Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Primeiro Cultivo: Transkei

Diário de cultivo completo.
Olá pessoal.... bom dia :)

Bom.... estou iniciando minha jornada nos cogumelos mágicos. Espero que tudo saia como planejado.

Primeiro cultivo, primeira tentativa e primeiro contato com os mágicos.

Fui lendo e lendo diários e biblioteca e fiz os procedimentos que mais me identifiquei.

Vamos lá.

Região: Norte
Método: Cultivo em grãos
Substrato: Milho
Strain: Transkey
Data inoculação: 06/08/07

Material:
06 copos de whisky
1kg de milho
Serginda 5ml
Alcool 92,8
Lysoform spray
Luva cirurgica
Papel alumínio
Papel toalha
algodão
panela de pressão
sacos ziploc
fita isolante
esparadrapo

Ok...
Recebi a strain pelo correio no dia 01/08/07.

Cozinhei o milho por 30min, em seguida deixei de molho na propria panela por 24hr, no outro dia enxaguei e deixei de molho na agua sanitária por 24hr, no outro dia enxaguei novamente e deixei de molho no bicarbonato por mais 24hr.

Nesse tempo eu já tinha preparado a seringa, raspei quase metade do print num copo que tinha fervido na panela antes de usar... também aproveitei a mesma agua para usar na seringa (pois já tinha fervido antes). suguei uns 4,5 a 5ml. Fiz sugando e jogando no copo novamente umas 3 vezes e depois de sugar tudo na seringa isolei num ziploc e papel aluminio por cima e outro ziploc e só então coloquei n a geladeira. (Hidrataram por 72hr)

Ontem (05/08/07) coloquei os milhos dentro dos copos e depois coloquei na panela de pressão.

3 copos eu apenas coloquei duas camadas de papel aluminio "solto" dentro da penela.
Os outros 3 eu apertei antes de ir pra panela, passei fita isolante nos copos e fiz 1 a 2 furos no cantinho de cada copo.

Ah... um detalhe que me preocupou, os copos depois de sairem da panela de pressão estavam um pouco suados por dentro (sinais de várias gotinhas de agua na parede e um pouquinho no fundo). Não era "molhaaado" ... era suado... apenas algumas goticulas. Será que vai ter problema ? ou é normal?

Hoje de manhã (06/08/07) inoculei os copos.
Usei muito lysoform que até eu já tava com dificuldade para respirar hehe. Coloquei uma máscara para não respirar em cima.

Limpei minha mesa com alcool, forrei com papel alumínio e limpei novamente com alcool.

Coloquei uma vela acesa do lado para flambar a agulha antes de cada injeção. Limpei com algodão molhado de alcool por cima dos copos onde a agulha iria penetrar. Esquentava a agulha sempre antes de cada furo e depois limpava a ponta da agulha com um outro algodão molhado de alcool.

Inoculei os 6 copos e deixei dentro de uma caixa de plastico com tampa (que passei bastante lysoform e alcool antes de colocar os copos). Coloquei a caixa dentro de um saco de lixo preto e no fundo no meu guarda roupa.

Bom.... acho que foi mais ou menos isso... se não esqueci de escrever algo... Vamos ver né?! Não pretendo mexer por lá por alguns dias...

É isso.... espero que tudo ocorra bem...

valeuu

câmbio.

Algumas fotos tirada pelo celular.

Strain quando chegou :)
indisp.png

Alguns dos materiais
indisp.png

Enchendo os copos de milho
indisp.png

Enchendo os copos de milho (2)
indisp.png

3 copos lacrados antes de ir pra panela de pressão com 1 ou 2 furos no cantinho (enquanto 3 já estavam na panela "abertos")
indisp.png

Depois de inoculados:
indisp.png

Aah... lembrei de um detalhe... quando comecei a inocular eu estava com luva cirurgica... mas daí o esparadrapo começou a grudar na ponta dos dedos deixando cola e dificultando meu trabalho. Quando já estava ficando dificil de segurar as coisas tive que tirar a luva para não demorar pra fechar os buracos feitos pela agulha. Limpei minha mão com alcool váárias vezes antes de mexer com a seringa, e em momento algum tive contato direto com a agulha e/ou com as partes que seriam furadas no copo.

