Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático Primeiro Cultivo: Pesa Pf+Cremogema

Diário de cultivo problemático.
Olá amigos cultivadores!
Depois de quase um ano visitando o fórum e de 3 caçadas sem encontrar nada, aqui está o meu primeiro diário de cultivo! rs

Dados do cultivo:
Raça: PESa
Substrato:pf tek + cremogema
Tipo e tempo de esterilização: PP. 60min.
Origem dos esporos: uma carta contendo o print materializou-se na minha caixa de correio!
Tipo de inoculação: Seringa com agua mineral hidratando uma semana na geladeira
Data da inoculação:10/11/2006
Data da germinação: ???
Temperatura de incubação:28 - 31°C

Preparação da seringa:
Preparei a seringa de esporos na cozinha, limpei todo o balcão de marmore com Veja e água sanitária, os azulejos, o chão e o forno também. Depois de tudo limpo espirrei Lysol no ar e no balcão e fui tomar banho com protex.
De volta na cozinha coloquei as luvas, mascara e touca, e deixei todo o material necessário a mão...
Fervi um pouco de agua mineral, e com ela ainda fervendo no fogo, puxei 3 ou 4 vezes a água para dentro da seringa e esvaziei ela na pia, na quinta vez, deixei a água, fechei com a tampa da agulha, embrulhei num pedaço de papel alumínio e foi pra geladeira esfriar. Enquanto esfriava, liguei o forno por 20 ou 30min. no fogo médio e fui limpando o copinho de fundo redondo com álcool. Depois de uns 15min. retirei a seringa da geladeira e flambei a agulha na boca do fogão em seguida passei um papel toalha embebedado com álcool. Com a agulha, raspei meio print no potinho com fundo redondo e espirrei e suguei 4 vezes a água da agulha até dissolver os esporos e conseguir sugar a máxima quantidade para dentro da seringa. Após isso tornei a flambar a agulha, fechei com a tampa, embrulhei num outro papel alumínio e coloquei num saco zip-lock direto para a gaveta (vazia) de carnes da geladeira. Ficou lá por uma semana.

Preparação do substrato:
Limpei novamente o balcão como na vez anterior.
Segui a receita do site (https://teonanacatl.org/threads/qual-receita-devo-usar-para-fazer-os-bolos-pf.217/) adicionando cremogema à mistura.
¼ de copo de farinha de arroz integral (1 copo)
½ copo de vermiculita (2 copos)
60ml de água (240ml)
1 colher rasa de cremogema
Misturei tudo muito bem com a mão mesmo (muito limpa rs) e ficou ótimo, nem arenosa e nem molhada demais...
Fiz 4 copos com a mistura, fazendo o selo de meio centímetro de vermiculita no fundo e no topo de cada copo.
Coloquei uma folha de papel filtro de café em cima, e depois uma folha de papel alumínio, com 4 furos feitos com uma caneta bic rs. Amarei as folhas (filtro e alumínio) com um barbante para roupas nº 10, muito bem apertado.
Coloquei os 4 copos na panela de pressão e deixei no fogo médio durante 60min. depois deixei esfriar por 10 horas.

Inoculação:
(limpei tudo novamente como da primeira vez! rs)
Peguei a panela e o material necessário e levei tudo para a cozinha.
Luvas, mascara e touca novamente.
Forno aquecido por 30min.
Fui tirando copo por copo da panela, lacrando e inoculando, um a um, (achei mais seguro assim)
Coloquei um pedaço de micropore no local onde ia inocular e deixei o durex ‘pregado’ no lado do copo, para que assim que a agulha saísse era só eu abaixar o durex e pronto!
fiz a inoculação toda na boca do forno e esterilizei a agulha a cada pote.
A única dificuldade que encontrei foi por causa q eu coloquei muito papel alumínio nos copos e não dava pra enxergar q quantidade de agua com esporos que eu despejava para cada furo, mas eu fui dividindo o conteúdo da agulha (de 8ml) para os 4 copos.

