Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Primeiro Cultivo: Transkei

Diário de cultivo completo.
Olá pessoal.... bom dia :)

Bom.... estou iniciando minha jornada nos cogumelos mágicos. Espero que tudo saia como planejado.

Primeiro cultivo, primeira tentativa e primeiro contato com os mágicos.

Fui lendo e lendo diários e biblioteca e fiz os procedimentos que mais me identifiquei.

Vamos lá.

Região: Norte
Método: Cultivo em grãos
Substrato: Milho
Strain: Transkey
Data inoculação: 06/08/07

Material:
06 copos de whisky
1kg de milho
Serginda 5ml
Alcool 92,8
Lysoform spray
Luva cirurgica
Papel alumínio
Papel toalha
algodão
panela de pressão
sacos ziploc
fita isolante
esparadrapo

Ok...
Recebi a strain pelo correio no dia 01/08/07.

Cozinhei o milho por 30min, em seguida deixei de molho na propria panela por 24hr, no outro dia enxaguei e deixei de molho na agua sanitária por 24hr, no outro dia enxaguei novamente e deixei de molho no bicarbonato por mais 24hr.

Nesse tempo eu já tinha preparado a seringa, raspei quase metade do print num copo que tinha fervido na panela antes de usar... também aproveitei a mesma agua para usar na seringa (pois já tinha fervido antes). suguei uns 4,5 a 5ml. Fiz sugando e jogando no copo novamente umas 3 vezes e depois de sugar tudo na seringa isolei num ziploc e papel aluminio por cima e outro ziploc e só então coloquei n a geladeira. (Hidrataram por 72hr)


Ontem (05/08/07) coloquei os milhos dentro dos copos e depois coloquei na panela de pressão.

3 copos eu apenas coloquei duas camadas de papel aluminio "solto" dentro da penela.
Os outros 3 eu apertei antes de ir pra panela, passei fita isolante nos copos e fiz 1 a 2 furos no cantinho de cada copo.

Ah... um detalhe que me preocupou, os copos depois de sairem da panela de pressão estavam um pouco suados por dentro (sinais de várias gotinhas de agua na parede e um pouquinho no fundo). Não era "molhaaado" ... era suado... apenas algumas goticulas. Será que vai ter problema ? ou é normal?

Hoje de manhã (06/08/07) inoculei os copos.
Usei muito lysoform que até eu já tava com dificuldade para respirar hehe. Coloquei uma máscara para não respirar em cima.

Limpei minha mesa com alcool, forrei com papel alumínio e limpei novamente com alcool.

Coloquei uma vela acesa do lado para flambar a agulha antes de cada injeção. Limpei com algodão molhado de alcool por cima dos copos onde a agulha iria penetrar. Esquentava a agulha sempre antes de cada furo e depois limpava a ponta da agulha com um outro algodão molhado de alcool.

Inoculei os 6 copos e deixei dentro de uma caixa de plastico com tampa (que passei bastante lysoform e alcool antes de colocar os copos). Coloquei a caixa dentro de um saco de lixo preto e no fundo no meu guarda roupa.

Bom.... acho que foi mais ou menos isso... se não esqueci de escrever algo... Vamos ver né?! Não pretendo mexer por lá por alguns dias...

É isso.... espero que tudo ocorra bem...

valeuu

câmbio.

Algumas fotos tirada pelo celular.

Strain quando chegou :)
indisp.png

Alguns dos materiais
indisp.png

Enchendo os copos de milho
indisp.png

Enchendo os copos de milho (2)
indisp.png

3 copos lacrados antes de ir pra panela de pressão com 1 ou 2 furos no cantinho (enquanto 3 já estavam na panela "abertos")
indisp.png

Depois de inoculados:
indisp.png

Aah... lembrei de um detalhe... quando comecei a inocular eu estava com luva cirurgica... mas daí o esparadrapo começou a grudar na ponta dos dedos deixando cola e dificultando meu trabalho. Quando já estava ficando dificil de segurar as coisas tive que tirar a luva para não demorar pra fechar os buracos feitos pela agulha. Limpei minha mão com alcool váárias vezes antes de mexer com a seringa, e em momento algum tive contato direto com a agulha e/ou com as partes que seriam furadas no copo.

Valeuu
 
Última edição por um moderador:
dae irmao!
coisa linda seu cultivo! nao desanima por causa da contaminacao nao! se der zica em td(bate na madeira), é só rever o processo e fazer de novo!
estou no meu 1º cultivo tbém, e o que não falta é energia positiva da galera!

gde abraço!
paz e luz!
 
