Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Primeiro Cultivo - TRANSKEI e B+

Diário de cultivo completo.
NASCERAM HEHE !!! - TRANSKEI e B+

Olá pessoal,


Somos uma dupla de amigos apreciadora da arte cubensiana.


Após incansáveis anos de caçadas, decidimos iniciar um projeto para ter as crianças em nossa casa.

Começamos com 2 strains, B+ e Transkei.




Cultivo 1 - TRANSKEI


Strain: Transkei - Origem FSRE
Meio de cultura: (Mistura para canários + 10% níger) + Vermiculita.

Esterilização do meio: panela de pressão

Como o print que recebemos era pequeno ultilizamos ele inteiro para uma seringa de 1ml.

Hidratação dos Esporos: 48 horas na estufa. a 28C

Inoculação: seringa para insulina + agulha cumprida e fina.

Colonização: estufa para salgados coberta com toalha para evitar possível perda de temperatura com correntes de ar. A temperatura permanece durante o dia 29C e a noite 27C.

Primeiros sinais de colonização: 7 dias após a inoculação.




Cultivo 2 - B+
Strain: B+ - Origem FSRE
Meio de cultura:

1 Pote - mistura para canários + 10% de níger + arroz integral levemente moído (muitos pedaços estavam inteiros) + Vermiculita

2 Potes - mistura para canários + 10% de níger + Vermiculita


Esterilização do meio: panela de pressão


Utilizamos 1/4 do print recebido.

Hidratação dos Esporos: 5 dias na estufa a 28C

Inoculação: seringa de 3 ml + agulha cumprida e fina.

Colonização: estufa para salgados coberta com toalha para evitar possível perda de temperatura com correntes de ar. A temperatura permanece durante o dia 29C e a noite 27C.

Primeiros sinais de colonização: 3 dias após a inoculação.


No momento o transkei está 24º dia de colonização, aparência de um micélio forte e bem branco faltando apenas o fundo do pote e um pequena parte na lateral.

O B+ está no 19º dia de colonização, mostrou um excelente crescimento com a primeira mistura e os outros 2 potes, um parece estar mais desenvolvido que o outro.

____________________________________
TERRÁRIO

Montamos um terrário que está na "fase de teste", aguardando o aniversário dos potes.

Materiais:

Caixa plástica de 38 litros
Argila expandida
Bomba de ar
pedra porosa
mangueiras e divisores
termômetro
aquecedor com termostato 75W
esponja
garrafa pet
lâmpada 2.5W
pilhas



Seguem as fotos de nosso projeto, aguardando o aniversário dos bolos. A temperatura do terrário se mantem entre 22C e 25C (noite/dia) com a possibilidade de ser alterada com o termostato.
Com relação a umidade parece estar suficiente, as paredes do terrário estão cheia de gotinhas de água. No início dos teste a umidade parecia ser tão alta que muitas gotas condensavam na tampa do terrario. Então resolvemos evitar que essas gotas caissem nos bolos, fixando esponjas na tampa, e o problema parece ter sido resolvido.

Estamos agora ansiosos para tudo isso funcionado com as crianças lá dentro.

Críticas e sugestões ao nosso projeto serão muito bem vindas.


Good Vibes para todos!!
estufa-R.jpgb+arroz-R.jpgb+mistirua-pote02-R.jpgb+mistura-R.jpgtrans-front-R.jpgtrans-rear-R.jpgterrario-frente.jpglateralterra.jpgterra-acima.jpgterra-acima02.jpg
 
Fala Galera Maluca!!!!

O ocorrido com o bolo de transkei (atraso), não é nada alarmante, pode ser somente pela diferença de genética da Strain, o mesmo que ocorre aqui no meu cultivo, comparando os Taz com os PESA.

O B+ apresenta frutos grandes, e uma colonização mais voraz.

Mas, como apresentar primórdias, é indício que falta pouco, muito pouco pra correr pro abraço!!!

Manter o índice de oxigênio alto, e borrifar uma solução de água mineral + água oxigenada nas paredes do terrário, além de auxiliar na umidade, auxiliam na assepssia e garantem retirada de carimbos seguros.

Manter a temperatura ideal de pinagem (18-21ºC) tb é preciso.

Os bolos parecem saudáveis, sem falta de umidade ou algum aspeco ruim.

Logo, crescerão florestas, e dentro delas, já vai dar pra perceber alguns portais para outras dimensões (plagiando palavras do Profeta Maurício)!!!!

