Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Primeiro Cultivo - TRANSKEI e B+

Diário de cultivo completo.
NASCERAM HEHE !!! - TRANSKEI e B+

Olá pessoal,

Somos uma dupla de amigos apreciadora da arte cubensiana.

Após incansáveis anos de caçadas, decidimos iniciar um projeto para ter as crianças em nossa casa.

Começamos com 2 strains, B+ e Transkei.

Cultivo 1 - TRANSKEI

Strain: Transkei - Origem FSRE
Meio de cultura: (Mistura para canários + 10% níger) + Vermiculita.

Esterilização do meio: panela de pressão

Como o print que recebemos era pequeno ultilizamos ele inteiro para uma seringa de 1ml.

Hidratação dos Esporos: 48 horas na estufa. a 28C

Inoculação: seringa para insulina + agulha cumprida e fina.

Colonização: estufa para salgados coberta com toalha para evitar possível perda de temperatura com correntes de ar. A temperatura permanece durante o dia 29C e a noite 27C.

Primeiros sinais de colonização: 7 dias após a inoculação.

Cultivo 2 - B+
Strain: B+ - Origem FSRE
Meio de cultura:

1 Pote - mistura para canários + 10% de níger + arroz integral levemente moído (muitos pedaços estavam inteiros) + Vermiculita

2 Potes - mistura para canários + 10% de níger + Vermiculita

Esterilização do meio: panela de pressão

Utilizamos 1/4 do print recebido.

Hidratação dos Esporos: 5 dias na estufa a 28C

Inoculação: seringa de 3 ml + agulha cumprida e fina.

Colonização: estufa para salgados coberta com toalha para evitar possível perda de temperatura com correntes de ar. A temperatura permanece durante o dia 29C e a noite 27C.

Primeiros sinais de colonização: 3 dias após a inoculação.

No momento o transkei está 24º dia de colonização, aparência de um micélio forte e bem branco faltando apenas o fundo do pote e um pequena parte na lateral.

O B+ está no 19º dia de colonização, mostrou um excelente crescimento com a primeira mistura e os outros 2 potes, um parece estar mais desenvolvido que o outro.

Montamos um terrário que está na "fase de teste", aguardando o aniversário dos potes.

Materiais:

Caixa plástica de 38 litros
Argila expandida
Bomba de ar
pedra porosa
mangueiras e divisores
termômetro
aquecedor com termostato 75W
esponja
garrafa pet
lâmpada 2.5W
pilhas

Seguem as fotos de nosso projeto, aguardando o aniversário dos bolos. A temperatura do terrário se mantem entre 22C e 25C (noite/dia) com a possibilidade de ser alterada com o termostato.
Com relação a umidade parece estar suficiente, as paredes do terrário estão cheia de gotinhas de água. No início dos teste a umidade parecia ser tão alta que muitas gotas condensavam na tampa do terrario. Então resolvemos evitar que essas gotas caissem nos bolos, fixando esponjas na tampa, e o problema parece ter sido resolvido.

Estamos agora ansiosos para tudo isso funcionado com as crianças lá dentro.

Críticas e sugestões ao nosso projeto serão muito bem vindas.

Good Vibes para todos!!
estufa-R.jpgb+arroz-R.jpgb+mistirua-pote02-R.jpgb+mistura-R.jpgtrans-front-R.jpgtrans-rear-R.jpgterrario-frente.jpglateralterra.jpgterra-acima.jpgterra-acima02.jpg

Bola pra frente, bem como vc citou, Oregon.

O interessante é observar todo processo, e conheçendo-o melhor, aí sim partir pra experiências mais ousadas.

Mas vcs leram bastante e foram sábios, sobrando esporos para recomeçar novamente com a strain B+.

Sem desanimar, pensa o quanto vc já aprendeu com isso, na certeza de estar melhor preparado para novos cultivos.

Carimbe com os Transkei, o ponto é o que o Calangódramo indicou, quando rompe o véu e o chapéu ficar reto. Tentando obter prints com o chapéu ainda convexo (antes do tempo) o chapéu continua abrindo, e borra o print.

