Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático Primeiro Cultivo: Pesa Pf+Cremogema

Diário de cultivo problemático.
Olá amigos cultivadores!
Depois de quase um ano visitando o fórum e de 3 caçadas sem encontrar nada, aqui está o meu primeiro diário de cultivo! rs

Dados do cultivo:
Raça: PESa
Substrato:pf tek + cremogema
Tipo e tempo de esterilização: PP. 60min.
Origem dos esporos: uma carta contendo o print materializou-se na minha caixa de correio!
Tipo de inoculação: Seringa com agua mineral hidratando uma semana na geladeira
Data da inoculação:10/11/2006
Data da germinação: ???
Temperatura de incubação:28 - 31°C

Preparação da seringa:
Preparei a seringa de esporos na cozinha, limpei todo o balcão de marmore com Veja e água sanitária, os azulejos, o chão e o forno também. Depois de tudo limpo espirrei Lysol no ar e no balcão e fui tomar banho com protex.
De volta na cozinha coloquei as luvas, mascara e touca, e deixei todo o material necessário a mão...
Fervi um pouco de agua mineral, e com ela ainda fervendo no fogo, puxei 3 ou 4 vezes a água para dentro da seringa e esvaziei ela na pia, na quinta vez, deixei a água, fechei com a tampa da agulha, embrulhei num pedaço de papel alumínio e foi pra geladeira esfriar. Enquanto esfriava, liguei o forno por 20 ou 30min. no fogo médio e fui limpando o copinho de fundo redondo com álcool. Depois de uns 15min. retirei a seringa da geladeira e flambei a agulha na boca do fogão em seguida passei um papel toalha embebedado com álcool. Com a agulha, raspei meio print no potinho com fundo redondo e espirrei e suguei 4 vezes a água da agulha até dissolver os esporos e conseguir sugar a máxima quantidade para dentro da seringa. Após isso tornei a flambar a agulha, fechei com a tampa, embrulhei num outro papel alumínio e coloquei num saco zip-lock direto para a gaveta (vazia) de carnes da geladeira. Ficou lá por uma semana.

Preparação do substrato:
Limpei novamente o balcão como na vez anterior.
Segui a receita do site (https://teonanacatl.org/threads/qual-receita-devo-usar-para-fazer-os-bolos-pf.217/) adicionando cremogema à mistura.
¼ de copo de farinha de arroz integral (1 copo)
½ copo de vermiculita (2 copos)
60ml de água (240ml)
1 colher rasa de cremogema
Misturei tudo muito bem com a mão mesmo (muito limpa rs) e ficou ótimo, nem arenosa e nem molhada demais...
Fiz 4 copos com a mistura, fazendo o selo de meio centímetro de vermiculita no fundo e no topo de cada copo.
Coloquei uma folha de papel filtro de café em cima, e depois uma folha de papel alumínio, com 4 furos feitos com uma caneta bic rs. Amarei as folhas (filtro e alumínio) com um barbante para roupas nº 10, muito bem apertado.
Coloquei os 4 copos na panela de pressão e deixei no fogo médio durante 60min. depois deixei esfriar por 10 horas.

Inoculação:
(limpei tudo novamente como da primeira vez! rs)
Peguei a panela e o material necessário e levei tudo para a cozinha.
Luvas, mascara e touca novamente.
Forno aquecido por 30min.
Fui tirando copo por copo da panela, lacrando e inoculando, um a um, (achei mais seguro assim)
Coloquei um pedaço de micropore no local onde ia inocular e deixei o durex ‘pregado’ no lado do copo, para que assim que a agulha saísse era só eu abaixar o durex e pronto!
fiz a inoculação toda na boca do forno e esterilizei a agulha a cada pote.
A única dificuldade que encontrei foi por causa q eu coloquei muito papel alumínio nos copos e não dava pra enxergar q quantidade de agua com esporos que eu despejava para cada furo, mas eu fui dividindo o conteúdo da agulha (de 8ml) para os 4 copos.