Dar as mãos, e ficar dançando e gritando ao redor do terrário tb é garantido, até tenho quase certeza que é só isso que falta. Façam isso, amanhã vc posta o resultado.... da última vez o TripMan ficou admirado com o salto que o cultivo dele apresentou.;)

Muito sucesso, e good vibes a todos que participarão da dança.:eek:

paz e muita luz!!!:pos:
 
Fala Galera Maluca!!!!

O ocorrido com o bolo de transkei (atraso), não é nada alarmante, pode ser somente pela diferença de genética da Strain, o mesmo que ocorre aqui no meu cultivo, comparando os Taz com os PESA.


Dar as mãos, e ficar dançando e gritando ao redor do terrário tb é garantido, até tenho quase certeza que é só isso que falta. Façam isso, amanhã vc posta o resultado.... da última vez o TripMan ficou admirado com o salto que o cultivo dele apresentou.;)

Muito sucesso, e good vibes a todos que participarão da dança.:eek:

paz e muita luz!!!:pos:


É grande muilok!!!!!!

Parece que a "DANÇA DA PINAGEM" faz efeito mesmo hehehehehehe, excelente dica.

Fizemos uma dança cigana por aqui na Bat Caverna, com muita musica, palmas e agito e....... SIM TEMOS PINS

Meu Deus esse mundo Fungi é mto loko msmo, hj acordei e como de costume fui dar uma espiada nos "bolitos" e que:eek: surpresa, o bolo do TRANSKEI que achava que estava já descartado, hamham, pinou hahahahahahahha

Estamos com alguns pins até o momento mas para nós isso já é motivo para estarmos com o sorriso de orelha á orelha:D como vossa senhoria nos falou!!

No mais só GOOD VIBE MESMO total, sucesso para todos do CM com muita

Paz e Luz pessoal.:luz:

Postaremos fotos assim que crescerem mais um pokito pra ficar mais bonita a ft.
 
:luz:SALVE TODA A COMUNIDADE CM

Hoje nossas crianças apresentam um desenvolvimento maior, portanto postamos as fotinhas delas, para que o pessoal camarada do CM possa acompanhar nossa empreitada.

Merlyn continua sereno na guarda de nossos futuros portais para o "Hyper Space" , aonde certamente nossos espíritos irão se encontrar e celebrar a vida !!!!!!!!!!

A Felicidade tomou conta da Bat Caverna.....:D

Muita Paz e Luz á todos pessoal.....

"O conhecimento é como um jardim: se não for cultivado, não pode ser colhido." :eek:k:
Trasnkeia1.jpgTranskeia2.jpgTranskeia3.jpgTranskeia4.jpgTranskeia5.jpgguardião.jpg
 
Meu amigo, seus filhos tão lindos...
Parabens..
Nem preciso dizer que aquele lance que tu me ensinou com o gato tá dando certo né.
Tb eu deixo ele o dia todo brincando lá fora no jardim.
Quando ele entra em casa já se esbarra pelos cantos e cai de sono, tadinho.
Fica bem cansadinho o bichinho..:p:

E tb aquele outro lançe eu fiz e parece que tinha passado um furação por aqui mas foi embora bem rapido!

Até agora tudo certo.

To dançando conforme a musica gitana...
Uma hora meus filhos saem tb..
beijão pro Batman e Robin...:eek:
 
Meu amigo, seus filhos tão lindos...
Parabens..
Nem preciso dizer que aquele lance que tu me ensinou com o gato tá dando certo né.
Tb eu deixo ele o dia todo brincando lá fora no jardim.
Quando ele entra em casa já se esbarra pelos cantos e cai de sono, tadinho.
Fica bem cansadinho o bichinho..:p:

E tb aquele outro lançe eu fiz e parece que tinha passado um furação por aqui mas foi embora bem rapido!

Até agora tudo certo.

To dançando conforme a musica gitana...
Uma hora meus filhos saem tb..
beijão pro Batman e Robin...:eek:

Que ótimo Garota !

Fico feliz que as coisas sinistras estão indo embora aos poucos, realmente é uma boa dar uma canseira no nevasca, ehhehe dai ele incomoda bem menos.

Quanto ao segundo assunto, ainda bem que o furacão passou rápido eu senti que seria dos fortes......

Vou te passar po MP mais uma dica para solucionar essa questão.

