Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Primeiro cultivo - Cambodian

Diário de cultivo completo.
E ai galerinha!!!

Primeiramente, gostaria de agradecer a todos que aqui contribuem ou contribuíram. O fórum esta muito bom, com alguns dias de leitura dos tópicos, me aventurei e o resultado esta dando certo (me parece pelo menos) :LOL:

Vamos lá!
Minha receita foi de um bolo Pf.
Substitui vermiculite por pó de coco, fiz isso pela dificuldade de encontra-la aqui no final do mundo, a principio fiquei receoso porque o ph do coco esta entre 5 e 5,5. Irei saber o resultado após terminar o cultivo.

Fiz da seguinte forma!
Cortei uma lasca do pó de coco, deixei em água para se soltar, após ter se soltado completamente, coloquei numa peneira e lavei até a água sair quase limpa.
Misturei com arroz integral comercial triturado no liquidificador, para colocar nos copos, espremi bem até saírem poucas gotas de água, não deixei muito seco pelo fato de no momento que esta dentro da panela de pressão, o arroz absorver água.
Preparei 3 copos e deixei meia hora em fogo alto e meia hora em fogo baixo, fiz isso a noite e deixei esfriando, para na manha do dia seguinte ( dia 05/12) inocular com Cambodian os bolos. Coloquei os copos numa caixa organizadora, grudei um saco preto de lixo em roda e deixei em um lugar escuro perto da cpu do computador, com um termômetro dentro, sempre que vou ver, a temperatura esta entre 20 e 24 graus, pelo que percebo , ela não se altera mais do que isso .
Abaixo seguem algumas fotos das crianças, foram tiradas hoje, 12/12, me parecem sãos e corados :contente:
 

Anexos

  • DSC_0282.JPG
    DSC_0282.JPG
    58.3 KB · Visualizações: 69
  • DSC_0283.JPG
    DSC_0283.JPG
    57 KB · Visualizações: 62
  • DSC_0284.JPG
    DSC_0284.JPG
    51.9 KB · Visualizações: 64
  • DSC_0285.JPG
    DSC_0285.JPG
    98.1 KB · Visualizações: 63
Em relação aos outros dois bolos que estão se desenvolvendo de forma lenta. Aguardo os 100% mesmo assim?
Os outros pelo que entendi ainda estão colonizando dentro dos copos, só esperar. Sim, aguarde 100%.
 
Hoje, faz 10 dias que aniversariei o primeiro bolo mas até o momento nada de pins.
Devo induzi los, de que forma é melhor, imersão, menos umidade...?
 
abanando para ventilar

Esqueci de falar que também é possível forçar a ventilação manualmente da pet sem abrir, basta apertar e soltar algumas vezes a garrafa.

Hoje, faz 10 dias que aniversariei o primeiro bolo mas até o momento nada de pins.
Devo induzi los, de que forma é melhor, imersão, menos umidade...?

Então, como está a temperatura do terrário? Na fase de colonização, estava razoável pra frutificação. E nesses dias?

Você não citou ainda o uso de luz fluorescente em cima do terrário. Se não fez isso ainda, coloque em pelo menos 12/12 h que vai ajudar na pinagem.

Por fim, mais uns 4-5 dias pra pinar ainda tá no prazo. :)
 
Então, como está a temperatura do terrário? Na fase de colonização, estava razoável pra frutificação. E nesses dias?

Você não citou ainda o uso de luz fluorescente em cima do terrário. Se não fez isso ainda, coloque em pelo menos 12/12 h que vai ajudar na pinagem.

Por fim, mais uns 4-5 dias pra pinar ainda tá no prazo. :)

A temperatura esta na faixa dos 22,26, ontem chegou a 28, estava quente por aqui.
Não utilizo qualquer forma de iluminação artificial, a pet fica próximo de uma janela, com umas mais de 12 horas de iluminação, as vezes pego ela e coloco ao lado do vidro, para pegar mais claridade, mas nao exponho a iluminação direta do sol.
Ontem a noite puxei a tampa da pet pra fora um pouco, nao deixei aberta, apenas com uma entrada de ar, com a finalidade de diminuir um pouco a umidade dentro
 
A temperatura tá na faixa.

Bem, então pra ajudar na pinagem, bota luz fluorescente incidindo direto. Talvez só de deixar a luz da sala acesa já esteja de bom tamanho...

Pode também fazer um esquema simples de iluminação. Eu mesmo não uso temporizador. A lâmpada fica num bocal que pluga na tomada. De manhã eu ligo, de noite desligo.

Sobre a umidade... Pode mandar uma foto atualizada da pet? De preferência que dê pra ver o nível de água no fundo e a quantidade de argila expandida.

Mas também há casos em que a umidade do terrário é por causa do bolo. Como o pessoal costuma dizer, "deixa o bolo perder umidade" (estimula a pinagem), então neste caso foi uma boa manobra afrouxar a tampa... Aliás, eu mesmo não pensei nisso nos meus cultivos :LOL:. Boa :).
 
