Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Primeiro cultivo - Cambodian

Diário de cultivo completo.
E ai galerinha!!!

Primeiramente, gostaria de agradecer a todos que aqui contribuem ou contribuíram. O fórum esta muito bom, com alguns dias de leitura dos tópicos, me aventurei e o resultado esta dando certo (me parece pelo menos) :LOL:

Vamos lá!
Minha receita foi de um bolo Pf.
Substitui vermiculite por pó de coco, fiz isso pela dificuldade de encontra-la aqui no final do mundo, a principio fiquei receoso porque o ph do coco esta entre 5 e 5,5. Irei saber o resultado após terminar o cultivo.

Fiz da seguinte forma!
Cortei uma lasca do pó de coco, deixei em água para se soltar, após ter se soltado completamente, coloquei numa peneira e lavei até a água sair quase limpa.
Misturei com arroz integral comercial triturado no liquidificador, para colocar nos copos, espremi bem até saírem poucas gotas de água, não deixei muito seco pelo fato de no momento que esta dentro da panela de pressão, o arroz absorver água.
Preparei 3 copos e deixei meia hora em fogo alto e meia hora em fogo baixo, fiz isso a noite e deixei esfriando, para na manha do dia seguinte ( dia 05/12) inocular com Cambodian os bolos. Coloquei os copos numa caixa organizadora, grudei um saco preto de lixo em roda e deixei em um lugar escuro perto da cpu do computador, com um termômetro dentro, sempre que vou ver, a temperatura esta entre 20 e 24 graus, pelo que percebo , ela não se altera mais do que isso .
Abaixo seguem algumas fotos das crianças, foram tiradas hoje, 12/12, me parecem sãos e corados :contente:
 

Anexos

  • DSC_0282.JPG
    DSC_0282.JPG
    58.3 KB · Visualizações: 69
  • DSC_0283.JPG
    DSC_0283.JPG
    57 KB · Visualizações: 62
  • DSC_0284.JPG
    DSC_0284.JPG
    51.9 KB · Visualizações: 64
  • DSC_0285.JPG
    DSC_0285.JPG
    98.1 KB · Visualizações: 63
Show de bola.
Qual a proporção de arroz e pó de coco que você usou, @panegali ? Encheu os copos com substrato até a borda?
Boa sorte com o andamento do cultivo.
 
Use a receita que o Tupy disponibilizou.
um copo de 250 ml de arroz
dois copos de 250 ml de pó de coco
250 ml de água.
Usei essas medidas para quatro copos de 250ml cada, mas na hora de colocar na panela de pressão, ela não fechou por causa do pano embaixo, ai fiz três copos apenas.
Deixei um centímetro de espaço entre o substrato e a borda do copo
 
Use a receita que o Tup disponibilizou.
um copo de 250 ml de arroz
dois copos de 250 ml de pó de coco
250 ml de água.
Usei essas medidas para quatro copos de 250ml cada, mas na hora de colocar na panela de pressão, ela não fechou por causa do pano embaixo, ai fiz três copos apenas.
Deixei um centímetro de espaço entre o substrato e a borda do copo
Show de bola. Eu deixaria um pouquinho mais de espaço nos copos. Ajuda na hora de agitar os grãos. :)
 
Show de bola. Eu deixaria um pouquinho mais de espaço nos copos. Ajuda na hora de agitar os grãos.
Isso não seria no caso de spawn? Eu me lembro de ler em algum lugar que bolos PF deveriam preencher completamente o copo, até porque muita gente faz o selo de vermiculita, nas faz muito sentido agitar...
 
Isso não seria no caso de spawn? Eu me lembro de ler em algum lugar que bolos PF deveriam preencher completamente o copo, até porque muita gente faz o selo de vermiculita, nas faz muito sentido agitar...
Será? Não sei. Eu chacoalho tudo. Arroz, milho, pinus... enfim... eu me remexo muito.
 
Estou com uma dúvida:
Hoje pela manhã, fui verificar os copos, um deles estava completamente tomado pelo micélio, porem com algumas partes mais fracas, neste copo, parece que apareceu água dentro e tem algumas partes com uma coloração amarelo fraco. O que é isso? aniversariei ele numa garrafa pet, com argila expandida, água e dois furos com filtro de café.
O copo número dois é o completamente tomado por micélio

Os outros dois copos estão praticamente tomados por micélio, porem vejo que não esta se desenvolvendo mais ou esta muito lento. Aniversario também, tirando as partes que o micélio não desenvolveu ou aguardo mais um tempo?
No copo número 1 , parece ter uma gosma dentro. O que é?
 

Anexos

  • DSC_0305.JPG
    DSC_0305.JPG
    40.4 KB · Visualizações: 42
  • DSC_0304.JPG
    DSC_0304.JPG
    42 KB · Visualizações: 39
  • DSC_0306.JPG
    DSC_0306.JPG
    43.7 KB · Visualizações: 38
  • DSC_0307.JPG
    DSC_0307.JPG
    43.7 KB · Visualizações: 35
  • DSC_0308.JPG
    DSC_0308.JPG
    41.2 KB · Visualizações: 36
  • DSC_0310.JPG
    DSC_0310.JPG
    42.5 KB · Visualizações: 38
  • DSC_0311.JPG
    DSC_0311.JPG
    36.5 KB · Visualizações: 34
  • DSC_0312.JPG
    DSC_0312.JPG
    42.9 KB · Visualizações: 33
  • DSC_0313.JPG
    DSC_0313.JPG
    43.6 KB · Visualizações: 33
  • DSC_0315.JPG
    DSC_0315.JPG
    43.4 KB · Visualizações: 34
  • DSC_0314.JPG
    DSC_0314.JPG
    40.8 KB · Visualizações: 32
  • DSC_0316.JPG
    DSC_0316.JPG
    48.9 KB · Visualizações: 33
  • DSC_0317.JPG
    DSC_0317.JPG
    50.2 KB · Visualizações: 35
completamente tomado pelo micélio, porem com algumas partes mais fracas
Me parece micélio de algum contaminante. Já tive um problema assim.
Aniversario também, tirando as partes que o micélio não desenvolveu ou aguardo mais um tempo?
Se está lento, deixa terminar. Sò se estagnar force o aniversário.
No copo número 1 , parece ter uma gosma dentro. O que é?
Me pareceu água.
 
