Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Primeiro cultivo - Cambodian

Diário de cultivo completo.
E ai galerinha!!!

Primeiramente, gostaria de agradecer a todos que aqui contribuem ou contribuíram. O fórum esta muito bom, com alguns dias de leitura dos tópicos, me aventurei e o resultado esta dando certo (me parece pelo menos) :LOL:

Vamos lá!
Minha receita foi de um bolo Pf.
Substitui vermiculite por pó de coco, fiz isso pela dificuldade de encontra-la aqui no final do mundo, a principio fiquei receoso porque o ph do coco esta entre 5 e 5,5. Irei saber o resultado após terminar o cultivo.

Fiz da seguinte forma!
Cortei uma lasca do pó de coco, deixei em água para se soltar, após ter se soltado completamente, coloquei numa peneira e lavei até a água sair quase limpa.
Misturei com arroz integral comercial triturado no liquidificador, para colocar nos copos, espremi bem até saírem poucas gotas de água, não deixei muito seco pelo fato de no momento que esta dentro da panela de pressão, o arroz absorver água.
Preparei 3 copos e deixei meia hora em fogo alto e meia hora em fogo baixo, fiz isso a noite e deixei esfriando, para na manha do dia seguinte ( dia 05/12) inocular com Cambodian os bolos. Coloquei os copos numa caixa organizadora, grudei um saco preto de lixo em roda e deixei em um lugar escuro perto da cpu do computador, com um termômetro dentro, sempre que vou ver, a temperatura esta entre 20 e 24 graus, pelo que percebo , ela não se altera mais do que isso .
Abaixo seguem algumas fotos das crianças, foram tiradas hoje, 12/12, me parecem sãos e corados :contente:
 

Anexos

  • DSC_0282.JPG
    DSC_0282.JPG
    58.3 KB · Visualizações: 69
  • DSC_0283.JPG
    DSC_0283.JPG
    57 KB · Visualizações: 62
  • DSC_0284.JPG
    DSC_0284.JPG
    51.9 KB · Visualizações: 64
  • DSC_0285.JPG
    DSC_0285.JPG
    98.1 KB · Visualizações: 63
A parte azul começa na cabeça do cogumelo.
Se isto for contaminação, posso usa los para fazer carimbo?
 

Anexos

  • DSC_0378.JPG
    DSC_0378.JPG
    85.9 KB · Visualizações: 43
  • DSC_0377.JPG
    DSC_0377.JPG
    65.3 KB · Visualizações: 42
Ainda não vi bem, mas veja o guia de contaminações e veja imagens de micélio azulado e tente tirar suas conclusões. O cogumelo grandão ali tá passando da hora de ser colhido.
Se isto for contaminação, posso usa los para fazer carimbo?
Obviamente que não.
 
Meu segundo experimento com 4 copos não deu muito certo, ficou meio estranho na verdade. O que vem a ser isso??:alien:
Acorreu em todos os 4 copos ao mesmo tempo, foi feito em terrário de pet
 

Anexos

  • DSC_0410.JPG
    DSC_0410.JPG
    33.5 KB · Visualizações: 30
  • DSC_0411.JPG
    DSC_0411.JPG
    30.3 KB · Visualizações: 30
  • DSC_0412.JPG
    DSC_0412.JPG
    34.2 KB · Visualizações: 32
  • DSC_0413.JPG
    DSC_0413.JPG
    35.9 KB · Visualizações: 31
  • DSC_0414.JPG
    DSC_0414.JPG
    51.7 KB · Visualizações: 32
  • DSC_0415.JPG
    DSC_0415.JPG
    35.8 KB · Visualizações: 31
  • DSC_0416.JPG
    DSC_0416.JPG
    49.3 KB · Visualizações: 30
  • DSC_0417.JPG
    DSC_0417.JPG
    31.5 KB · Visualizações: 29
  • DSC_0418.JPG
    DSC_0418.JPG
    36.6 KB · Visualizações: 29
  • DSC_0419.JPG
    DSC_0419.JPG
    38.1 KB · Visualizações: 30
  • DSC_0421.JPG
    DSC_0421.JPG
    56.5 KB · Visualizações: 30
  • DSC_0422.JPG
    DSC_0422.JPG
    51.9 KB · Visualizações: 28
provavelmente um fungo competidor que se alimentou do substrato e destruiu o seu bolo.
 
Já vi outros casos como esse, em que apareceu basidiomas mutantes assim. Inclusive já ocorreu comigo.

Ainda segue como mistério enorme pra mim. Mas a possibilidade de ser gerado por uma contaminação é possível sim.

Lembro de outro cultivo que teve isso. Ninguém ainda confirmou do que se trata?

Bem, será que não é alguma mutação bizonha de cubensis? Vou dizer de onde tirei isso. No TMC é dito que o arroz integral seria um substrato que só frutifica cubensis, e que inclusive escolher este substrato funcionaria sem querer como uma proteção pro cultivador iniciante de não frutificar algum outro fungo. Bem, como consta neste diário, o @panegali utilizou FAI. E, com FAI, frutificou. Logo, seria cubensis mutante?

Não sei, no entanto, se a informação do TMC é defasada.
 
Última edição:
No TMC é dito que o arroz integral seria um substrato que só frutifica cubensis, e que inclusive escolher este substrato funcionaria sem querer como uma proteção pro cultivador iniciante de não frutificar algum outro fungo.

Qual a página e citação exata dessa informação?
 
Qual a página e citação exata dessa informação?

Procurei ontem e hoje pra ver se achava e não encontrei a referência... Tentei tudo que era palavra-chave que lembrava do parágrafo, circulei todo documento... Talvez tenha entendido errado, então editei a postagem. Se no futuro eu for ler de novo o livro e encontrar, tomo a nota da referência. Fiz isso com outros temas, deixei esse batido.
 
Pois é, esta sendo um grande mistério para mim, foi a segunda vez que fiz os bolos, o que fiz de diferente nesta vez, foi desfazer o bloco de pó de coco, deixar secar no sol e guardar lo esfarelado, talvez tenha pego um contaminante ai. A autoclavagem foi feita em uma hora e os procedimentos de higiene também foram seguidos :cry:
 
Back
Top