Incubadora
(aqui tive algumas dificuldades)
Montei numa caixa de isopor pequena (até demais)
Coloquei os 4 copos e no dia seguinte fui atraz de um aquecedor... rs Coloquei o aquecedor de 2,5W em uma garrafinha de Schweeps e ai vi q ela não cabia com os 4 copos, tirei o aquecedor da garrafinha e coloquei ele numa tapoware grande e funda, pra ficar tipo de banho-maria para a caixa de isopor (ver fotos), ficou o dia todo assim... maaassss, a noite quando fui conferir a temperatura, vi q tinha água dentro da incubadora! Uma fina camada de água (fina meesssmoo, tipo de uma folha de papel) no fundo.. tirei os copos na hora e sequei com um pano e depois passei outro pano com álcool e coloquei os potes de volta (eu sabia q não podia mexer neles, mas não tinha opção!) ficou sem aquecedor a noite toda!
No dia seguinte tive que ‘sacrificar’ um bolo de dentro da incubadora, pra poder colocar a garrafinha de Schweeps com o aquecedor... então tirei um copo de dentro da incubadora e no lugar coloquei a garrafinha com o aquecedor, o copo q tirei coloquei dentro de uma caixa de papelão.. rs
O aquecedor eu tenho q desliga-lo manualmente, pq se deixar até que ele desligue automático a temperatura fica muito alta

Bom, tah assim até hj
Vou tentar ficar longe da caixa por uns 5 dias sem abri-la
Bom pessoal é isso..
Comentários? Sugestões? ... são bem vindos!
Falow
DSCF1060.JPGDSCF1063.JPGDSCF1064.JPGDSCF1067.JPGDSCF1071.JPGDSCF1098.JPGDSCF1100.JPGDSCF1101.JPGDSCF1103.JPGDSCF1105.JPGDSCF1107-segunda.JPGDSCF1111.JPGDSCF1118.JPGDSCF1120.JPGDSCF1121.JPGDSCF1122.JPGDSCF1123.JPGDSCF1124.JPGDSCF1125.JPGDSCF1126.JPG
 
Fala Bloodykisses

Talvez seja necessário injetar mais água destilada ou fazer um dunk.

Pois é.. o Morta tb falou pra injetar mais agua ou fazer o shit simulator, mas como estou com falta de vermiculita, vou injetar mais 10ml de agua MINERAL amanha a tarde, ele me passou algumas dicas de como fazer e tudo...
bom, espero que isso resolva.. rs
Obrigado Mauricio!
 
Pois é.. o Morta tb falou pra injetar mais agua ou fazer o shit simulator, mas como estou com falta de vermiculita, vou injetar mais 10ml de agua MINERAL amanha a tarde, ele me passou algumas dicas de como fazer e tudo...
bom, espero que isso resolva.. rs
Obrigado Mauricio!


Fala Bloodykisses

Não use água mineral.

Injete água destilada é muito mais seguro.
 
Rapaz jah falei pra prestar tençao no que o mauricio fala!
eu so meio doido as vezes :)
:pos::pos::pos::pos::pos::pos::pos::pos::pos::pos::pos:
 
A 3 dias eu injetei agua destilada nos bolos, bom, foi quase um drama, pq a agulha entupiu várias vezes e o bolo não estava tão seco de agua como o imaginado, pq quando eu injetava a agua saía pelo próprio furo, ou pelo furo anterior, não chegava a escorrer muito, só algumas gotas, injetei 10ml em cada bolo, agora estou com medo de contaminações.. apesar eu usar luva na mão que iria encostar no bolo, eu pegava a garrafa de agua destilada com ela pra encher a seringa, flambei a agulha a cada bolo..

E até agora nada de pins! já está com 17 dias de terrário e nada!
O bolo parece estar cheio de primordias, como é meu primeiro cultivo eu não sei identificar direito, mas tem várias bolinhas branquinhas, algumas em alto relevo, outras com uma pintinha marrom dentro ou em cima, mas não sei se isso é a vermiculita ou sei lah! rs

Já estou ficando chateado... :(
acho q vou esperar mais um pouco, pq parece q o bolo vai pinar com essas suspeitas de primordias, pins...! vai saber neh.. :rolleyes:

por favor, me ajudem!
 
