Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Primeiro Cultivo - Tasmanianos, Pipoca e Esterco Bovino

Diário de cultivo completo.
Olá cultivadores, aqui estou eu depois de uns dias fora, fiz dois copos um com milho de pipoca puro e outro com substrato pra plantas, milho de pipoca, borra de café e um pouco de cal hidratada.

resumo:

tudo em 2006.

12/10 8h coloquei milho de pipoca de molho.
13/10 8h cozinhei na pressão por 1h
13/10 10h seringa com esporos para hidratar
14/10 8h novamente cozinhei por mais 1h
14/10 15h abri a panela de pressão tirei os dois potes de palmito furei no centro com a seringa e injetei 1ml no centro de cada pote.

Um pote está somente com milho para pipoca, outro está com milho + substrato pra plantas + 1/2 colher de sopa de borra de café + um pouco de cal hidratada.

Metodo: Mistura de técnicas do CM
Raça/Strain: Tasmanianos
Fornecedor: Amigo

O com milho puro se deu muito bem está 100% colinizado, dei um choque térmico nele ontem, fiz o casing ontem também, o outro copo não vingou.

Fiz um casing muito legal, logo eu posto umas fotos aqui pra vocês. ai seguem
as fotos de como estava a uma semana atraz.

indisp.png

Boas vibrações a todos.
 
Pra manter a umidade do marmitão eu deixei ele dentro de uma caixa plástica grande com água até a metade e o marmitão boiando dentro, não tenho medidor de umidade mais está formando gotas na tampa da caixa e nas bordas presumo estar bem úmido lá.


Coloque um pedaço de papel alumínio cobrindo o marmitão, feche dobrando o papel alumínio na borda do marmitão.

Retém a umidade do casing e impede a luz.

Guarde numa caixa de papelão para manter a temperatura até 28º C.

Condições atuais:
Temperatura: 26 - 27 graus
Umidade: ???
Luz: nenhuma
Ventilação: duas vezes na madrugada uma as 0:00h e outras as 6:00h.


Enquanto estiver colonizando a camada do casing não precisa ventilar.

Deixe 3 ou 4 dias na caixa de papelão, sem mexer.

Depois tire da caixa de papelão, coloque o marmitão coberto dentro de um saco de lixo limpo, e deixe 24 horas na geladeira (choque térmico).

Tire da geladeira, e leve para o terrário.
 
Valeu maurício vou fazer o que você disse dai eu posto as fotos! ai segue uma foto que tirei hoje de manhã, eu tinha feito um buraco na fibra de côco pra enchergar o micélio, só pra ver se ele iria se desenvolver e aceitar a mistura que fiz (fibra de côco + café + vermiculita + leite de magnésia) pelo jeito ele está gostando!

indisp.png
 
Mauricio tapei o buraco, o micélio está aparecendo em outras partes do bulk agora, está tomando tudo!

Quanto aos conselhos que você me deu, a caixa está dentro de um lugar escuro faz dias que não abro ela está la quieta, vou deixar assim mais uns dois dias depois dar o choque térmico

A temperatura está variando de 27 a 28 graus. a umidade parece estar boa pois o micélio não pára de dominar o pó de côco.

Depois eu posto umas fotos, até mais.
 
Quando você abrir o marmitão da próxima, se a superfície estiver colonizada,

coloque uma camada fina de pó de côco + vermiculita para cobrir o micélio.

Então coloque o marmitão dentro de um saco de lixo novo e ponha na geladeira.

Após 24 horas retire e leve para o terrário.

Espere uns 15 dias ou menos e sorria, sorria, sorria !!!!!!
 
Ai seguem as fotos

indisp.png

Marurício acho que ainda está muito pouco colonizada né? vou deixar até ficar 100%.
 
Você abre toda hora.

Deixe ficar uns 3 dias, para colonizar mais, sem abrir.

Depois de 3 dias, coloque a camada para cobrir o micélio.

Então geladeira, terrário, colheita, carimbo, secar, e o que você pensar fazer.
 
Cara estou preocupado a temp. está chegando direto em 32 graus, hoje vou comprar os materiais pra fazer o resfriamento do terrário igual o kliphos.

Boas vibrações nação cogumeleira.
 
Cara estou preocupado a temp. está chegando direto em 32 graus, hoje vou comprar os materiais pra fazer o resfriamento do terrário igual o kliphos.

Boas vibrações nação cogumeleira.


Faça uma lista do que necessita para não comprar material errado ou desnecessário.

O MindStates conseguiu baixar bastante a temperatura do terrário dele, utilizando um umidificador.

https://teonanacatl.org/threads/1º-cultivo-golden-teacher-no-milho-de-pipocas-e-arroz-com-casca.999/

Compare os 2 projetos e veja o que fica mais em conta.
 
Fala Mauricio obrigado pela dica!, comparando os projetos eu vi que vou ter de fazer o que o kliphos fez, pois não tenho um humidificador e o preço é bem chato, bom mas já decidi já comprei as placas de isopor pra cercar o terrário assim como o kliphos fez, vou usar mangueiras dentro do terrário por elas vão passar água gelada assim fica mais barato.

Resumindo :
3 Placas de isopor 15mm
5 metros de mangueira cristal

Depois de pronto eu tiro fotos e posto aqui pra mostrar.

Até mais e good vibes!
 
