Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Primeiro Cultivo: Transkei

Diário de cultivo completo.
Olá pessoal.... bom dia :)

Bom.... estou iniciando minha jornada nos cogumelos mágicos. Espero que tudo saia como planejado.

Primeiro cultivo, primeira tentativa e primeiro contato com os mágicos.

Fui lendo e lendo diários e biblioteca e fiz os procedimentos que mais me identifiquei.

Vamos lá.

Região: Norte
Método: Cultivo em grãos
Substrato: Milho
Strain: Transkey
Data inoculação: 06/08/07

Material:
06 copos de whisky
1kg de milho
Serginda 5ml
Alcool 92,8
Lysoform spray
Luva cirurgica
Papel alumínio
Papel toalha
algodão
panela de pressão
sacos ziploc
fita isolante
esparadrapo

Ok...
Recebi a strain pelo correio no dia 01/08/07.

Cozinhei o milho por 30min, em seguida deixei de molho na propria panela por 24hr, no outro dia enxaguei e deixei de molho na agua sanitária por 24hr, no outro dia enxaguei novamente e deixei de molho no bicarbonato por mais 24hr.

Nesse tempo eu já tinha preparado a seringa, raspei quase metade do print num copo que tinha fervido na panela antes de usar... também aproveitei a mesma agua para usar na seringa (pois já tinha fervido antes). suguei uns 4,5 a 5ml. Fiz sugando e jogando no copo novamente umas 3 vezes e depois de sugar tudo na seringa isolei num ziploc e papel aluminio por cima e outro ziploc e só então coloquei n a geladeira. (Hidrataram por 72hr)


Ontem (05/08/07) coloquei os milhos dentro dos copos e depois coloquei na panela de pressão.

3 copos eu apenas coloquei duas camadas de papel aluminio "solto" dentro da penela.
Os outros 3 eu apertei antes de ir pra panela, passei fita isolante nos copos e fiz 1 a 2 furos no cantinho de cada copo.

Ah... um detalhe que me preocupou, os copos depois de sairem da panela de pressão estavam um pouco suados por dentro (sinais de várias gotinhas de agua na parede e um pouquinho no fundo). Não era "molhaaado" ... era suado... apenas algumas goticulas. Será que vai ter problema ? ou é normal?

Hoje de manhã (06/08/07) inoculei os copos.
Usei muito lysoform que até eu já tava com dificuldade para respirar hehe. Coloquei uma máscara para não respirar em cima.

Limpei minha mesa com alcool, forrei com papel alumínio e limpei novamente com alcool.

Coloquei uma vela acesa do lado para flambar a agulha antes de cada injeção. Limpei com algodão molhado de alcool por cima dos copos onde a agulha iria penetrar. Esquentava a agulha sempre antes de cada furo e depois limpava a ponta da agulha com um outro algodão molhado de alcool.

Inoculei os 6 copos e deixei dentro de uma caixa de plastico com tampa (que passei bastante lysoform e alcool antes de colocar os copos). Coloquei a caixa dentro de um saco de lixo preto e no fundo no meu guarda roupa.

Bom.... acho que foi mais ou menos isso... se não esqueci de escrever algo... Vamos ver né?! Não pretendo mexer por lá por alguns dias...

É isso.... espero que tudo ocorra bem...

valeuu

câmbio.

Algumas fotos tirada pelo celular.

Strain quando chegou :)
indisp.png

Alguns dos materiais
indisp.png

Enchendo os copos de milho
indisp.png

Enchendo os copos de milho (2)
indisp.png

3 copos lacrados antes de ir pra panela de pressão com 1 ou 2 furos no cantinho (enquanto 3 já estavam na panela "abertos")
indisp.png

Depois de inoculados:
indisp.png

Aah... lembrei de um detalhe... quando comecei a inocular eu estava com luva cirurgica... mas daí o esparadrapo começou a grudar na ponta dos dedos deixando cola e dificultando meu trabalho. Quando já estava ficando dificil de segurar as coisas tive que tirar a luva para não demorar pra fechar os buracos feitos pela agulha. Limpei minha mão com alcool váárias vezes antes de mexer com a seringa, e em momento algum tive contato direto com a agulha e/ou com as partes que seriam furadas no copo.

