Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Primeiro Cultivo - Ecuador - PF Tek

Diário de cultivo completo.
Boa noite, cultivadores (as)! É com um sentimento de gratidão - pela vasta quantidade de informação aqui existente - que venho compartilhar o meu primeiro cultivo com vocês!


Agradeço, também, ao criador do canal de Youtube “Esporos no ar” por ter compartilhado os procedimentos e ter servido como uma das fontes inspiradoras.


Agradeço à esses seres maravilhosos (cogumelos psicodélicos) por proporcionarem cura! :)


DIÁRIO DE CULTIVO

STRAIN: Ecuador

PROCEDÊNCIA: Cultura líquida micelial adquirida pela internet.

SUBSTRATO PARA COLONIZAÇÃO:

(x ) PF TEK (2V + 1FAI + 1A)


Selo com Vermiculita

(x) Sim ( ) Não


GRÃOS:

( ) Milho

( ) Centeio

( ) Trigo

(x) Outro: Arroz Integral Triturado


PREPARO DO SUBSTRATO: 27/07/2020


Os copos - 8 no total - utilizados para confecção dos bolos foram do tipo americano ou lagoinha de 200mL.


Para medida das partes integrantes do substrato utilizei o próprio copo americano/lagoinha de 200mL. A proporção do substrato foi a clássica: 2 copos de vermiculita + 1 de arroz integral triturado no liquidificador + 1 de água.


Foi colocado o selo de vermiculita seca de 1 dedo em cima de todos os copos.


Fechei com uma camada de papel alumínio. Realizei a vedação com fita isolante. Botei mais duas camadas de papel alumínio.


Botei um pano no fundo da panela de pressão. Tive que utilizar duas pp - 4 copos em cada. Enchi de água até ⅓ dos copos. Depois de pegar pressão esperei 45 minutos e desliguei. Eram umas 17:00 quando finalizei esse processo.

Deixei a panela esfriar naturalmente para realizar a inoculação no dia seguinte.


* Não tirei fotos desses processos.

INOCULAÇÃO: 28/07/2020

( ) Seringa Multi Esporos

(x) Cultura Líquida

( ) Outro: _________________


GloveBox?

( ) Sim (x) Não


Por volta de 12:00, iniciei os processos para a inoculação.


Essa foi feita em banheiro limpo com lysoform, com a janela e porta fechada.


Não utilizei luvas, porque achei horrível executar esse procedimento utilizando elas, porém as mãos estavam higienizadas com detergente neutro e álcool 70%., além disso utilizei máscara durante todo o processo.


A área de trabalho foi uma mesa de vidro limpa inteiramente com álcool líquido 70%.


Fiz um círculo com 8 velas acesas em cima da mesa para realizar a inoculação protegida por essa barreira de calor.


A pp somente foi aberta na hora da inoculação.


Foi utilizada seringa de 10 mL para a inoculação. Foram 4 mL por copo. Flambei a agulha e aguardei alguns segundos antes de inocular os copos.


Fui inoculando - em 4 pontos equidistantes - e tampando os furos, imediatamente, com fita microporosa branca e com uma camada de papel alumínio.


Posteriormente, foram levados para a incubação.


* Não tirei fotos desse processo, porque tive receio em demorar e, desse modo, propiciar algum tipo de contaminação. Tentei ser o mais pragmático e cuidadoso possível.


Contudo, tirei uma fotografia de um copo depois desses processos feitos. (foto 0)


INCUBAÇÃO: 28/07/2020

Os 8 bolos inoculados foram colocados em uma incubadora de caixa de isopor de 40 L.


No interior da mesma, coloquei um aquecedor de aquário com termostato 25W - dentro de uma garrafa de suco de uva integral de 1,5L preenchida com água - com a temperatura ajustada para 28°C. (foto 1)


A temperatura e umidade foram monitoradas através de um termohigrômetro digital com sonda e, segundo ele, a temperatura oscilou entre 26°C - 28°C e a umidade entre 55% - 65%. (foto 2)


No terceiro dia de incubação (31/07/2020), conferi os bolos e todos estavam com o micélio desenvolvendo - nos chamados pontos de inoculação. (foto 3)


No dia 08/08/2020, passados 12 dias desde a inoculação, a maioria dos bolos apresentavam 100% de colonização - sem nenhuma contaminação. Apenas 3 apresentaram 95% de colonização. (fotos 4 e 5)


Aguardei mais uma semana para realizar o aniversário.


