Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático Primeiro Cultivo: Pesa Pf+Cremogema

Diário de cultivo problemático.
Olá amigos cultivadores!
Depois de quase um ano visitando o fórum e de 3 caçadas sem encontrar nada, aqui está o meu primeiro diário de cultivo! rs

Dados do cultivo:
Raça: PESa
Substrato:pf tek + cremogema
Tipo e tempo de esterilização: PP. 60min.
Origem dos esporos: uma carta contendo o print materializou-se na minha caixa de correio!
Tipo de inoculação: Seringa com agua mineral hidratando uma semana na geladeira
Data da inoculação:10/11/2006
Data da germinação: ???
Temperatura de incubação:28 - 31°C

Preparação da seringa:
Preparei a seringa de esporos na cozinha, limpei todo o balcão de marmore com Veja e água sanitária, os azulejos, o chão e o forno também. Depois de tudo limpo espirrei Lysol no ar e no balcão e fui tomar banho com protex.
De volta na cozinha coloquei as luvas, mascara e touca, e deixei todo o material necessário a mão...
Fervi um pouco de agua mineral, e com ela ainda fervendo no fogo, puxei 3 ou 4 vezes a água para dentro da seringa e esvaziei ela na pia, na quinta vez, deixei a água, fechei com a tampa da agulha, embrulhei num pedaço de papel alumínio e foi pra geladeira esfriar. Enquanto esfriava, liguei o forno por 20 ou 30min. no fogo médio e fui limpando o copinho de fundo redondo com álcool. Depois de uns 15min. retirei a seringa da geladeira e flambei a agulha na boca do fogão em seguida passei um papel toalha embebedado com álcool. Com a agulha, raspei meio print no potinho com fundo redondo e espirrei e suguei 4 vezes a água da agulha até dissolver os esporos e conseguir sugar a máxima quantidade para dentro da seringa. Após isso tornei a flambar a agulha, fechei com a tampa, embrulhei num outro papel alumínio e coloquei num saco zip-lock direto para a gaveta (vazia) de carnes da geladeira. Ficou lá por uma semana.

Preparação do substrato:
Limpei novamente o balcão como na vez anterior.
Segui a receita do site (https://teonanacatl.org/threads/qual-receita-devo-usar-para-fazer-os-bolos-pf.217/) adicionando cremogema à mistura.
¼ de copo de farinha de arroz integral (1 copo)
½ copo de vermiculita (2 copos)
60ml de água (240ml)
1 colher rasa de cremogema
Misturei tudo muito bem com a mão mesmo (muito limpa rs) e ficou ótimo, nem arenosa e nem molhada demais...
Fiz 4 copos com a mistura, fazendo o selo de meio centímetro de vermiculita no fundo e no topo de cada copo.
Coloquei uma folha de papel filtro de café em cima, e depois uma folha de papel alumínio, com 4 furos feitos com uma caneta bic rs. Amarei as folhas (filtro e alumínio) com um barbante para roupas nº 10, muito bem apertado.
Coloquei os 4 copos na panela de pressão e deixei no fogo médio durante 60min. depois deixei esfriar por 10 horas.

Inoculação:
(limpei tudo novamente como da primeira vez! rs)
Peguei a panela e o material necessário e levei tudo para a cozinha.
Luvas, mascara e touca novamente.
Forno aquecido por 30min.
Fui tirando copo por copo da panela, lacrando e inoculando, um a um, (achei mais seguro assim)
Coloquei um pedaço de micropore no local onde ia inocular e deixei o durex ‘pregado’ no lado do copo, para que assim que a agulha saísse era só eu abaixar o durex e pronto!
fiz a inoculação toda na boca do forno e esterilizei a agulha a cada pote.
A única dificuldade que encontrei foi por causa q eu coloquei muito papel alumínio nos copos e não dava pra enxergar q quantidade de agua com esporos que eu despejava para cada furo, mas eu fui dividindo o conteúdo da agulha (de 8ml) para os 4 copos.