Blood, relaxa deixa a natureza fazer a parte dela, não entendo muito tbm, estou iniciando, mas to aprendendo q paciencia é melhor do que curiosidade.
Peace
 
A 3 dias eu injetei agua destilada nos bolos, bom, foi quase um drama, pq a agulha entupiu várias vezes e o bolo não estava tão seco de agua como o imaginado, pq quando eu injetava a agua saía pelo próprio furo, ou pelo furo anterior, não chegava a escorrer muito, só algumas gotas, injetei 10ml em cada bolo, agora estou com medo de contaminações.. apesar eu usar luva na mão que iria encostar no bolo, eu pegava a garrafa de agua destilada com ela pra encher a seringa, flambei a agulha a cada bolo..

E até agora nada de pins! já está com 17 dias de terrário e nada!
O bolo parece estar cheio de primordias, como é meu primeiro cultivo eu não sei identificar direito, mas tem várias bolinhas branquinhas, algumas em alto relevo, outras com uma pintinha marrom dentro ou em cima, mas não sei se isso é a vermiculita ou sei lah! rs

Já estou ficando chateado... :(
acho q vou esperar mais um pouco, pq parece q o bolo vai pinar com essas suspeitas de primordias, pins...! vai saber neh.. :rolleyes:

por favor, me ajudem!
tem bolinha? tem alto relevo??? com pontinhos marrom-salmao(avermelhado)?

TEMOS PINS!:pos::pos::pos::pos:
 
Sei como é!!! é muito dificil!!!!
Mas.....
PACIÊNCIA IRMÃO!!!!
Vai tudo dar certo o negocio e ter calma!!!!
To falando isso mas tambem to aqui roendo as unhas de ansiedade!!!rsrsrsr
Abraço a todos e good vibrations pro seu cultivo!!!:pos:
 
Fala Bloodykisses


Quando a agulha perfura o bolo a ponta fica entupida.

Então é só puxar para fora do bolo e empurrar o embolo para desintupir.

Depois envie no mesmo buraco e injete a água.

O bolo estava muito seco e compacto, por isso a água escorria.

Quanto a contaminação é pouco provável, foi tudo feito certo.

Os ponto brancos em alto relevo são primórdias.

O ponto marrom no meio é o pin surgindo.

Curta esse momento especial.

Parabéns !!!!
 
Agora to entendendo pq chamam cogumelos mágicos:

PIN! PIN!! PIINNN!!!!! rs

Na noite da quinta para sexta-feira depois de trocar a garrafa com gelo, reparei bem e não tinha nada no bolo, nem um sinal! nda!.. isso era lah pela meia noite.. ai, quando acordei as 7 pra trocar a garrafa eu encontro um lindo e enorme pin saindo debaixo do bolo!!!! ele apareceu da noite pro dia!!:eek:
fiquei muuuito feliz! ateh chamei minha mae pra ver!!! rs :) :)

Por enquanto só ví esse, mas vai saber neh.. como esse "apareceu" do nada, os outros tb podem fazer o mesmo. ehehhe
Continuo a manter a temp. na faixa de 19 a 24º.
E agora estou alternando o funcionamento do borbulhador de aquario a cada troca de garrafa, ex: troco a garrafa as 7 da manha desligo a luz e o borbulhador, ao meio dia troco a garrafa e ligo o borbulhador, as 7 da noite troco a garrafa desligo o borbulhador e ligo a luz, e a meia noite troco a garrafa e ligo o borbulhador, ficando até as 7 da manha, fechando o ciclo de manutenção do terrário.. rs ... sempre alternando a cada troca de garrafa... assim estou conseguindo mais umidade do terrário!
obrigado por tudo pessoal!

ai estah a foto do belezão:
Primeiro Pin.jpg
 
Uma dúvida: com o aparecimento desse pin eu mantenho a temperatura em 19 a 23º ou em 24 a 26º ??
Obrigado!
 
se vc desligar o borbulhador COBWEB vai ddetonar tudo. NUNCA deslige a troca de ar, nem se o PAPA mandar.(em pessoa) só se meu mestre "dello aparecer do céu e mandar, senao NUNCA , NUNCA DESLIGUE A TROCA DE AR.:neg:
 
ok ok! jah estou com a bomba de ar ligada novamente!
foi mal, rs
mas só lembrando: ela não ficava desligada o tempo todo, ficava meio dia ligada e meio dia desligada, alternando de 5 em 5 horas (liga-desliga), então tinha troca de ar, ainda mais q eu abro o terrário 4 vezes ao dia pra trocar a garrafa de gelo!
falow
valew ae Boca! rs
 
Não acompanhei o diário inteiro, mas tenho duas perguntas importantes:

Abrir quatro vezes ao dia para torcar a garrafa já não troca o ar do terrário inteiro?

