Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo PRIMEIRO CULTIVO - FLORIDA+ - SUL DO BRASIL

Diário de cultivo completo.
Meu primeiro cultivo.
Strain Florida +
Substrato: Pó de coco e arroz integral . Segui a receita: 2 copos de pó de coco (pó de coco foi pasteurizado no microondas) + 1 água mineral + 1 arroz (arroz foi metade triturado e a outra inteiro).
Incubadora/terrário: caixa organizadora 40 L

dia 30/06 - 2 primeiros copos foram inoculados (uma caneca e outro pote com boca estreita, que farei casing)
dia 03/06 - termostato ajustato em 30º (temperatura externa abaixo de 15º - por isso deixei a temperatura mais elevada que o indicado)
dia 11/07 - primeiros pontos de micélio no pote maior
dia 14/07 - vários pontos de micélios nos dois copos
dia 28/07 - a caneca avançou mais (80% colonizado) e o pote maior parece que estagnou e avança mais devagar (70% colonizado) (apresenta manchas amarelas, que acredito ser xixi micelial)

webcam-toy-foto1.jpg webcam-toy-foto2.jpg webcam-toy-foto6.jpg webcam-toy-foto7.jpg webcam-toy-foto4.jpg

+ dois copos, de wisque (previamente esterilizados em água fervendo por 10 min e pó de coco pasteurizado no microondas)

dia 17/07 - seringas com esporos de dois carimbos hidratando na geladeira
dia 18/07 - copos esterilizados por 1h na panela de pressão, últimos 10 min apresentou um cheiro de queimado (esperei completar a 1h imaginando que fosse o pano)
dia 19/07 - retirei os copos da panela e estavam sujos por um liquido marrom, limpei com alcool 70, e percebi que ressecou demais o substrato. Inoculei sem fé na colonização devido ao substrato muito seco.
dia 28/07 - pequenos pontos de micélio apareceram nos copos :D
 
Última edição por um moderador:
dia 18/07 - copos esterilizados por 1h na panela de pressão, últimos 10 min apresentou um cheiro de queimado (esperei completar a 1h imaginando que fosse o pano)

Cuidado com fogo alto, o recomendado é esterilizar por 60min após pegar pressão em fogo baixo.

Qualquer coisa estamos ai pra ajudar como puder. Boa sorte!
 
Inoculei sem fé na colonização devido ao substrato muito seco.
dia 28/07 - pequenos pontos de micélio apareceram nos copos :D

No fim até que apareceu um belo micélio saudável.
No próximo cultivo não precisa encher o pote de substrato. Com um pouco de espaço dá para chacoalhar os grãos, promovendo assim uma colonização mais rápida.

Tudo de bom na sua primeira jornada! :)
 
No fim até que apareceu um belo micélio saudável.
No próximo cultivo não precisa encher o pote de substrato. Com um pouco de espaço dá para chacoalhar os grãos, promovendo assim uma colonização mais rápida.

Tudo de bom na sua primeira jornada! :)

Sim nesse ultimos dois copos eu não enchi tanto e fiz uma camadinha de pó de coco, evitar contaminantes e tal, vou tirar umas fotos.

Achei que chacoalhar grãos era só para grãos (auiheiu pleonasmo), para arroz e pó de coco, também é indicado?

Gratidão pelos comentários, e boas vibrações! :giggle:
 
Atualizando:
01/08 - um copo foi contaminado, fungo preto nojento... retirei da incubadora
01/08 - diminui a temperatura para 28º, a temperatura externa está mais alta

Tive uns problema com umidade 2 vezes, a água da garrafa PET que fica o aquecedor vazou e a incubadora ficou toda cheia de gotinhas, limpei e vedei mais a garrafa... acredito que isso tenha causado a contaminação.

No pote maior o que eu acreditava ser xixi micelial to desconfiando que é contaminação, ta ficando mais escuro. Vou tirar umas fotos na segunda feira, vou conseguir uma câmera.