Incubadora
(aqui tive algumas dificuldades)
Montei numa caixa de isopor pequena (até demais)
Coloquei os 4 copos e no dia seguinte fui atraz de um aquecedor... rs Coloquei o aquecedor de 2,5W em uma garrafinha de Schweeps e ai vi q ela não cabia com os 4 copos, tirei o aquecedor da garrafinha e coloquei ele numa tapoware grande e funda, pra ficar tipo de banho-maria para a caixa de isopor (ver fotos), ficou o dia todo assim... maaassss, a noite quando fui conferir a temperatura, vi q tinha água dentro da incubadora! Uma fina camada de água (fina meesssmoo, tipo de uma folha de papel) no fundo.. tirei os copos na hora e sequei com um pano e depois passei outro pano com álcool e coloquei os potes de volta (eu sabia q não podia mexer neles, mas não tinha opção!) ficou sem aquecedor a noite toda!
No dia seguinte tive que ‘sacrificar’ um bolo de dentro da incubadora, pra poder colocar a garrafinha de Schweeps com o aquecedor... então tirei um copo de dentro da incubadora e no lugar coloquei a garrafinha com o aquecedor, o copo q tirei coloquei dentro de uma caixa de papelão.. rs
O aquecedor eu tenho q desliga-lo manualmente, pq se deixar até que ele desligue automático a temperatura fica muito alta

Bom, tah assim até hj
Vou tentar ficar longe da caixa por uns 5 dias sem abri-la
Bom pessoal é isso..
Comentários? Sugestões? ... são bem vindos!
Falow
DSCF1060.JPGDSCF1063.JPGDSCF1064.JPGDSCF1067.JPGDSCF1071.JPGDSCF1098.JPGDSCF1100.JPGDSCF1101.JPGDSCF1103.JPGDSCF1105.JPGDSCF1107-segunda.JPGDSCF1111.JPGDSCF1118.JPGDSCF1120.JPGDSCF1121.JPGDSCF1122.JPGDSCF1123.JPGDSCF1124.JPGDSCF1125.JPGDSCF1126.JPG
 
Fala Mauricio!
Valew pelas dicas!

como disse, hoje fiz o Cold Shock com Dunk, seguindo as dicas do Mauricio
injetei aprox. 30ml de agua destilada em cada copo
como minha seringa é de apenas 10ml tive q fazer 3 vezes em cada copo.. sempre limpando com um papel toalha com alcool
Eles vão ficar na geladeira até amanha a tarde, e depois vai direto pro terrário.. rs

valew!
:pos:
DSCF1201.JPGDSCF1203.JPG
 
Fala Bloodykisses

Compre uma bomba de reciclar água de aquário, tubo plástico e monte uma refrigeração interna.

Custa pouco e garante melhor controle da temperatura sem risco de contaminação.

Se quiser orientação de montagem envie MP.
 
Como dito
os bolos foram hoje para o terrário
foi tudo normal, só no primeiro bolo q tirei do copo eu tentei remover o selo de vermiculita de cima e acabei sujando o bolo todo e vermiculita, os outros eu deixei como estava
O terrario acabou ficando meio apertado com as garrafas de agua congelada.. mas deu pra colocar tudo..

e jah estou com dúvida:
1º quanto tempo eu deixo de luz/escuro
2º por quanto tempo deixo a bomba de aquario ligada ?
3º precisso colocar algum papel ao lado do terrário para só entrar luz por cima?

obrigado!
DSCF1204.JPGDSCF1205.JPGDSCF1206.JPGDSCF1207.JPG
 
Como dito
os bolos foram hoje para o terrário
foi tudo normal, só no primeiro bolo q tirei do copo eu tentei remover o selo de vermiculita de cima e acabei sujando o bolo todo e vermiculita, os outros eu deixei como estava
O terrario acabou ficando meio apertado com as garrafas de agua congelada.. mas deu pra colocar tudo..

e jah estou com dúvida:
1º quanto tempo eu deixo de luz/escuro
2º por quanto tempo deixo a bomba de aquario ligada ?
3º precisso colocar algum papel ao lado do terrário para só entrar luz por cima?

obrigado!

Vc tirou os bolos dos copos com as mãos?

Usou luvas?

