Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Primeiro cultivo, técnica pf-tek, carimbo tksss

Diário de cultivo completo.
Descobri este site a pouco tempo, e já tinha começado o cultivo. Resolvi fazer esse diário aqui pra tirar umas dúvidas, saber se está indo tudo bem.
Comecei o processo dia 20/04, esterilizei os copos, usei seringa novinha e aqueles potinhos pra exames q ja vem esterilizados. Fiz quatro copos com cerca de 400ml cada, na proporção 1 de agua:1 de arroz integral triturado:2 de vermiculita. Fervi os copos, e no dia seguinte fiz a injeção de esporos. Raspei um quarto do carimbo no potinho pra exames, misturei bastante, puxei com a seringa, injetei nos copos e deixei-os dentro de uma caixa de isopor.
Tirei as primeiras fotos no dia 07/05, quando o micélio tinha se desenvolvido bem:20160507_1458421c64e.jpg
Dia 16/05, o micélio estava quase tomando todo o copo:20160516_013757.jpg

24/05, micélio completo, um até pinou no copo :p 20160524_191310.jpg .
No mesmo dia, Tirei os bolos dos copos e transportei para um terrário simples (pote de vidro, camada de vermiculita úmida, uns furinhos na tampa).
Agora, dia 01/06, já fazem uns 8 dias que estão aniversariados, porém ainda nada de pins (a não ser aquele primeiro do copo).
20140101_211448.jpg Agora estão assim, e eu aqui no aguardo. Alguns dos bolos tombaram um pouco dentro do pote, todos eles estão com as paredes suadas, e parece que o micélio continuou crescendo dps de tirado do copo. É normal essa demora pra começar a pinagem, ou eu esqueci de algum passo? Eles precisam de luz? A umidade está muito alta? precisa esfriar, esquentar?
 
É normal essa demora pra começar a pinagem, ou eu esqueci de algum passo? Eles precisam de luz? A umidade está muito alta? precisa esfriar, esquentar?

Oi irmão, antes de qualquer coisa, bem-vindo. Já estou na torcida pelo seu cultivo.
Também sou novo aqui, muito provavelmente a turma mais experiente vai te responder, eu só passei aqui no seu post pra dizer que eu uso muito a guia biblioteca do fórum, lá você encontra tudo sobre suas dúvidas.
O link sobre cultivo tem muita coisa mesmo: https://teonanacatl.org/forums/guias-completos.158/
Dá uma olhada lá, vale a pena.

Sobre os pins, aqui demorou também pra começarem alguns dias.
 
no dia seguinte fiz a injeção de esporos. Raspei um quarto do carimbo no potinho pra exames, misturei bastante, puxei com a seringa, injetei nos copos e deixei-os dentro de uma caixa de isopor.

Deu certo a inoculação, mas da próxima não é tão bom fazer a seringa e inocular logo em seguida. Recomendam deixar pelo menos umas 12 horas na geladeira, pra reidratar os esporos. Isso é importante quanto mais antigo for o carimbo. :coffee:

É normal essa demora pra começar a pinagem, ou eu esqueci de algum passo? Eles precisam de luz? A umidade está muito alta? precisa esfriar, esquentar?

Até 15 dias sem pinar não há porque se preocupar muito.

A luz é interessante pra ajudar a influir na pinagem, além de direcionar os cogumelos, se quiser. Apesar de que oxigênio e umidade são mais importantes para a pinagem, além do fim da colonização, a luz também ajuda.

Sobre umidade, não tem como estar muito alta, já que se espera ficar perto de 100% na pinagem. O problema a se tomar cuidado é com o excesso de condensação cair sobre os bolos ou cogumelos. ==> Quais as Condições Ideias para um Bolo Frutificar e Quais as Condições Ideais para a Formação de Pins.
 
É normal essa demora pra começar a pinagem, ou eu esqueci de algum passo?
Vai ajudar bastante se você abrir os potes algumas vezes ao dia e abanar com uma tampa, por exemplo. Essa configuração de pote com furinhos na tampa não gera muito fluxo de ar então se você deixa fechado sem abrir o ar fica muito estagnado e a troca gasosa escassa. Além disso a evaporação é bastante importante para a pinagem, é como se avisasse ao micélio que ele já atingiu a superfície e é hora de produzir frutos.. Recomendo muito a leitura deste post sobre gatilhos de pinagem: https://teonanacatl.org/threads/reiniciando-o-início.4869/page-2#post-147362
Boa sorte.
 
