Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Primeiro Cultivo: Transkei

Diário de cultivo completo.
Olá pessoal.... bom dia :)

Bom.... estou iniciando minha jornada nos cogumelos mágicos. Espero que tudo saia como planejado.

Primeiro cultivo, primeira tentativa e primeiro contato com os mágicos.

Fui lendo e lendo diários e biblioteca e fiz os procedimentos que mais me identifiquei.

Vamos lá.

Região: Norte
Método: Cultivo em grãos
Substrato: Milho
Strain: Transkey
Data inoculação: 06/08/07

Material:
06 copos de whisky
1kg de milho
Serginda 5ml
Alcool 92,8
Lysoform spray
Luva cirurgica
Papel alumínio
Papel toalha
algodão
panela de pressão
sacos ziploc
fita isolante
esparadrapo

Ok...
Recebi a strain pelo correio no dia 01/08/07.

Cozinhei o milho por 30min, em seguida deixei de molho na propria panela por 24hr, no outro dia enxaguei e deixei de molho na agua sanitária por 24hr, no outro dia enxaguei novamente e deixei de molho no bicarbonato por mais 24hr.

Nesse tempo eu já tinha preparado a seringa, raspei quase metade do print num copo que tinha fervido na panela antes de usar... também aproveitei a mesma agua para usar na seringa (pois já tinha fervido antes). suguei uns 4,5 a 5ml. Fiz sugando e jogando no copo novamente umas 3 vezes e depois de sugar tudo na seringa isolei num ziploc e papel aluminio por cima e outro ziploc e só então coloquei n a geladeira. (Hidrataram por 72hr)


Ontem (05/08/07) coloquei os milhos dentro dos copos e depois coloquei na panela de pressão.

3 copos eu apenas coloquei duas camadas de papel aluminio "solto" dentro da penela.
Os outros 3 eu apertei antes de ir pra panela, passei fita isolante nos copos e fiz 1 a 2 furos no cantinho de cada copo.

Ah... um detalhe que me preocupou, os copos depois de sairem da panela de pressão estavam um pouco suados por dentro (sinais de várias gotinhas de agua na parede e um pouquinho no fundo). Não era "molhaaado" ... era suado... apenas algumas goticulas. Será que vai ter problema ? ou é normal?

Hoje de manhã (06/08/07) inoculei os copos.
Usei muito lysoform que até eu já tava com dificuldade para respirar hehe. Coloquei uma máscara para não respirar em cima.

Limpei minha mesa com alcool, forrei com papel alumínio e limpei novamente com alcool.

Coloquei uma vela acesa do lado para flambar a agulha antes de cada injeção. Limpei com algodão molhado de alcool por cima dos copos onde a agulha iria penetrar. Esquentava a agulha sempre antes de cada furo e depois limpava a ponta da agulha com um outro algodão molhado de alcool.

Inoculei os 6 copos e deixei dentro de uma caixa de plastico com tampa (que passei bastante lysoform e alcool antes de colocar os copos). Coloquei a caixa dentro de um saco de lixo preto e no fundo no meu guarda roupa.

Bom.... acho que foi mais ou menos isso... se não esqueci de escrever algo... Vamos ver né?! Não pretendo mexer por lá por alguns dias...

É isso.... espero que tudo ocorra bem...

valeuu

câmbio.

Algumas fotos tirada pelo celular.

Strain quando chegou :)
indisp.png

Alguns dos materiais
indisp.png

Enchendo os copos de milho
indisp.png

Enchendo os copos de milho (2)
indisp.png

3 copos lacrados antes de ir pra panela de pressão com 1 ou 2 furos no cantinho (enquanto 3 já estavam na panela "abertos")
indisp.png

Depois de inoculados:
indisp.png

Aah... lembrei de um detalhe... quando comecei a inocular eu estava com luva cirurgica... mas daí o esparadrapo começou a grudar na ponta dos dedos deixando cola e dificultando meu trabalho. Quando já estava ficando dificil de segurar as coisas tive que tirar a luva para não demorar pra fechar os buracos feitos pela agulha. Limpei minha mão com alcool váárias vezes antes de mexer com a seringa, e em momento algum tive contato direto com a agulha e/ou com as partes que seriam furadas no copo.

Valeuu
 
Última edição por um moderador:
Fala irmãozinho, tudo bom?

Em relação as gotinhas que vc falou, acho que não tem problema nenhum.

Quando colocamos alguma coisa em temperatura um pouco alta ela tende a ficar "suada", isto é, os vapores ao entrarem em contato com a "parede" dos copos eles se condensam e viram essas gotinhas ai.