ANIVERSÁRIO: 15/08/2020

Para o terrário foi utilizada uma caixa organizadora de plástico de 56L.


Foram feitos furos na parte inferior da mesma (um palmo de altura) e os mesmos foram tampados com fita microporosa.


Na lateral da caixa foi aberto um furo maior - tampado com algodão, pois ainda preciso adquirir a lã acrílica ou filtro de papel - para entrada do fio do aquecedor/termostato e, também, da sonda do termohigrômetro.


O termostato, inicialmente, foi ajustado para 25°C, porém, com essa massa polar, agora se encontra ajustado em 30° C.


A caixa foi higienizada depois dos furos serem feitos com detergente e álcool 70%.


Para umidade, fiz uma camada de argila expandida no fundo do terrário - previamente esterilizada em água sanitária por 24h - com água potável cobrindo até a metade das mesmas.


Não possuo a bomba injetora de ar, então borrifei água potável pelas paredes laterais do terrário. A umidade manteve-se constante em 99% durante todo o período.


Aniversariei 6 bolos - porque só couberam esses - que não receberam dunk, apenas o roll em vermiculita úmida e foram colocados sobre pratos com uma fina camada de vermiculita úmida. (foto 6)


Todos os bolos apresentavam-se 100% colonizados e possuíam um cheiro maravilhoso - nunca antes sentidos pelo meu olfato, :). Nenhum contaminou. (foto 7).


Com os outros dois montei dois casings em quentinhas de alumínio no mesmo dia - camada de vermiculita úmida, bolo pf tek quebrado, camada de vermiculita úmida e estão na incubadora desde então aguardando colonização satisfatória para aniversário. (foto 8) * o outro casing ainda estava sendo produzido, mas se encontra na incubadora.


A temperatura oscilou nesses dias entre 22°C - 28°C. Tive dificuldades em alguns dias para abaixar a temperatura, porque quando botava a garrafa de gelo a umidade decaia rapidamente, então, intuitivamente, optei por borrifar água gelada pelas paredes externas quando a temperatura externa estava em 30°C e funcionou, porém, tive que fazer esse processo de 30 em 30 min entre 12h às 18h. (foto 9).


A troca gasosa está sendo feito manualmente: 3 a 5 abanadas por dia.


No dia 20/08, exatamente 5 dias após o aniversário, observei primórdias, porém não registrei fotograficamente, porque estava difícil visualizá-los.


No dia 22/08, 7 dias após o aniversário, observei alguns pins em alguns bolos, porém fotografei apenas um. (foto 10).


Hoje observei pins e primórdias desenvolvendo em 5 dos 6 bolos, mas ainda não realizei registro fotográfico. Pretendo atualizar assim que possível o desenvolvimento deles.


Estou apenas com uma dúvida: os bolos estão pinando na base, majoritariamente, alguma dica/sugestão de o porquê disso está acontecendo?! (foto 10).


Por hora, é isso pessoal!


Agradeço qualquer sugestão, dica e aconselhamentos!


Estou muito feliz por não ter tido nenhuma contaminação até então e os bolos estarem iniciando o processo de frutificação.


Abraços, :).
 

Anexos

  • 0.jpg
    0.jpg
    1.4 MB · Visualizações: 62
  • 1.jpg
    1.jpg
    934.7 KB · Visualizações: 57
  • 2.jpg
    2.jpg
    916.9 KB · Visualizações: 53
  • 3.jpg
    3.jpg
    923.7 KB · Visualizações: 54
  • 4.jpg
    4.jpg
    519.6 KB · Visualizações: 58
  • 5.jpg
    5.jpg
    1.8 MB · Visualizações: 67
  • 6.jpg
    6.jpg
    1.7 MB · Visualizações: 69
  • 7.jpg
    7.jpg
    1.2 MB · Visualizações: 71
  • 8.jpg
    8.jpg
    1.8 MB · Visualizações: 71
  • 9.jpg
    9.jpg
    951.9 KB · Visualizações: 73
  • 10.jpg
    10.jpg
    316.7 KB · Visualizações: 74
Parabéns pelo diário e cultivo. :)



Pois é. A garrafa Pet permite um cultivo totalmente sem cuidados se a pessoa quiser, mas reduz bem o rendimento. No entanto, se o cultivador conseguir estabelecer os parâmetros de umidade e troca gasosa ideais como em outro terrário qualquer, terá os resultados normais de um cultivo de cuidados diários.