Espero que esses esporos invasores não se espalhem para os outros copos, senão vou perder tudo. :cry::cry:
 
Tive uns problema com umidade 2 vezes, a água da garrafa PET que fica o aquecedor vazou e a incubadora ficou toda cheia de gotinhas, limpei e vedei mais a garrafa... acredito que isso tenha causado a contaminação.

Se os potes estão bem lacrados não há porque contaminar por vetor externo. Nas próximas tentativas melhore a esterilização dos grãos (no mínimo 60 min. na PP) e/ou seu método de inoculação e assepsia.
 
Oi @medusa,
Quando colocou os copos (já com substrato) dentro da panela de pressão, estes estavam lacrados?

(Normalmente eu coloco 3 pedaços de papel alumínio nos copos (ou potes), aperto um pouco só pro p. alumínio ficar justo no copo e não cair, mas não deixo muito apertado, dessa forma o vapor entra no copo e esteriliza o substrato. Só depois que eu tiro os copos da panela de pressão eu dou uma apertada no papel alumínio e lacro imediatamente com fita crepe.
A única vez que eu tive um copo contaminado durante incubação desconfio que foi pq eu apertei muito o papel alumínio na hora de colocar na panela de pressão e o vapor não esterilizou direito o substrato.)

Dê uma pensada em que parte do processo a assepsia não foi adequada.
Foi na hora de confeccionar a seringa?
Foi na hora de esterilizar os copos/substrato?
Foi na hora da inoculação?

Boa sorte e não desista. Torcendo pra que a 2da leva de copos esteja sem contaminantes.
 
O gente, obrigadão pela força. Acho que em qualquer uma dessas 3 possibilidade posso ter vacilado, ainda penso que a umidade só contribuiu pra contaminação. Sem glovebox é foda. Faço tudo sobre o tampo do fogão, com calor na cara e ainda acho pouca coisa. Na proxima vou fazer tudo de luva e ter um cuidado redobrado com isso. E também acho que pode ter entrado fungo pelos buraquinhos da agulha no papel alumínio. Ah e sim, faço a esterilização exatamente como você Champis.

  • Bom agora atualizando, um copo está salvo (o ultimo que inoculei).
  • Um copo eu vou tentar salvar, apesar de estar verde em uma parte, vou avaliar a situação pois o micélio ta muito forte e só na parte contaminada que não colonizou.
  • E o outro não descobri se é uma bactéria, ou se passou do tempo de incubação. Ou se é xixi, sei que passou de amarelo para mais escuro. Apresenta umas bolotas brancas.
 
COPO 1 - bactéria, fungo ou xixi? só apresenta essa coloração nesse lado e o resto parece normal.
DSC04339.JPG DSC04338.JPG

COPO 2 - infectado em somente em uma parte.
DSC04331.JPG
No restante do copo parece saudável.
DSC04332.JPG
Da para salvar?

COPO 3 - micélio saudável, sem infecção.
DSC04336.JPG DSC04335.JPG
Posso aniversariar daqui uns dias...
 
Última edição por um moderador:
COPO 1 - bactéria, fungo ou xixi? só apresenta essa coloração nesse lado e o resto parece normal.

Está me parecendo que é metabolito (xixi) devido ao possível contaminante. Mas acho que o cubensis ainda pode vencer essa batalha. Aguarde mais um pouco.

O restante dos copos estão bem promissores! :)
 
Está me parecendo que é metabolito (xixi) devido ao possível contaminante. Mas acho que o cubensis ainda pode vencer essa batalha. Aguarde mais um pouco.

O restante dos copos estão bem promissores! :)

O COPO 1 Ele esta desde o dia 30/06. Passou do tempo e não colonizou tudo, espero mais mesmo?

Essa é outra foto do COPO 2, ta meio verde, meio vermelho... só nesse partezinha, o resto ta todo colonizado. Me parece ser TCM e Lipstick. To pensando em retirar isso e dunkar, mas tenho receio de espalhar essa contaminação pra todo o terrário. Que acham?