---------------------------​

1º -- 12X12 ( Qdo tiver no período de escuridão tente mantê-lo completamente escuro, disse isso pois parece que o terrário está no seu quarto, não?)

2º -- Até o cultivo estiver terminado e o terrário estiver vazio portanto SEMPRE

3º -- Sim, precisa. O melhor é colocar papel contact PRETO. Achei dificil fazer essa manobra e usei ao invés de contact, sacos de lixo preto.
 
Ae Valew Virids!

Sim usei luvas para tirar os bolos dos copos, mas somente as luvas sem as outras coisas do tipo mascara e touca, achei q não precissava, tirei os bolos no meu quarto mesmo. E tb coloquei uma tampinha de agua sanitária na agua da argila expandida.

Isso mesmo, montei o terrario no meu quarto, do lado da mesa do computador, então, como vai ser dificil manter sempre meu quarto escuro a noite, pq uso o computador e a própria iluminação da tela vai atrapalhar, acho q vou trocar o dia pela noite para eles.. hehe, vou deixar a luz acessa a noite e desligada de dia.... E para que de dia não entre luz no terrário jah comprei 4 cartolinas pretas q vou forrar os lados do terrário, e a tampa, mas essa, de um jeito q dê pra mim tirar facil para ligar a luz a noite (e tb fazer a troca das garrafas)

Estou pensando em fazer uma coisinha no terrário:
como ficou meio apertado dentro do terrário com tantos pires e tapoware para as garrafas, estou pensando em empilhar 2 bolos em 1 .. ou melhor: colocar um bolo em cima do outro... com isso vou poder retirar 1 pires de dentro do terrário e assim a argila expandida não vai ficar quase q inteira coberta por pires e outras coisas q prejudicam a troca de umidade...
posso fazer isso ? não vai prejudicar a frutificação?
e mais uma coisa: alguem tem em quantas em quantas horas eu devo trocar as garrafas com gelo?
ah, mandem boas energias para meu cultivo! rs
valew!
 
Ae Valew Virids!


Estou pensando em fazer uma coisinha no terrário:
como ficou meio apertado dentro do terrário com tantos pires e tapoware para as garrafas, estou pensando em empilhar 2 bolos em 1 .. ou melhor: colocar um bolo em cima do outro... com isso vou poder retirar 1 pires de dentro do terrário e assim a argila expandida não vai ficar quase q inteira coberta por pires e outras coisas q prejudicam a troca de umidade...
posso fazer isso ? não vai prejudicar a frutificação?
e mais uma coisa: alguem tem em quantas em quantas horas eu devo trocar as garrafas com gelo?
ah, mandem boas energias para meu cultivo! rs
valew!

Pode empilhar os bolos sim. Já que vc precisa de espaço pq não pega uns dois bolos e faz um case?! A qtdade de cogus seriam bem maior que empilha-los.

É realmente necessário liberar espaço dentro do terráio? JÁ que vc aniversariou eles assim é melhor pensar se convém mesmo essa retirada.

Ainda não usei garrafas com gelo mas suponho que seja até conseguir a temperatura desejada depois disso é só retirar.

Existem no mercado umas bolsas de gel que não chega a congelar mais fica bemm gelada. Se tivesse umas 4, por exemplo, faria o rodizio diário de 2 por 2.

Sem controle de temperatur, sem cogus ou muiitos abortos.


Boa sorte!

:pos:
 
Obrigado novamente!

blz, vou empilhar 1 bolo jah na proxima troca de garrafas!
ei Viridis.. quem disse q não estou tendo controle de temperatura!?
tem 2 termometros dentro do terrário, um em um pote com agua e outro no chão, 'deitado' na argila expandida.. eles ficam marcando entre 20º e 24º.... isto é, se eu trocar as garrafas com gelo umas 4 vezes por dia (manhã, hora do almoço, hora da janta e meia noite -aprox.-) assim fica nessa faixa de temperatura...
acabei de forrar os lados do terrário com cartolina preta e tb fiz uma tampa bem improvisada para colocar durante o dia.. fica totalmente escuro dentro.. rs

valew até a proxima!
 