Fala Pakalolo

Muito cuidado com isso aê, pra não contaminar tudo em sua volta.

Mas se quiser tentar levar adiante o micélio sadio, isole ele, e dê uma olhada nessa técnica do Psilocibec:

https://teonanacatl.org/threads/trufinha-de-micélio-tazmania.673/

Boa sorte amigo!!!:)
Valeu irmãoo!!! obrigado pela força e pelo link... gostei da recuperação que ele fez.

Mas eu só li agora... mas acho que fiz algo semelhante.

Peguei um pote de plastico (tuppewer, hehe ñ sei como escreve isso) com tampa... peguei um pouco de terra composta (humus de minhoca, com terra e outros organicos) e coloquei no microondas por alguns minutos... coloquei uma pequena camada no fundo de terra... abri o copo e tirei tudo jogando no lixo.. só não o fundo do copo onde ainda tava "limpo" e com luva limpa, sempre usando alcool "quebrei" as bolotinhas de milho com micelio e fui espalhando e forrei com mais uma camada de terra. Fechei a tampinha com tudo dentro e coloquei dentro de um ziplock. Deixei em local fresco e sem luz... agora resolvi por na geladeira no fundo (onde guarda frutas) até amanhã de manhã e vou deixar em local fresco pra ver se o micelio aparece.

Valeuu pela força irmão!!

alcctba, valeu tb pela força irmão!

respeito, paz e luz a todos.
 
Fala pakalolo, teu diario já esta bem adiantado e indo muito bem, contaminação acontece, ainda bem que foi somente em um bolo, quando eu tentei com milho foi o trichoderma que detonou e a contaminação veio do grão.

Que as melhores vibes cheguem até o seu micelio !!! :pos::pos:
 
Valeu irmãoo!!! obrigado pela força e pelo link... gostei da recuperação que ele fez.

Mas eu só li agora... mas acho que fiz algo semelhante.

Peguei um pote de plastico (tuppewer, hehe ñ sei como escreve isso) com tampa... peguei um pouco de terra composta (humus de minhoca, com terra e outros organicos) e coloquei no microondas por alguns minutos... coloquei uma pequena camada no fundo de terra... abri o copo e tirei tudo jogando no lixo.. só não o fundo do copo onde ainda tava "limpo" e com luva limpa, sempre usando alcool "quebrei" as bolotinhas de milho com micelio e fui espalhando e forrei com mais uma camada de terra. Fechei a tampinha com tudo dentro e coloquei dentro de um ziplock. Deixei em local fresco e sem luz... agora resolvi por na geladeira no fundo (onde guarda frutas) até amanhã de manhã e vou deixar em local fresco pra ver se o micelio aparece.

Valeuu pela força irmão!!

alcctba, valeu tb pela força irmão!

respeito, paz e luz a todos.

é uma ótima idéia!!

porém deixe ele na temperatura de incubação, pra desenvolver esse micélio. O frio da geladeira (mesmo no fundo) vai atrasar o crescimento dele.

Depois de colonizado sim, aplique o choque térmico para iniciar o estágio de frutificação.

sucesso e acelera fundo!!!
 
Bom dia!

e mais uma vez... bom dia! :)

Sir. MuiLok, valeu pela dica... eu realmente tinha feito uma confusão na minha cabeça.... tinha colocado na geladeira antes de colonizar (mas foram só umas 10hr). Depois guardei no escuro. Valeu!

Pois o micelio está vivo!! Forte!! e com vontade!
Em apenas 3 dias ele se desenvolveu bem.... acho que até melhor e mais rápido do que meus outros 5 copos que estão há 31 dias colonizando.

Vou esperar acho que mais uns 2 ou 3 dias e tirar umas fotos.... pois o micelio ta formando tipos umas "bolas" grandes e quase atingindo a parte de cima... ja da pra perceber que ta ficando tudo branco tipo umas bolas de algodão. Acho que já vai ser possivel colocar no terrário pra tentar faze-lo frutificar.

alcctba, Avatar valeuu pela energia e pela força que enviaram. Pois ajudou.

Mauricio, MuiLok muito obrigado pelas orientações!!!

E a todos do CM!! sem vcs isso aqui não seria possivel!! muito obrigado mesmo.

Acho que agora estou realmente empolgado novamente!!

valeuu!!
abraços
 
Atualizando...

