Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático Primeiro Cultivo Bulk em Spawn de milho... e minha forma de camada Bulk...

Diário de cultivo problemático.
Boa noite galera do C.M, hoje estarei trazendo aqui um pouco de minha experiência e duvidas como pesquisador ... No dia 05/04 inoculei 2 potes de milho e 5 bolos PF, seguindo passo a passo a técnica que vi aqui no fórum mesmo, nos Spawn de milho foi feita a inoculação por CL de Puerto Rican, e B+ com os bolos... Após a colonização total dos grãos, vou montar um bulk em quentinhas de "marmitex" seguindo uma receita muito simples que me proporcionam, seria a seguinte mistura:

10 Partes Vermiculita
10 Partes Pó de coco
1 Parte Humos
1 parte calcário

Essa mistura será pasteurizada em duas seções (75°C por 1 hora, espero 24 horas e repito o processo) Assim, quando esfriar naturalmente a camada bulk irei add cerca de 4-5cm de spawn e cobrindo com 2cm de camada Bulk, irei vedar a tampa com papel alumínio, com uma faca esterilizada faço dois furos pequenos próximo as laterias para troca de CO2. Guardarei no terrário em condições de 95% de humildade e entre 26-28°C , após esta etapa deixarei meus queridinhos de lado entre 5-7 dias mais ou menos, e então estarão prontos para serem aniversariados... Após retirar o papel alumínio que cobre a superfície das quentinhas, mudo a temperatura do terrário entre 22-25°C, luz do sol (Não diretamente nos frutos) apenas reflexo da janela e continuarei com a mesma umidade.

A minha maior duvida é quanto à aniversariar o bulk, pois após 5 dias é suficente do micélio colonizar a camada bulk? como saberei se ele está pronto para aniversariar?... Utilizarei o mesmo tópico para mostrar as evoluções... Muito Obrigado pelo espaço.
 

Anexos

  • DSC_0028[1].jpg
    DSC_0028[1].jpg
    89.3 KB · Visualizações: 58
  • DSC_0027[1].jpg
    DSC_0027[1].jpg
    59.3 KB · Visualizações: 53
  • DSC_0025[1].jpg
    DSC_0025[1].jpg
    108.1 KB · Visualizações: 57
  • DSC_0026[1].jpg
    DSC_0026[1].jpg
    60.5 KB · Visualizações: 54
  • DSC_0024[1].jpg
    DSC_0024[1].jpg
    60.7 KB · Visualizações: 55
Uma coisa que eu sempre ouço dizer nos foruns de cultivo é o seguinte, espere o bulk colonizar totalmente, depois espere consolidar por mais 5 dias, então vc faz o casing, espere colonizar 50% e só então põe pra fruticar. Se esperar consolidar os 5 dias, terá um pinset mais nivelado. Geralmente num bulk, se você usar uma razão de spawn de 1/3, vc terá seu substrato totalmente colonizado entre 7 a 10 dias.
 
Última edição:
Essa mistura será pasteurizada em duas seções (75°C por 1 hora, espero 24 horas e repito o processo)

Não é necessário repetir o processo. Basta uma pasteurização de 1 ou 2 horas.

Assim, quando esfriar naturalmente a camada bulk irei add cerca de 4-5cm de spawn e cobrindo com 2cm de camada Bulk, irei vedar a tampa com papel alumínio, com uma faca esterilizada faço dois furos pequenos próximo as laterias para troca de CO2.

Recomendo que você misture bem o spawn ao substrato ao invés de fazer camadas. Dessa forma a colonização é mais rápida e homogênea. Apenas tome cuidado para não deixar grãos expostos na parte superior. Exemplos:
Guardarei no terrário em condições de 95% de humildade e entre 26-28°C

Por favor, não faça isso ou o seu bulk contaminará. Mantenha-os em umidade natural, dentro de algum armário ou caixa apenas para evitar poeira e muita circulação de ar.

Se possível mantenha o bulk em no máximo uns 26 graus, porque a temperatura alta prevalece as bactérias.

A minha maior duvida é quanto à aniversariar o bulk, pois após 5 dias é suficente do micélio colonizar a camada bulk? como saberei se ele está pronto para aniversariar?

Por se tratar de um bulk pasteurizado, não há problema em remover um pouco o papel alumínio para ver em que estado está a colonização.
 