Obrigado pela parabenização, ExPoro! :)

Quanto ao terrário pet2L, foi uma surpresa ver ele desenvolvendo tranquilamente - mesmo com o baixo rendimento. Concordo com você quando diz que se os parâmetros de umidade e troca gasosa forem mantidos dentro dos ideais eles frutificam normalmente. Esse primeiro flush veio oco (terrário pet), mas fiquei satisfeito do mesmo modo. Talvez eu tenha falhado na umidade, mas a troca gasosa era feita normalmente: 3 a 5 abanadas ao dia e a temperatura era a ambiente (10°C - 29°C). Agora está em um terrário improvisado.


Atualização: Início do Segundo flush

Mudando de assunto, depois de um dunk cold shock de 24h reaniversariei os 6 bolos, no dia 29/08/2020. Foi feito roll em vermiculita úmida. Os bolos pinaram no dia seguinte: 30/08/2020.

O primeiro flush rendeu 5,1grs desidratados. Seguindo a dica do TupacWari - inclusive, obrigado mais uma vez! :) - depois de secarem em frente ao ventilador por quase 72 hrs, botei eles dentro de um saco ziploc junto ao anti mofo neutro separados pela própria redinha em que eles desidrataram. Estão em um armário na ausência de luz.

Mando uma foto de como estão nesse momento.


Abraços! :)
 

Anexos

  • IMG_20200901_094256071.jpg
    IMG_20200901_094256071.jpg
    2 MB · Visualizações: 39
  • IMG_20200901_103737683_TOP.jpg
    IMG_20200901_103737683_TOP.jpg
    989.2 KB · Visualizações: 40
Última edição:
Obrigado pela parabenização, ExPoro! :)

Quanto ao terrário pet2L, foi uma surpresa ver ele desenvolvendo tranquilamente - mesmo com o baixo rendimento. Concordo com você quando diz que se os parâmetros de umidade e troca gasosa forem mantidos dentro dos ideais eles frutificam normalmente. Esse primeiro flush veio oco (terrário pet), mas fiquei satisfeito do mesmo modo. Talvez eu tenha falhado na umidade, mas a troca gasosa era feita normalmente: 3 a 5 abanadas ao dia e a temperatura era a ambiente (10°C - 29°C). Agora está em um terrário improvisado.


Atualização: Início do Segundo flush

Mudando de assunto, depois de um dunk cold shock de 24h reaniversariei os 6 bolos, no dia 29/08/2020. Foi feito roll em vermiculita úmida. Os bolos pinaram no dia seguinte: 30/08/2020.

O primeiro flush rendeu 5,1grs desidratados. Seguindo a dica do TupacWari - inclusive, obrigado mais uma vez! :) - depois de secarem em frente ao ventilador por quase 72 hrs, botei eles dentro de um saco ziploc junto ao anti mofo neutro separados pela própria redinha em que eles desidrataram. Estão em um armário na ausência de luz.

Mando uma foto de como estão nesse momento.


Abraços! :)
Ficou tudo muito lindo aí e esses 5g desidratados então... show de bola amigo parabéns!
Cultivos que seguem, cada flush uma característica cada bolo uma caracteristica hehehe sao como filhos
 
Ficou tudo muito lindo aí e esses 5g desidratados então... show de bola amigo parabéns!
Cultivos que seguem, cada flush uma característica cada bolo uma caracteristica hehehe sao como filhos

Muito obrigado pela parabenização, mysticgrower!

O sentimento é deles serem como filhos mesmo! hahahahaha. Esses 5 g foram do terrário com os parâmetros controlados e tem mais a metade de um bolo que anversariei que rendeu 1,6g desidratados. Fiquei feliz e satisfeito com o resultado final e, também, com todo o processo envolvido! :)

Abração!
 