Preste bastante atenção para a hora certa, duas ou três horas fazem a diferença.

sucesso, e good vibes a todos da Bat-Caverna!!!:pos::pos::pos:

Sábias palavras Sir. Muilok

Com certeza é bola para frente mesmo, com B+ ainda temos mais dois potes quase 100% na estufa e o restante do print recebido.

Vamos cometer alguma insanidade com ele hehehe, questão de poucos dias !!

Já a strain Transkei, nos presenteou com seu primeiro flush, os frutos vieram aquem do desejado, mas estamos satisfeitos mesmo assim, eu batman particularmente, já desconfiava disso, pois achei que o print recebido era muito pequeno, dito e feito, pode até não ter ligação nenhuma isso, mas foi muita coincidência(print pequeno/frutos pequenos).

Alguns melinhos cresceram pouco e indicarão que seus prints serão de tamanho pouco expressivo, outros impressionaram pelos tamanho de seus chapéus por estarem em bolos....

Em resumo a strain Traskei, descoberta a pouco tempo(2002) ainda tem seus mistérios, mas acreditamos que irá nos proporcionar momentos agradáveis em sua companhia.

Paz e Luz meus irmãos.....Oxalá !:luz:
S3010023_1280x960.jpgS3010024_1280x960.jpgS3010026_768x1024.jpg

eae Oregon

estão bonitos cara!!!! vai obter belos carimbos!!!

Parabéns!!!! :pos:

Q viagem! Malucada empenhada mesmo! Parabéns a dupla!
Uma dúvida. Onde compro os esporos para começar meu cultivo?

Abraxx!

Q viagem! Malucada empenhada mesmo! Parabéns a dupla!
Uma dúvida. Onde compro os esporos para começar meu cultivo?

Abraxx!

Prezado alcctba:

Acho que o primeiro passo seria se apresentar no fórum para iniciantes do cm, dai lá vc começa a trocar uma idéia com o pessoal e surgem algumas dicas interessantes....

No mais segue passeando pelos diários de cultivo, que você encontra muita informação útil amigo.

Paz e Luz á você e a todos por aqui!:luz:

Olá pessoal

Bem hoje como de costume ás 6:30 am, levantei bem disposto,fui saudar os guardiões da bat-caverna e logo após resolvi olhar meus filhotes de Transkei...

Percebi que tinha dois dos cogumelos presentes, praticamente dizendo: Me carimbe por favor !!!!!

Preparei me espiritualmente, regressando meu pensamento e meus conhecimentos para as saudosas aulas de Medicina Legal, aonde deleitávamos sobre aqueles corpos putrefeitos hehehe bons tempos !!! QUE SAUDADE DA FACULDADE .

Utilizei Alcool 92% + alcool 70% e Cetoconazol á 5% em solução Spray, para evitar maiores problemas com visitas indesejadas.

Após todos e tudo com assepsia garantida, retirei com cuidado os cogumelos, e tomei o devido receio para que não ficasse nenhum restante do talo em contato com o bolo, feito isso, de posse do buisturi lâmina 18, realizei o corte do talo bem rente ao chapéu conforme as intruções visualizadas no tópico do Mauricio sobre retirada de carimbos.

Claro que experimentei os talinhos hehehe, são muito gostosos, hehehe, peço desculpas por não ter tirado fotos desse processo, mas para não deixar o momento correto passar, fiz tudo sozinho mesmo, e não sobrou habilidade para fazer tanta coisa ao mesmo tempo.

Paz e Luz pessoal, agora é só aguardar a retirada dos outros habitantes do terrário....

Saudações irmãos!!

Alguem teria uma receita para esterilizar arroz com casca?

Estamos interessados nesse substrato para um próximo cultivo , mas ainda temos dúvidas em relação a sua esterilização, agradecemos por conselhos enviados....

Paz e Luz Pessoal !

Saudações irmãos!!

Alguem teria uma receita para esterilizar arroz com casca?

Estamos interessados nesse substrato para um próximo cultivo , mas ainda temos dúvidas em relação a sua esterilização, agradecemos por conselhos enviados....

Paz e Luz Pessoal !

Fala Equipe Maluca!!!!