Agora td ficou simples. Apos colonização total do bulk, vou esperar 5 dias, add camada casing (50/50 peat moss e vermiculita) deixo ate colonizar as beiradas proximo ao meio (cerca de 50% do volume) e so assim vou aniversariar? Seria esta ideologia? Poderia usar apenas o bulk sem casing? Após colonizar todo o bulk ja colocar no terrario? Obrigado
 
Agora td ficou simples. Apos colonização total do bulk, vou esperar 5 dias, add camada casing (50/50 peat moss e vermiculita) deixo ate colonizar as beiradas proximo ao meio (cerca de 50% do volume) e so assim vou aniversariar? Seria esta ideologia? Poderia usar apenas o bulk sem casing? Após colonizar todo o bulk ja colocar no terrario? Obrigado

Frutificar sem o casing, até que é possível, mas bulks sem casing tendem a ter uma ocorrência maior de overlay. Essa é uma das razões pra se usar um casing (camada pouco nutritiva), pois como ela é pouco nutritiva, o micélio não a coloniza tão agressivamente, diminuindo assim a possibilidade de overlay. Não se esqueça também de fazer um patching, isso também ajuda a deixar o seu pinset mais nivelado.
 
Frutificar sem o casing, até que é possível, mas bulks sem casing tendem a ter uma ocorrência maior de overla.

Quantas vezes teremos que dizer que overla é muito raro de ocorrer em um cultivo de cubensis?! :pare:

Poderia usar apenas o bulk sem casing? Após colonizar todo o bulk ja colocar no terrario?

É perfeitamente possível fazer bulks sem casing. Vide os monotub de muitos cultivadores. Entretanto, apenas reforçando o que eu disse no post anterior, não deixe grãos expostos na parte superior do bulk, pois são atrativos para contaminantes.

O @tup é adepto do bulk sem casing. Pesquise pelos diários dele. :)
 
É perfeitamente possível fazer um bulk sem casing. Vide os monotub de muitos cultivadores. Entretanto, apenas reforçando o que eu disse no post anterior, não deixe grãos expostos na parte superior do bulk, pois são um atrativo para contaminantes.

O @tup é adepto do bulk sem casing. Pesquise pelos diários dele. :)
Por isso estranhei, nunca vi um casing com bulk , ou é um, ou outro. Vi um post aqui de um cultivo de Camboja apenas bulk e deram lindos frutos. Isso é empolgante, não vejo a hora de ter os meus.. Devagar e sempre! Pazz
 
Essa é questão do overlay é meio relativa, se a pessoa tem uma genética muito agressiva como as dos exemplos abaixo, é bastante aconselhável que se use um casing. Pela suas fotos, nota-se que você tem uma genética de colonização rápida, se não quiser que o seu bulk fique como esses das fotos, sugiro que faça como eu te falei, ou seja impaciente e frutifique sem o casing mesmo.
789238888-1.jpg
https://teonanacatl.org/attachments/xapuri-pote-longo-1flush-03-jpg.41803/

Eu sei que esse comentário irá passar despercebido, mas quando eu tiver um filho, vou colocar o nome dele de "Ben", pra quando a professora entregar a prova pra ele dizer "Ben, 10"
 
Última edição por um moderador:
Essa é questão do overlay é meio relativa, se a pessoa tem uma genética muito agressiva como as dos exemplos abaixo, é bastante aconselhável que se use um casing.

Fico pensando se a pessoa é agressiva, onde ela deve usar o casing... Na cabeça?! :confused: Ainda bem que sou uma pessoa calma, logo acho que minha "genética" é calma também. :D

Brincadeira a parte, overlay não tem nada a ver se a genética tem uma colonização rápida, e repetindo novamente, overlay é muito RARO de ocorrer em cultivos de P. cubensis. As fotos do seu exemplo não são overlay, por favor pare de espalhar desinformação. Overlay é uma massa dura e seca.
Quotes extras:

RogerRabbit said:
I've seen overlay two or three times in 40 years, so I doubt seriously you are seeing it, especially on an uncased bulk substrate. It's common for new growers to mistake full colonization for overlay.
RR
http://www.shroomery.org/forums/showflat.php/Number/17163830#17163830

RogerRabbit said:
By definition, a bulk substrate can't get 'overlay'.
http://www.shroomery.org/forums/showflat.php/Number/15803177#15803177

RogerRabbit said:
I can count on one hand the number of times I've seen overlay in 40 years.
RR
http://www.shroomery.org/forums/showflat.php/Number/13797279#13797279

RogerRabbit said:
Uncased bulk substrates should be left alone and covered until 100% colonized. Overlay is a vastly misunderstood phenomena which only affects species such as agaricus(button mushrooms) which require a casing layer.