DSC04333.JPG
 
Última edição por um moderador:
O COPO 1 Ele esta desde o dia 30/06. Passou do tempo e não colonizou tudo, espero mais mesmo?

Não mudou nada desde então? Se parou o desenvolvimento, então acho que pode descartá-los, quem sabe tentar um cultivo outdoor...

Essa é outra foto do COPO 2, ta meio verde, meio vermelho... só nesse partezinha, o resto ta todo colonizado. Me parece ser TCM e Lipstick. To pensando em retirar isso e dunkar, mas tenho receio de espalhar essa contaminação pra todo o terrário. Que acham?

Não faça isso. As chances de sucesso são mínimas e como você mesma disse, vai espalhar mais contaminantes. Enterre eles em algum vaso de planta ou jardim e que tenha sombra o dia todo. Ainda há chances da natureza lhe presentear com alguns frutos outdoor.
 
O micélio pode ter estagnado por falta de oxigênio, mas pelas fotos ta muito estranho. Tente abrir os furos da inoculação e cobrir-los com micropore se não houver desenvolvimento faça o que o @Cosmik falou!

Mesmo se colonizar 100% não misture com os bolos saldáveis nem coloque no mesmo terrario. ;)
 
PROJETO TERRÁRIO
  • Caixa organizadora de 40 Litros
  • Umidade: Argila expandida + água mineral com gotas de Qboa no fundo
  • Saída de ar: 2 buracos cobertos com máscara cirurgica
  • Entrada e circulação de ar: cooler de pc (preciso estudar quanto em quanto tempo vou ligar e a duração) vedado com máscara cirurgica
  • Temperatura: aquecedor de aquário dentro da PET ou no fundo do terrário (não decidi quanto a isso)
  • Laterais serão forradas com 2 a 3 camadas de saco de lixo preto
Não tem nada pronto porque quero ouvir a opinião de vocês. A ideia do cooler é por economia, vou fazer a gambiarra de ligar numa fonte de 12v.
DSC04343.JPG
 
Umidade: Argila expandida + água mineral com gotas de Qboa no fundo

Acho que é desperdício usar água mineral no fundo do terrário. Pode ser água da torneira mesmo, desde que não seja extremamente suja, claro.

Entrada e circulação de ar: cooler de pc (preciso estudar quanto em quanto tempo vou ligar e a duração) vedado com máscara cirurgica

Recomendo que use o cooler como exaustor e deixe-o na parte inferior do terrário. Dessa forma a pressão negativa promove uma melhor renovação do ar.
Quanto ao tempo que ficará ligado, é bom você ir testando o terrário o quanto antes. Pode começar deixando o cooler ligado por uns 2 minutos, repetindo umas 4 vezes ao dia. E por praticidade, é recomendável que use um temporizador. Porém, os temporizadores análogos geralmente são programáveis de 15 em 15 minutos.

Temperatura: aquecedor de aquário dentro da PET ou no fundo do terrário (não decidi quanto a isso)

Recomendo que o aquecedor fique no fundo do terrário. Acredito que dessa forma o calor é distribuído de forma mais uniforme.
 
@Cosmik , show de bola, mano. Quando você quer, pode ser extremamente gentil e carinhoso. Ainda bem que temos medusas interessadas em cogumelos mágicos que merecem ser bem orientadas. Suas orientações, japa, servem para todos nós, tá valendo!
 
Acho que é desperdício usar água mineral no fundo do terrário. Pode ser água da torneira mesmo, desde que não seja extremamente suja, claro.
Por aqui se usar a água da torneira tem que ao menos ferve-la por uns 10min caso contrario cria um lodo verde em poucos dias mesmo com agua sanitaria. Geralmente agua da torneira tem resquício de matéria orgânica o qual com o tempo torna-se praticamente uma cultura liquida.
 
Back
Top