Tanto é que se vc colocar num lugar mais frio (não faça isso senão a incubação vai demorar mais ainda!) essas gotinhas tendem a desaparecer.

Não é geral, mas falo isso por experiência própria, já que aqui no Nordeste acontece assim, ao menos!!

No mais, basta esperar mais uns 3 a 6 dias pra começar a ver a colonização!! Tá tudo nos trinques, direitinho direitinho.

Boa sorte! :)
 
Só corrigindo uma coisa... PF tek é a técnica do Psylocibe Fanaticus seguida À RISCA! Cultivo em grãos é cultivo em grãos, PF Tek é PF tek!

Consiste em fai + vermiculita em copos de wiski preferencialmente pelo desenho e tamanho dos copos, selo de vermiculita etc.
 
Fala Pakalolo

A umidade aparente vai ser absorvida, logo logo.

Se, ao caso, vc deixasse os copos esfriar totalmente dentro da panela de pressão (que é muito seguro), essa precipitação que vc percebeu não ocorreria, ou ocorreria em menor volume. Nada alarmante, é normal.

Só passei pra desejar good vibes a vc e seu cultivo, só caprichar que vai dar tudo ok.

sucesso!!!!:pos::pos::pos:

paz e muita luz
 
Só corrigindo uma coisa... PF tek é a técnica do Psylocibe Fanaticus seguida À RISCA! Cultivo em grãos é cultivo em grãos, PF Tek é PF tek!

Consiste em fai + vermiculita em copos de wiski preferencialmente pelo desenho e tamanho dos copos, selo de vermiculita etc.

Corrigindo. Valeu.,..
 
bom trabalho brother pelas fotos esta indo tudo ok, eu to com milho aqui tbm mas usei enlatado cozido ja e ta indo bem velho so bota fé!

sorte ae:pos:
 
Parabéns cara, parece estar tudo nas perfeitas condições. Boa sorte.

Fico no aguardo de mais fotos e notícias.
 
Aeeeeeeeeeeeee..
Mais um diario..
Esse CM é 10 mesmo..
Tá bonito o diario..
Só ter fé que vai dar tudo certo sim..
Mando swiss good vibes pra vc.. yööööööööööööööööööö :)
 
Grande Pakalolo....

Está ficando bonito o diário, parabéns pelo trabalho até agora realizado com sucesso....

Espero que tenha bons resultados com o Transkei, por aqui foi td de bom com ele.....

Paz Luz e Sucesso no cultivo...!
 
Valeu pessoal.... obrigado a todos pelas vibrações :)

MicelioCarioca: pretendo sim... já andei pesquisando alguns preços dos materiais.... mas primeiro vou aguardar pra ver como os bolos vão reagir.

valeuu
t+
 
3o Dia após a inoculação dos copos....

Comprei um termômetro de ambiente simples.

Abri a caixa onde guardei os copos e dei uma limpada com alcool e um pouco de lysol... deixei secar a caixa e coloquei os copos de volta e tampei a caixa. E depois cobri com um saco de lixo preto.

Dos 6 copos.... apenas 1 deles apresenta uma mudança significativa... os milhos parecem estar se transformando.. mudando de cor (ficando branco) e ficando abertos sei la... uma mistura... acredito eu que seja a formação do micelio.

Os outros 5 copos parecem estar no mesmo ritmo. Não apresentam umidade dentro dos copos e no fundo do copo... pouco... mas beem poucoo mesmo talvez alguma coisa querendo aparecer tipo umas "machas" brancas querendo aparecer... (acredito eu que seja o mesmo que aconteceu com o copo 1 que está ficando branco).

Ok... deixei de lado e desncansando novamente. Só vou abrir de novo daqui uns 3 dias novamente. AAhh... claro, tinha esquecido... como comprei o termômetro e deixei lá dentro... mais tarde vou só dar uma olhadinha na temperatura... Pois meu quarto é quente e só quando eu chego eu ligo o ar condicionado. Ou seja, com certeza uma variaçãozinha de temperatura. Mas vamos ver o que acontece....


Agora vem uma dúvida que eu gostaria da ajuda de vcs...
Um amigo meu veterinário me emprestou uma caixa média onde ele cria alguns bichos... como por exemplo cobras, que inclusive era para o que servia essa caixa, criação de cobras. Mas acabei de lavar com sabão a caixa toda e a tampa e enchi de agua e coloquei bastante agua sanitária dentro. Amanhã eu tiro a agua (com agua sanitaria) de dentro da caixa e dou mais uma lavada.

