Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo PRIMEIRO CULTIVO - FLORIDA+ - SUL DO BRASIL

Diário de cultivo completo.
Meu primeiro cultivo.
Strain Florida +
Substrato: Pó de coco e arroz integral . Segui a receita: 2 copos de pó de coco (pó de coco foi pasteurizado no microondas) + 1 água mineral + 1 arroz (arroz foi metade triturado e a outra inteiro).
Incubadora/terrário: caixa organizadora 40 L

dia 30/06 - 2 primeiros copos foram inoculados (uma caneca e outro pote com boca estreita, que farei casing)
dia 03/06 - termostato ajustato em 30º (temperatura externa abaixo de 15º - por isso deixei a temperatura mais elevada que o indicado)
dia 11/07 - primeiros pontos de micélio no pote maior
dia 14/07 - vários pontos de micélios nos dois copos
dia 28/07 - a caneca avançou mais (80% colonizado) e o pote maior parece que estagnou e avança mais devagar (70% colonizado) (apresenta manchas amarelas, que acredito ser xixi micelial)

webcam-toy-foto1.jpg webcam-toy-foto2.jpg webcam-toy-foto6.jpg webcam-toy-foto7.jpg webcam-toy-foto4.jpg

+ dois copos, de wisque (previamente esterilizados em água fervendo por 10 min e pó de coco pasteurizado no microondas)

dia 17/07 - seringas com esporos de dois carimbos hidratando na geladeira
dia 18/07 - copos esterilizados por 1h na panela de pressão, últimos 10 min apresentou um cheiro de queimado (esperei completar a 1h imaginando que fosse o pano)
dia 19/07 - retirei os copos da panela e estavam sujos por um liquido marrom, limpei com alcool 70, e percebi que ressecou demais o substrato. Inoculei sem fé na colonização devido ao substrato muito seco.
dia 28/07 - pequenos pontos de micélio apareceram nos copos :D

Última edição por um moderador:
Atualizando

22/09 - 23:20
3 copos com milho esterilizando

16:40 inoculação com luvas e na tampa do fogão

copo 1 - agulhaflambada uma vez
copo 2 - agulhaflambada a cada furo
copo 3 - agulhaflambada uma vez e fiz um furo no centro do copo

16:35 - 2 copos esterilizando
23:10 - inoculação com luvas e sobre mesa limpa com álcool 70
Copo 4 - agulhaflambada uma vez
copo 5 - agulhaflambada a cada furo no( percebi que a maior parte dos esporos acumularam na borracha da seringa, agitar na próxima )

Redobrei cuidado com limpeza e fiz testes pra descobrir onde erro. O milho segui a receita padrão dofórum. E fiz uma incubadora improvisada no meio de roupas de lã, a temperatura externa está em torno de 20° pra cima... to otimista com essa tentativa.

Sucesso na nova empreitada.
Qual a temperatura do local onde voce está?

Então como falei, esta em torno de 25º. Mas a tendencia é subir mais a temperatura.

Comece se preocupar quando a temperatura ambiente ficar constantemente abaixo dos 12 graus. Assim como citado pelo @Mauricio, essa temperatura está boa.

Embora a biblioteca recomende manter próximo aos 27 graus Celsius, mesmo a 20 graus a colonização continua estável: https://teonanacatl.org/threads/qual-temperatura-é-alta-para-incubação-e-o-que-acontece-aos-frascos.202/

Exato, os cubensis se adaptam muito bem ao clima, mesmo que ele não esteja nas condições ótimas. Uma temperatura constantemente acima de 20 graus é suficiente.

Gostei da foto que você postou anteriormente, dá pra quase sentir a magia azul! :D

Atualizando 20/10

Copo 1 - a colonização ia bem, estava 80% e apareceu uma contaminação preta. descartei hoje
Copo 2 - o primeiro a contaminar e nada de micélio
Copo 3 - colonizado 100%, vou aniversariar essa semana (esqueci de agitar os grãos, mas parece tudo ok)
Copo 4 - primeiro contaminou e depois apareceu um micélio riso poderoso. descartei hoje
Copo 5 - demorou pra dar sinal, e hoje ta 40% somente colonizado. É indicado agitar nesse ponto?

Observações: gostei de usar o milho de pipoca, só na próxima vou injetar uma quantidade de água com esporos menor pois acumulou água no fundo. Vi num diário de cultivo que o cara colocou uma camadinha de vermiculita no fundo, posso usar pó de coco?

Os carimbos que eu estava usando eram de um kit pronto. To achando que a contaminação vem dele, ou de ma conservação dos carimbos. Vou para de jogar substrato fora e vou comprar carimbos novos. To estudando algumas strais e vou comprar umas seringas prontas.

No terrário ta aquele bolo estagnado, já foram dois flushes e dois dunks. Depois do segundo-flush não fiz nada.
Tive uns contratempos e descuidei da troca gasosa e a temperatura ficou elevada demais. Mas hoje as condições parecem boas (não tenho instrumentos para medir).
O bolo ta com aspecto duro, parece um overlay como dos casing, e nada acontece com ele.
Vou despedaçar e fazer um casing. Indicam um dunk?

Em breve posto fotos, ainda do sem cabo usb.

Última edição por um moderador:
Gente, faz tempo que não posto aqui porque nada de muito legal aconteceu, to broxada com meu cultivo. O bolo do terrário infectou, aí eu coloquei numa PET com um pouco de água e hoje pra minha surpresa deu 2 frutos muito maiores que do primeiro flush. Cheguei a conclusão que meu terrário tem problemas. Preciso estudar mais, mas to em final de semestre e to ficando loca, hoje a noite vo come uns mágicos pra me encontra e ver se me empolgo com o cultivo novamente.

O milhos que inoculei, uns parecia que ia dar certo mas infectaram todos os copos. Desisti de usar esses carimbos, vou comprar uns novos e recomeçar mês que vem.
Acho que vou encerrar esse diário, porque vou trocar de straim. Que acham?

Anexos

• DSC04528.JPG
    DSC04528.JPG
    92 KB · Visualizações: 24
  • DSC04533.JPG
    DSC04533.JPG
    87.7 KB · Visualizações: 26
  • DSC04698.JPG
    DSC04698.JPG
    86.4 KB · Visualizações: 26
  • DSC04699.JPG
    DSC04699.JPG
    75.9 KB · Visualizações: 22
  • DSC04700.JPG
    DSC04700.JPG
    81.1 KB · Visualizações: 27
  • DSC04749.JPG
    DSC04749.JPG
    99.3 KB · Visualizações: 25
Acho que vou encerrar esse diário, porque vou trocar de straim. Que acham?

Você que sabe, mas já pensou na possibilidade em experimentar outros grãos? Centeio por exemplo é um grão muito fácil para se trabalhar. Não requer todo aquele processo de esterilização do milho. Sem contar que centeio é um dos grãos favoritos dos gringos.

Você que sabe, mas já pensou na possibilidade em experimentar outros grãos? Centeio por exemplo é um grão muito fácil para se trabalhar. Não requer todo aquele processo de esterilização do milho. Sem contar que centeio é um dos grãos favoritos dos gringos.
Não pensei nisso, vou pesquisar mas sobre, ja li um diario de cultivo com centeio so.

Back