Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Primeiro cultivo feliz (Australian)

Diário de cultivo completo.
Olá amigos! - Primeiramente: Obrigado pelas informações -

4 Bolos 600 ml (vermiculita/arroz integral) - A Incubação demorou cerca de 1 mês (1 bolo infectou) - Dos outros 3: um foi como bolo mesmo ao terrário, os outros dois fiz casing (quebrei bolos em 2 quentinhas e misturei os micélios, base e cobertura com vermiculita).
DSC07164 - Cópia.JPG DSC07205 - Cópia.JPG

A frutificação do bolo aconteceu em 8 dias (colheita) e em 13 dias o casing (colheita) - muito rápido!
O bolo deu cogus maiores, porém menor quantidade - o casing maior quantidade e tamanhos menores.
DSC07210 - Cópia.JPG DSC07238 - Cópia.JPG Bolo
DSC07245 - Cópia.JPG DSC07250 - Cópia.JPG Casing 1
DSC07253 - Cópia.JPG DSC07264 - Cópia.JPG Casing 2

Não pesei, mas foi uma ótima colheita! (primeiro flush)
Estão secando ao natural, ainda não chegou a Sílica.

Experimentei apenas dois (dos grandes) - sem palavras! Abraço

Show de bola essas fotos. :fumar: Bem douradinhos e açucaradinhos.
Como está procedendo entre os flushs?

Paz

Como está procedendo entre os flushs? Paz

Não sei se entendi bem sua pergunta, acho que posso responder dizendo alguns procedimentos que tenho seguido:
  • Colher cedo: Não colho todos juntos, retirar conforme forem abrindo o chapéu.
  • Colher no terrário: Evitar mover, tocar com os dedos ou retirar o micélio do terrário.
  • Borrifar água com frequência: Aumentar a umidade do micélio após as colheitas (evitar durante a frutificação)
  • Não faço dunk: Acho que machuquei o micélio no cold/dunk, atrasando o segundo flush, aparentemente sem dunk o flush veio mais rápido
  • Limpar os cogus ainda frescos: O trabalho fica mais fácil.
  • Gastar sempre pouca energia: Deixar secarem em um local quente e arejado ou na corrente de ar natural (não utilizo ventilador)
  • Limpeza sempre com Cloro: Muito mais barato que alcool 70º
  • Diminuir o tempo (gasto) na esterilização: Ferver na pressão por 25 min (tem dado certo)
Foto do outdoor:
Tive dois sacos de substrato que deram bigato, joguei a parte colonizada em um vaso, cobri com terra misturada com vermiculita e molhei
DSC07961.JPG

Açucaradinho foi foda hein! kkk
Abraço!

Última edição:
Não sei se entendi bem sua pergunta

Só queria saber se faz algo de diferente entre um flush e outro. Vendo sua lista de procedimentos vi que concordamos em vários pontos tirando o dunk, já que sou adepto da pftek e para mim é imprescindível.

Um dia faço um out assim.

Paz.

Última edição por um moderador:
O primeiro experimento com casing de matéria nutritiva foi simplesmente... LINDO!
[Casing de Terra 1 ] Primeiro Flush e Colheita
DSC07969 - Cópia.JPG DSC07986 - Cópia.JPG DSC07993 - Cópia.JPG DSC07995 - Cópia.JPG DSC08003 - Cópia.JPG DSC08060 - Cópia.JPG

[Casing de Terra 2 ]
Primeiro Flush + Quarto Flush do [Casing experimental] = Colheitas
DSC07990 - Cópia.JPG DSC08069 - Cópia.JPG DSC08088 - Cópia.JPG DSC08090 - Cópia.JPG DSC08103 - Cópia.JPG

[Balde] Mais uma colheita em menos de uma semana (muito rápido) - não sei se foi um segundo Flush ou se o primeiro Flush veio em partes!
DSC07981 - Cópia.JPG DSC07989 - Cópia.JPG DSC08065 - Cópia.JPG DSC08091 - Cópia.JPG

( S E M P A L A V R A S . . . )
DSC08072 - Cópia.JPG

Última edição:
Bem interessante visualizar assim o crescimento no saco. Ainda não tentei esse método de terrário, que parece ser bem simples, como é meu requisito para tentar alguma coisa nos cultivos. :coffee:

Parabéns pela colheita. :)

Bem interessante visualizar assim o crescimento no saco. Ainda não tentei esse método de terrário, que parece ser bem simples, como é meu requisito para tentar alguma coisa nos cultivos. :coffee: :)

Bem simples mesmo, deu pra entender a estrutura? (como é montado)