Incubadora
(aqui tive algumas dificuldades)
Montei numa caixa de isopor pequena (até demais)
Coloquei os 4 copos e no dia seguinte fui atraz de um aquecedor... rs Coloquei o aquecedor de 2,5W em uma garrafinha de Schweeps e ai vi q ela não cabia com os 4 copos, tirei o aquecedor da garrafinha e coloquei ele numa tapoware grande e funda, pra ficar tipo de banho-maria para a caixa de isopor (ver fotos), ficou o dia todo assim... maaassss, a noite quando fui conferir a temperatura, vi q tinha água dentro da incubadora! Uma fina camada de água (fina meesssmoo, tipo de uma folha de papel) no fundo.. tirei os copos na hora e sequei com um pano e depois passei outro pano com álcool e coloquei os potes de volta (eu sabia q não podia mexer neles, mas não tinha opção!) ficou sem aquecedor a noite toda!
No dia seguinte tive que ‘sacrificar’ um bolo de dentro da incubadora, pra poder colocar a garrafinha de Schweeps com o aquecedor... então tirei um copo de dentro da incubadora e no lugar coloquei a garrafinha com o aquecedor, o copo q tirei coloquei dentro de uma caixa de papelão.. rs
O aquecedor eu tenho q desliga-lo manualmente, pq se deixar até que ele desligue automático a temperatura fica muito alta

Bom, tah assim até hj
Vou tentar ficar longe da caixa por uns 5 dias sem abri-la
Bom pessoal é isso..
Comentários? Sugestões? ... são bem vindos!
Falow
DSCF1060.JPGDSCF1063.JPGDSCF1064.JPGDSCF1067.JPGDSCF1071.JPGDSCF1098.JPGDSCF1100.JPGDSCF1101.JPGDSCF1103.JPGDSCF1105.JPGDSCF1107-segunda.JPGDSCF1111.JPGDSCF1118.JPGDSCF1120.JPGDSCF1121.JPGDSCF1122.JPGDSCF1123.JPGDSCF1124.JPGDSCF1125.JPGDSCF1126.JPG
 
Eita! Tem certeza que o fluxo de ar de borbulhador é grande o suficiente para evitar que cobweb se instale e ainda assim é baixo o suficiente para que a umidade introduzida pelo borbulhador seja maior ou igual a que escapa do furinho? Se você me disser que sim, estarei a um passo em acreditar em intervenção divina no ato de cultivar fungos :D


Infected, até agora, digo por mim, esse sistema apresenta ótimos resultados. O terrário, literalmente se "estabiliza", a umidade não foge pelo orifício da troca de ar, ela demora pra fazer isso. Vc já teve condições de monitorar esses parâmetros como temperatura, umidade??? É simples e fácil.

Com o uso de um borbulhador com 2 pontos, consigo ter (monitorado) 95% de umidade. Quando o dia é muito quente e a refrigeração funciona diversas vezes ao dia, ela diminui, mas nada alarmante. Sempre que refrigero até a temperatura parametrizada, logo liga-se a bomba de ar. Arrisco a dizer que estou muito satisfeito com os parâmetros que consigo assim. Isso elimina o risco de cobweb. Não existe um tempo hábil para cobweb surgir, pois sempre está ocorrendo troca de ar.

Intervenção divina existe sim... em tudo. Aproxime-se mais do criador.

Saudações...

paz e luz!
 
Pois é pessoal...
o único pin q nasceu abortou! :( ele parou de crescer jah faz uns 2 ou 3 dias, e vou ter q retira-lo hj, vou usar luvas e tudo...
pra arrancar o aborto é só pegar o cogu, rodar e puxar? como ele tah meio em baixo do bolo, vou ter q levantar o bolo um pouco usando as luvas, para arrancar ele bem de onde ele saiu.. algum problema? e tb estou sem vermiculita pra cobrir o lugar onde ele estava, tudo bem?

bom.. não sei se tenho muita chance com esse cultivo, o bolo jah estah a 20 dias no terrário e só apareceu esse aborto, mesmo assim, resta um pingo de esperança q outros pins virão, lindos e fortes!

Obrigado a todos pela força que me deram durante esse cultivo!
 
Fala Bloodykisses

Com luvas e máscara vire o bolo e destaque o aborto sem deixar restos.

