Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Primeiro Cultivo - Ecuador - PF Tek

Diário de cultivo completo.
Boa noite, cultivadores (as)! É com um sentimento de gratidão - pela vasta quantidade de informação aqui existente - que venho compartilhar o meu primeiro cultivo com vocês!


Agradeço, também, ao criador do canal de Youtube “Esporos no ar” por ter compartilhado os procedimentos e ter servido como uma das fontes inspiradoras.


Agradeço à esses seres maravilhosos (cogumelos psicodélicos) por proporcionarem cura! :)


DIÁRIO DE CULTIVO

STRAIN: Ecuador

PROCEDÊNCIA: Cultura líquida micelial adquirida pela internet.

SUBSTRATO PARA COLONIZAÇÃO:

(x ) PF TEK (2V + 1FAI + 1A)


Selo com Vermiculita

(x) Sim ( ) Não


GRÃOS:

( ) Milho

( ) Centeio

( ) Trigo

(x) Outro: Arroz Integral Triturado


PREPARO DO SUBSTRATO: 27/07/2020


Os copos - 8 no total - utilizados para confecção dos bolos foram do tipo americano ou lagoinha de 200mL.


Para medida das partes integrantes do substrato utilizei o próprio copo americano/lagoinha de 200mL. A proporção do substrato foi a clássica: 2 copos de vermiculita + 1 de arroz integral triturado no liquidificador + 1 de água.


Foi colocado o selo de vermiculita seca de 1 dedo em cima de todos os copos.


Fechei com uma camada de papel alumínio. Realizei a vedação com fita isolante. Botei mais duas camadas de papel alumínio.


Botei um pano no fundo da panela de pressão. Tive que utilizar duas pp - 4 copos em cada. Enchi de água até ⅓ dos copos. Depois de pegar pressão esperei 45 minutos e desliguei. Eram umas 17:00 quando finalizei esse processo.

Deixei a panela esfriar naturalmente para realizar a inoculação no dia seguinte.


* Não tirei fotos desses processos.

INOCULAÇÃO: 28/07/2020

( ) Seringa Multi Esporos

(x) Cultura Líquida

( ) Outro: _________________


GloveBox?

( ) Sim (x) Não


Por volta de 12:00, iniciei os processos para a inoculação.


Essa foi feita em banheiro limpo com lysoform, com a janela e porta fechada.


Não utilizei luvas, porque achei horrível executar esse procedimento utilizando elas, porém as mãos estavam higienizadas com detergente neutro e álcool 70%., além disso utilizei máscara durante todo o processo.


A área de trabalho foi uma mesa de vidro limpa inteiramente com álcool líquido 70%.


Fiz um círculo com 8 velas acesas em cima da mesa para realizar a inoculação protegida por essa barreira de calor.


A pp somente foi aberta na hora da inoculação.


Foi utilizada seringa de 10 mL para a inoculação. Foram 4 mL por copo. Flambei a agulha e aguardei alguns segundos antes de inocular os copos.


Fui inoculando - em 4 pontos equidistantes - e tampando os furos, imediatamente, com fita microporosa branca e com uma camada de papel alumínio.


Posteriormente, foram levados para a incubação.


* Não tirei fotos desse processo, porque tive receio em demorar e, desse modo, propiciar algum tipo de contaminação. Tentei ser o mais pragmático e cuidadoso possível.


Contudo, tirei uma fotografia de um copo depois desses processos feitos. (foto 0)


INCUBAÇÃO: 28/07/2020

Os 8 bolos inoculados foram colocados em uma incubadora de caixa de isopor de 40 L.