Valeuu

Última edição por um moderador:
A água que banha a argila não pode estar gelada senão a liberação de umidade fica prejudicada.

Você pode colocar esses sacos com gelo num pote e elevado-lo sobre outro pote para não ter contato com a água do fundo.
Eu já ia perguntar sobre a umidade... pois o vidro não ficou embassado.

A agua nas argilas tem que ser natural??

Vou ter que deixar o pote com gelo pendurado pra não encostar nas argilas e nem na agua?

coloquei o mais casing mais antigo (que estava a 10 dias na geladeira), temperatura 18 a 19 graus.

Vou arrumar aqui... depois posto de novo.

Valeu Mauricio!!!

Troquei a agua gelada do terrario por agua natural.

Mas agora complicou de novo... quando eu pensava que tinha conseguido algo bom.... complicou de novo :confused:

Coloquei uma garrafa de 600ml bem gelada dentro do terrário.

Mas não posso deixar a agua que fica nas argilas gelada se não prejudica a umidade? é isso mesmo?

indisp.png

Bom... a temperatura subiu pra 23 graus.... e agora parece que desceu novamente e está em 21 graus. Mas se a temperatura ficar nos 21 graus a agua que fica a argila tb não vai ficar fria?! isso vai prejudicar a umidade? :confused::confused:

Ponto de equilíbrio.

A temperatura da água da argila não deve ser baixa, mas o ambiente deve estar refrigerado.

Mantenha o saco de gelo afastado da argila.

Dê uma olhada no terrário do MuiLok, ele circula água gelada dentro do terrário.

O tubo está preso a parede do terrário.

Entendi. To indo almoçar e depois vou ver o terrário dele, enquanto isso fiz uma "gambiarra" aqui com uma linha amarrei a garrafa e deixei ela pendurada no isopor sem encostar na argila.

Vou tentar depois com saco de gelo/agua gelada pendurado, deve ser mais leve que a garrafa de 600ml.

Vamo lá que eu chego lá :D

Saudações Vascaínas!! que deu gosto de ver ontem :) :)

Bom dia

Atualizando...
No novo terrário tem só 1 casing.

Os primeiros pins apareceram (consegui ver 3). Mas junto com eles tb vieram a contaminação.... o miceleio ta ficando verde (um pouco mais claro que vi num copo, talvez fique mais escuro). Foi só eu colocar o casing no novo terrario que apareceu pin e contaminacao... e olha que usei bem lysol no ar e agua sanitaria no terrario.

To indo comprar uma bomba de agua e algumas mangueiras.. vou tentar fazer algo parecido que vi nos terrarios de Mauricio e MuiLok.

Alguma dica sobre a contaminacao? deixo os pins crescerem assim mesmo?

Meus dois outros casings ainda estão na geladeira e lacrados no ziploc (igual o mini-casing), to abanando 3x por dia. Mas quero montar logo esse terrario novo e deixar lá. Espero os pins do casing contaminado terminar de crescer e só depois faço as mudanças novas no terrario e com limpeza triplicada pra por os outros 2 casings?

É isso :( ... até já.

Foto:
indisp.png

Saudações Vascaínas!! que deu gosto de ver ontem :) :)

Cuidado Pakalolo, com essa o Maurício vai lhe mandar esporos ultra contaminados :D

Brincadeira amigos!!!

vai caprichando aí, no meio de tantas idéias a gente conversa!!!

sucesso!

Comprei uma bomba de agua (uma bem pequena só pra circular agua nas mangueiras), e 5 metros de mangueira... vou colocar na parede do terrário, to pensando em fazer umas 4 voltas.

Vou usar uma bacia de agua gelada fora do terrario e a mangueira dentro fazendo umas 4 voltas.

Agora eu tenho a dúvida.... faço logo o upgrade no terrário ou espero esse casing contaminado terminar de frutificar pra depois limpar o terrário tudo de novo e montar a parte nova?!