O potinho de plástico pequeno que fiz "teste" tentando recuperar o copo contaminado segue firme. Hoje ele tava bem branquinho por cima.

Peguei um recipiente de vidro misturei um pouco de terra vegetal com vermiculita (ah... comprei um sacão enorme de vermiculita, acho que da pra toda vida hehehe) e coloquei um pouco de agua mineral pra ficar um pouco umido e depois deixei no microondas por 3min.

Peguei o potinho pequeno de plastico o qual recuperei isolando micelio e cobri com uma camada fina de vemiculita+terra vegetal (misturados). Vou esperar dar uma colonizada e já vou tentar fazo-lo frutificar... como to com problema de espaço, acho que não vou poder montar um terrário legal. Então talvez eu compre um balde e deixe la dentro como vi no diário do Mr.Bluesman.

E peguei um outro copo que tava menos colonizado (acho que o micelio parou de crescer no copo) sem nenhum contaminante e misturei tudo junto com vermiculita+terra vegetal... só depois notei que o recipiente de vidro que peguei era muito raso... mas fiz assim mesmo.. misturei tudo e ficou alguns milhos a mostra. Vou esperar colonizar... se der tudo certo faço mais uma camada de vermiculita e vou por pra frutificar.

Agora vou aguardar mais um pouco.

Valeu a todos que ajudam, apoiam e/ou apenas dão uma lida.
abraços
 
Atualizando...

Montei outro case. 1 bolo = 1 case.
Terra vegetal+vemiculita umidecidos.... 3min no microondas.

Fotos:
indisp.png

O pote do micelio recuperado, ta quase bom. Falta pouco pra colonziar tudo:
indisp.png
 
Best vibes a la swiss com cheirinho de fondue pra vc..:p:
 
Fala Pakalolo, garoto...

To gostando de ver heim, ta caprichando no cultivo....:D:pos::pos::pos:

To acompanhando daqui....e esta me ajudando muito.:):D

Vai atualizando que to sempre acompanhando e desejando um ótimo cultivo pra vc!!!!

OBS: Num sabia desse esquema de usar terra!!! Legal...:luz::luz:

Abraços.
 
Esse cultivo tá be Pakaloko mesmo hahahha....

Muito bom trabalho irmão, com carinho, atênção e dedicação, segue nesse rítimo garoto !

E não esqueça dos conselhos dos cabeçudos de plantão, eles nos ajudam muito...

Paz Luz e sucesso...
 
Obrigado a todos pelas energias enviadas e pelos conselhos. Realmente da muita força!

Pessoal, eu to com um problema de temperatura para frutificação. Eu já bati no tico e o teco aqui pra fazer a cuca funcionar... mas ta brabo hehe.

Bom... to fazendo arte aqui... e eu queria alguns conselhos se for possivel.

Eu não tenho terrario, pq se eu tivesse um eu não teria como manter a temperatura a 21 graus.

Moro na região norte (Amazonas), e estamos na época de bastante calor (epoca que secam os rios). Ontem a cidade estava no calor de 38 Graus, mas aqui não bate vento e é muito abafado por causa da umidade.

Bom.... o que to improvisando aqui é mais ou menos assim:
Peguei meu potinho colonizado, dei um cold shock de 24hr.... depois coloquei num saco ziploc grande e joguei algumas gotinhas de agua no saco, nas paredes do saco e no fundo... deixei o pote aberto dentro do saco ziploc lacrado. A umidade parece estar legal. Coloquei dentro da geladeira com a porta da geladeira meio aberta pra entrar luz. Mas adivinhem?! a temperatura DENTRO da geladeira ficou nos 24-25 graus, agora deu pra notar que aqui é quente né?! hehe.. pois é.... improvisei um suporte no congelador e deixei o pote em cima do suporte(pra nao ficar em contato direto com o gelo) e deixei a portinha do congelador meio aberta e a porta da geladeira meio aberta tb a ponto de chegar luz da janela no pote. heheeh... negocio aqui ta estranho... mas ta indo nos improvisos mesmo. Até agora a temperatura ainda nao desceu... continua no 24 graus.


Bom.... ainda estou pensando em vááárias hipoteses de tentar manter a temperatura. Se alguém puder vir com uma outra ideia maluca que possa me ajudar eu agradeço muuito!!! por enquanto vou ficar pensando aqui como fazer.

Valeuu a todos!!
 