A temperatura tá na faixa.

Bem, então pra ajudar na pinagem, bota luz fluorescente incidindo direto. Talvez só de deixar a luz da sala acesa já esteja de bom tamanho...

Pode também fazer um esquema simples de iluminação. Eu mesmo não uso temporizador. A lâmpada fica num bocal que pluga na tomada. De manhã eu ligo, de noite desligo.

Sobre a umidade... Pode mandar uma foto atualizada da pet? De preferência que dê pra ver o nível de água no fundo e a quantidade de argila expandida.

Mas também há casos em que a umidade do terrário é por causa do bolo. Como o pessoal costuma dizer, "deixa o bolo perder umidade" (estimula a pinagem), então neste caso foi uma boa manobra afrouxar a tampa... Aliás, eu mesmo não pensei nisso nos meus cultivos :LOL:. Boa :).
Não tenho como colocar uma fonte de luz artificial aqui, esse mês vai extrapolar e bastante o consumo, devido a casa estar cheia de parentes no final do ano, se minha mão vê que estou gastando mais luz, ela vai pirar :(
Só a luz natural não é suficiente? são 12 horas...
Ergui a tampa porque li em um post a respeito, também li sobre imersão, mas não sei se daria certo agora, depois de um bom tempo aniversariado.
Tenho que aprender com esse bolo, porque hoje devo aniversaria outro, quero ver minhas crianças crescendo fortes e saudáveis :D
 

Anexos

  • DSC_0344.JPG
    DSC_0344.JPG
    42.7 KB · Visualizações: 21
  • DSC_0341.JPG
    DSC_0341.JPG
    59.9 KB · Visualizações: 20
  • DSC_0342.JPG
    DSC_0342.JPG
    65.7 KB · Visualizações: 20
  • DSC_0343.JPG
    DSC_0343.JPG
    66.7 KB · Visualizações: 19
A luz natural é suficiente sim, mas a artificial que incide diretamente influi mais se você quiser apressar as coisas :).

Contudo, como ainda tá no prazo, tá tudo de boa :LOL:.

Vai ser bom aniversariar os outros bolos, sempre tem uns mais apressados na pinagem, e outros mais vagarosos. Vamos ver esses cogus crescerem! :eba:
 
Algo que me surgiu agora... Estou utilizando pó de côco no meu cultivo, o pH deste, gira em torno de 5 e 6, o ideal pró PC é 7!
Isso pode influenciar na demora dos pins?
 
Bem, então pra ajudar na pinagem, bota luz fluorescente incidindo direto.
Não acho que luz fluorescente, que tem uma temperatura bastante diferente da luz solar seja de qualquer forma melhor que a luz natural que já está recebendo no ciclio adequado.
Isso pode influenciar na demora dos pins?
Eu não sei, mas muita gente usa pó de coco sem nenhum problema relevante. A umidade das garrafas está boa? E a troca de ar? Eu não vi nenhum furo na sua garrafa, é isso mesmo?
 
Umidade está boa, no começo estaca ventilando , depois baixei a parte de cima e não ventilei mais , conforme um colega indicou anteriormente neste topico. Tem dois furos, uma apenas acima do nível da água e outro quase na metade da garrafa.
 
Como o @panegali está usando pet como eu, acho que possa ser pertinente pra ele eu comentar o seguinte...

você tem que considerar que um dos principais gatilhos de pinagem é a perda de umidade pelo substrato. É nesse momento que o cogumelo percebe que é hora de produzir frutos, talvez o seu demore um pouco mais

Tanto que ouvi essa afirmação ("deixa secar") sem entender porque, fui saber ontem, por acaso quando li de curiosidade o primeiro de todos os diários postados no CM...


Pois bem, ocorre que eu sempre soube que o terrário precisava de umidade alta, próxima a 100%, pra ajudar na pinagem. Com isso, nunca tomei nenhuma atitude pra deixar os bolos secarem, pois sempre coloquei a tampa mais pra apertada que pra frouxa. Contudo, observo agora que :!: quando a condensação estiver muito forte dentro da garrafa, sem razão pra tanto no nível de água com argila expandida, então pode ser porque é preciso deixar o bolo dar uma secada. Imagino que, nesta hipótese, um procedimento seja deixar a umidade do terrário reduzir um pouco, com a tampa frouxa, a fim de deixar o bolo dar uma secada; e depois voltar a firmar mais a tampa.

Há outras formas de se deixar o bolo secar sem influir na umidade geral do terrário :?:

Contudo, na minha experiência com as pets, só tive problemas com umidade e frutificação quando a temperatura deixou de ser amena e ficou acima de 29 ºC aqui em casa. Antes disso, o que em especial pode ser observado nos meus cultivos 2 e 3 (feitos no inverno-primavera do ano passado), não tive problemas com a umidade do bolo e foi de vento em popa a produção.