Quando fica um aspecto gosmento é contaminação por bactéria. O famoso wetspot.
Só que na foto não deu pra ver nenhum wetspot. Eu acho que ele está chamando de gosmento o aspecto das gotículas de água contra o copo.
 
Só pra lembrar: Se os copos tiverem furos para troca gasosa, separe dos demais esses que aparentam com alguma situação de problema de contaminação.
 
Na foto abaixo se vê melhor, não são as partículas de agua... Próximo a fita isolante...
 

Anexos

  • 1451309820632.jpg
    1451309820632.jpg
    40.3 KB · Visualizações: 34
Na foto abaixo se vê melhor, não são as partículas de agua... Próximo a fita isolante...

A princípio tudo normal.

Se continuar assim aguarde o tempo certo e aniversarie normalmente.
 
Hoje depois de 7 dias que aniversariei o primeiro bolo, ele se encontra neste estado! Não vejo pins surgindo.
A meu ver , ele parece saudável, porem ainda estou preocupado com uma parte dele em que o micélio esta mais fraco, isso é normal?
Não estou pulverizando água no bolo, apenas abrindo a pet algumas vezes ao dia e abanando para ventilar.

Os outros dois bolos que sobraram dessa leva, ainda estão no copo, faltam um pedacinho para completar 100 % com o micélio, esta se desenvolvendo lentamente, dia 05/01, fará um mês que inoculei eles.
 

Anexos

  • DSC_0322.JPG
    DSC_0322.JPG
    81.2 KB · Visualizações: 38
  • DSC_0326.JPG
    DSC_0326.JPG
    55.5 KB · Visualizações: 39
  • DSC_0327.JPG
    DSC_0327.JPG
    46.4 KB · Visualizações: 37
  • DSC_0328.JPG
    DSC_0328.JPG
    44.3 KB · Visualizações: 38
  • DSC_0329.JPG
    DSC_0329.JPG
    46.1 KB · Visualizações: 37
Hoje depois de 7 dias que aniversariei o primeiro bolo, ele se encontra neste estado! Não vejo pins surgindo.
A meu ver , ele parece saudável, porem ainda estou preocupado com uma parte dele em que o micélio esta mais fraco, isso é normal?
Não estou pulverizando água no bolo, apenas abrindo a pet algumas vezes ao dia e abanando para ventilar.

Os outros dois bolos que sobraram dessa leva, ainda estão no copo, faltam um pedacinho para completar 100 % com o micélio, esta se desenvolvendo lentamente, dia 05/01, fará um mês que inoculei eles.

Um pouco de vermiculita nesses casos é sempre bom. A temperatura também é um fator aí que vai determinar a frutificação.
 
Um pouco de vermiculita nesses casos é sempre bom. A temperatura também é um fator aí que vai determinar a frutificação.
Não tenho vermiculita Tupy, não encontrei aqui na região, trabalho com pó de coco, devo jogar um pouco em cima? A temperatura esta sempre entre 22 a 27, estou cultivando em uma sala que não altera mais que isso...
 
Hoje depois de 7 dias que aniversariei o primeiro bolo, ele se encontra neste estado! Não vejo pins surgindo.

Tudo bem, ainda está no prazo.

Não estou pulverizando água no bolo, apenas abrindo a pet algumas vezes ao dia e abanando para ventilar.

Então, a vantagem da pet é que não precisa abrir pra ventilar. Acredito que isto ajude a não perder umidade, até porque a corrente de ar (natural e suficiente) pra troca gasosa é tão fraca que não prejudica a umidade. Mas, se você abre pra ventilar, então devia aproveitar pra borrifar água. Senão, recomendo que pare de abrir sua pet, e só deixe pra mexer nela quando for pra colher os cogumelos :).

Minhas pets só abro em 3 ocasiões:
  1. Quando coloco o bolo lá dentro;
  2. Quando colho; ou
  3. Quando reparo que a umidade está muito baixa ou muito excessiva por alguns dias, para regular novamente a quantidade de água no fundo.

De resto, não precisa.

Aliás, como na fase da pinagem a umidade é o mais importante, recomendo que não abra mais a garrafa e deixe a tampa mais pra apertada do que pra frouxa. Depois que vierem os pins, afrouxe a tampa pra destacar a troca gasosa.

E acompanhando :).
 
Não tenho vermiculita Tupy, não encontrei aqui na região, trabalho com pó de coco, devo jogar um pouco em cima? A temperatura esta sempre entre 22 a 27, estou cultivando em uma sala que não altera mais que isso...

Não, não jogue nada em cima. Só aguardar agora, logo deve conseguir ver as primórdias.
 
Em relação aos outros dois bolos que estão se desenvolvendo de forma lenta. Aguardo os 100% mesmo assim?
 
Back
Top