Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático Primeiro Cultivo: Pesa Pf+Cremogema

Diário de cultivo problemático.
Olá amigos cultivadores!
Depois de quase um ano visitando o fórum e de 3 caçadas sem encontrar nada, aqui está o meu primeiro diário de cultivo! rs

Dados do cultivo:
Raça: PESa
Substrato:pf tek + cremogema
Tipo e tempo de esterilização: PP. 60min.
Origem dos esporos: uma carta contendo o print materializou-se na minha caixa de correio!
Tipo de inoculação: Seringa com agua mineral hidratando uma semana na geladeira
Data da inoculação:10/11/2006
Data da germinação: ???
Temperatura de incubação:28 - 31°C

Preparação da seringa:
Preparei a seringa de esporos na cozinha, limpei todo o balcão de marmore com Veja e água sanitária, os azulejos, o chão e o forno também. Depois de tudo limpo espirrei Lysol no ar e no balcão e fui tomar banho com protex.
De volta na cozinha coloquei as luvas, mascara e touca, e deixei todo o material necessário a mão...
Fervi um pouco de agua mineral, e com ela ainda fervendo no fogo, puxei 3 ou 4 vezes a água para dentro da seringa e esvaziei ela na pia, na quinta vez, deixei a água, fechei com a tampa da agulha, embrulhei num pedaço de papel alumínio e foi pra geladeira esfriar. Enquanto esfriava, liguei o forno por 20 ou 30min. no fogo médio e fui limpando o copinho de fundo redondo com álcool. Depois de uns 15min. retirei a seringa da geladeira e flambei a agulha na boca do fogão em seguida passei um papel toalha embebedado com álcool. Com a agulha, raspei meio print no potinho com fundo redondo e espirrei e suguei 4 vezes a água da agulha até dissolver os esporos e conseguir sugar a máxima quantidade para dentro da seringa. Após isso tornei a flambar a agulha, fechei com a tampa, embrulhei num outro papel alumínio e coloquei num saco zip-lock direto para a gaveta (vazia) de carnes da geladeira. Ficou lá por uma semana.

Preparação do substrato:
Limpei novamente o balcão como na vez anterior.
Segui a receita do site (https://teonanacatl.org/threads/qual-receita-devo-usar-para-fazer-os-bolos-pf.217/) adicionando cremogema à mistura.
¼ de copo de farinha de arroz integral (1 copo)
½ copo de vermiculita (2 copos)
60ml de água (240ml)
1 colher rasa de cremogema
Misturei tudo muito bem com a mão mesmo (muito limpa rs) e ficou ótimo, nem arenosa e nem molhada demais...
Fiz 4 copos com a mistura, fazendo o selo de meio centímetro de vermiculita no fundo e no topo de cada copo.
Coloquei uma folha de papel filtro de café em cima, e depois uma folha de papel alumínio, com 4 furos feitos com uma caneta bic rs. Amarei as folhas (filtro e alumínio) com um barbante para roupas nº 10, muito bem apertado.
Coloquei os 4 copos na panela de pressão e deixei no fogo médio durante 60min. depois deixei esfriar por 10 horas.

Inoculação:
(limpei tudo novamente como da primeira vez! rs)
Peguei a panela e o material necessário e levei tudo para a cozinha.
Luvas, mascara e touca novamente.
Forno aquecido por 30min.
Fui tirando copo por copo da panela, lacrando e inoculando, um a um, (achei mais seguro assim)
Coloquei um pedaço de micropore no local onde ia inocular e deixei o durex ‘pregado’ no lado do copo, para que assim que a agulha saísse era só eu abaixar o durex e pronto!
fiz a inoculação toda na boca do forno e esterilizei a agulha a cada pote.
A única dificuldade que encontrei foi por causa q eu coloquei muito papel alumínio nos copos e não dava pra enxergar q quantidade de agua com esporos que eu despejava para cada furo, mas eu fui dividindo o conteúdo da agulha (de 8ml) para os 4 copos.