Nossoso filhotes estão crescendo saudáveis e bem rapidinho até hehe... obrigado pelos elogios á eles mensionados.

Por ai segue na Gitana que uma hora dessas PINta aí hehehehe:eek:

Paz e Luz á vc e a todos do CM

Ps: seguem as atualizações da strain Transkei, do Terrário poor psicodélico e do seu guardião Marlyn...
15-07-07_1855.jpg15-07-07_1856.jpg15-07-07_1857.jpg15-07-07_1858.jpg15-07-07_1859.jpg15-07-07_1848.jpg15-07-07_1851.jpg15-07-07_1852.jpg15-07-07_1854.jpgmushroom-fantasy.jpg
 
Parabéns Oregon!!!

estão uma beleza os meninos!!!

o que ajudou foi a bruxinha!!! não a tire daí nunca rapaz!!!
 
Muito bom pessoal!!!!

Todo mundo chegou a mesma conclusão!!!

Bolos bem saudáveis, bem cuidados e feitos com capricho e amor!!! A vermiculita protege o micélio, e faz surgir os frutos!!! Nota 100!

Se conseguirem, não deixem a temperatura muito alta, no máximo 25ºC.

Se conseguirem manter menos, na faixa de 21ºC, em testes aqui, percebi que os frutos demoram mais pra crescer, e ficam maiores, melhores desenvolvidos.

Aproveitem para retirar alguns prints do cultivo.

Parabéns, tudo ok!

Se colherem parcialmente, eles duram até 7 dias frescos na geladeira, em pote fechado.

continuem firme, tá lindo e funcional esse terrário aí!!!!

paz e muita luz ao trio!!!
 
Agradecemos á todos pelos comentarios positivos .....

Por aqui a temperatura está variando de 21° a 23°C tranquilamente.....

Quanto aos prints? bem estamos viabilizando umas Tek de carimbos, e claro, estamos aceitando sugestões dos colegas amigos.

No mais tá indo tudo tranquilo, até mais do que imaginavamos, na verdade eu Batman, pessoalmente estou profundamente emocionado, visto possuo contato diário e intenso com nosso cultivo aqui na bat caverna!!!

Ontem mesmo estava observando essa coisa toda e relembrando tudo que passou até aqui, nossas caçadas, primeiras Trips(á 2,5 anos), o primeiro Hyperspace ano passado (que saudades), as tentativas frustadas antes de conhecer o CM de desenvolver nossa querida strain selvagem "WR", e por fim a Descoberta dos Cocumelos Mágicos, nosso CM ABENÇOADO.....

Aqui tiramos todas as nossas dúvidas, aprendemos, perdemos a nossa ignorância sore o assunto e em fim conseguimos frutos, e bonitos frutos....

Resultado dissso lágrimas escorreram de meus olhos, inevitávelmente, senti mesmo o quanto tudo isso era importante para todos nós, foi uma experiência singular em minha vida.......Obrigado!

Agradeço de coração aberto á todos aqueles que colaboraram para o sucesso deste projeto.

Em especial: Sir. Muilok, Alienardo e Mauricio, pois acreditamos que sem as suas acertadas dicas, teriamos falhado em nosso caminho, Oxalá para vocês.....

Sem deixar de lembrar é lógico, de nossos demais irmãos que passaram e passam pelo nosso cultivo, sempre deixando mensagens positivas....

Paz e Luz á Todos.:luz:
 
Bem seguem as desanimadas atualizações da strain B+

Apos uma olhada detalhada encontramos uns "pontos de ferrugem" (contaminação?) no bolo que naõ frutificou ainda após 15 dias no terrário,

No mais seguimos na busca de alguma orientação para com relação aos devidos pontos laranja-claro ou salmão talvez, e para a não frutificação dos mesmos.....

Um abração a todos Paz e Luz !!
16-07-07_1331.jpg16-07-07_1332.jpg16-07-07_1333.jpg16-07-07_1357.jpg16-07-07_1358.jpg
 
Fala Equipe Maluca!!

A textura do fungo apresentada não parece mais micélio, a meu ver.

A quarta foto sugere que logo, o verde vai tomar conta do bolo, indicando contaminação, quase que 100% de certeza, por trichoderma, o famoso e detestável duende verde.

Prestar muita atenção em mudanças que podem ocorrer, quanto menos tempo a contaminação ficar dentro do ambiente de frutificação, menor o risco de se alastrar e contaminas este e futuros cultivos.