-- [ A t u a l i z a n d o ! ] --

Contei anteriormente sobre 3 sacos do [milagre da multiplicação] 2 sacos que foram perdidos com bigatos, o terceiro ficou assim (não colonizava por nada a parte inferior - demorou muito em relação ao restante) isso aconteceu devido a alta umidade. Esse cara foi dividido em 2 casing´s + 1 balde. Nos casing´s foi usada a parte superior do micélio, já o balde - recebeu o restante (ao tirar a parte não colonizada, notei um fungo verde na parte interna do saco, em contato com a parte não colonizada e a base do micélio.
DSC08078 - Cópia.JPG DSC08077 - Cópia.JPG

É claro que o balde infectou! (alguém conhece esse carinha amarelo?)
DSC08132 - Cópia.JPG DSC08134 - Cópia.JPG

Já os casing´s rolaram bem (UFA!) - na foto, já com cobertura com vermiculita:
DSC08083 - Cópia.JPG

Ai rolou uma onda ruim, 6 sacos de painço inoculados (em 5 entraram a mosca da banana!) - certeza que esses caras estão perdidos! Tem uma geladeira parada deixei eles por lá quietos, vamos ver o que dá! (vai dar merda...)
DSC08131 - Cópia.JPG

Agora finalizamos o nosso projeto, vou aguardar esses caras frutificarem (vou postando as fotos...) e assim terminaremos este cultivo por aqui- Já temos nossa colheita por um tempo! - tudo em um pouco menos de 3 meses (lembrando que toda nossa produção foi feita pela divisão do micélio, que ainda sobrou um pedaço guardado!)
DSC08126 - Cópia.JPG

Obrigado a todos e por este ambiente muito bem organizado para a troca de informações! Parabéns! Quando voltar re-iniciaremos dos esporos!

Bem simples mesmo, deu pra entender a estrutura? (como é montado)

Ahan, eu fui no seu post onde explicou de forma bem simplificada como fazer: :bigode:

De toda forma resolvi testar esse material, então montei 2 [casings de terra] - 50% terra 50% vermiculita - tudo esterilizado na pressão em sacos plásticos PP. Quebrando um bolo de 600 ml em duas partes: 350 ml e 250 ml (aprox.) - cobrindo os bolos com a mistura de casing acima.

:coffee:

Interessante ver as suas diferentes manobras e tentativas no cultivo. Pena que a tentativa de ressuscitar não funfou.

Torcendo aqui para que os bolos que entrou mosca, se tem contaminante deste tipo de substrato, que seja suprimido antes sequer de aparecer. :)

--- (...) Seu boiadêru puraqui chuveu (...) ---
........................... oOo ..............................​

Em um dos cantos que joguei as partes contaminadas deu nisso... inesperadamente!

DSC08136 - Cópia.JPG DSC08137 - Cópia.JPG <---(Ontem)
DSC08148 - Cópia.JPG <---(Hoje)

Colheita (Pré-Limpeza)
DSC08151 - Cópia.JPG

Eles estavam meio estranhos, pareciam sujos, algo como um mofo nas primeiras fotos, mas depois de aberto os chapéus melhoraram a aparência - após a limpeza já estava gostando da aparência deles!

Por essa não esperávamos...

Sim, muito bom! Colocá-los para o outdoor é sempre uma surpresa, geralmente agradável!

Se for usar na culinária, use em forma de chá!

Se for usar na culinária, use em forma de chá!

Poxa Tupi, depois de ler esse 'relato de quase morte' deu um certo MEDO... ou receio... ou encanação...

Esqueci de dizer que durante a limpeza encontrei uns bichos muito pequenos (menos de um milimetro) parecia uma pulga vermelha/vinho, um pequeno ponto redondo (dava pra ver as perninhas, eles se moviam lentamente). Encontrei alguns próximos ao chapéu - fui retirando ao longo da limpeza uns oito (ainda vivos), alguns apareceram mortos próximos aos cogus durante a secagem (+/- cinco).

Acho que está fora de perigo, mas... alguém conhece esses caras?

(EDIT) Ahamn, encontrei... eram esses caras aqui - "Aranha da pimenta vermelha" - Perfeito, pois de fato tenho um pé de "pimenta dedo-de-moça" ao lado de onde eles cresceram!

Última edição:
- Não podemos negar a influência da lua nos líquidos, na água e nos cogumelos. -
Amigos, essas semanas rolou a super-lua e não pude deixar de notar sua influência sobre o crescimento dos cogumelos!

Os casing´s e baldes que montei geraram lindos frutos, não tenho as informações detalhadas (Já me perdi em que flush estamos e também já não sei mais em qual casing usei qual material...)

DSC08209 - Cópia.JPG Observem essa agressividade!
DSC08214 - Cópia.JPG outro cara, (achei que fosse contaminar, tinha um amarelado que foi sumindo) de repente frutificou!
DSC08216 - Cópia.JPG Mais uma turma crescendo por aqui...
DSC08274 - Cópia.JPG ... ahn!? ... Um GIGANTE!!!
DSC08286 - Cópia.JPG ...Colheitas!

