Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo PRIMEIRO CULTIVO - FLORIDA+ - SUL DO BRASIL

Diário de cultivo completo.
Meu primeiro cultivo.
Strain Florida +
Substrato: Pó de coco e arroz integral . Segui a receita: 2 copos de pó de coco (pó de coco foi pasteurizado no microondas) + 1 água mineral + 1 arroz (arroz foi metade triturado e a outra inteiro).
Incubadora/terrário: caixa organizadora 40 L

dia 30/06 - 2 primeiros copos foram inoculados (uma caneca e outro pote com boca estreita, que farei casing)
dia 03/06 - termostato ajustato em 30º (temperatura externa abaixo de 15º - por isso deixei a temperatura mais elevada que o indicado)
dia 11/07 - primeiros pontos de micélio no pote maior
dia 14/07 - vários pontos de micélios nos dois copos
dia 28/07 - a caneca avançou mais (80% colonizado) e o pote maior parece que estagnou e avança mais devagar (70% colonizado) (apresenta manchas amarelas, que acredito ser xixi micelial)

webcam-toy-foto1.jpg webcam-toy-foto2.jpg webcam-toy-foto6.jpg webcam-toy-foto7.jpg webcam-toy-foto4.jpg

+ dois copos, de wisque (previamente esterilizados em água fervendo por 10 min e pó de coco pasteurizado no microondas)

dia 17/07 - seringas com esporos de dois carimbos hidratando na geladeira
dia 18/07 - copos esterilizados por 1h na panela de pressão, últimos 10 min apresentou um cheiro de queimado (esperei completar a 1h imaginando que fosse o pano)
dia 19/07 - retirei os copos da panela e estavam sujos por um liquido marrom, limpei com alcool 70, e percebi que ressecou demais o substrato. Inoculei sem fé na colonização devido ao substrato muito seco.
dia 28/07 - pequenos pontos de micélio apareceram nos copos :D

Última edição por um moderador:
Mais uma vez, obrigada pela ajuda galera!

Sobre o cooler desisti, por ser mais confiável comprei uma bomba de aquário :)
Só que agora vi que ela só funciona abaixo dágua, funciona para terrário? Pode ser uma pergunta ridícula...
Teria que por do lado de fora do terrário, dentro de um pote com água... só que como ela mandaria ar novo para dentro se é na água?
Agora fiquei confusa... :confused:

Vejo muito o pessoal confundir compressor por bomba. Pra injetar ar o certo é o compressor!

Essa do site é uma bomba circuladora de água... Geralmente esses compressores de ar vem com as mangueiras e as pedras, sim! Procure nas lojas de aquarismo/petshop por borbulhador ou algo assim.

Entretanto essa bomba ainda é útil. Não para elevar a umidade, claro, mas pode usá-la no verão em sistema para resfriar a água do terrário: https://teonanacatl.org/threads/terrário-com-refrigeração.815/
Mas essa minha eu comprei na intenção de usar para entrada de ar e serve também pra umidade né. Vou ir na loja amanhã e trocar por um compressor de ar.
A ideia é eu não precisar abrir o terrário...

eu li várias vezes o tópico sobre terrário, os cara falando bomba de ar AR AR, cara como eu fui compra um pra água aiuhehaiuehauie :facepalm:

ATUALIZANDO 10/08
Corrigindo: Terrário é de 60 Litros
Terrário preparado, em fase de teste.
DSC04356.JPG
Umidade:
água e argila expandida
compressor de ar 1,6 L/H e pedra porosa no copinho
DSC04354.JPG
Temperatura: termostato em 26º dentro de pote de guardar macarrão (a água não cobre o aquecedor por isso não coloquei no fundo, e o pote será deitado depois que eu conseguir uma fita veda rosca para não vazar água pela tampa)
DSC04351.JPGDSC04350.JPG
Troca gasosa: 2 saídas de ar cobertas com máscara cirurgica
compressor de ar
DSC04352.JPG

Para ficar mais discreto, divido apê e to escondendo o cultivo e guiar o crescimento dos meninos santos :feliz:

Muito bom @medusa , mas siga a dica do @Cosmik e reduza o nível da água para a metade das pedras. Elas vão funcionar melhor, na evaporação. ;)
Simm, eu tirei cerca de um copo dágua de dentro mas não tirei foto... acho que vou tirar mais um pouco. Não era pra ser tanta água é que escorreu da antiga garrafa do termostato (sorte que era fervida com hipoclorito)

UUUU tomara AshtarSherry :eba::eba:

dunk 22h e roll em pó de coco pasteurizado

Não tinha vermiculita para fazer o roll? Embora você tenha pasteurizado, o coco é um meio nutritivo, então contaminantes podem aproveitar a oportunidade. Na próxima tenta usar vermiculita, que é inorgânica e basta uma esterilização básica no micro-ondas.

No hay vermiculita nessa cidadezinha, pouparia muito mais tempo da minha vida como cultivadora se tivesse uiaheiuaehiu
E eu pasteurizo no micro também, mas por uns 30 min em intervalos. Uma mão...

só pra constar, enquanto eu respondia isso o pote derreteu e pegou fogo :eek:h:

Back