Uma dica-suicida: com muito cuidado (assepssia e proteção pessoal), cortar o bolo no sentido longitudinal, verificar como anda o miolo. Se estiver saudável, proteger novamente as partes com vermiculita úmida e estéril. Aguardar mais uns dias para esta ação, se a contaminação se manifestar, descartar o bolo logo. (muito cuidado ao manipular contaminações).

Indico as ações acima , pois tirei as conclusões com fotos, apenas fotos. Tomara que não seja nada de contaminação.

Talvez os outros colegas possam opinar também, o objetivo agora é tentar frutificar o B+(se possível), sem oferecer qualquer risco para a outra strain.

good vibes!!!:pos:
 
Olá amigos!

O 100% aguardado, é para não ficar nenhuma parte de substrato livre para ação de contaminantes. Como é estéril, qualquer coisinha (esporo, microorganismo) que chegar aí, toma conta, pois não tem concorrentes na colonização. Quando está colonizado pelo micélio, aí é diferente.

Além disso, reparei em meus experimentos que: O micélio necessita um certo tempo (colonização) para se fortificar, se preparar para a formação de primórdias e pins. É como uma fruta, que precisa ficar madura para ser consumida. O micélio não é diferente, ele necessita de um tempo para poder frutificar.

Se não fosse assim, ia ter neguinho inoculando, e 5 dias depois já querendo mandar bolos pro terrário.

O cultivo é algo fascinante, em todas suas etapas. É de suma importância observar todas elas, para o aprendizado, para tirar conclusões e adquirir experiência e bagagem para poder se aventurar em novas técnicas.

acho que consegui passar uma idéia.

sucesso, continuem no capricho e amor a natureza, que ela lhes presenteará

paz e luz


ótima SIR estou realmente fascinado com o processo acho que se fosse rápida a coisa talvez naum teria a mesma graça fora oque vc aprende e o envolvimento com micélio que é um ser vivo como nós! quanto a colonização acho que tem qeu ser total mesmo, o bolo tem que parecer neve dae el egrita pra vc: " me tira daqui que os chapeludos quererm nascer papai!" huhu
" o mais importante não a chegada chegada, e sim a viagem!"

sucesso ae oregon!
 
Bem na verdade de verde por aqui naum tem nada ainda, o que aparece é essa coloração laranja ou salmão, pesquisei a estrutura do fungo verde hj em algum lugar da net e descobri que ele é laranja digamos no meio de sua estutrura e verde nas pontas, mas naum vejo isso no bolo.

Já sobre um possivel fungo laranja ou algo parecido naum encontrei nada a respeito.

Aonde apresenta essa coloração, era uma parte totalmente colonizada, alias esse bolo estava 100% colonizado ao receber o dunk/cold !!!!!!!!!!!!!!

Devo estar vendo coisas já ! A segunda pedra em nosso caminho nos foi colocada, vamos ficar ainda no aguardo de mais observaçoes consistentes obrigado.

Paz e Luz amigos...

Bem pessoal....

Ai estão as fotos do bolo B+ que já está apresentando resultados, já o Transkei está bem de leve motivo pelo qual naum foi postado foto dele...
Se puderem comentar agradecemos para sabermos se está td certo até aqui ok?

Um forte abraço com muita Paz e Luz á todo por aqui....

Nesse post (35) na página 2 de nosso cultivo, da para ver claramente uma mancha no SUBSTRATO que formou-se ainda no interior do pote, na época pensamos em niger esmagado, lokura total!!! já estva assim desde o inicio conforme sa fotos mostram, notei que essa mancha está na mesma altura e direção da referida mancha atual no bolo....

Posso estar viajando, mas sigo incansavel na procura de respostas...

Paz e Luz pessoal....
 
Última edição por um moderador:
Nesse post (35) na página 2 de nosso cultivo, da para ver claramente uma mancha no SUBSTRATO que formou-se ainda no interior do pote, na época pensamos em niger esmagado, lokura total!!! já estva assim desde o inicio conforme sa fotos mostram, notei que essa mancha está na mesma altura e direção da referida mancha atual no bolo....

Posso estar viajando, mas sigo incansavel na procura de respostas...

Paz e Luz pessoal....

Tudo normal.

Até domingo o bolo te dará cogumelos.