Tem alguma maneira de eu salvar esse casing? Tipo usando luva e passando bem de leve agua sanitaria em cima do cantaminante ou bicarbonato ou qualquer outra solucao?! Ou nem deixo frutificar nada e descarto o casing? :(

Se alguém puder me ajudar aí... agradeço muito!!

valeu!

Força na paçoca que seu cultivo ta indo bem meu velho!!!!
Não deixe as dificuldades te superarem!
Abracao:D:D

Fala pakalolo

Se o contaminante for verde, jogue fora porque não tem cura.

Depois limpe tudo e esterelize, senão os demais contaminarão.

MuiLok, saudações vascaínas pra vc tb hihihi :)

homer, muito obrigado pela força irmão! to seguindo firme mesmo com as dificuldades que enfrentei (e venho enfrentando) durante esse cultivo, aprendendo errando e tirando proveito do meu aprendizado... muito obrigado pela força!!!

Maurício, ta certo.... foi o que imaginei, só não queria acreditar.

Amanhã ou domingo vou atualizar o diário com as novas mudanças que pretendo fazer no terrário. Pois vou deixar TUDO de molho na agua sanitária, limpar o ambiente todo e etc, e só depois vou iniciar o novo trabalho.

Hoje acordei cedo com mania de limpeza, limpei TUDO.

Usei detergente e bastante agua sanitária em todo o meu ambiente, comodos... tudo tudo.. saí limpando tudo mesmo hehehe (medo de contaminação).

Meu terrário foi desmontado e bem enxaguado e coloquei tudo de molho na agua sanitária. Enchi o isopor inteiro de agua e coloquei bastante agua sanitária dentro. Coloquei as argilas, mangueiras, pedra porosa ... enfim... tudo que vai ficar dentro do terrário eu deixei dentro do isopor cheio de agua sanitaria.

Peguei meu casing contaminado com um fungo verde que tem uns 4 pins e fui enterrar na parte de fora na terra, quando fui chegando lá :eek::eek:, uma surpresa :eek:! Tinha um coguzinho lá!

A razão desse coguzinho lá fora na terra foi no dia que peguei meu copo contaminado e recuperei fazendo o mini-casing(que inclusive ta no segundo flush com um coguzinho tb), sendo que peguei 1(UM) grão de milho, apenas 1, e coloquei na terra lá fora e cobri com um pouco de nada de vermiculita e terra de lá mesmo e cobri com umas folhas secas e respinguei um pouco de agua, daí deixei lá por conta da natureza, teve alguns dias que choveram e outros que fizeram muito sol. Na verdade eu nem dei mais bola pra ele, tinha até esquecido... só vi hoje pq fui enterrar meu casing contaminado. :D

o casing contaminado fiz o mesmo, coloquei ele inteiro sem desmanchar nada e cobri com um pouco da terra somente ao redor dele e uma folhas por cima.

Segue as fotos do mini-cogu outdoor:

indisp.png

Quando eu montar o terrário de novo eu posto fotos.... enquanto isso continuo com 2 casings na geladeira e o mini-casing tb e no segundo flush de um coguzinho solitário.

bom domingo a todos!

Pakalolo meu velho, apesar de tudo, este é um belo cultivo(com bonus OUT-DOOR!)... segue firme, falhas devem faze-lo crescer, não importa quantas vezes vc caia, sempre espero que você se levante novamente!:)

Lindo o cogito!

Cuida do Out também, vai que dá mais frutos!:D
Quero ver seu novo terrário!

Paz!
Luz!
Muita sabedoria!

Abraços!

:):)

Valeu figurinha... obrigado pelas vibrações... a energia do CM é muito boa... como senti falta esses dias!

Ok... vamos lá...

Montei um novo terrário. Como sempre, bastante assepsia.

Fiz um terrário pequeno-médio de isopor 30L, e com um isopor pequeno onde tenho uma bomba d'agua (pequena, de fonte muito pequena) que circula agua gelada dentro do terrário... a mangueira passa dentro do terrário nas paredes e volta para o isopor menor.