Deixar o borbulhador ligado o dia inteiro não diminui demais a umidade do ar?
 
Não acompanhei o diário inteiro, mas tenho duas perguntas importantes:

Abrir quatro vezes ao dia para torcar a garrafa já não troca o ar do terrário inteiro?

Deixar o borbulhador ligado o dia inteiro não diminui demais a umidade do ar?
Pois é Infected... Apesar da troca de garrafas ser rápida, acho q faz a troca de ar tb.

Foi o que reparei..... quando deixo o borbulhador sempre ligado vejo q a umidade diminui... (apesar do terrário ter só dois furos, um de cada lado, da grossura de uma caneta bic para a saída de ar) e quando eu desliguei ele por metade do tempo o Boca falou pra deixar ele sempre ligado... então neh.. rs
 
Foi o que reparei..... quando deixo o borbulhador sempre ligado vejo q a umidade diminui... (apesar do terrário ter só dois furos, um de cada lado, da grossura de uma caneta bic para a saída de ar) e quando eu desliguei ele por metade do tempo o Boca falou pra deixar ele sempre ligado... então neh.. rs

Bem, acho que o Boca está equivocado agora, você deveria regular para o borbulhador a cada N horas e ficar ligado por M minutos, o interessante é você descobrir quando tempo o oxigênio dura dentro do terrário, isso depende do volume do terrário e da quantidade de bolos e de frutos e do tamanho do frutos e da cotação da bolsa de valores de londres, desconbrindo isso, você já sabe o valor de N (é claro que o ideal é você ligar antes que o oxigênio chegue a um estado crítico).
O valor de M é o necessário para trocar todo o ar do terrário, dá para você medir o volume do terrário e descobrir quantos litros de oxigênio o seu borbulhador consegue soltar, isso também é fácil, enfia o borbulhador dentro de um saco de lixo, daqueles pretos, enormes e deixa ligado para medir quanto tempo demora para o saco encher, assim fica fácil ir comparando quando tempo o borbulhador precisa ficar ligado.

E, antes de segiur meus conselhos, tente analisá-los criticamente, pensar e usar muito a lógica antes de fazer qualquer coisa, pois não quero ser chamado de bocudo!

Até mais e boa sorte em seu cultivo.
 
Bem, acho que o Boca está equivocado agora, você deveria regular para o borbulhador a cada N horas e ficar ligado por M minutos, o interessante é você descobrir quando tempo o oxigênio dura dentro do terrário, isso depende do volume do terrário e da quantidade de bolos e de frutos e do tamanho do frutos e da cotação da bolsa de valores de londres, desconbrindo isso, você já sabe o valor de N (é claro que o ideal é você ligar antes que o oxigênio chegue a um estado crítico).
O valor de M é o necessário para trocar todo o ar do terrário, dá para você medir o volume do terrário e descobrir quantos litros de oxigênio o seu borbulhador consegue soltar, isso também é fácil, enfia o borbulhador dentro de um saco de lixo, daqueles pretos, enormes e deixa ligado para medir quanto tempo demora para o saco encher, assim fica fácil ir comparando quando tempo o borbulhador precisa ficar ligado.


Muito prático e simples a utilização do saco para medir o volume de ar bombeado.



E, antes de segiur meus conselhos, tente analisá-los criticamente, pensar e usar muito a lógica antes de fazer qualquer coisa, pois não quero ser chamado de bocudo!

Até mais e boa sorte em seu cultivo.



O borbulhador mergulhado em água injeta ar umedecido.

A saída o ar se faz por exaustão passiva.

Como o volume da caixa é constante o ar excedente evade pelo orifício.

O orifício pequeno mantém uma pressão de vapor dentro da caixa.

Manter o borbulhador ligado, cria uma corrente continua de dentro para fora.

Evita que cobweb se instale, sem prejudicar a umidade.



Coller e exaustores promovem exaustão ativa.

Esses prejudicam muito a umidade se não ligados e desligados em intervalos.

A observação constante do terrário corrige quaisquer desvios.
 