Qual sua idéia, utilizar arroz in-natura, colhido por aí??

A princípio, o processo seria o mesmo. Transformando-o em farinha, e com a casca presente, acredito que esta seria rica em nutrientes. Porém, uma esterilização fracionada acho que seria necessária, pra acabar com todos microorganismos presentes no substrato.

abraço!!!!

Fala Equipe Maluca!!!!

Qual sua idéia, utilizar arroz in-natura, colhido por aí??

A princípio, o processo seria o mesmo. Transformando-o em farinha, e com a casca presente, acredito que esta seria rica em nutrientes. Porém, uma esterilização fracionada acho que seria necessária, pra acabar com todos microorganismos presentes no substrato.

abraço!!!!

A idéia seria fazer uma casing, e tentar fazer isso com os arroz inteiros, já tivemos pessimas experiencias com farinha de arroz, acredito que o arroz seria o cateto, ou integral com casca....

Já tentamos a Tek do milho mas tive problemas com contaminação e com carunchos, teria outra Tek para casing fora com a utilização do milho....!

Paz e Luz.

A idéia seria fazer uma casing, e tentar fazer isso com os arroz inteiros, já tivemos pessimas experiencias com farinha de arroz, acredito que o arroz seria o cateto, ou integral com casca....

Já tentamos a Tek do milho mas tive problemas com contaminação e com carunchos, teria outra Tek para casing fora com a utilização do milho....!

Paz e Luz.

O uso de arroz cateto é aconselhável, só que em bolos PF.
Para casing, o melhor ingrediente que pode ser usado como spawn é o milho mesmo. O Maurício é desenvolvedor de uma técnica promissora em esterilização de milho, e sempre está estudando pra atingir a excelência com isso.

Vc pode usar grãos de trigo, grãos de centeio, mas nada comparável ao milho. O micélio coloniza ele rapidinho, pelo tamanho do grão facilita a aeração, e pode ser agitado pra aumentar a velocidade da colonização. Se vc seguir a técnica proposta por ele, não tem erro.

Só muito cuidado no preparo do substrato para fazer as camadas de casing. Tem que ser bem balançeado, senão se o PH final da mistura estiver muito áciodo ou muito básico, rolam dificuldades. O ideal é estar com o fator PH próximo de 7,0, que é considerado neutro.

Leia muito no tópico do Profeta: Milho - Substrato para casing.

(Fazer bolos com trigo + cremogema tb é um bom experimento)

qq coisa, tamo aí!!!

Obrigado pelas dicas...

Vamos estudar bem cada uma delas e conforme o andar da carroagem aqui faremos alguns experimentos nesta área de casing...

Tentaremos também fazer outros substratos para bolos, portanto, a dica veio bem na hora oportuna, obrigado!

Outra dúvida é com relação ao bolo do Transkei, após a primeira colheita e confecção dos carimbos, qual momento é ideal para realizar um 2º dunk and cold shock no menino?

Good Vibes for all !!!

Outra dúvida é com relação ao bolo do Transkei, após a primeira colheita e confecção dos carimbos, qual momento é ideal para realizar um 2º dunk and cold shock no menino?

Good Vibes for all !!!

Após colher todos os cogumelos, e retirar abortos, sem quebrá-los ou deixar pedaços de cogu no bolo, faço assim:
espero um dia, talvez por descanso do micélio.
Com muita assepssia, injeto água mineral nos bolos, sempre limpando a agulha e flambando-a na chama a cada injeção.
Então, os bolos podem ir individualmente para um ziplock, e mandados para a geladeira, pelo período de um dia.

Após isto, voltam para o terrário, e pode-se cobrir a face superior com uma camada fina de vermiculita úmida e estérilizada. Nesse passo, volta-se a utilizar a temperatura de pinagem, entre 18 e 21ºC. Quando o micélio voltar a desenvolver, iluminação nele, isso provoca o aparecimento dos pins.

Quanto mais assepssia melhor!

sucesso, feliz dia do amigo e ótimo final de semana pra toda equipe!!!:pos:

As dicas serão sábiamente utilizadas....

Valeu em muito nosso primeiro cultivo, cnhecemos pessoas, fizemos amigos de verdade, trocamos experiências e conhecimentos...

