Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Primeiro cultivo feliz (Australian)

Diário de cultivo completo.
Olá amigos! - Primeiramente: Obrigado pelas informações -

4 Bolos 600 ml (vermiculita/arroz integral) - A Incubação demorou cerca de 1 mês (1 bolo infectou) - Dos outros 3: um foi como bolo mesmo ao terrário, os outros dois fiz casing (quebrei bolos em 2 quentinhas e misturei os micélios, base e cobertura com vermiculita).
DSC07164 - Cópia.JPG DSC07205 - Cópia.JPG

A frutificação do bolo aconteceu em 8 dias (colheita) e em 13 dias o casing (colheita) - muito rápido!
O bolo deu cogus maiores, porém menor quantidade - o casing maior quantidade e tamanhos menores.
DSC07210 - Cópia.JPG DSC07238 - Cópia.JPG Bolo
DSC07245 - Cópia.JPG DSC07250 - Cópia.JPG Casing 1
DSC07253 - Cópia.JPG DSC07264 - Cópia.JPG Casing 2


Não pesei, mas foi uma ótima colheita! (primeiro flush)
Estão secando ao natural, ainda não chegou a Sílica.

Experimentei apenas dois (dos grandes) - sem palavras! Abraço
 
Parabéns! Ajuda com ventilador ate a silica chegar!
 
Última edição por um moderador:
Utilizei o ventilador para secar como Gteach recomendou. Já estão secos mas não tenho como pesar como o ExPoro sugere (uma hora rola a balança por aí)

DSC07274 - Cópia.JPG rendimento.JPG

Foto do fim de semana, já estão menores e mais secos agora.

Finganfor, a marmita já pinou e o bolo já está no segundo flush! (mas ainda não tenho fotos) - muito rápido!
 
Última edição por um moderador:
Eles estão assim, numa caixa de papelão, embaixo do guardanapo tem 3 pacotinhos do dissecante que vem na embalagem de alga para sushi.

DSC07313 - Cópia.JPG

Segundo Flush do bolo e marmitas pinando:

DSC07301 - Cópia.JPG

Bolo e colheita

DSC07303 - Cópia.JPGDSC07311 - Cópia.JPG

Abraço!
 
Última edição por um moderador:
Olá amigos,

---AJUDA--- Peguei um bolo super colonizado [que já estava começando a pinar dentro do pote] - tirei os pequenos cogus e montei um casing experimental [vermiculita-fibra de coco-micélio quebrado-fibra de coco-vermiculita] - ficou uma semana na incubadora, e ontem vi que estava assim [fotos], coloquei no terrário mas parece que o cogu não cresce, está parado, estagnou.

14689116_952343291544805_52854536_o - Cópia.jpg 14787541_952343668211434_185975311_o - Cópia.jpg 14799943_952343901544744_441489660_o - Cópia.jpg
 
Última edição por um moderador:
O que é isso no topo dele?
 
Qual e a temperatura ?

Calor dão um freio no flush... Tenho um segundo flush num bulk com poucos frutos para a quantidade que deu no primeiro flush!
 
Última edição por um moderador:
[Lucastav] Não sei o que era aquilo em cima dele, mas retirei e não voltou mais, tipo uma pele, saiu fácil.
[GTeach] [Koda] Pode ser o calor, mas (surpresa) 2 casings e bolo pinando novamente - rumo ao terceiro flush!

O Cogu que parecia estagnado cresceu (Bem gordo) já colhi, mas ele está com uma 'pelugem' no corpo, isso é normal? (os outros tinham um pouco dessa pelugem, mas este tem mais)
DSC07431 - Cópia.JPG DSC07432 - Cópia.JPG DSC07433 - Cópia.JPG DSC07434 - Cópia.JPG

-Resultado (2 primeiros Flushs)
(pote1 - 2º flush) (pote2 - 1º flush) (pote3 - 1º flush)
DSC07435 - Cópia.JPG

Claro que tem uns 25 a menos, pois ja foram consumidos, eu comi uns 6, mas minha namorada é muito gulosa! kkk
Abraços!
 
mas ele está com uma 'pelugem' no corpo, isso é normal?