Atualização: 02/09/2020 - 3° dia de pinagem (2°flush) 🍄 🍄 🍄

Boa tarde, pessoar!

Passando aqui para compartilhar o desenvolvimento do segundo flush. Estão vindo em maior quantidade e tamanho, :).

Dessa vez, não tenho me preocupado tanto com as variações de temperatura. Os parâmetros são os seguintes:

Temperatura: 22°C - 30°C

Umidade: 99%

Trocas de ar: 3 a 5 abanadas ao dia.

É isso!

Abraços à todos (as)!
 

Anexos

  • IMG_20200902_115022123.jpg
    IMG_20200902_115022123.jpg
    2.3 MB · Visualizações: 32
Atualização: 03/09/2020 - 4° dia de pinagem (2°flush) 🍄 🍄 🍄

Boa tarde, pessoar!

Hoje, realizei a colheita de um bolo que rendeu 18,8grs frescos. Estão desidratando em frente ao ventilador. Confeccionei dois carimbos.

Segue a foto da colheita e do desenvolvimento dos demais bolos que estão no terrário.

Abraços e inté mais! :)
 

Anexos

  • IMG_20200903_104925014.jpg
    IMG_20200903_104925014.jpg
    2 MB · Visualizações: 37
  • IMG_20200903_121943488.jpg
    IMG_20200903_121943488.jpg
    708.2 KB · Visualizações: 36
Atualização: Colheita do segundo flush

Boa noite, cultivadores (as)!

Na sexta-feira, dia 04/09, realizei a colheita de três bolos e de um dos casings - que por sinal deu certo, :).

Os 3 bolos renderam 87,77grs.

Os outros dois abriram o chapéu no dia seguinte e decidi consagrá-los frescos - muito maravilhosidade, muita força e muita felicidade envolvidas. :) Eles renderam 30grs. Eu compartilhei com minha companheira, então, consagramos 15grs cada (frescos).

O casing rendeu 28grs.

Todos os bolos receberam dunk e cold shock e, depois de 24hrs, um roll em vermiculita úmida. Estão de volta ao terrário e caminhando para o terceiro flush. Ainda não pinaram.

É isso! Inté mais logo! :)
 

Anexos

  • IMG_20200904_125434627.jpg
    IMG_20200904_125434627.jpg
    1.7 MB · Visualizações: 48
  • IMG_20200904_130403437.jpg
    IMG_20200904_130403437.jpg
    640.7 KB · Visualizações: 49
  • IMG_20200904_131954339.jpg
    IMG_20200904_131954339.jpg
    1.6 MB · Visualizações: 45
  • IMG_20200904_132045700.jpg
    IMG_20200904_132045700.jpg
    845.8 KB · Visualizações: 49
  • IMG_20200904_130346902.jpg
    IMG_20200904_130346902.jpg
    1.6 MB · Visualizações: 48
  • IMG_20200904_134436995.jpg
    IMG_20200904_134436995.jpg
    516.5 KB · Visualizações: 50
@Eals Parabens pelo desenvolvimento meu amigo! Estou acompnahando seu diário! Espero logo em breve começar meu primeiro cultivo.

Como você, gostaria de tentar montar um casing em uma marmita de aluminio, como você fez. Poderia dar mais detalhes de como vc a montou? Tempo de incubação e se ela ficou no terrário também com os bolos? Se puder dar uma explicada! Abs!
 
@Eals Parabens pelo desenvolvimento meu amigo! Estou acompnahando seu diário! Espero logo em breve começar meu primeiro cultivo.

Como você, gostaria de tentar montar um casing em uma marmita de aluminio, como você fez. Poderia dar mais detalhes de como vc a montou? Tempo de incubação e se ela ficou no terrário também com os bolos? Se puder dar uma explicada! Abs!

Obrigado pela parabenização, Churchill_85! Espero que logo comece o seu cultivo e que tudo flua bem! :)

No próprio diário eu explanei sobre o processo de confecção dos casings, mas fiz apenas com vermiculita úmida (sem esterelizar) e bolo pf tek quebrado: Uma camada de vermiculita úmida, uma camada de bolo quebrado, uma camada de vermiculita.