hey:
a umidificaçao do terrario será muito maior se vc retirar pelo menos 3/4 dessa agua de dentro dele.
como eu te disse antes, as bolinhyas nao podem BOIAR na agua, só vdevem TOCAR a agua para serem eficientes.
ex:
superficie de tranpiraçao com elas BOIANDO:

|-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-| (- = agua, o = argila)

superficie com elas apenas TOCANDO A AGUA:
|_o_o_o_o_o_o_o_o_o_o_o_o_o_o_o_o_o_| ( _ = agua, o = argila)
 
hey:
a umidificaçao do terrario será muito maior se vc retirar pelo menos 3/4 dessa agua de dentro dele.
como eu te disse antes, as bolinhyas nao podem BOIAR na agua, só vdevem TOCAR a agua para serem eficientes.
ex:
superficie de tranpiraçao com elas BOIANDO:

|-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-| (- = agua, o = argila)

superficie com elas apenas TOCANDO A AGUA:
|_o_o_o_o_o_o_o_o_o_o_o_o_o_o_o_o_o_| ( _ = agua, o = argila)



Fala Bloodykisses

A transpiração fica anulada com a argila afogada.

Deixe água suficiente para beirar a superfície.
 
flaa pessoal!

Já abaixei a água do terrário e tb já empilhei um dos bolos em cima de um outro.. rs
cobri os lados e fiz uma tampa com papel cartolina preto, para ser usada durante o dia, ficou muito boa! apelidei meu terrário de bat-terrário! :D hehehheeh..
mais tarde quando eu pegar a camera eu tiro algumas fotos
falow!
e obrigado pelas dicas!
 
Atualizando fotos:
mudanças no terrário:


Ai estão as fotos das pequenas mudanças q fiz no terrário desde a inauguração. Como disse, tirei o exesso de agua do fundo do terrário usando um tubo de tinta para cabelo como se fosse uma seringa, amassava ele, colocava o bico dele na agua e desamasava, fazendo entrar agua dentro.. fiz isso umas 4 vezes.
Empilhei um bolo em cima de um outro bolo, liberando mais espaço para a argila expandida fazer a umidificação do ar.
Cobri as laterais do tapoware com papel cartolina preto, e tb fiz uma tampa com ele, ficou muito boa, pelo menos deixa escuro durante o dia...

Continuo a fazer o "ritual" das garrafas 3 ou 4 vezes por dia... está dando certo, a temperatura fica entre 18 e 24ºC, mas antes de fazer a troca das garrafas lavo beeem as mãos e os braços, limpo as garrafas com alcool antes do coloca-las e ainda jogo um pouco de alcool nas maos segundos antes de abrir o terrário... a troca é feita bem rápida, a boca do terrário fica "descoberta" apenas 1/4 sem plastico filme, e depois da troca essa abertura é fechada pela tampa q tem plastico filme e fica bem presa uma na outra.
Não sei se estou conseguindo manter o nivel de umidade, pois as laterais do tapoware não ficam respingadas, então, toda vez q troco de garrafas eu dou umas borrifadas de agua nas laterais e um pouco no teto.

as fotos estão bem ruins, novamente.. hehe tem bolos q parecem escuros nas fotos mas estão normais

5º dia de terrário
Sem sinais de pins ainda.. sei que ainda é cedo, mas nao vejo a hora deles nascerem.. hehe

bom é isso ae pessoal...
falow
DSCF1208.JPGDSCF1209.JPGDSCF1215.JPGDSCF1213.JPGDSCF1214.JPG
 
isso ae, tudo certo o aspeecto do bolo é maravilhoso.
tudo into direitonho MAS
tira MAIS AGUA DE DENTRO do terrario. ainda tem agua demais aí.
:pos::pos:
 
Fala Bloodykisses

Tudo parece está certinho.

Mais uns dias e os cogumelos surguiram.

Mantenha uma boa umidificação para superfície dos bolos não secar.

Uma boa é você ter uma camisa de algodão com mangas longas para usar quando abrir o terrário.

Coloque a camisa prenda o punho com ligas de elástico e ponha luvas.

Assim todo braço está coberto e evita cair pelos.