Ficou bem legal... logo na primeira noite de teste consegui 15oC.

Atualmente venho mantendo de 22-26C... mas algumas tardes chega até 30C ... mas geralmente fica entre 22-26C.

Argila expandida no fundo... pedra porosa e bomba de ar ligada 24h junto com bomba d'agua ligada também 24h.

Fotos:
indisp.png

Continua...

Coloquei 2 cases dentro do terrário que tinham acabado de pinar ainda na geladeira. Amanhã posto foto dos 2 cases que estão nos seus primeiros flushes. O meu casing que contaminou no primeiro terrário que enterrei no chão ficou bom!!! O fungo verde desapareceu e o micelio voltou a crescer e inclusive cresceu no proprio barro ao redor do remendo do micelio desenvolvido.

Já rendeu, não sei bem, mas acho que uns 2 ou 3 flushes... ou então não teve intervalo ainda de flushs... pois nasceu primeiro 1 solitário cogu e depois apareceram outros pins e fui colhendo-os conforme cresciam. E ainda tem pins aparecendo mesmo quando colho os mais grandinhos.

Fotos:
indisp.png

O primeiro do outdoor.
indisp.png

Seguido do segundo pinzinho aparecendo por alí
indisp.png

Colhi cedo pq tinham 3 abortos ainda pins grudados no pé dele.
indisp.png

Deixo as folhas em cima 24h.
indisp.png

Os mini-cogus são do mini-casing que ta no 3o flush dos minis heheheheh... o maiorzinho é o primeiro do outdoor.
indisp.png

Frutos até agora do outdoor

Amanhã posto as fotos deles secando e as fotos dos cases dentro do terrário.

Boa noite a todos.... :)
luz

Grande Paka !!!

segue firme e forte nessa empreitada, tá massa....

Paz, Luz e Sucesso !!!

Fotos... fotos e fotos :)
Todas de hoje, agorinha... tem nem 5min hehe.

indisp.png
Onde está wall?

indisp.png

Um único milho que estava separado do resto colonizou uma pedra :confused: hehe... deu no que deu. :D

indisp.png
Alguns mini-cogus do outdoor, depois de terem passado por uma sessão no cooler.

indisp.png
Colhidos agorinha.

indisp.png
Agora fotos do indoor. Esse é o casing nr 1.

indisp.png
Casing nr 2.

Ainda tenho 1 casing na incubadora, acho que hoje ainda vou colocar na geladeira pro coldshock.
E também tem o mini-casing no 3o flush.

Agora eu queria uma ajuda... esses cogus que estão nascendo no casing 1 e 2, muitos estão vindo lá do fundão... olhei isso antes de colocar esse papel aluminio(pra não passar luz lá pra baixo).... Então, na hora de colher... como eu faço? tenho medo de estragar o casing ou deixar resto do corpo enterrado... será se vai ser problema na hora da colheita?

Bomm.... eu gostaria de agradecer a todos da família CM, pelas vibrações, pelas amizades, pelas puxadas de orelha, pelas dicas, trocas de informação, união, força e energia que é transmitido por todos aqui.

Finalmente pude realizar um dos meus sonhos que era o cultivo. Esse diário me serviu muuuuuuuuito como aprendizagem... errei bastante, mas não desisti e fui a luta.... aos trancos e barrancos fui conseguindo um passo de cada vez, e consegui chegar lá. Agora quero aprender mais e mais com vcs e melhorar meus frutos e meu cultivo em geral. MUITO OBRIGADO A TODOS!! :):!:(::p::p:

De vez enquando vou atualizando....

forte abraçoo!!!

saca o casing inteiro pra fora, em cima de um papel aluminio pra colher esses cogus do fundo.
certifique-se de arrancar eles inteiros, sem deixar material organico exposto pra evitar a açao de contaminantes.
coloque-o de volta na vasilha e faça a manutençao( cobertura de buracos e retirada de abortos)

saca o casing inteiro pra fora, em cima de um papel aluminio pra colher esses cogus do fundo.
certifique-se de arrancar eles inteiros, sem deixar material organico exposto pra evitar a açao de contaminantes.
coloque-o de volta na vasilha e faça a manutençao( cobertura de buracos e retirada de abortos)
Valeu alien!!!

