Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Primeiro cultivo, técnica pf-tek, carimbo tksss

Diário de cultivo completo.
Descobri este site a pouco tempo, e já tinha começado o cultivo. Resolvi fazer esse diário aqui pra tirar umas dúvidas, saber se está indo tudo bem.
Comecei o processo dia 20/04, esterilizei os copos, usei seringa novinha e aqueles potinhos pra exames q ja vem esterilizados. Fiz quatro copos com cerca de 400ml cada, na proporção 1 de agua:1 de arroz integral triturado:2 de vermiculita. Fervi os copos, e no dia seguinte fiz a injeção de esporos. Raspei um quarto do carimbo no potinho pra exames, misturei bastante, puxei com a seringa, injetei nos copos e deixei-os dentro de uma caixa de isopor.
Tirei as primeiras fotos no dia 07/05, quando o micélio tinha se desenvolvido bem:20160507_1458421c64e.jpg
Dia 16/05, o micélio estava quase tomando todo o copo:20160516_013757.jpg

24/05, micélio completo, um até pinou no copo :p 20160524_191310.jpg .
No mesmo dia, Tirei os bolos dos copos e transportei para um terrário simples (pote de vidro, camada de vermiculita úmida, uns furinhos na tampa).
Agora, dia 01/06, já fazem uns 8 dias que estão aniversariados, porém ainda nada de pins (a não ser aquele primeiro do copo).
20140101_211448.jpg Agora estão assim, e eu aqui no aguardo. Alguns dos bolos tombaram um pouco dentro do pote, todos eles estão com as paredes suadas, e parece que o micélio continuou crescendo dps de tirado do copo. É normal essa demora pra começar a pinagem, ou eu esqueci de algum passo? Eles precisam de luz? A umidade está muito alta? precisa esfriar, esquentar?

Tudo está caminhando bem e parabéns pelo português utilizado de maneira correta, pelo menos para mim faz uma grande diferença ler posts onde tudo está legível e eloquente, pois quando utilizam linguagem digital de redes sociais (ou talvez a própria) até desanima. Não esqueça de fazer umas visitas íntimas à biblioteca e jamais deixar de verificar um link passado pelos membros do fórum porque é sempre útil e não permite que o tempo de quem postou seja jogado fora.
E já que falei sobre links, ai vai um que corrige o título do seu diário:
https://teonanacatl.org/wiki/spawn/

Cogumelos colhidos (talvez com um pouco de atraso), guardado na geladeira por alguns dias ( Ainda tava pensando em como secar, mas acredito que não começaram a apodrecer), secos com o uso de um ventilador comum ( por falta de túnel de vento). Eles ficaram relativamente expostos a luz durante a secagem, e algo no fundo da minha mente grita que isso é um problema e-e confere?
A colheita foi meio fraca, eu acredito ( Cerca de 6 médios e 15 pequenos, acham q da pra bater uma brisa em 3 pessoas?), mas vamos que vamos, os bolos continuam sob processo de umidificação. É necessário retirar completamente os vestígios da primeira leva pra nascerem outros? Deixei alguns lá por achar q estavam muito pequenos ainda ( me arrependi ao ler que se ficarem lá por muito tempo degrada o princípio e gera mais da substância responsável pelo mal estar). Agora, no aguardo pelos próximos flushs.

A segunda leva de copos apresenta um desenvolvimento lento. O micélio parece saudável em dois copos, e nos copos contaminados parece ainda estar crescendo, alguém aí ja presenciou um micélio que venceu uma contaminação fodidona? desculpem o linguajar, hehe, mas o copo estava mais de 70% coberto pela contaminação escura, e agora está em cerca de 40%, com o micélio crescendo sobre ela.

Aliás, se alguém tiver um link de como fazer o spawn naquelas marmitinhas de alumínio, gostaria de tentar nos próximos cultivos mas não sei como faria para esterilizar o substrato (Já dentro do recipiente metálico ou se é apenas colocado lá depois).

Agradeço desde já por toda a ajuda que tive aqui, boa colheita pros senhores

Aliás, se alguém tiver um link de como fazer o spawn naquelas marmitinhas de alumínio, gostaria de tentar nos próximos cultivos mas não sei como faria para esterilizar o substrato (Já dentro do recipiente metálico ou se é apenas colocado lá depois).