A camisa deve está sempre limpa, claro.
 
ae! 12 dias e nada de pins! e não sei se tem primordias (não consigo identificar.. primeira vez neh! rs)
estou ficando no desespero aqui!
mudei o terrario de lugar, coloquei ele no canto da parede onde tem a janela do meu quarto pra pegar uma luz indireta nele...

axo q o motivo deles não aparecerem é a umidade, como não tenho higrometro, não sei a quanto anda lah dentro... e ainda não vejo goticulas de agua nas paredes e no teto.. tenho q espirrar agua toda vez q troco as garras..

pessoal me ajudem ae!
com good vibes, com dicas.. sei lah! help me!

obrigado a todos!
 
Fala amigo, tudo certo?/

Seu cultivo está indo muito bem até aqui...
Pro próximo, estude e concretize a maneira de resfriar esse terrário, com uma bomba de circulação de água, mangueiras e solução gelada.´É barato e eficiente. Vc deve controlar a temperatura, e não apenas colocar água pra girar no terrário. Deve-se controlar esses parâmetros. Temp alta prejudica, mas muito baixa não deixa o micélio se desenvolver.

O ideal é manter ela entre 18-21º na fase de pinagem. Após o cogu estabelecido, a temp ideal aumenta, pra próximo a 25º.

Compre um higrômetro de répteis, numa loja do ramo. Coloque dentro do terrário, prenda-o em uma das paredes. Adquiri um por R$ 6,50.

Aproveite esse tempo até a frutificação para estudar sobre clonagem, secagem, culturas de micélio, e receitas tb!! E, prepare bem sua mente!!!

qq dúvida, grita!! paz e luzzz!!
 
ae! 12 dias e nada de pins! e não sei se tem primordias (não consigo identificar.. primeira vez neh! rs)
estou ficando no desespero aqui!



Quando você perceber um pontinho do tamanho e uma cabeça de alfinete surgindo na superfície do micélio, está para aparecer o pin.



mudei o terrario de lugar, coloquei ele no canto da parede onde tem a janela do meu quarto pra pegar uma luz indireta nele... fiquei sabendo se não deixar pegar um pouco de luz indireta no terrário mofa tudo!



Sim a luz é necessária pode ser num ciclo 12/12 horas.



axo q o motivo deles não aparecerem é a umidade, como não tenho higrometro, não sei a quanto anda lah dentro... e ainda não vejo goticulas de agua nas paredes e no teto.. tenho q espirrar agua toda vez q troco as garras..


Não espirre água sobre os bolos, de nada adianta, espirre somente nas paredes.


pessoal me ajudem ae!
com good vibes, com dicas.. sei lah! help me!

obrigado a todos!


Frutificação - Fatores Importantes

https://teonanacatl.org/threads/frutificação-fatores-importantes.1032/

Acredito que mais 2 dias e os pins surgiram.
 
Se o MAWricio faloW
tá FALADO, bicho!
ME_aw

... fiquei sabendo se não deixar pegar um pouco de luz indireta no terrário mofa tudo!
ELE ACREDITOU!.... ehehhehe
ae mauricio, essa cabe naquela sua lista de perguntas ???
eheheh
Blood, qdo eu te disse MOFAR foi no BOM sentido :)
se nao tiver luz o micelio cresce "quase" indefinidamente, consumindo a maior parte dos nutrientes ddo bolo sem frutificar.
teve um bolo do parasense que por falta d ecuidados adequados ficou 45 dias vivo, crescendo (em tamanho) porém nao frutificando.
nao encuca, tá tudo certinho COMO O MESTRE MAWRICIO faloW ok?
em dois dias teremos boas novas.
nao esquece de pesquisar sobre carimbos/conservaçao de cogumelos.:):):)
 
ae pessoal, consegui a camera
ai estão as fotos dos bolos com 12 dias de terrário:
e ae? tudo certo?
fiquei na dúvida agora: é pra deixar o terrário tomar luz solar indiretamente ou não!?
DSCF1216.jpgDSCF1218.jpgDSCF1220.jpgDSCF1224.jpgDSCF1226.jpgDSCF1228.jpgDSCF1234.jpg
 
Back
Top