Fechei as quentinhas e fiz três furos em cima que tampei com fita micropore na sequência. Depois disso, coloquei numa caixa de isopor (minha incubadora) sem o termostato/aquecedor, pois o mesmo estava sendo utilizado no terrário (foto 1). Contudo, após 4 dias percebi que a temperatura não estava adequada para a incubação, então, decidi colocá-los em um saco preto na parte mais quente aqui de casa - mesmo assim a temperatura ambiente variava entre 15°C (noite) e 30°C (dia). O tempo ideal de incubação nas condições ideiais de temperatura (26°C - 28°C - constantes) costumam ser de 4, 5 dias ou 1 semana, mas como os meus ficaram sujeitos as variações de temperatura deixei 2 semanas e aniversariei quando notei pequenos pontos de micélio crescendo sobre a camada de vermiculita úmida superior (parecem estrelas).

Quanto ao local que coloquei para frutificar: não foi no mesmo terrário dos bolos, porque não havia espaço (se houvesse seria lá mesmo), então eu fiz um terrário improvisado com uma caixa preta, com argila expandida no fundo e como tampa utilizei filme pvc/papel insulfilm transparente (foto 2). Não havia controle de temperatura (15°C - 30°C ambiente) , apenas de troca gasosa - 3 a 5 abanadas ao dia - e a umidade era fornecida pela água presente no fundo do terrário e por meio de algumas borrifadas. Levaram 1 semana para frutificar totalmente.

É isso! Espero ter esclarecido um pouco. Abraços. :)
 

Anexos

  • 1.jpg
    1.jpg
    1.8 MB · Visualizações: 15
  • foto 2.jpg
    foto 2.jpg
    1 MB · Visualizações: 18
Última edição:
Boa tarde, cultivadores (a)!

Passando para informar que, talvez, meu primeiro cultivo esteja chegando ao seu fim. Contudo, iniciarei um outro cultivo do esporo ao esporo assim que eu decidi finalizar este. Tenho uns 12 carimbos bem guardados.


O terceiro flush está vindo muito fraquinho - talvez pelas altas temperaturas (bateu 35°C). Dei uma relaxada para controlar a temperatura e pode ter sido um dos motivos. Apenas um bolo pinou (2 pins) desde o último dunk cold shock, feito no dia 08/09/2020.

Decidi enterrar um bolo numa jardineira de menta aqui de casa. Vamos ver.

Um casing rendeu um segundo flush (15grs) e está no dunk cold shock.

O outro, está com dois frutos em desenvolvimento.

É isso, pessoal! Agradeço à todos (as) que estão acompanhando e ajudaram de alguma forma a esclarecer dúvidas surgidas durante esse cultivo - muito maravilhoso - desde o início, o meio e o seu fim que se aproxima! :)

Abraços! :)
 

Anexos

  • IMG_20200920_150407798.jpg
    IMG_20200920_150407798.jpg
    3.7 MB · Visualizações: 23
Bom dia, pessoal! 🍄 🍄 🍄

Passando só para mostrar a colheita do terceiro flush de um bolo + o segundo flush do casing - aqueles frutos mostrados acima. Renderam 15,2grs juntos.

Talvez seja a última colheita deste cultivo! :)

Mas fiz o dunk cold shock no bolo e no casing.

Abraços! :)
 

Anexos

  • IMG_20200922_091436235.jpg
    IMG_20200922_091436235.jpg
    1.3 MB · Visualizações: 17
Boa tarde, pessoal!

Compartilhando o único fruto em desenvolvimento de um terceiro flush de um bolo e, também, o estado em que o terrário se encontra.


Abraços! :)
 

Anexos

  • IMG_20200924_171346580.jpg
    IMG_20200924_171346580.jpg
    3.7 MB · Visualizações: 28
Bom dia, pessoar!

Passando para compartilhar a colheita de um terceiro flush de um bolo que rendeu 11,7grs.

Dois bolos e um casing estão frutificando - terceiro flush. Enquanto estiverem gerando frutos eu manterei esse cultivo.

Um bolo contaminou depois desse tempo todo, por isso na foto vocês verão apenas 3 bolos (1 está no dunk cold shock). Descartei imediatamente esse bolo contaminado com Trichoderma sp. (duende verde). Os outros estão saudáveis - até então.