O borbulhador mergulhado em água injeta ar umedecido.

O orifício pequeno mantém uma pressão de vapor dentro da caixa.

Manter o borbulhador ligado, cria uma corrente continua de dentro para fora.

Evita que cobweb se instale, sem prejudicar a umidade.


Eita! Tem certeza que o fluxo de ar de borbulhador é grande o suficiente para evitar que cobweb se instale e ainda assim é baixo o suficiente para que a umidade introduzida pelo borbulhador seja maior ou igual a que escapa do furinho? Se você me disser que sim, estarei a um passo em acreditar em intervenção divina no ato de cultivar fungos :D

Brincadeiras a parte, seria interessante aprender mais sobre o ciclo de vida de contaminantes, já pensou em um manual de como cultivar contaminantes? Assim poderíamos fazer exatamente o contrário do que o manual diz para evitar que eles se estabeleçam :D
 
O borbulhador mergulhado em água injeta ar umedecido.

A saída o ar se faz por exaustão passiva.

Como o volume da caixa é constante o ar excedente evade pelo orifício.

O orifício pequeno mantém uma pressão de vapor dentro da caixa.

Manter o borbulhador ligado, cria uma corrente continua de dentro para fora.

Evita que cobweb se instale, sem prejudicar a umidade.



Coller e exaustores promovem exaustão ativa.

Esses prejudicam muito a umidade se não ligados e desligados em intervalos.

A observação constante do terrário corrige quaisquer desvios.

como sempre direto e objetivo,
eu sempre gosto de dizer... sigam o mestre no minimo ele estará CERTISSIMO.
outra coisa, existe um sistema de classificaçao no fórum justamente pra indicar quem fala com experiencia no assunto e quem só "supoe" coisas aleatorias, e isso se chama KARMA, ou REPUTAÇAO.
Está localizado logo abaixo do NICK do usuario e serve pra você separar usuarios CONTAMINANTES de usuarios serios. :pos::pos:
 
outra coisa, existe um sistema de classificaçao no fórum justamente pra indicar quem fala com experiencia no assunto e quem só "supoe" coisas aleatorias, e isso se chama KARMA, ou REPUTAÇAO.
Está localizado logo abaixo do NICK do usuario e serve pra você separar usuarios CONTAMINANTES de usuarios serios. :pos::pos:

Essa não é realmente uma informação importante, vale também lembrar que é muito mais confiável acompanhar os diários de cultivo e as discussões no forum, pois muitas vezes, apesar de um usuário ter muitos posts ou ter uma boa reputação, esse usuário não contribui realmente, é fácil falar "good vibes" e sair fazendo amiginhos para ganhar reputação por nada, isso sim é um usuário contaminante.

Eu, sinceramente, não considero o sistema reputação confiável.

Seria interessante se quem não concorda com o sistema de votação pudesse desabilitar a opção de a reputação ser pública, ficando visível apenas para dono da conta ter noção de quais posts foram mais úteis e tiveram melhor aceitamento dos outros usuários.
 
Eita! Tem certeza que o fluxo de ar de borbulhador é grande o suficiente para evitar que cobweb se instale e ainda assim é baixo o suficiente para que a umidade introduzida pelo borbulhador seja maior ou igual a que escapa do furinho? Se você me disser que sim, estarei a um passo em acreditar em intervenção divina no ato de cultivar fungos :D




O borbulhador não é suficiente para manter a umidade necessária.

Quem usa borbulhador deve, de quando em quando, espargir água nas paredes do terrário.

A função do borbulhador é injetar ar.

A constante injeção de ar, mesmo que pequena, satura a caixa de ar úmido.

O excedente escapa pelo orífio.

O orifício deve ser pequeno.

A cobweb se instala quando o CO2 sobrepõem o O2.

Como o ar é 70% N2 e 30% O2, a injeção constante de ar evita cobweb.






Brincadeiras a parte, seria interessante aprender mais sobre o ciclo de vida de contaminantes, já pensou em um manual de como cultivar contaminantes? Assim poderíamos fazer exatamente o contrário do que o manual diz para evitar que eles se estabeleçam :D


Conhecer o inimigo, é uma estratégia inteligente.

Conhecer o ciclo de vida dos contaminantes e dissuadí-los é uma brilhante idéia.
 
Back
Top