Incubadora
(aqui tive algumas dificuldades)
Montei numa caixa de isopor pequena (até demais)
Coloquei os 4 copos e no dia seguinte fui atraz de um aquecedor... rs Coloquei o aquecedor de 2,5W em uma garrafinha de Schweeps e ai vi q ela não cabia com os 4 copos, tirei o aquecedor da garrafinha e coloquei ele numa tapoware grande e funda, pra ficar tipo de banho-maria para a caixa de isopor (ver fotos), ficou o dia todo assim... maaassss, a noite quando fui conferir a temperatura, vi q tinha água dentro da incubadora! Uma fina camada de água (fina meesssmoo, tipo de uma folha de papel) no fundo.. tirei os copos na hora e sequei com um pano e depois passei outro pano com álcool e coloquei os potes de volta (eu sabia q não podia mexer neles, mas não tinha opção!) ficou sem aquecedor a noite toda!
No dia seguinte tive que ‘sacrificar’ um bolo de dentro da incubadora, pra poder colocar a garrafinha de Schweeps com o aquecedor... então tirei um copo de dentro da incubadora e no lugar coloquei a garrafinha com o aquecedor, o copo q tirei coloquei dentro de uma caixa de papelão.. rs
O aquecedor eu tenho q desliga-lo manualmente, pq se deixar até que ele desligue automático a temperatura fica muito alta

Bom, tah assim até hj
Vou tentar ficar longe da caixa por uns 5 dias sem abri-la
Bom pessoal é isso..
Comentários? Sugestões? ... são bem vindos!
Falow
DSCF1060.JPGDSCF1063.JPGDSCF1064.JPGDSCF1067.JPGDSCF1071.JPGDSCF1098.JPGDSCF1100.JPGDSCF1101.JPGDSCF1103.JPGDSCF1105.JPGDSCF1107-segunda.JPGDSCF1111.JPGDSCF1118.JPGDSCF1120.JPGDSCF1121.JPGDSCF1122.JPGDSCF1123.JPGDSCF1124.JPGDSCF1125.JPGDSCF1126.JPG
 
Otimo trabalho amigo!
nao desanime com pequenos escorregos no primeiro cultivo. acontece com TODOS!
tenta seguir exatamente os procedimentos padrao no começo.
(incluir o cremogema acredito que jpa possa ser considerado padrao aquino CM)
nao desaanime, nao se afobe, e entre em sintonia com o tempo " fungico" que tudo dará certinho!:pos:
 
Tudo lindo Bloody, éh normal essas cagadinhas mesmo! com o tempo vc aprende a ser mais organizado e tudo mais, na primeira vez vc deve ter feito uma bagunça do cão huehueuhe!

Só achei meio inutil vc mergulhar o isopor em agua aquecida! o poliestireno é um dos melhores isolantes termicos que existe! acredito que o calor não ultrapasse as paredes!

Abraço!
 
Muito bem!!! tudo bem feito, e com o máximo de higiene!!!

Boas vibrações para seu cultivo, colega!!! Aproveita agora o tempo para estudar muito, preparando-se assim para as próximas etapas, e não deixe é claro, de preparar sua mente, esteja muito ciente do que procuras.

Paz e luz!!
 
Fala Bloodykisses

Um começo com estilo.

Com certeza você está no caminho certo.
 
Pelo setup diria que é um ótimo desempenho para quem está começando agora e, pelo que tudo indica, digno de continuação.

Boa sorte e aguardamos os frutos.

Obs: Já têm o ambiente de frutificação pré-destinado?



:pos:
 
Muito obrigado a todos pela força que vcs estão me dando!

Otimo trabalho amigo!
(incluir o cremogema acredito que jpa possa ser considerado padrao aquino CM)
nao desaanime, nao se afobe, e entre em sintonia com o tempo " fungico" que tudo dará certinho!:pos:

pois é Morta... não to conseguindo editar o título do post ele só aparece modificado nesta página e não no índice do forum.. (estranho isso! rs)

Só achei meio inutil vc mergulhar o isopor em agua aquecida! o poliestireno é um dos melhores isolantes termicos que existe! acredito que o calor não ultrapasse as paredes!
Abraço!

Pois é TioDena, foi uma medida provisória... e por causa disso que começou a entrar um pouco de agua dentro do isopor... rs ai resolvi tirar um bolo da incubadora, agora jah tah com o aquecedor dentro e tudo blz.. hehe. valew!

Pelo setup diria que é um ótimo desempenho para quem está começando agora e, pelo que tudo indica, digno de continuação.

Boa sorte e aguardamos os frutos.

Obs: Já têm o ambiente de frutificação pré-destinado?

obrigado virids! ainda não tenho o ambiente de frutificação pronto... mas jah sei aonde comprar a maioria dos itens que vou precissar (só a argila expandida que ainda não sei aonde encontrar.. tb eu ainda não procurei muito... rs mas eu axo) Estou esperando o micelio colonizar bem os bolos pra depois eu ir comprar os itens do terrario
Tomara que esse meu cultivo dê certo e consiga colher bons frutos!!