Não sei se entendi bem, mas você se refere ao casing direto? (Direct-tek)
Se for, segue dois links que encontrei:
https://teonanacatl.org/threads/casing-direto.4631/#post-68225
https://teonanacatl.org/threads/sobre-d-casing-tek-e-processo-de-tindalização.4628/

secos com o uso de um ventilador comum ( por falta de túnel de vento)
Melhor que qualquer túnel de vento, acredito eu. :)
Eles ficaram relativamente expostos a luz durante a secagem
Se foi só a luz indireta e não a luz solar direta, tudo bem.
Cerca de 6 médios e 15 pequenos, acham q da pra bater uma brisa em 3 pessoas?
Medir cogumelos pelo tamanho é complicado, mais difícil ainda medir por uma descrição tão vaga, médio e pequeno são descrições relativas.
É necessário retirar completamente os vestígios da primeira leva pra nascerem outros?
Está falando dos abortos? Se for isso é recomendável retirar sim, porque vão começar a se decompor. Mas vão nascer outros mesmo se você não remover estes.
me arrependi ao ler que se ficarem lá por muito tempo degrada o princípio e gera mais da substância responsável pelo mal estar
Eu não faço a mínima ideia do que está falando nessa parte.
Aliás, se alguém tiver um link de como fazer o spawn naquelas marmitinhas de alumínio,
Existe a direct-tek que o @Didgeridoo citou e além disso usamos frequentemente marmitas para cultivar normalmente, porque elas já vêm higienizadas e a tampa facilita a incubação, são descartáveis e etc. mas nestes casos você pode usar qualquer outro pote.

Isso mesmo, obrigado!

Eu não faço a mínima ideia do que está falando nessa parte.
auwudafuhueae ok, ja tava com preguiça de digitar e realmente não descrevi bem, vamos lá. Eu li por ai que se você demorar muito para colher o cogumelo, ele fica com mais ~(substancia x q n lembro o nome que dizem ser responsável pelo mal-estar ao ingerir)~ do que com psilocibina e psilocina, e eu deixei de colher uns 2 pra ver se cresciam mais, porém só escureceram :/

Última edição por um moderador:
Os frutos devem ser secos 100% no escuro, o mínimo de luz indireta será prejudicial durante o processo, belos frutos mais ñ são os tksss.

Aquela segunda leva de copos (incluindo os copos super infectados das fotos passadas) acabaram se desenvolvendo prematuramente. Cheguei em casa uma noite aí, fui dar uma olhada e estavam assim. Não sei o que ocasionou essa frutificação adiantada, acredito q possa ter sido a mudança de temperatura (?).
Achei curioso que mesmo os copos que eu nao tinha muito mais esperança deram umas boas chapeletas.

20160705_014514b70c2.jpg
Nessa foto, da pra ver bem a contaminação e um cogumelo achatado pelo copo. Removi a parte mais comprometida do bolo.
20160705_015150.jpg
Foto de alguns dos cogumelos que nasceram dos bolos contaminados. Aniversariei eles separados do resto, no único recipiente que tinha disponivel no momento (acredito que foi melhor q os potes de vidro, os chapéus se desenvolveram mais).
20160708_032320.jpg

Não sei o que ocasionou essa frutificação adiantada, acredito q possa ter sido a mudança de temperatura (?).
Não, o que causou isso foi as contaminações que estão bem visíveis nas fotos.
O micélio pina quando atinge os limites da área que conseguiria colonizar, ou seja, ou porque ele colonizou o bolo todo ou porque chegou aos limites de outro colonizador (contaminações) ou atingiu áreas que não consegue prosseguir: áreas muito úmidas, muito secas ou muito compactas.

putz, faz tempo que não posto nada. Chegando do trabalho, vou dar um up aqui nas coisa

Voltando pra cá depois de um tempo parado D: Bom, resumindo o fim desse cultivo e minhas ultimas tentativas:
Os primeiros bolos que eu fiz deram vários flushs, dunkei eles algumas vezes, no momento to tentando tirar uma ultima leva apesar de achar que eles já estão exaustos.
Acho que tirei cerca de uns 20g de cogus cecos no total. Fiz uns dois carimbos, e umas tentativas fracassadas de carimbos e-e
Além disso, tentei fazer um bolo naquelas marmitinhas de alumínio, mas falhei miseravelmente na parte da esterilização ( Elas encharcaram e apodreceram). Depois, tentei fazer algo semelhante, mas usando fundos de garrafa pet. Novamente, deixei úmido demais e ficaram podrões :c

Gastei esporos pra caralho nessas tentativas, mas vamo que vamo. Acho que agora vou tentar pf-teks denovo, pelo menos pra fazer mais uns cogus antes de acabar com meus carimbos e não ficar sem esporos. Tenho que me ater melhor à parte da esterilização, acabei não dando a devida importância a isso nas ultimas tentativas.
Ainda não tive uma trip muito forte, já comi eles puros e já fiz chá, mas ainda não tentei uma dose alta.
Ainda pretendo conseguir essa técnica das 'marmitinhas' pq acho que fica mais facil de aniversariar, os pf-tek parecem mais certeiros, só que me falta paciência pra ficar abanando eles.

os pf-tek parecem mais certeiros, só que me falta paciência pra ficar abanando eles

Garrafas pet tem uma boa produção sem remexer o ar (ventilar) apenas com a troca gasosa natural do formato da garrafa, e acho que casing em balde com insulfilm em cima também não precisa. Lembrando que é sempre bem melhor se ventilar. Particularmente pet é chata de ter que abrir pra ventilar, normalmente se fecha e se deixa fechada até a colheita; então se quiser ventilar às vezes é melhor um balde. Mas nunca cultivei em balde. :coffee:

Back