Obrigado pelas respostas. Vou tentar expô-los mais a luz, tenho abanado o pote com a própria tampa pelo menos uma vez por dia. Cada dia mais ansioso @-@.A segunda leva de copos que eu fiz parece exibir contaminações, na próxima uso seringa e pote novos :c
Aliás, desculpe pelas dúvidas tolas, apesar de já ter lido a maior parte do material da biblioteca, prefiro perguntar pra ter certeza
 
Aliás, desculpe pelas dúvidas tolas, apesar de já ter lido a maior parte do material da biblioteca, prefiro perguntar pra ter certeza

Grande icaro! Manda bala ai irmão! E outra coisa, acho que não existem perguntas tolas, tolo é aquele que mantém a dúvida. Tu tá certão! :)
 
Última edição:
.A segunda leva de copos que eu fiz parece exibir contaminações, na próxima uso seringa e pote novos :c

Antes eu jogava fora as seringas por precaução, hoje eu fervo água numa leiteira, desmonto as seringas, cerca de uns 3-5 min e ficam prontas para reutilização.
 
Agradeço a receptividade e as dicas. Nada deles ainda x.x
hoje notei que um dos potes está trincado e um dos bolos tombado, encostando no vidro. Acham q pode acarretar em algo?

Dois copos da minha segunda leva apresentam contaminações, separei dos outros. Acham q há esperança neles? melhor descartar? dá pra tentar operar?
 
Acham q pode acarretar em algo?
Não.
Dois copos da minha segunda leva apresentam contaminações, separei dos outros. Acham q há esperança neles? melhor descartar? dá pra tentar operar?
Como é essa contaminação? De que tamanho? Se o copo está bem dominado pelo micélio de cubensis e o contaminante tem uma área pequena você pode esperar pra ver se o cubensis vai 'passar por cima' do contaminante. Mas mesmo assim em caso de bolores eu não aniversariaria com outros bolos. Talvez o mais recomendado é você tentar um out, enterrando os bolos em um jardim.
 
Por enquanto, continua sem nada :C Já devo ficar preocupado? O que pode estar atrasando tanto o processo? É necessário bulkar se eu ainda quiser faze crescer algo desses bolos?
 
O que é bulkar? Você pode tentar outras estratégias, mas esse também pode ser um problema genético. Você está abanando já que o vidro não tem furos? Na próxima considere também fazer um roll e double casing nos bolos. Dá uma olhada no glossário pra entender melhor esses processos.
 
eae icaro
quanto aos copos contaminados, eu sempre guardava no guarda-roupas porque afinal "por que teriam bactérias lá, pensamento inocente mesmo :musica:
quando vi crescendo uma forma estranha em cima da fita microporosa de um dos copos fiquei tipo :eca:, mudei os copos para a caixa que seria o terrário e borrifei bastante água com água sanitária dentro do móvel.
outra coisa foi perceber uns erros de cálculo na hora de colocar a fita com as luvas de borracha e talz.. e acabar dando mais essa trela pros Srs bactérios.
a técnica de colocar folha dupla de alumínio é uma boa na prevenção de minúsculas fissuras .

tem um copo aqui que não desenvolveu nada por que não deixei o tempo de 1hr indicado na pp
já errei na medida de agua da mistura pftek, quando pra mais não apareceu micélio, e quando aparecia, estagnava.
quando pra pouco menos, o micélio crescia rizomórfico que era bonito de se ver =), mas pra que causar esse porém pro micélio quando é fácil seguir a receita neh...

ah e a falta de troca gasosa foi um problemão para os meus primeiros cultivos, eles pinavam, mas não se desenvolviam , até uma hora que eles simplesmente se destacavam do bolo .
tem essa técnica de fazer furos em cima do terrário para entrar oxigênio, e furos embaixo para sair o carbônico que é mais pesado;
blzok
 
Última edição:
Olá olá , faz alguns dias desde minha ultima postagem aqui, mas finalmente tenho algo pra postar.
Os bolos finalmente pinaram, cerca 20 dias depois de "empotados".
Vi os primeiros dia 12/06, em apenas um pote: Agora, dia 16, eles estão assim:
13451080_1727786067501106_528132020_n03492.jpg13451222_1729646377315075_1301594366_n.jpg
Os outros 3 bolos também pinaram, estão parecidos com os da primeira foto. :3 Acho que ta dando certo. Acredito que ajudou bastante aumentar a frequencia que estava abanando os potes, e também coloquei recipientes com água quente e os guardei numa caixa de isopor, pra melhorar a temperatura