Às vezes os píleos vem assim, às vezes sem pelos. Cogumelos sofrem muita mutação. Parabéns pelo exemplar. :coffee:
 
[Atualizando]
Bom, tive uma visita de uma balança e o peso dos garotos desidratados foi:
{Primeiro flush: 23,85 g / Segundo flush: 12,9 } Essas medidas são para 3 bolos de 600 ml (2 casings + um bolo)

Terceiro flush acontecendo:
DSC07438 - Cópia.JPG DSC07448 - Cópia.JPG DSC07470 - Cópia.JPG DSC07558 - Cópia.JPG DSC07504 - Cópia.JPG

O [Casing experimental] [montado c/ bolo de 400ml+fibra coco+vermiculita] foi retirado do terrário - estava muito apertado - ele deu aquele cogu gigante com pelos e agora está assim (rumo ao segundo flush):
DSC07471 - Cópia.JPG

Enquanto isso tudo acontece, estou trabalhando no 'milagre da multiplicação'
- De um bolo de 400 ml, dividi em 4 partes, cada parte utilizei para inocular um novo pote de 600 ml - assim 400 ml viraram 2.400 ml (4 x 600 ml)
DSC07474 - Cópia.JPG (cada pote de 600 ficou assim)
Consegui 4 desses, na parte central da imagem podemos ver a parte do bolo que foi quebrada para inocular o pote todo.

Continuando o 'milagre da multiplicação'
Como minha panela de pressão é pequena, estou testando usar sacos para esterilizar mais substrato ao mesmo tempo.
Utilizei sacos de PP, fiz um buraco quadrado no saco para respirar o substrato, tampei o buraco com tecido TNT, colando com fita adesiva transparente grossa na parte de fora e fita micróporo na parte de dentro. Montei 3 sacos desses. ficaram monstruosos de grandes!

Então pequei um daqueles potes de 600ml (que já eram frutos da multiplicação) e inoculei esses sacos - na verdade usei somente a metade do pote, cerca de 300 ml para inocular mais de 2,5 k de substrato - vamos ver se da certo!!! (400 ml virando mais de 5 kilos)
sacos.JPG Os sacos ficaram assim

DSC07479 - Cópia.JPG (incubadora com tudo!) - Na esquerda os 3 sacos / inferior direita: potes de 600 ml / superior direita potes com milho (*)

(*) estou tentando a técnica do milho também, mas não gostei, não esta rolando bem, ficou muito úmido, muita água no pote - é um teste que parece que deu errado (o milho foi inoculado com a primeira seringa de esporos que eu montei, com um dos carimbos do primeiro flush!)


Abraços!

 
Última edição:
o_O Minha nossa, posso chamar isso de produção em larga escala kkkkkkk show de bola :D
Tens terrário para essa produção toda? Ou várias caixas organizadoras?

Paz.
 
Será que eu exagerei??!! kkk
Vão rolar baldes com certeza... quem sabe uma nova caixa organizadora também, mas estou mais para os baldes...

Estando os bolos 100% colonizados, caso eu queira esperar (retardar a frutificação) tem alguma técnica para guardar o micélio - evitar que eles comecem a pinar dentro da incubadora?
 
Última edição:
[voti véi!] tradução: Caramba!

[Terrário] -
Mal colhi o terceiro flush e eles já estão brotando novamente - esses caras são mágicos!
DSC07700 - Cópia.JPG DSC07696 - Cópia.JPG

[Casing experimental] -
Onde havia brotado um único cogumelo gigante e peludo, está agora na segunda leva, menores e mais numerosos:
DSC07670 - Cópia.JPG DSC07692 - Cópia.JPG DSC07695 - Cópia.JPG

[balde!] - 2 bolos de 600 ml (frutos do 'milagre da multiplicação') - Vermiculita, bolos, vermiculita
DSC07697 - Cópia.JPG

... [Dúvida] .... ... [Dúvida] ....
No tópico anterior vocês podem ver os sacos na incubadora - estão sendo colonizados, aparentemente está tudo bem.

- É melhor deixar o micélio quieto formando blocos, ou ficar quebrando os blocos para ele se espalhar melhor pelo saco (substrato)?

(Um saco eu deixei quieto, outro mexi um pouco, o outro eu quebrei bem as pelotas esfarelando e misturando bem)
Abraço!
 
Última edição por um moderador:
Irado seu vídeo! e bem bonitos seus cogumelos, gostei de como ficaram secos. O que fez pra seca-los? Os meus ficam pretos :bigode:
Ps: sou daltônico, não vejo azul, eles devem ficar azul provavelmente.
 
Irado seu vídeo! e bem bonitos seus cogumelos, gostei de como ficaram secos. O que fez pra seca-los? Os meus ficam pretos :bigode:

Na circulação natural de ar natural mesmo (aqui venta muito) e deixo a tarde numa varanda bem quente - normalmente em pratos com/sem papel ou em sacos de TNT - depois disso (estando já mais secos) coloco em potes com sílica gel laranja (atóxica, ela chegou!). Parece que colhendo mais cedo fica mais dourado, se demorar mais fica preto/azul!

O micélio parece se recuperar mais rápido para uma nova frutificação colhendo mais cedo também. (minhas impressões)

Abraço!
 
Última edição por um moderador:
Back
Top