O isopor eu vou ficar com esse pequeno msm.. não quero mais mexer nos bolos e atrapalhar a colonização do micélio! quem sabe da proxima eu compre um isopor maior.. hehe

obrigado novamente a todos!
 
Fala bloody...seria legal vc montar o terrário uns dias antes da colonização total, assim o micelio não vai ficar lá por mais dias consumido os nutrientes até o aniversario e o mais importante é que vc ja vai testando os parâmetros do terrário e vai "aprendendo" sobre o comportamento dele! isso vai te poupar de alguns erros qdo os bolos forem pra lá pela primeira vez!

abraço
 
Opa ,,,gostei ,, sera se os cogus tem origens alvo-negra ,, hehe
Gaviões a não sei qtas gerações :D :D :D

Boa Sorte no cultivo bloodykisses ,,,
Emanando boas vibrações !!!
 
é isso mesmo pessoal!
depois do discreto anuncio feito pelo amigo Mortandelo... é com muita felicidade que confirmo:
MICÉLIOS DE PESA! MICÉLIOS DE PESA! MICÉLIOS DE PESA!

quando ví os potes depois de 5 dias sem mexer, fiquei repetindo mentalmente essa frase várias vezes! as vezes ela saía em voz rsrsrs

ai estão as fotos, essas são as fotos do primeiro dia que abri a incubadora, o micélio jah está um pouco maior... as fotos estão horriveis , mas tah valendo!
jah estou tendo um probleminha:
lembram que na hora da inoculação por causa que coloquei muito papel aluminio nos copos eu não pude ver a agulha indo de encontro com a parede do copo na maioria dos furos de inoculação... intão... esse aluminio estah me dando problemas novamente: agora, por causa que tem muito aluminio em volta do pote eu não vou conseguir ver quando o bolo estiver 100% colonizado, principalmente na parte de cima..
estou pensando em cortar as sobras do papel aluminio, e com os dedos em cima do copo fazendo pressao para que o aluminio não saia de cima do copo e não entre contaminantes e logo quando vou cortando o aluminio, jah vou passando o durex...
o que acham? é uma boa idéia? alguem tem alguma sujestao? deixo os copos como estão mesmo?

com o crescimento do micélio nos 4 copos (até naquele copo que tive q tirar da incubadora pq não cabia o aquecedor!) jah comprei todos os materiais para o terrário... vou fazer alguns testes com ele amanha.
ah, e como esses dias está fazendo muuuito calor na minha cidade estou deixando de ligar o aquecedor.. só ligo as vezes, um pouco a noite.

Muito obrigado a todos!
e me desejem sorte! rsrs
falow!
DSCF1157.JPGDSCF1158.JPGDSCF1159.JPGDSCF1162.JPG
 
agora, por causa que tem muito aluminio em volta do pote eu não vou conseguir ver quando o bolo estiver 100% colonizado, principalmente na parte de cima..
estou pensando em cortar as sobras do papel aluminio, e com os dedos em cima do copo fazendo pressao para que o aluminio não saia de cima do copo e não entre contaminantes e logo quando vou cortando o aluminio, jah vou passando o durex...
o que acham? é uma boa idéia? alguem tem alguma sujestao? deixo os copos como estão mesmo?



Fala Bloodykisses

O micélio avança de cima para baixo.

Quando o fundo do copo estiver totalmente colonizado, é certo que o copo está 100%.

Deixe os copos como estão que está certo.
 
Atualizando o diário:
  • os 4 potes estão quase 100% colonizados!!! :)
  • apenas um atrasadinho que está a 90% aproximadamente..
  • como jah disse, comprei todo o material para o terrário
  • e jah digo: tive problemas: rsrs
O tapoware grande de plastico que comprei não tem vedação nenhuma na tampa, o ar vaza quase que ao redor da tampa inteira. quando fui comprar fiquei tão empolgado de ter achado um tapoware do tamanho que estava querendo q na hora da compra, nem reparei esse detalhe na tampa..
Então o que fiz: comprei 1 rolo de plástico filme (pvc) e passei ele por cima da tampa to terrário, fechando completamente, e depois ainda coloquei a tampa original por cima.... funcionou muito bem! agora não percebo o ar fresco saindo de dentro do terrario!
fiz alguns testes com ele...
O que não estou entendendo é que tem um termometro mergulhado num pote com agua, esse fica marcando 24ºC.. axei estranho pq coloquei 4 garrafas com agua congelada (salmoura), então, coloquei um segundo termometro deitado no chão do terrário, junto com a argila expandida, e esse fica marcando 19ºC !!! é muita diferença de um para outro... afinal.. qual que está certo?