Valeuu
 
Última edição por um moderador:
Os copos estão lacrados, senão já estariam contaminados, logo jogar lysol pela parede interna da caixa não causa problema.

Só há um problema, lysol é 90% álcool e apaga ou borra anotações feitas com caneta hidrocor no tampão de papel alumínio.

Eu fazia muito isso, parei com lysol em tudo que eu fazia porque o produto aqui custa R$9,00.

Agora só utilizo água sanitária e fralda de pano, com luvas senão a mão descabela.
 
Valeu Mauricio!

já deu pra me tranquilizar um pouco :)

comprou barato ainda viu.... esse lysoform que comprei custou R$13,00

valeu,
abraços
 
Bom... eu gostaria da ajuda de vcs numa duvida minha.


Procurei vermiculita em todo lugar na minha cidade...
E finalmente achei em UM unico lugar. Mas quando fui ver era um saco de 20kg, daí pensei pow... 20kg deve ser só um saquinho e tal... quando vi o cara carregando um sacão gigante nas costas (aqueles sacos enormes de farinha sei la...) enorme.. ou seja, vermiculita pro resto da vida hehehehe... desisti da compra até pq eu nao teria nem onde guardar aquilo tudo aqui.

Daí fui no supermercado e comprei esses dois aí da foto:
indisp.png

Daí eu pergunto.... rola tentar usar esses produtos pro casing? somente eles.

valeu aíi pela ajuda
abraço
 
Fala Pakalolo

Vermiculita nunca é demais, pois você usa tanto em bolos como em casing.

Eu faço só casing e uso muita vermiculita.

Não querendo usar vermiculita o ideal seria ter pó de coco, que você não achou.

A função da vermiculita e do pó de coco é reter umidade.

No preparo do casing você terá que ter vermiculita ou pó de coco.
 
1- toxico para os fungos - tem um anti mofo nele.cruzei essa informaçao ao fazer um reparo num terrario secundario, quase fiz com silicone de vidraçaria, ae descobri que tinah antifungo, fui conferir no durepox e tem o mesmo componente(sei lá o que de (sulfato)cobre se nao me engano)


2- solta, ae é só colar outro.

O IDEAL tanto pra incubadora quanto pro terrario é fazer uma manutençao GERAL a cada 15 dias.
desmontar TUDO, lavar/esterelizar TUDO e re-montar tudo.
alias 15 dias é o LIMITE DO LIMITE, 15 dias entre as manutençoes é o que abre caminho pra contaminaçoes.
Seguindo essa SIMPLES regrinha BASICA de assepssia eu levei meus bolos até 15 flushs dentro de terrario, contra os 3 que eu vejo aqui da maioria do pessoal.
Faça de TUDO, mas tudo mesmo pra garantir a assepssia.

Passei para desejar good vibes e comentar o post acima. Já deixei meu terrário até o sexto flush sem limpar e só contaminou depois do sexto, sorte ou assepsia na hora de abrir a tal?
 
Putz...

enquanto vcs ficam brigando por causa do lisol....

eu tava comemorando que após um ano que começei cultivar cogumelos, consegui encontrar em um supermercado.... e olha que tive que me deslocar 50km:(:(:( :D

Esse é o nosso Brasil.....
E eu...
no fim del mondo :p:

Pakalolo, good vibes, vc está bem instruído meu amigo!!!
 
Valeu Maurício... vou tentar procurar mais.... pó de coco ta dificil de achar... vou ver como faço com a vermiculita... valeuu

Calango, Sir. MuiLoK, Mr.Bluesman.... valeu aí irmãos.... abraçoss
 
Bom galerinha... to aqui de novo pra atualizar mais um pouco.

Acontece que to meio desanimado pra falar a verdade. Só tem 1 copo que me da força pra continuar o cultivo.

Segue algumas fotos depois de 16 dias da inoculação.

indisp.png

Esse é o copo que apresenta micelio forte por todos os lados. To com bastante esperança com ele.