Upgrade na configuração:

indisp.png

Eu tava com dificuldade no meu "terrário" (geladeira hehe). Com a porta fechada a luz apaga, e o case precisa de luz, certo?! então eu deixava a porta um pouquinho aberta só pra entrar luz.... o que não ajudava muito, pois a temperatura ficava alta. Improvisei uma lampada ligada na tomada e coloquei dentro da geladeira com a porta fechada pra ver se vai esfriar... a lampada é de 40W, o que não ta ajudando.... vou colocar uma lampada de 15W, mas só a noite agora.... to correndo contra o tempo.... mais tarde posto novidades....

valeu
 
essa lampada pode cozinhar tudo!!!
poe uma de 7 ou 9w fluorescente :pos:
 
essa lampada pode cozinhar tudo!!!
poe uma de 7 ou 9w fluorescente :pos:
Valeu pela observação... mais tarde vou comprar algumas lampadas fluorescente de potencias diferentes e ir testando uma a uma.

vamo q vamo na fé que vai dar certo.

valeu vitor
abraços
 
1- toxico para os fungos - tem um anti mofo nele.cruzei essa informaçao ao fazer um reparo num terrario secundario, quase fiz com silicone de vidraçaria, ae descobri que tinah antifungo, fui conferir no durepox e tem o mesmo componente(sei lá o que de (sulfato)cobre se nao me engano)


2- solta, ae é só colar outro.

O IDEAL tanto pra incubadora quanto pro terrario é fazer uma manutençao GERAL a cada 15 dias.
desmontar TUDO, lavar/esterelizar TUDO e re-montar tudo.
alias 15 dias é o LIMITE DO LIMITE, 15 dias entre as manutençoes é o que abre caminho pra contaminaçoes.
Seguindo essa SIMPLES regrinha BASICA de assepssia eu levei meus bolos até 15 flushs dentro de terrario, contra os 3 que eu vejo aqui da maioria do pessoal.
Faça de TUDO, mas tudo mesmo pra garantir a assepssia.

ei mas o uso de silicone ou durapox em componentes isolados q não entrarão em contato com os bolos, como por exemplo na tampa, ainda assim sera prejudicial, como?
 
Opa.... então... desde que postei a foto do pote na geladeira fiquei fora do laboratorio e só cheguei agora. A temperatura estava nos exatos 21 GRAUS!!! :)

Daí eu pergunto: tem problema a luz ser de 40W? quero dizer, faz mal a claridade pra eles? acho que não né?! pois com a geladeira fechada e a lampada de 40W ligada permaneceu nos 21 graus certinho. Td certo né?!

valeu pelas vibrações.... negocio ta andando :)
boa noite
 
Opa.... então... desde que postei a foto do pote na geladeira fiquei fora do laboratorio e só cheguei agora. A temperatura estava nos exatos 21 GRAUS!!! :)

Daí eu pergunto: tem problema a luz ser de 40W? quero dizer, faz mal a claridade pra eles? acho que não né?! pois com a geladeira fechada e a lampada de 40W ligada permaneceu nos 21 graus certinho. Td certo né?!

valeu pelas vibrações.... negocio ta andando :)
boa noite

veja bem, com uma lâmpada de 7w fluor vc além de economizar em quase 6 vezes o cunsumo de energia, promove uma luminosidade melhor, acho que foi o shrowwer que falou que lâmpadas incandescentes não são de grande agrado para nossos cultivos

Sucesso ai Paka!!
 
Opa.... então... desde que postei a foto do pote na geladeira fiquei fora do laboratorio e só cheguei agora. A temperatura estava nos exatos 21 GRAUS!!! :)

Daí eu pergunto: tem problema a luz ser de 40W? quero dizer, faz mal a claridade pra eles? acho que não né?! pois com a geladeira fechada e a lampada de 40W ligada permaneceu nos 21 graus certinho. Td certo né?!

valeu pelas vibrações.... negocio ta andando :)
boa noite


Fala irmão, beleza. Você tem que deixar 12 com luz e 12 horas nos escuro. Cogumelos não precisam de luz, apenas para pinar e para dar direção a eles. 12 horas de luz e 12 totalmente no escuro, luz demais pode atrapalhar a pinagem. Até mais!
 
Eu faço assim, meu cultivo fica no quarto de hospedes, deixo a persiana sempre aberta para que a luz do dia entre no quarto e guiem meus cogumelos, quando escurece eles tomam banho de lua..
Então uso o ciclo natural mesmo..:)
E o termometro marca sempre 21 ° ou 22° C..
Sucesso..
 
Back
Top