No interior da mesma, coloquei um aquecedor de aquário com termostato 25W - dentro de uma garrafa de suco de uva integral de 1,5L preenchida com água - com a temperatura ajustada para 28°C. (foto 1)


A temperatura e umidade foram monitoradas através de um termohigrômetro digital com sonda e, segundo ele, a temperatura oscilou entre 26°C - 28°C e a umidade entre 55% - 65%. (foto 2)


No terceiro dia de incubação (31/07/2020), conferi os bolos e todos estavam com o micélio desenvolvendo - nos chamados pontos de inoculação. (foto 3)


No dia 08/08/2020, passados 12 dias desde a inoculação, a maioria dos bolos apresentavam 100% de colonização - sem nenhuma contaminação. Apenas 3 apresentaram 95% de colonização. (fotos 4 e 5)


Aguardei mais uma semana para realizar o aniversário.


ANIVERSÁRIO: 15/08/2020

Para o terrário foi utilizada uma caixa organizadora de plástico de 56L.


Foram feitos furos na parte inferior da mesma (um palmo de altura) e os mesmos foram tampados com fita microporosa.


Na lateral da caixa foi aberto um furo maior - tampado com algodão, pois ainda preciso adquirir a lã acrílica ou filtro de papel - para entrada do fio do aquecedor/termostato e, também, da sonda do termohigrômetro.


O termostato, inicialmente, foi ajustado para 25°C, porém, com essa massa polar, agora se encontra ajustado em 30° C.


A caixa foi higienizada depois dos furos serem feitos com detergente e álcool 70%.


Para umidade, fiz uma camada de argila expandida no fundo do terrário - previamente esterilizada em água sanitária por 24h - com água potável cobrindo até a metade das mesmas.


Não possuo a bomba injetora de ar, então borrifei água potável pelas paredes laterais do terrário. A umidade manteve-se constante em 99% durante todo o período.


Aniversariei 6 bolos - porque só couberam esses - que não receberam dunk, apenas o roll em vermiculita úmida e foram colocados sobre pratos com uma fina camada de vermiculita úmida. (foto 6)


Todos os bolos apresentavam-se 100% colonizados e possuíam um cheiro maravilhoso - nunca antes sentidos pelo meu olfato, :). Nenhum contaminou. (foto 7).


Com os outros dois montei dois casings em quentinhas de alumínio no mesmo dia - camada de vermiculita úmida, bolo pf tek quebrado, camada de vermiculita úmida e estão na incubadora desde então aguardando colonização satisfatória para aniversário. (foto 8) * o outro casing ainda estava sendo produzido, mas se encontra na incubadora.


A temperatura oscilou nesses dias entre 22°C - 28°C. Tive dificuldades em alguns dias para abaixar a temperatura, porque quando botava a garrafa de gelo a umidade decaia rapidamente, então, intuitivamente, optei por borrifar água gelada pelas paredes externas quando a temperatura externa estava em 30°C e funcionou, porém, tive que fazer esse processo de 30 em 30 min entre 12h às 18h. (foto 9).


A troca gasosa está sendo feito manualmente: 3 a 5 abanadas por dia.


No dia 20/08, exatamente 5 dias após o aniversário, observei primórdias, porém não registrei fotograficamente, porque estava difícil visualizá-los.


No dia 22/08, 7 dias após o aniversário, observei alguns pins em alguns bolos, porém fotografei apenas um. (foto 10).


Hoje observei pins e primórdias desenvolvendo em 5 dos 6 bolos, mas ainda não realizei registro fotográfico. Pretendo atualizar assim que possível o desenvolvimento deles.


Estou apenas com uma dúvida: os bolos estão pinando na base, majoritariamente, alguma dica/sugestão de o porquê disso está acontecendo?! (foto 10).


Por hora, é isso pessoal!


Agradeço qualquer sugestão, dica e aconselhamentos!


Estou muito feliz por não ter tido nenhuma contaminação até então e os bolos estarem iniciando o processo de frutificação.


Abraços, :).
 