Re-veja os parametros do terrario e nao apavore.

Manchas nessa cor sao comuns como o Neuro (ou foi cignusx?) falou laaa em cima.

TUDO NORMAL.

Em culturas partindo de multi esporos TUDO é possivel, porem NADA é previsivel.

O micelio parece muito algodoado, muito além do normal e esperado nessa fase, e micelio algodoado é MENOS eficiente na frutificaçao, POREM ele tambem frutifica - demora mais, dá cogus menores, e menos potentes.

Pode tentar fazer (depois do domingo) um shit simulator ou ainda quebrar esse bolo e fazer um casing dele.

Mas ESPERE. to mandando best vibes concentradas ae nele DIRETAMENTE, e eles vao frutar com isso.
 
Atualização da Strain Transkei.

Enquanto Isso......

Na Batcaverna Transkei Segue Seu Curso Natural !!!!!

Paz E Luz Pesoal !
Transkeifrutos0201.jpgTranskeifrutos0202.jpg
 
Grande Oregon, parabéns pelos frutos. Nunca tive cogumelos com chapéu grande assim em bolos, somente em casings. Muito doido.
 
Parabéns, belos frutos!!!

:D

Apertem os cintos!!!! Tripp à vista!!!!!

:pos::pos::pos:
 
Agradecemos os elogios aos frutos, muito obrigado...

Estamos com uma dúvida : qual o melhor momento para retirar os carimbos?
Na terceira foto noto que o chapéu do cogumelo, parece estar abrindo demais, esses frutos não estão crescendo pouco? abrindo chapéu antes da hora? ou seria mesmo uma característica da strain?

As fotos tiradas dois dias após as anteriores postadas, diminui a intensidade de luz no terrário e a temperatura segue cte nos 20°C.......

Bem é isso pessoal, muita Paz e Luz por ai....
18-07-07_0902.jpg18-07-07_0903.jpg18-07-07_0904.jpg18-07-07_0905.jpg

Quanto a strain B+,

Tiro meu chapéu mais uma vez ao Sir.Muilok, hj cedo ao dar o tradicional bico no terrário, notei uma mancha de formato arredondado, com coloração tendendo de cinza escuro para verde, sem dúvidas ou dó, o bolo foi imediatamente retirado do terrário, para preservar a outra Strain que frutificou.

Por curiosidade, abri com muita assepsia o bolo ao meio e percebi o que poderia definir como "miolo morto" a estrutura interna do bolo naum parecia possuir micélio vivo, e externamente apresentava um branco opaco, quase que como se fosse uma massa de suspiro da vovó ressecada.

Após esses procedimentos o bolo teve seu destino final O LIXO, FRUSTANTE.

Definitivamente B+ já era, temos outros 2 bolos dele ainda colonizando na estufa pasteleca, aguardando aniversário.

Continuamos por aqui na tentativa incansável da strain B+.......

"Se parares cada vez que ouvires o latir de um cão, nunca chegarás ao fim do caminho."

Seguiremos com humildade nosso caminho, o fracasso nos fará mais fortes para a proxima etapa....

Paz e Luz amigos...​
18-07-07_0917.jpg
 
Última edição por um moderador:
Por que em vez de jogar no lixo você não enterra em um vazinho de planta? Costuma nos surpreender com frutos de tempos em tempos, mesmo os bolos mais fracassados e contaminados. A natureza nos ajuda nessa hora. Quanto a tirar carimbos, espere o chapéu ficar quase reto, as dobras chegam a começas a dobrar pra cima, esse é o ponto ideal.
 
Por que em vez de jogar no lixo você não enterra em um vazinho de planta? Costuma nos surpreender com frutos de tempos em tempos, mesmo os bolos mais fracassados e contaminados. A natureza nos ajuda nessa hora. Quanto a tirar carimbos, espere o chapéu ficar quase reto, as dobras chegam a começas a dobrar pra cima, esse é o ponto ideal.

Grande garoto!

Obrigado pela dica de enterrar no vasinho, mas contaminação para mim é negócio sério, sou bem encanado com isso e meu primeiro instinto foi mandar pro lixo..... talvez em um segundo momento, mas não pretendo me deparar com esse assunto novamente.....

Agora Transkei segue firme em seu reinado no terrário, e obrigado pela dica do momento exato da retirada dos carimbos. OXALÀ meu irmão !!

Paz e Luz pessoal.
 
Back
Top