cultivo com uma mais agressiva.

Acompanhando :).
 
Buenas, caros,

Na falta do carimbo de MDK, que ainda não chegou até mim – virá na hora certa –, preparei uma seringa de 10ml com esporos de @Ecuador :)P) e deixei na geladeira por 24h ou um pouco mais. Mas acho que raspei poucos esporos. A seringa de Puerto Rican tinha muito mais pontinhos pretos visíveis, a minha ficou bem fraca. Penso em colocar mais esporos na água que sobrou dentro da seringa, misturando-os em um copinho esterilizado. Depois deixar hidratando por mais 24 ou 48h.

Preparei o substrato com vermiculita (x2), farinha de arroz integral (x1) e água (x1). Cobri os 4 copos com uma camada de vermiculita seca, fiz tampas de alumínio bem reforçadas e levei à panela de pressão. Fiquei preocupado com os copos porque a panela é pequena e eles ficaram bem apertados, mas sem encostar no fundo ou dos lados, e com o nível da água em pouco mais que 2/3 da altura dos 3 que ficaram embaixo. Coloquei um pano que protegeu o fundo e metade das laterais. Durante o aquecimento, feito em fogo baixo, pensei ouvir vidro trincando 2 ou 3 vezes, e tive a certeza de que no mínimo um copo havia quebrado. No dia seguinte, ao abrir a panela, para minha grata surpresa estavam todos inteiros :D

Meu receio é que tenha entrado água nos copos, mas os bolos pareciam normais, apenas com água condensada dentro dos copos.

Fiz a inoculação tomando cuidado de esterilizar tudo com Alcool 70, Lysoform e água sanitária. Aqueci as agulhas no fogão. Cobri os furos com fita micropore e levei à incubadora (na foto). Tenho dois copos de Ecuador e três de Puerto Rican. Vamos ver como andará tudo.
 

Anexos

  • IMG_2254.JPG
    IMG_2254.JPG
    168.8 KB · Visualizações: 47
  • IMG_2255.JPG
    IMG_2255.JPG
    165.5 KB · Visualizações: 51
  • IMG_2256.JPG
    IMG_2256.JPG
    155.4 KB · Visualizações: 50
  • IMG_2258.JPG
    IMG_2258.JPG
    113.6 KB · Visualizações: 52
Bem elaborado, na torcida agora. Olha só, cuidado com esse termostato ai meio dentro meio fora da água, acho que pode queimar.
 
Bem elaborado, na torcida agora. Olha só, cuidado com esse termostato ai meio dentro meio fora da água, acho que pode queimar.

Boa observação. Corri pra olhar, mas toda a resistência está debaixo dágua, só fica pra fora o mostrador de temperatura. Ficarei atento à evaporação :geek:

Já está ótimo. Não tem que ficar pretinha.
Boa sorte!

Obrigado! Logo depois do post acabei turbinando a seringa, antes tinha usado algo em torno de 1/20 de um carimbo que já não é enorme... a quantidade de esporos influencia a velocidade/qualidade da colonização/frutificação dos bolos?
 
Hoje voltei de viagem e detectei uma contaminação em um dos copos de Ecuador. Nos outros pude observar apenas (pouco) micélio. Vou descartar o contaminado e torcer para que os outros permaneçam saudáveis.

Acho que alguns bolos estão úmidos demais, então abri uns furos e tampei com micropore. Isso pode ser um problema se a incubadora também estiver muito úmida?
 

Anexos

  • IMG_2287.JPG
    IMG_2287.JPG
    97.4 KB · Visualizações: 47
  • IMG_2288.JPG
    IMG_2288.JPG
    87.9 KB · Visualizações: 45
Hoje voltei de viagem e detectei uma contaminação em um dos copos de Ecuador. Nos outros pude observar apenas (pouco) micélio. Vou descartar o contaminado e torcer para que os outros permaneçam saudáveis.

Acho que alguns bolos estão úmidos demais, então abri uns furos e tampei com micropore. Isso pode ser um problema se a incubadora também estiver muito úmida?
É... uma incubadora fechada e com alta umidade é ambiente propício para propagação de bactérias.
.
 
Se você não tem um problema com temperatura por aí, eu recomendo até mesmo que não encube em um recipiente fechado.

A temperatura ambiente dentro de casa tem ficado entre 20-23 graus, seria pouco para a colonização, não?

Preciso dar um upgrade na incubadora, mas por ora vou só abrir a tampa para não ficar tão úmido.
 
A temperatura ambiente dentro de casa tem ficado entre 20-23 graus, seria pouco para a colonização, não?


Não. Está alguns graus abaixo da temperatura ideal, mas não deve representar grande problema.

Vai colonizar sem problemas nessa temperatura.
 
Pequena atualização: tive outro copo contaminado (Puerto Rican) com o que parece ser wet spot. É isso mesmo?
 

Anexos

  • IMG_2291.JPG
    IMG_2291.JPG
    120.5 KB · Visualizações: 51
  • IMG_2292.JPG
    IMG_2292.JPG
    87.3 KB · Visualizações: 50
Pequena atualização: tive outro copo contaminado (Puerto Rican) com o que parece ser wet spot. É isso mesmo?
Teu problema ai é o substrato amigo, pela foto dá pra ver que está empapado, substrato muito molhado não funciona com o micélio de p. cubensis. Reveja suas medidas de início para a confecção do substrato, tem muita água aí, o errou na panela de pressão.
 
Back
Top