Anexos

  • 0.jpg
    0.jpg
    1.4 MB · Visualizações: 62
  • 1.jpg
    1.jpg
    934.7 KB · Visualizações: 57
  • 2.jpg
    2.jpg
    916.9 KB · Visualizações: 53
  • 3.jpg
    3.jpg
    923.7 KB · Visualizações: 54
  • 4.jpg
    4.jpg
    519.6 KB · Visualizações: 58
  • 5.jpg
    5.jpg
    1.8 MB · Visualizações: 67
  • 6.jpg
    6.jpg
    1.7 MB · Visualizações: 69
  • 7.jpg
    7.jpg
    1.2 MB · Visualizações: 71
  • 8.jpg
    8.jpg
    1.8 MB · Visualizações: 71
  • 9.jpg
    9.jpg
    951.9 KB · Visualizações: 73
  • 10.jpg
    10.jpg
    316.7 KB · Visualizações: 74
Bom dia, cultivadores (as)!

Passando para compartilhar a colheita de um casing que rendeu (10,5grs).

É isso, inté mais!
 

Anexos

  • IMG_20201022_111211952.jpg
    IMG_20201022_111211952.jpg
    3.7 MB · Visualizações: 14
  • IMG_20201022_111310913.jpg
    IMG_20201022_111310913.jpg
    4 MB · Visualizações: 14
  • IMG_20201022_112159617.jpg
    IMG_20201022_112159617.jpg
    3.5 MB · Visualizações: 14
Boa tarde, pessoar!

Compartilhando a colheita do 5°flush de um bolinho que rendeu (13,4grs).

Inté mais!
 

Anexos

  • IMG_20201024_122925052.jpg
    IMG_20201024_122925052.jpg
    2.7 MB · Visualizações: 10
Curti mto esse diário! tô só colhendo o máximo de informações pra meu primeiro cultivo ^^
 
Bom dia, pessoar!

Estou encerrrando esse cultivo por aqui. Não vejo possibilidade de um 6° flush, pois os bolos e os casings estão com uma consistência molenga e, além disso, não pinaram desde o último dunk cold shock. Irão ser enterrados em vasos e jardineiras.

Essa experiência foi ótima para eu colocar tudo aquilo que havia estudado em prática e, também, elevou meus ânimos - diante do contexto de pandemia que estamos vivendo.

Julgo que tudo ocorreu bem e estou feliz com a produtividade desse primeiro cultivo.

Agradeço à todos que ajudaram de alguma forma e mandaram boas vibrações!
 
Olá amigo 👋
Primeiro, parabéns pelo post, simplesmente Fantástico 👏.
Parabéns pela colheita também deve ter sido incrível, tanto quanto a experiência 🙃
Queria saber sobre esse seu termostato, porque parece que são dois equipamentos, um que mede a temperatura e outro que mede a umidade, eles são vendidos assim juntos? Quanto vc pagou nele ou neles?
Obgd =)
 
Olá amigo 👋
Primeiro, parabéns pelo post, simplesmente Fantástico 👏.
Parabéns pela colheita também deve ter sido incrível, tanto quanto a experiência 🙃
Queria saber sobre esse seu termostato, porque parece que são dois equipamentos, um que mede a temperatura e outro que mede a umidade, eles são vendidos assim juntos? Quanto vc pagou nele ou neles?
Obgd =)
Olá, @cabal! Obrigado pela parabenização.

Eu acho que você está se referindo ao termohigrômetro - que mede a temperatura e a umidade relativa do ar. Eu comprei um termohigrômetro com sonda digital e ele custou R$50 reais.

Quanto ao termostato - que serve para controlar a temperatura - eu comprei em uma loja de aquarismo. E ele já possuía um regulador de temperatura. Custou R$75,00 um de 25Watts.
 
Parabéns pelo cultivo! Essa coloração do píleo, meio alaranjada, está show! Teve uns exemplares grandinhos.. Abraço!
 
Boa noite, cultivadores (as)!

Passando só para compartilhar - a título de curiosidade - o resultado dos bolos que enterrei num vaso (de capim cidreira) aqui de casa.

Não vou colher esses, apenas deixarei cumprirem seu ciclo livremente.

:)
 

Anexos

  • IMG-20201111-WA0005.jpg
    IMG-20201111-WA0005.jpg
    118.1 KB · Visualizações: 14
Back
Top