Assim que abrirem mais o chapéu vou começar a primeira colheita... acho que hoje ou amanhã né?! :)

Pra cobrir os buracos eu uso só vermiculita mesmo né?! Seca ou umida?

obrigado pela força!

abraços irmão

Então pakalolo, ótimo trabalho! belos cogus!
eu cubro os buracos com vermiculita úmida estéril!
para que o micélio possa continuar a ganhar úmidade deste buraquinho de onde os coguitos sairam!

Abraços!
Muito sucesso para você!:)

Atualizando...

Bom... estou me sentindo mal com que fiz.... Não sei se fiz o certo ou errado...

Mas é que tinha pins por todos os lados, cantos etc...

Tirei o bolo do casing e catei tuuuuudo, não sei se era pra fazer isso :/ .. mas saí tirando tudo tudo tudo... O bolo ficou todo azulado e danificado :( ... acho que preciso passar uma camada de vermiculita pelo bolo inteiro né?!

Tb não fiz carimbo pq os cogus ficaram estranhos agora na reta final... murcharam e ficaram feios.... acredito que deve ter sido pq ontem não tive como acompanhar de perto e passaram um bom tempo aos 30oC :/

E ainda tem mais... esqueci de comprar a luva esteril. Daí usei quase a metade do tudo de lysol e limpei minha mão com alcool vááárias vezes.

Bom... segue aí as fotos:
indisp.png

Tem MUITO pin ... o que faço com eles? vou catando todos eles podem ser usados normal?

Bom... se alguém puder me orientar sobre o que fazer agora... o casing voltou pro terrario... mas devo fazer curativo?

Ok... é isso. :confused:

Fala figurinha!

valeu pelo apoio... vou fazer isso agora com o casing.... vou forrar o bolo inteiro com uma camada fina de vermiculita úmida estéril.

forte abraço

Atualizando...

Bom... estou me sentindo mal com que fiz.... Não sei se fiz o certo ou errado...

Mas é que tinha pins por todos os lados, cantos etc...

Tirei o bolo do casing e catei tuuuuudo, não sei se era pra fazer isso :/ .. mas saí tirando tudo tudo tudo... O bolo ficou todo azulado e danificado :( ... acho que preciso passar uma camada de vermiculita pelo bolo inteiro né?! :/

Tb não fiz carimbo pq os cogus ficaram estranhos agora na reta final... murcharam e ficaram feios.... acredito que deve ter sido pq ontem não tive como acompanhar de perto e passaram um bom tempo aos 30oC :/

E ainda tem mais... esqueci de comprar a luva esteril. Daí usei quase a metade do tudo de lsol e limpei minha mão com alcool vááárias vezes.

Não precisava ter retirado os pins só se fossem abortos, ai, podia ir retirando conforme o amadurecimento deles, Azulou porquê machucou o micélio na hora de pegar no bolo ou colhe-los(normal), este negócio dos cogus murcharem, já presenciei isso aqui uma vez, meu cogu murchou quando maduro, na época achei que pudesse ser algum contaminante como a "doença francesa", mas não sei dizer até hoje se era ou não, o cogu ficou bem torto, com essa aparencia murcha e meio esbranquiçado, eu nem retirei esporos dele também, colhi antes, na época deixava a temperatura entre 27C a 29C...

Tem MUITO pin ... o que faço com eles? vou catando todos eles podem ser usados normal?

Bom... se alguém puder me orientar sobre o que fazer agora... o casing voltou pro terrario... mas devo fazer curativo?

Ok... é isso. :confused:

Eu deixaria os pins com crescimento normal, os que param eu colho...
Quanto a utilizar os pins, sim normalmente, pode utiliza-los sem erro.
Faça curativo sim!:):)

Back