Cuidado com a pouca troca de ar, pois ela é um dos principais motivos de contaminação, pois cria o ambiente ideia para que alguns bolores se desenvolvam

@panegali , se você achar que deve mexer na troca gasosa e aumentá-la além da tampa frouxa, tem quem substitua a tampa por micropore ou lã acrílica (perlon / polyfill) para destacar bem a troca de gases. Eu nunca tentei pra saber como fica em relação à umidade.

Também seria legal fazer mais uns dois furinhos deste mesmo tamanho que você fez (aquele menorzinho embaixo) na parte debaixo no seu próximo pet, na mesma altura. Assim vai poder avaliar como vai ficando melhor.

-----------------

Por fim, seu cultivo está 100% até o momento, nada fora do normal.
 
Buenas!
Hoje o primeiro bolo que aniversariei,tem 16 dias e não vejo pins ainda, a garrafa esta com a tampa frouxa, apenas deixo descer um pouco com o proprio peso dela, tenho a impressão que esta com um aspecto de seco, apesar da umidade estar presente dentro da garrafa. (este bolo é o do pet verde)
O segundo bolo foi aniversariado dia 08/01, esta com um aspecto bonito, tampa frouxa, desce apenas com o peso :feliz:
O terceiro bolo foi aniversariado ontem, esta bonito, porem meti a mão por todo ele, usei uma garrafa menor e tive que improvisar um suporte para ele não ficar em contato com a água, penso que não vá ocorrer nada porque eu tinha lavado as mãos com alcool.
Continuo preocupado com o meu primeiro moleque, esta no prazo ainda? devo induzi lo, como sei que a umidade esta boa se não tenho como medi la? :sick:
Obs: ventilo eles 2 a 3 vezes ao dia, algumas vezes mais. Na maioria das vezes, apenas "bombando" com a tampa mesmo, com exceção da ultima pet, as outras duas tem uma entrada de ar na tampa, onde fiz o corte para encaixa las. Temperatura sempre entre 22 e 28, nem sempre chegam nesses limites, como media estão sempre entre 24 e 26°C. Deixo as pets em cima da mesinha do pc ao lado de uma janela bem iluminada.
 

Anexos

  • DSC_0345.JPG
    DSC_0345.JPG
    49.3 KB · Visualizações: 29
  • DSC_0346.JPG
    DSC_0346.JPG
    55 KB · Visualizações: 29
  • DSC_0347.JPG
    DSC_0347.JPG
    49.9 KB · Visualizações: 29
  • DSC_0348.JPG
    DSC_0348.JPG
    82.6 KB · Visualizações: 29
  • DSC_0349.JPG
    DSC_0349.JPG
    70.6 KB · Visualizações: 29
  • DSC_0350.JPG
    DSC_0350.JPG
    52.7 KB · Visualizações: 31
  • DSC_0351.JPG
    DSC_0351.JPG
    60.7 KB · Visualizações: 29
  • DSC_0352.JPG
    DSC_0352.JPG
    81.3 KB · Visualizações: 28
  • DSC_0353.JPG
    DSC_0353.JPG
    47.6 KB · Visualizações: 28
  • DSC_0354.JPG
    DSC_0354.JPG
    45.5 KB · Visualizações: 28
  • DSC_0355.JPG
    DSC_0355.JPG
    59.3 KB · Visualizações: 29
  • DSC_0356.JPG
    DSC_0356.JPG
    85.6 KB · Visualizações: 31
  • DSC_0357.JPG
    DSC_0357.JPG
    79.7 KB · Visualizações: 29
Pra pinagem eu sempre recomendo tampa mais pra apertada que pra frouxa se a condensação não estiver excessiva demais :coffee:.

Gostei da sua forma de conectar as partes de cima e de baixo das garrafas :).

Em relação ao bolo com mais de 15 dias, não sei o que fazer... :unsure:
 
Tenha paciência, eventualmente, eles vão pinar sim, o que está acontecendo é que não estão encontrando a temperatura ideal para o processo.
E essa condensação na parede das pets não indica alta umidade, pode ser só a diferença de temperatura dentro e fora da garrafa que a faz ficar suada.
Uma vermiculita nesses casos de garrafa pet é sempre bem vinda, uma grossa camada embaixo dos bolos e em cima.
Abra a pet e abane umas 3x por dia.
Já vi bolos demorarem 4 semanas no terrário até pinar.
 
Buenas
Hoje vi algo verde num bolo que esta frutificando, o que é?
Ele esta no meio , esta em linha reta.
Tem alguma maneira de fazer os cogus virem retos para cima em vez de dobrarem?
 

Anexos

  • DSC_0375.JPG
    DSC_0375.JPG
    85.7 KB · Visualizações: 30
Back
Top