Se tudo der certo vou colocar os bolos no terrário daqui 2 ou 3 dias...
Obrigado a todos pessoal!
e me desejem sorte! rs
falow!
DSCF1171.jpgDSCF1194.JPGDSCF1195.JPGDSCF1196.JPGDSCF1169.jpgDSCF1170.jpgDSCF1164.JPG
 
Fala Bloodykisses

Tem duas coisas que estão equivocadas.

1º - A argila em contato com as garrafas geladas não vai liberar umidade como esperado.

Quanto mais baixa a temperatura menos a pressão de vapor.

Compre 4 isopor que se usa em bar para por a garrafa de cerveja.

Corte para ficar metade da garrafa de salmoura exposta.

O isopor vai isolar o contato com a argila.




2º - O ar deve ser renovado no terrário.

Faça uma pequena abertura é cubra com lã acrilica para evitar entrar contaminates e insetos.
 
Parabéns pra você. Agora chegou a sua hora de ter muita, muita paciência. Tenha paciência que vai dar certo. Nessa hora é a únic coisa que podemos ter(paciência). Good vibes given oven now, louco louco louco louco melo, louco de cogumelos.
 
Fala Bloodykisses

Tem duas coisas que estão equivocadas.

1º - A argila em contato com as garrafas geladas não vai liberar umidade como esperado.

2º - O ar deve ser renovado no terrário.
Faça uma pequena abertura é cubra com lã acrilica para evitar entrar contaminates e insetos.

Olá Mauricio!
1º - rsrs, valew, mas as fotos são só dos testes... quando colocar o terrário para rodar vou tomar esse cuidado.. e tb da inclinação de 15 graus q tb não está nas fotos.

2º - eu fiz um furo para troca de ar do terrário e cobri com um pedaço de micropore por dentro e por fora, está antes da ultima foto (da bomba de aquario)...
falow!
e valew pelos toques
:pos:
 
Fala Bloodykisses

Os testes devem reproduzir as condições finais.

O micropore não vai segurar muito tempo, com a umidade interna alta.

Ja pensou se ele cair quando você estiver longe.

Compre em loja de tecido um pedaço de foro de edredon.

Corte uns 3 pedaços, coloque um sobre o outro, e prenda na entrada ou saída de ar

Vede todas as fendas, buracos, tudo que formigas e mosquinhas de fruta possam usar para entrar no terrário.

Os insetos são atraídos pelo cheiro agradável dos bolos colonizados.

Vão tentar entrar de qualquer maneira, cabe a você impedir.

As garrafas de salmoura não podem ficar em contato com a argila.

Argila fria não cumpre a função de umidificar o terrário.

Você não vai ter umidade suficiente no terrário se a argila estiver gelada.

Leve os bolos para o terrário com certeza de que estão protegidos.

Logo você terá os cogumelos mágicos no seu terráro.
 
O micropore está bem preso nos furos de respiração do terrario, acho q não vou ter problemas com isso...

bom, resolvi deixar para fazer o Cold Shock com Dunk amanha a tarde, lí que é melhor esperar pra não correr o risco do bolo não estar 100% colonizado... e tb porque ainda estou com algumas dúvidas:

1º tenho uma seringa de 10ml, posso fazer o dunk com essa seringa mesmo ou vou ter q comprar uma maior?
2º tenho q injetar no meio do bolo? e com ele ainda no copo?
3º Lí que tem q injetar 40ml de agua em cada bolo? certo? então vou ter q furar o aluminio do copo 4 vezes, algum problema? rs
4º Tenho q usar água destilada ou posso ferver agua mineral?

Vou guardar os potes na geladeira por aprox. 24hrs em sacos zip-lock...
5º Depois q fazer o choque térmico com o dunk, tenho q secar os bolos?
6º todos esses procedimentos tem q se usar luvas.. certo?

e sobre o meu terrário:

tampei ele com plastico filme (fotos). Para fazer a troca de garrafas geladas vou ter q tirar um plastico por completo (precisso de 3 para fechar o terrario completamente), trocar as garrafas e depois colocar um novo plastico filme.. quero saber se isso é normal? não tem problema fazer isso? pq pelo jeito, vou ter q fazer a troca de garrafas umas 3 vezes por dia...

Obrigado Mortandelo, Mauricio, TioDena!
e a todos q estão acompanhando meu diário..
valew mesmo!
 
Back
Top