Essa caixa será meu terrário no futuro.
Mas a dúvida é: A tampa da caixa apresenta alguns furos pequenos que era por onde entrava ar dentro da caixa para as cobras. Então pergunto, terá problema deixar esses buracos abertos quando eu montar meu terrário? Ou devo tampa-los usando algum tipo de fita adesiva ou durepox ou qualquer coisa para vedar o buraco?

Algumas fotos da caixa tiradas pelo celular:
indisp.png
Detalhe da tampa (os buracos)

indisp.png
Tampa

indisp.png
A Caixa

É isso... valeu :)
 
Opa!

Cara, eu tamparia os buracos. Acho que durepox deixa bem vedado e não tem nenhuma contra indicação,se estiver errado por favor corrijam!



Uma pergunta, cara quais as medidas do terrário? Não sei se é minha mente que ta longe por estar escutando Pink Floyd, ou ele é pequeno?
 
esparadrapo mesmo serve, e se for esparadrapo micropore vc tem troca de ar lenta otimizada.
durepox eh toxico mano!


Toxico? Sério mesmo?
Não sabia, uso durepox pra um monte de coisa. Tenho que me acostumar a ler as embalagens.

Mas esparadrapo com o tempo não corre o risco de soltar?
 
Toxico? Sério mesmo?
1-Não sabia, uso durepox pra um monte de coisa. Tenho que me acostumar a ler as embalagens.

2-Mas esparadrapo com o tempo não corre o risco de soltar?

1- toxico para os fungos - tem um anti mofo nele.cruzei essa informaçao ao fazer um reparo num terrario secundario, quase fiz com silicone de vidraçaria, ae descobri que tinah antifungo, fui conferir no durepox e tem o mesmo componente(sei lá o que de (sulfato)cobre se nao me engano)


2- solta, ae é só colar outro.

O IDEAL tanto pra incubadora quanto pro terrario é fazer uma manutençao GERAL a cada 15 dias.
desmontar TUDO, lavar/esterelizar TUDO e re-montar tudo.
alias 15 dias é o LIMITE DO LIMITE, 15 dias entre as manutençoes é o que abre caminho pra contaminaçoes.
Seguindo essa SIMPLES regrinha BASICA de assepssia eu levei meus bolos até 15 flushs dentro de terrario, contra os 3 que eu vejo aqui da maioria do pessoal.
Faça de TUDO, mas tudo mesmo pra garantir a assepssia.
 
Paêbirú: agora fiquei na dúvida hehehe... tem 34cm de altura, 32cm de largura e 48cm de comprimento.

Alienardo: bom saber que durepox é tóxico.

:)
Valeu pessoal
t+
 
Ahh era viagem minha. 34cm ta bom sim eu acho, quando vi a foto pensei que fosse menor. Mas falta de raciocínio meu, afinal, que cobra viveria em um cativeiro de 15cm +-? hhahaa

Abraço e boa sorte.
 
Bah, já to enxergando teus copos branquinhos cheios de tranças.


Luz ai meu bão!
 
Opa... só pra dar uma atualizada no processo ;)

Bom... amanhã completa 7 dias após a inoculação.

Tirei umas fotos agora nesse momento. Me desculpem pela qualidade (pois foi tirada pelo celular :/)

indisp.png
Maneira como estou guardando meus copos. Dentro de uma caixa enrolado por um saco de lixo preto.

indisp.png
A caixa fechada com tampa.

indisp.png
Os copos.

indisp.png
28C

indisp.png
Os copos.

indisp.png
Dos 6 copos, esse é o unico mais colonizado.

indisp.png
Os outros 5 copos estão nesse rítimo.


Agora vem algumas dúvidas que eu gostaria das orientações de vcs...

a temperatura fica de 27C a 30C... nesse momento ta entre 28C a 29C.

Essa faixa de temperatura ta boa?
Tem problema eu guardar da maneira que to guardando? dentro da caixa fechado com a tampa e isolado com o saco preto.

ah... tinha esquecido... quando abri agora a caixa, eu limpei com lysol e alcool dentro da caixa... deixei evaporar dentro e abanei um pouco e coloquei os copos dentro e fechei a tampa de novo. Será se tem problema? o cheiro de lysol e alcool fica um pouco dentro da caixa... será que faz mal pra eles?

Eles estão muito lentos ou eu que estou muito apressado?

Valeuu...
abraços

ahh.. esqueci de mais uma coisa.... usei somente 4ml da seringa nos 6 copos... ou seja, menos de 1ml em cada copo.

Só o copo mais colonizado que usei 4 furos e coloquei quase 1ml.

valeu
 
Back
Top