Mais efeitos da LUA!
Mais um Outdoor (outro canto onde joguei micélios contaminados)
DSC08249 - Cópia.JPG DSC08251 - Cópia.JPG

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
... Agora o [ balde da contaminação!!! ] ...
[foto 1] Observem esse balde com manchas amarelas (contaminante)​
[foto 2] Elas vão ficando fracas e o micélio branco domina
[foto 3] Nascem cogumelos podres, super úmidos que se desmancham, eles caíram por lá e deixaram essas manchas pretas
[foto 4] Quando já não tinha esperança, aparece esse gigante!
[foto 5] Parece saudável o cogumelo!

DSC08132 - Cópia.JPG DSC08176 - Cópia.JPG DSC08268 - Cópia.JPG DSC08266 - Cópia.JPG DSC08307 - Cópia.JPG

( o balde está um nojo! mas o cogumelo veio saudável )
-Seria muito legal a opinião sobre os riscos com esse cara?

Abraço!

Última edição:
( o balde está um nojo! mas o cogumelo veio saudável )
-Seria muito legal a opinião sobre os riscos com esse cara?

Abraço!

Eu sempre fui da opinião de não usar esses cogumelos que são provenientes de cultivos contaminados ou qualquer outra situação estranha que tenha ocorrido com eles, na nossa culinária.

São muitas variantes de riscos envolvidas.

Esse belo exemplar pode ser um risco?

Eu sempre fui da opinião de não usar esses cogumelos que são provenientes de cultivos contaminados ou qualquer outra situação estranha que tenha ocorrido com eles, na nossa culinária.

São muitas variantes de riscos envolvidas.

A posição do @tupy é a mais segura.

Mas se quiser consumir cogumelo de cultivo contaminado, é possível fazer em segurança, mas se recomendo identificar o contaminante e ler como fazer para eliminar a chance daquela contaminação específica afetar o consumo. Alguns pedem secagem, outros fazer chá. Em dúvida, eu faço os dois. Só observe antes se o cogumelo não está com aspecto e/ou cheiro estranho, como faria com qualquer alimento. :coffee:

[ --------- ATUALIZANDO! ----------- ]

Olá pessoal - tudo bem?

O cogu do balde contaminado secou normalmente, continuo achando ele lindo (aparência saudável)...
DSC08313 - Cópia.JPG DSC08317 - Cópia.JPG
Pior é que o [balde da contaminação] continuou frutificando!!!
DSC08389 - Cópia.JPG DSC08391 - Cópia.JPG DSC08408 - Cópia.JPG
DSC08409 - Cópia.JPG´DSC08411 - Cópia.JPG

*´*´*´*´*´**´*´*´*´*´**´*´*´*´*´**´*´*´*´*´**´*´*´*´*´*

Paralelamente a isso, um dos [casing´s] novos - feitos de painço - deu um cogumelo bem estranho, meio contorcido - ele parecia mais seco, enrijecido - foi colhido - e agora esta vindo um flush aparentemente normal (mas a foto está ruim) - [ PRIMEIRO FLUSH!!! ]
DSC08399 - Cópia.JPG DSC08401 - Cópia.JPG DSC08403 - Cópia.JPG DSC08405 - Cópia.JPG DSC08428 - Cópia.JPG

*´*´*´*´*´**´*´*´*´*´**´*´*´*´*´**´*´*´*´*´**´*´*´*´*´*

DSC08425 - Cópia.JPG - Mudei meu cultivo de cômodo, ele ganhou uma nova locação!

<<.......... (Somente algumas fotos que eu gosto) .........>>
DSC08259 - Cópia.JPG DSC08344 - Cópia.JPG DSC08373 - Cópia.JPG DSC08205 - Cópia.JPG - Abraço!

Última edição:
- Galera... Feliz natal -
[Estou encerrando este cultivo/diário]​

Vou viajar agora nas férias e parei momentaneamente com a produção. Foram ótimos flush's, enchemos os potes e estamos mais do que satisfeitos - cumprimos com o objetivo: [ 'Primeiro Cultivo Feliz' ]

Ainda temos guardado:
  • Carimbos
  • Micélio colonizado descansando na geladeira
  • Sacos de painço encubando (torcendo para que na volta das férias os sacos já estejam colonizados)
Ano que vem podemos reiniciar o cultivo...
Tudo de bom! Obrigado para quem acompanhou o cultivo e obrigado novamente pelas informações!

(**o0o**) Lembrando que tenho uma foto concorrendo este mês no concurso melhores fotos, ainda da tempo de votar! (**o0o**)

Frutos Bucólicos Alternados. | Teonanacatl
CMF - Dec/16 | Teonanacatl

upload_2016-12-24_12-26-21.png

Conheço essa contaminação do balde...é o mesmo alienígena que contaminou o Piter Parker no Homem Aranha 3(...)

Back