Você vai notar que debaixo do bolo o micélio está fofo.

Com certeza os próximos cogumelos virão todos do fundo do bolo.

O micélio que envolve o bolo deve está muito seco para gerar pins.
 
Mauricio! segui suas recomendações!
quando fui levantar o bolo para tirar o aborto ví q tinha mais 2 pins nascendo bem em baixo do bolo, quase q sendo esmagados! então, tirei o aborto e virei o bolo de cabeça pra baixo... ví tb q tem micelio tipo algodão em baixo tb!
segue as fotos dos bolos!
e depois de conversar com o Boca ele falou q o bolo está muito seco! e que devo fazer um shit simulator! pois bem! é o que farei! amanha a tarde irei comprar mais vermiculita e fazer o procedimento, tb vou dividir o bolo em dois e colocar a vermi umida em cima..
tomara que de certo! rs
falow
Obrigado Mauricio, Boca e a todos q estão me ajudando!
valew msm!
 
Fala Bloodykisses

O bolo está seco e o terrário está com baixa umidade.

Só restou a área do fundo do bolo que estava protegida.

Ainda bem que tem micélio vivo.

Técnica de clonagem em papelão

https://teonanacatl.org/threads/técnica-de-clonagem-em-papelão.730/

Utiliza o micélio

Técnica de clonagem em água com mel

https://teonanacatl.org/threads/técnica-de-clonagem-em-água-com-mel.823/

Utiliza o cogumelo

Assim você poupa tempo para iniciar um novo cultivo.

Acredito que toda área, exceto o fundo do bolo, está morta (overlay).

Avalie com o Boca montar um casing.

Ele pode dar as dicas para montar esse casing.

É importante recuperar o micélio com adição de camadas do casing.
 
Fala Bloodykisses


O fundo do bolo está com micélio saudável.

Tome cuidado para essa área não secar.

Ou a umidade está baixa ou a circulação de ar está muita intensa.

Daí sairão novos cogumelos.

A área lateral está morta.

Depois do flush, monte um casing.

Mas não quebre muito o bolo, 4 grandes pedaços.

Ou envolva o bolo em vermiculita úmida esterilizada.

Senão essa área lateral vai contaminar.
 
Depois de uma tentativa de salvamento quebrando os bolos em dois e colocando mais vermiculita em baixo e sobre os pedaços, dois bolos foram para a jardineira para tentativa de outdoor, os outros dois bolos foram para o lixo..:(

Ai vão algumas fotos dos novos pontos de colonização do micelio na vermi úmida que coloquei.:rolleyes:
Em uma das fotos aparece uma mancha meio azul ou verde que nem eu e nem o Boca conseguimos identificar, por favor, quem puder ajudar na identificação dessa mancha ai agradeço!:pos:

Os bolos jah estão em out, enterrei um como ele estava no terrário (quebrado em dois pedaços), e o outro eu quebrei em 4 pedados, reparei que nesse bolo que quebrei o interior dele estava branquinho, depois cobri tudo com uns 2cm de terra vermelha do vaso... agora é só esperar pra ver se a natureza me ajuda nessa! rs :cool:

Só estou um pouco preocupado com contaminantes que vão estar na jardineira, pois minha vó as vezes mexe nas plantas que estão lah.. axo que não tem nenhum problema neh?

bom, é isso.. esse diario está praticamente encerrado, só se o out começar a frutificar! rs
muuuuito obrigado a todos!
ate o meu proximo cultivo!
flow!
DSCF1443.jpgDSCF1444.jpgDSCF1445.jpgDSCF1447.jpg
 
Fala rodTROLL

Os bolos estavam saudáveis por dentro, o problema foi que secou por fora.

Deve ter ocorrido overlay.

Agora que os bolos estão nas mãos da natureza, ela cuida de tratá-los.

Pode levar algum tempo, se o solo tiver nutrientes o micélio ressistirá.

Pode expandir-se ou ficar em estado letárgico aguardando as condições de frutificar.

Quando temperatura e umidade forem favoráveis os pins eclodem.

O importante é que você aprendeu bastante com esse cultivo e partirá com confiança para o próximo.
 
Back
Top