Com isso conseguimos enxergar aonde foram cometidos nossos erros, cujos quais faremos o possível para que não se repitam. Muita coisa, ou melhor, parâmetros devem ser mudados em uma próxima empreitada, para obtermos os resultados esperados.

Particularmente estou satisfeito, pouco me importa se vai dar quantidade e tamanho suficiente para um TEA ou uma TRIPP, estou muito feliz por ter conseguido futificar uma das strains.

Isso é a minha prova pessoal, agora eu sei do que sou capaz, e que necessito de mais estudos, material e dedicação, bem durante essa semana ando sozinhão aqui na caverna cuidando de todo o cultivo, e gostei disso, me senti mais próximos dele e acabei aprendendo mais, observando-os !!!!

Agora é aguardar a segunda leva dos frutos do Transkei, provalvelmente até o final do fim de semana o bolo estará recebendo suas agulhadas com H2O mineral.....

Saiu o primeiro print do TK, ficou 24hs na impressão, o resultado não parece ser muito animador, mas está ai. ainda hoje mais 2 outros prints de 1ª impressão ficarão prontos também.

Paz Luz e Sucesso para todos, e tenham um excelente final de semana!
1 print transkei.jpg

Quanto a strain B+,

Tiro meu chapéu mais uma vez ao Sir.Muilok, hj cedo ao dar o tradicional bico no terrário, notei uma mancha de formato arredondado, com coloração tendendo de cinza escuro para verde, sem dúvidas ou dó, o bolo foi imediatamente retirado do terrário, para preservar a outra Strain que frutificou.

Por curiosidade, abri com muita assepsia o bolo ao meio e percebi o que poderia definir como "miolo morto" a estrutura interna do bolo naum parecia possuir micélio vivo, e externamente apresentava um branco opaco, quase que como se fosse uma massa de suspiro da vovó ressecada.

Após esses procedimentos o bolo teve seu destino final O LIXO, FRUSTANTE.

Definitivamente B+ já era, temos outros 2 bolos dele ainda colonizando na estufa pasteleca, aguardando aniversário.

Continuamos por aqui na tentativa incansável da strain B+.......

"Se parares cada vez que ouvires o latir de um cão, nunca chegarás ao fim do caminho."

Seguiremos com humildade nosso caminho, o fracasso nos fará mais fortes para a proxima etapa....

Paz e Luz amigos...​

Oregon, não dá pra ver muito nitidamente a foto, seria bom um close ou uma foto mais iluminada, mas pelo que você descreveu aí, eu acho que não tava contaminado não hein...

Citação:

"Por curiosidade, abri com muita assepsia o bolo ao meio e percebi o que poderia definir como "miolo morto" a estrutura interna do bolo naum parecia possuir micélio vivo, e externamente apresentava um branco opaco, quase que como se fosse uma massa de suspiro da vovó ressecada."

Eu acho que o que ocorreu aí foi o Ressecamento do bolo. Isso poderia ter sido resolvido com:

1 - injeção de água;

2 - Dunk.

Posso estar errado, pois não é possível visualizar bem a foto para ter uma opinião mais plausível porém, estou achando que foi descartado um bolo que poderia render tanto quanto os outros, se fosse aplicada uma medida correta.

Abraços à você e parabéms pelo sucesso no cultivo!

Chá????????? Nãoooo!!!! cháaaaa!!!!!?!?!?! mais chá, mais chá, mais chá, muda muda muda logo de lugar...

Oregon, não dá pra ver muito nitidamente a foto, seria bom um close ou uma foto mais iluminada, mas pelo que você descreveu aí, eu acho que não tava contaminado não hein...

Citação:

"Por curiosidade, abri com muita assepsia o bolo ao meio e percebi o que poderia definir como "miolo morto" a estrutura interna do bolo naum parecia possuir micélio vivo, e externamente apresentava um branco opaco, quase que como se fosse uma massa de suspiro da vovó ressecada."

Eu acho que o que ocorreu aí foi o Ressecamento do bolo. Isso poderia ter sido resolvido com:

1 - injeção de água;

2 - Dunk.