To tentando manter a temperatura constante....mas nem sempre consigo, ou seja, fica variando de 26 a 30 graus.

indisp.png

Estou mantendo os copos dentro de uma caixa plastica com tampa e enrolado em um saco preto e uma toalha pra tirar qualquer tipo de claridade.

Mas estou desconfiado... pois to achando tudo muito lento comparando com qualquer outro cultivo que venho acompanhando diariamente por aqui.

Alguém pode me orientar? será que to fazendo algo errado e não sei?

Bom... agradeço aí a paciencia de todos....

e vamo ver no que dá....

abraços
 
É normal demorar até 30 dias para colonizar o substrato, portanto, não se apavore (ainda).

Os cultivos que vc acompanhou são de pessoas que já tem uma certa intimidade com o processo, então não tem porque se assustar.

Até agora, vc fez tudo certinho, e é só aguardar a colonização total.

Talvez uma possível compactação do substrato, ou muita umidade interna podem fazer com que o micélio desenvolva mais vagarosamente.

Continue mantendo nas condições que vc citou, logo ele coloniza.

good vibes!!
 
Ok Sir!! muito obrigado pelas palavras..... o jeito então é relaxar e ter paciencia mesmo.

valeu pela ajuda!
forte abraço
 
Boa sorte no cultivo amigo
to com dois copos de Trankei aki tbem :D ja quase 100%:)
Eles demoraram muito comigo também.rs

Como me disseram no inicio de meu cultivo:

- PACIENCIA MEU PEQUENO PADAWAN

Sobre a caixa pelo pouco que sei a galera vai falar pra vc tampar esses buracos ai com micropore pra transpirar sem entrar nada ou fita mesmo pra vedar logo de uma vez.

Boa sorte

Jhon Lock:cool:
 
Boa noite pessoal!

Atualizando cultivo...

Vamos lá.

23 dias (a partir da data de inoculação)

Segue algumas fotos(pessoal, queria realmente pedir desculpas pela qualidade, confesso que fiquei meio aborrecido por isso, se visualizar numa resolução menor fica melhor do que o tamanho real.):

indisp.png
Esse é o copo que da gosto de ver. :p: Micélio forte e bonito :)

indisp.png
O copo que tem o micelio forte está apenas com essa parte faltando. O do outro lado podemos ver que está bem ralinho o micelio, porém todo espalhado, mas muito franquinho ainda.

indisp.png
Segue outro copo. Micelio querendo espalhar por todos os lados, porém, muito ralinho tb...

indisp.png
Esse copo ta com uma parte bem colonizado(uma pequena parte apenas), o resto apresenta presença de micelio, mas fraquinho. Tentei "empurrar" o micelio para se desprender do copo, mas começou a soltar pedaços de milho caindo com partes do micelio se espalhando... apenas a parte com a maior concetração de micelio nao desgrudou e ficou lá. Fiquei com pena, pois fui dando umas pancadinhas de leve... depois fui aumentando a força pra ver se soltava, e nao soltou.... fiquei com pena e deixei lá.

indisp.png
Segue mais dois copos... micelio espalhados por todo lado, porém ainda bem ralinhos.

indisp.png
Fundo dos copos.

indisp.png
Fundo dos copos.

Estou tendo uma certa dificuldade com temperatura.... ultimamente por aqui tem feito MUITO calor... o ar condicionado tem que ficar ligado direto e ainda assim as vezes preciso colocar uma garrafa de gelo em cima da caixa onde os copos ficam pra resfriar.

Ontem tive um problema que me deixou preocupado, mas logo depois tratei logo e fiquei aliviado.... não tive tempo de cuidar da temperatura deles... pois passei o dia inteiro fora, e quando voltei somente a noite encontrei os filhotes no calor de 32 graus... fiquei preocupado pois a tarde deve ter sido bem pior... pois fez muito calor. Corri liguei o ar condiciona e coloquei a garrafa de gelo e aos poucos fui melhorando a temperatura.