Fala Maurício, beleza?

Cara, comprei o isopor e o Kliphos comprou a mangueira pra mim, mais não deu pra montar tudo direito ainda, está faltando tempo, estou chegando em casa 0h e tenho de acordar as 6h, dai está complicado.

Só encapei a caixa de plástico com isopor, pra dar uma segurada na temperatura externa, que está na faixa de 32 graus, pra manter um pouco mais fresco internamente estou usando uma garrafa de gelo 500ml trocada duas vezes por dia uma as 0h e outra as 6h, com isso a temp. entre 27 e 30.

Só de ter feito isso a colonização aumentou pacas em dois dias já ficou em 80%, hoje deve estar 100%, comprei turfa e farelo de trigo, pra fazer a última camada, vou adicionar cremogema, borra de café, farelo de trigo e leite de magnésia.

Por enquanto é isso vou tentar tirar fotos hoje, está tudo muito corrido, e pra fazer o terrário é fogo.

Obrigado e até mais.
 
Citação:

comprei turfa e farelo de trigo, pra fazer a última camada, vou adicionar cremogema, borra de café, farelo de trigo e leite de magnésia.

Não faça isso, camada de casing não pode ter substrato senão contamina tudo

Use fibra de coco, pó de coco, vermiculita , café , cal, mas nunca, use farelo de grão, cremogema ou outros substrato para camada de casing.

Dá uma lida aqui: https://teonanacatl.org/threads/o-que-não-deve-ser-feito.1007/
 
Maurício tudo beleza, eu li o forum sobr o que não se deve fazer, cara mais eu tenho só turfa, cremogema, farelo de trigo e um restinho de vermiculita, qual a melhor maneira de eu fazer a última camada?

Obrigado a todos pelas boas vibrações.
 
usa turffa moida+vermiculita50/50 (meio a meio) e preste atençao nos posts do grande mauricio! :)

Otimo diário, estamos torcendo aqui(eu, eu mesmo e irene) ora que tudo corra certo. nao pule de jeito nenhum o tempo de maturaçao dos pedaços de substrato antes de cobrí-lo(3 dias) e releia as informaçoes sobre casing.
 
Maurício tudo beleza, eu li o forum sobr o que não se deve fazer, cara mais eu tenho só turfa, cremogema, farelo de trigo e um restinho de vermiculita, qual a melhor maneira de eu fazer a última camada?

Obrigado a todos pelas boas vibrações.



Use turfa e vermiculita.

A turfa e vermiculita devem ser esterelizadas.

A camada de casing não pode ter material usado para substrato.

Farelo de trigo, arroz, milho, cremogema, semente de passáro, etc., só podem ser usados no substrato.


Se tiver pouca turfa e vermiculita faça o seguinte:


Pegue casca de coco verde ou amarelo.

Tire toda parte verde ou amarela com facão.

Corte em pedaços bem pequenos.

No liquidificador, coloque uma porção de pedaços e água.

Triture até ficar bem moído.

Coe a água em escorredor de macarrão.

Repita a operação até todo material estar moído.

Coloque todo material triturado num saco de algodão.

Amarre a boca do saco com barbante (cordão).

Numa panela coloque água, uma colher de sopa café e uma de calcário.

Coloque o saco amarrado dentro da panela.

Coloque uma tampa na panela, para ferver mais rápido.

Deixe cozinhar por 1 hora.

Quando esfriar, torça o saco até não escorrer mais água.

Abra o saco e distribua o farelo de coco em potes.

Coloque tampão de papel alumínio na boca dos potes.

Esterelize por 1 hora em panela de pressão.


Esse material é excelente para camada de casing.

Você tem muita força de vontade.

Leia mais técnicas de casing
 
Maurício não deu tempo de ler esse post.

Cheguei ontem a noite em casa 23h25m, fui ver o marmitão, chego lá tá assim:

indisp.png

"Bom dai pensei, nossa mais um dia já vai aparecer pins!, tenho de fazer uma camada a mais pra proteger/alimentar melhor"

Dai fui fazer a tal camada, só que não podia usar alimentos, então fiz o seguinte , fiz duas camadas, uma camada com nutrientes (vermi, turfa, cremogema e farelo de trigo), essa camada eu coloquei apenas alguns pedaços em cima do bulk assim como está na foto:

indisp.png

depois cobri com uma camada mais grossa de turfa + vermiculita:

indisp.png

Não gostei da textura de nenhuma das camadas, ficou estranho, o côco é bem mais agradavél.

Maurício se fiz algo errado me corrija acho que ainda dá tempo de mexer nas camadas, retirar sei lá hoje vou ter pó de côco.

Depois disso tudo cobri o marmitão com papel alumínio, coloquei dentro de um saco de lixo(novo), e coloquei na geladeira.

Boas vibrações nação cogumeleira.
 
Fala Zalinsk

Agora que está feito é torcer para dar certo.

O material que você adicionou foi esterelizado ?
 
Fala Zalinsk

Agora que está feito é torcer para dar certo.

O material que você adicionou foi esterelizado ?

Maurício foi mal esterelizado, nas duas misturas usei uma panela, deixei cozinhar no fogo alto por uns 35~40 minutos cada.
 
Fala Zalinsk

Agora é esperar para ver.

Deixe como está, remexer só vai piorar mais ainda.
 
Back
Top