Posso estar errado, pois não é possível visualizar bem a foto para ter uma opinião mais plausível porém, estou achando que foi descartado um bolo que poderia render tanto quanto os outros, se fosse aplicada uma medida correta.

Abraços à você e parabéms pelo sucesso no cultivo!

Chá????????? Nãoooo!!!! cháaaaa!!!!!?!?!?! mais chá, mais chá, mais chá, muda muda muda logo de lugar...

Fala Trip !

Bem realmente naquela foto naum dava para perceber muito bem mesmo o contaminante, somente ao vivo era possível ver claramente que a coisa já estava feia, coloração verde muito intensa, horrível, só de lembrar já tô me coçando todo....

Não está errado não irmão, se não fosse a presença do fungo verde, apostariamos nossas fichas na dunk Tek, para tentar salvar o bolo, porém nos não temos bagagem suficiente ainda para lidar com maestria com contaminantes, e os fatores de ter mais 2 bolos ainda colonizando, e o restante do print da strain B+, a decisão foi tomada segundo a racionalidade funcional do processo, resumindo: Fora Contaminantes, sem chance....

Obrigados pelas observações de respeito, sucesso por ai !

Paz e Luz á todos...

Então... eu tentei dizer.. que daria pra recuperar se fosse apenas ele SECO. se foi contaminado mesmo você fez bem mesmo... mas é que por um momento eu achei que pudesse ser só ressecamento. Pois se um bolo resseca demais, o micélio toma o aspecto descrito por você, e tambem é comun ver uma ou mais mancha verde-azulada nele. (são as psilas!)

Mas se foi identificado o contaminante mesmo, aí é tirar de perto dos outros mesmo hehehe. :D

Então... eu tentei dizer.. que daria pra recuperar se fosse apenas ele SECO. se foi contaminado mesmo você fez bem mesmo... mas é que por um momento eu achei que pudesse ser só ressecamento. Pois se um bolo resseca demais, o micélio toma o aspecto descrito por você, e tambem é comun ver uma ou mais mancha verde-azulada nele. (são as psilas!)

Mas se foi identificado o contaminante mesmo, aí é tirar de perto dos outros mesmo hehehe. :D

Isso mesmo garoto...

Contaminou o B+ ehhe, tranquillo, grande e destacáveis observações.....

Apareça sempre irmão, sempre serás bem recebido....

Paz e Luz á você e sua família...

O que um pouco de vodka e cocumelos fazem na kbça hein?

É ainda estou feio, Salve o TK véio de guerra, hehe

Hj parei para pensar no céu, e na sua beleza!!!

Agradeço á Deus, e depois a todos por aqui, por terem me ensinado á cultivar essa maravilha em casa...
Sem vocês naum teriamos conseguido, nossa, mãos que flutuam sobre as teclas, só queria passar por aqui e deixar meu muito obrigado mesmo, de coração........

Fomos.................................

Lokura geral aqui na bat caverna, vlw e cambio final,,,,,,,

Ps: Sem condicções...........

Última edição por um moderador:

Agradeço á Deus, e depois a todos por aqui, por terem me ensinado á cultivar essa maravilha em casa...Sem vocês naum teriamos conseguido, nossa, mãos que flutuam sobre as teclas, só queria passar por aqui e deixar meu muito obrigado mesmo, de coração........

Agora vocês fazem a diferença.

Vocês tem o conhecimento, a bondade, e a chave.

paz e muita luz:pos:

Agradeço á Deus, e depois a todos por aqui, por terem me ensinado á cultivar essa maravilha em casa...
Sem vocês naum teriamos conseguido, nossa, mãos que flutuam sobre as teclas, só queria passar por aqui e deixar meu muito obrigado mesmo, de coração........

Opa, THE trip...eheuheue
Desejo lhes boas vibrações nas trips..
vc não está feio não meu amigo, vc está lindo..
Tb agradeço a familia CM.ORG pela irmandade , pelas pessoas de bom coração que encontrei aqui que para sempre farão parte de mim..
Beijão pra vcs aí no BAT CAVERNA..
Foguete chegando a lua , CAMBIO...:cool::D:eek:

Back