Pra vcs terem uma ideia do calor... com o ar ligado a noite inteira, quando acordei de manhã cedo o termometro marcava apenas 26 graus. Imagina isso a tarde sem ar ligado, até eu passo mal no calor, imagina eles.

Porém consegui estabilizar novamente a temperatura deles entre 27 a 29 graus.... mas confesso que tem sido uma batalha dificil pra mim.

Sei que essa dificuldade que venho enfrentando com temperatura vem influenciando na demora.... mas tenho fé. E com forme a música toca eu tento dançar.

Seguindo conselhos de colegas do CM, virei os copos de cabeça para baixo como vcs podem notar nas fotos. Pois meus copos realmente começaram a micelar na parte de baixo dos copos... então realmente tem lógica virar de cabeça pra baixo pra ajudar a eles irem até o "teto".

Bom... acho que é isso... agradeço a todos pela ajuda... sou muito grato a todos.

abraços
 
Fala pakalolo

Seu substrato é milho, então você deve dar umas batidas no copo para difundir o micélio.

É normal a colonização começar no fundo do copo, pois a mistura água esporos deposioto no funfo.
 
Grande Maurício!!

Eu dei umas batidas em apenas um copo e foi desgrudando aos poucos, mas tb foi se "despedaçando"... é pq tava como se fosse um "bolo" só, conforme fui batendo foi se soltando e ficou apenas um pedaço grudado no fundo que não soltou por nada... fiquei meio com medo. Os grãos de milhos ficaram todos soltos e se misturaram novamente...

Nos outros copos não fiz nada... pois fiquei meio com medo.. sei la. Esperei tanto tempo pra colonizar um pouco e quando fui bater pra soltar, foi tipo que se tivesse desfazendo o que o micelio conseguiu fazer com o tempo.

É normal isso? posso bater nos outros? todos os outros copos continuam todos "grudados".

valeuu
 
Você deve dar batidas para misturar os grãos de milho, o micélio se espalha e acelerar a colonização.

Cuidado ao bater para não danificar o micélio.
 
Mauricio, de quanto em quanto tempo é aconselhável misturar os grãos?
 
Fala Pakalolo....to gostando de ver seu cultivo garoto, ta indo muito bem....
vc vê que informação tem de monte aqui no CM né....isso sim é legal!!!!
Irmãos de verdade.:)

To botando muita fé nesse cultivo, ta começando muito bem....PARABÉNS.:pos:
daqui no máximo 5 dias inicio meu cultivo:D, aí vou querer toda força:p: e boas vibrações :p:que vc puder me mandar!!!!:D

OBS: No momento estou na fase de teste da temperatura da incubadora (tentando os 28°C) enquanto num inicio o cultivo....vamos ver.....acho que realmente essa é a fase mais complicada!!!!

Bom, muito sucesso no seu cultivo....estou acompanhando!!!
Abs e muito AMOR no coração!!!
 
Mauricio, de quanto em quanto tempo é aconselhável misturar os grãos?


Quando o micélio tiver tomado uma área grande do copo, basta dar uma sacudida para misturar os grãos. Daí mais uns dias e estará completada a colonização.

Essa sacudida não deve destruir o micélio, apenas misturar grãos colonizados com grãos não colonizados.

Uma vez só é suficiente.
 
Boa tarde pessoal!

Atualizando...

Hoje fui dar uma olhada pra ver como eles estavam... e :( dos 6 copos 1 deles apresenta contaminação. :(

Os outros 5 copos aparentam a continuação do crescimento de micelio... dois copos bem suados no fundo. Mas aparentemente não apresenta contaminação. (ainda?! :confused:)

O unico copo aparentemente contaminado era o que eu mais gostava, pois era o que apresentava o micelio mais forte e branquinho tipo algodão. :/

Segue as fotos dele:
indisp.png

Alguma recomendação?

Do outro lado o micelio ainda continua branco e forte na parte do fundo do copo. Uma tentativa de spawn? ou descartar esse copo e jogar tudo fora?

Valeu pessoal....

respeito, paz e luz a todos.
 
Back
Top