É isso! Inté mais! :)
 

Anexos

  • IMG_20200927_101224112.jpg
    IMG_20200927_101224112.jpg
    550.9 KB · Visualizações: 22
  • IMG_20200927_101813065.jpg
    IMG_20200927_101813065.jpg
    1.4 MB · Visualizações: 25
  • IMG_20200927_103309896.jpg
    IMG_20200927_103309896.jpg
    2.3 MB · Visualizações: 21
  • IMG_20200928_103020324.jpg
    IMG_20200928_103020324.jpg
    2.7 MB · Visualizações: 24
Boa noite, cultivadores (as)!

Passando para compartilhar a colheita do terceiro flush de dois bolos (33,3 grs) e de um casing (10,2grs).

É isso! Inté mais!
 

Anexos

  • IMG_20200930_120433750.jpg
    IMG_20200930_120433750.jpg
    3.7 MB · Visualizações: 7
  • IMG_20200930_120326669.jpg
    IMG_20200930_120326669.jpg
    3 MB · Visualizações: 9
  • IMG_20200928_232344093.jpg
    IMG_20200928_232344093.jpg
    2.5 MB · Visualizações: 6
Bom dia, cultivadores (as)!

Passando para compartilhar a colheita do 4° flush de um bolo e um casing que renderam (22grs).

Inté mais!
 

Anexos

  • IMG_20201007_101042616.jpg
    IMG_20201007_101042616.jpg
    3.2 MB · Visualizações: 10
Boa noite, cultivadores (as)!

Passando para compartilhar a colheita de um 4°flush de um bolo que rendeu (2grs) secos.

Além disso, outro bolo está indo para o seu 5° flush. Todos os bolos e casings renderam 4 flushes até então. Envio uma foto do estado do terrário.

É isso, até a próxima!
 

Anexos

  • IMG_20201013_150725951.jpg
    IMG_20201013_150725951.jpg
    1.7 MB · Visualizações: 10
  • IMG_20201013_215923340.jpg
    IMG_20201013_215923340.jpg
    838 KB · Visualizações: 10
  • IMG_20201013_215931190.jpg
    IMG_20201013_215931190.jpg
    381.2 KB · Visualizações: 10
Bom dia, cultivadores (as)!

Passando para compartilhar o 5° flush de um bolo que rendeu (31,2grs). O bolo foi para mais um dunk cold shock.

Aproveito e compartilho o estado do terrário.

Um bolo está pinando em seu 5° flush.

É isso, inté a próxima!
 

Anexos

  • IMG_20201016_112921130.jpg
    IMG_20201016_112921130.jpg
    4.2 MB · Visualizações: 18
  • IMG-20201016-WA0014.jpg
    IMG-20201016-WA0014.jpg
    141.4 KB · Visualizações: 16
  • IMG-20201016-WA0017.jpg
    IMG-20201016-WA0017.jpg
    128.5 KB · Visualizações: 20
  • IMG-20201016-WA0015.jpg
    IMG-20201016-WA0015.jpg
    120.8 KB · Visualizações: 17
Bom dia, cultivadores (as)!

Passando para compartilhar o 5° Flush de um bolo que rendeu (11,8grs). Foi para mais um dunk cold shock.

Um cogumelo cresceu com o chapéu pressionado contra outro e ficou com uma aparência engraçada. Hahaha.

É isso, inté a próxima!
 

Anexos

  • IMG_20201018_114019717_HDR.jpg
    IMG_20201018_114019717_HDR.jpg
    2.2 MB · Visualizações: 16
  • IMG_20201018_112836042.jpg
    IMG_20201018_112836042.jpg
    3 MB · Visualizações: 16
  • IMG_20201018_112806295.jpg
    IMG_20201018_112806295.jpg
    3.1 MB · Visualizações: 17
Bom dia, pessoar!

Passando para compartilhar a colheita do 5° flush de um bolo que rendeu (8,0grs).

Aproveito e compartilho o estado do terrário que está com um casing e um bolo frutificando (5°flush).

É isso, inté mais!
 

Anexos

  • IMG_20201021_091533448.jpg
    IMG_20201021_091533448.jpg
    3.5 MB · Visualizações: 7
  • IMG_20201021_091748262.jpg
    IMG_20201021_091748262.jpg
    3.3 MB · Visualizações: 6
Back
Top