Sobre a segunda leva de copos, dois com certeza contaminaram:
efeg.jpg
E os outros dois parece que tão se desenvolvendo sem problemas graves, talvez um pouco atrasados pelo frio:20160616_163016.jpg
 
Opa, esses pinos parecem que vão desenvolver bem. :)

Sobre a segunda leva de copos, dois com certeza contaminaram:

Essas contaminações estão bem alastradas. A da esquerda parece bacteriana, então até tem chance do micélio vencer, mas está muito avançada - então pela prática eu colocaria num outdoor improvisado mesmo, sem tentar esperar pela vitória do micélio dentro do copo. A da direita parece outro fungo e o jeito é descartar - mas também pode tentar um out. :coffee:
 
Fotos do desenvolvimento dos pins:
20160618_171031.jpg 20160618_171052.jpg
20160618_171101.jpg 20160618_171107.jpg
Parece que ta indo tudo bem ^^
Mas pra variar, vamos às dúvidas: Como saber que um cogumelo já está bom para ser colhido? Tem alguma média de dias desde a pinagem até o tamanho ideal? Alguma dica de detalhe a ser observado para tal? ; Se o pote for relativamente pequeno, isso pode atrapalhar o desenvolvimento deles? Alguns ja estão tocando no vidro do pote, a falta de espaço pode impedi-los de crescer ou atrapalhar a formação dos que estão menores? Se sim, o que pode ser feito a respeito? ; Depois de ter colhido os cogumelos que crescerem bem, o que faço com o bolo? deixo ele lá e nascerão outros? Tenho que fazer "dunk" pra isso? Ou pode descartar depois de colhidos os meninos?; Selecionar os chapéus maiores/ mais bonitos pra fazer carimbo faz sentido ou isso pouco afetaria na genética geral dos esporos?;
Tenho deixado eles destampados, num cômodo sem muita circulação de ar, até agora nao apresentou problemas, mas isso pode abrir brechas pra contaminação? Também tenho colocado os potes destampados dentro de uma caixa de isopor fechada e uns potes de água fervente dentro pra regular temperatura e aumentar umidade, isso pode sei lá, "cozinhar" eles e acabar prejudicando?
 
A bateria do meu celular vai acabar agora, então não dá pra responder muito. Mas olha esse setor da Biblioteca que lá já vai esclarecer diversas dessas perguntas. :)
 
Vamos consultar o conteúdo do fórum, Ícaro.
https://teonanacatl.org/threads/quando-eu-devo-colher.181/
https://teonanacatl.org/threads/quanto-tempo-leva-para-um-pin-virar-cogumelo.183/
https://teonanacatl.org/threads/o-que-eu-faço-depois-do-bolo-ter-frutificado.180/
Se o pote for relativamente pequeno, isso pode atrapalhar o desenvolvimento deles?
Depende, mas seu pote não é pequeno e nem está atrapalhando em nada.
Selecionar os chapéus maiores/ mais bonitos pra fazer carimbo faz sentido ou isso pouco afetaria na genética geral dos esporos?;
Isso pouco afeta a não ser em casos de clonagem.
Tenho deixado eles destampados, num cômodo sem muita circulação de ar, até agora nao apresentou problemas, mas isso pode abrir brechas pra contaminação?
Tudo bem fazer isso, só que tem que ficar de olho se não estão ressecando.
Também tenho colocado os potes destampados dentro de uma caixa de isopor fechada e uns potes de água fervente dentro pra regular temperatura e aumentar umidade, isso pode sei lá, "cozinhar" eles e acabar prejudicando?
Se a temperatura chega a mais de 30 graus é ruim para eles, se chegar a 40 pode matá-los sim.
 
grato pela atenção.. Acho q dois deles já romperam o véu, apesar de serem chapéus meio pequenos. Devo colher, ou esperar mais um pouco?
 
Quando rompem o veu e abrem o chapeu já é a hora certa para fazer a conheita...se demorar eles podem esporolar de mais em cima do bolo e começar a secar...
 
Back
Top