Whatever you do don't deep scratch. That's a failed method which was disproved 30 years ago.
RR
http://www.shroomery.org/forums/showflat.php/Number/13547569#13547569
 
Última edição:
Essa é questão do overlay é meio relativa, se a pessoa tem uma genética muito agressiva como as dos exemplos abaixo, é bastante aconselhável que se use um casing. Pela suas fotos, nota-se que você tem uma genética de colonização rápida

Sou de Campo Grande MS, talvez seja por isso que e o micélio se desenvolve bem, a temperatura agora no outono é muito favorável, deixo apenas em uma caixa de isopor e cubro com uma camisa limpa, e tampo. Algodoados não são overlay.
 
Frutificar sem o casing, até que é possível, mas bulks sem casing tendem a ter uma ocorrência maior de overlay. Essa é uma das razões pra se usar um casing (camada pouco nutritiva), pois como ela é pouco nutritiva, o micélio não a coloniza tão agressivamente, diminuindo assim a possibilidade de overlay. Não se esqueça também de fazer um patching, isso também ajuda a deixar o seu pinset mais nivelado.

Cara, onde você tirou essa que bulk sem casing gera overlay?? :eek:
 
Atualizando hoje, (21/04) o spawn me parece colonizado. já posso fazer um bulk com ele ou espero mais uns dias?
 

Anexos

  • IMG_20150421_091250886.jpg
    IMG_20150421_091250886.jpg
    34.6 KB · Visualizações: 38
  • 1429622097353-745230393.jpg
    1429622097353-745230393.jpg
    33.8 KB · Visualizações: 36
  • IMG_20150420_185026487.jpg
    IMG_20150420_185026487.jpg
    28.1 KB · Visualizações: 35
  • 14296222056941566076823.jpg
    14296222056941566076823.jpg
    44.3 KB · Visualizações: 38
Olá, estou de volta desta vez sem fotos (quebrei o visor do cel):facepalm: acabei de pasteurizar o substrato como citado acima, porém meu termômetro não chegou ainda... Eu coloquei o bulk em uma sacola de supermercado , fiz dois nos bem apertado e amarrei um barbante logo abaixo do nó, fiz um furo com uma caneta bic (8mm) em baixo do barbante (para saída de ar), coloquei a sacola com substrato em uma forma de vidro e pasteurizei no forno elétrico, ajustei a temperatura para 70-73°C em 2horas, mexendo o substrato a cada 30 min para aquecer nao muito apenas uma parte... Depois disto abri o forno cobri o furo com fita micropre e vou deixar descansar por 4hrs em temperatura ambiente, depois fazer uma proporção de spwan 1/3 para o bulk, misturar bem ate q n fique graos expostos. Incubação de 7 dias eu pretendo deixar. Abraço:roflmao:
 
Olá, estou com este pote de milho, já faz um tempo que estão nesse estado, já poderia estar fazendo um bulk com eles?
 

Anexos

  • Minha Captura de Imagem_3.jpg
    Minha Captura de Imagem_3.jpg
    27.6 KB · Visualizações: 36
  • Minha Captura de Imagem_4.jpg
    Minha Captura de Imagem_4.jpg
    38.1 KB · Visualizações: 37
Pra mim ta otimo, vai em frente!
opá, fiz um bulk ontem com uma tupperwere de 2000ml, sendo 1/3 de spawn p/ substrato. fiz uma mudança na medida do humos, ao invés de usar a proporção 1/10, alterei para 5/10... vamos ver as diferenças :)

Desculpe a qualidade da câmera, mas aqui está uma das quatro quentinhas que fiz na primeira tentiva do bulk (22/04/15) a foto foi tirada hoje de manhã. estou mantendo elas na parte superior do meu guarda roupa, limpei bem com lysol e deixo as quentinhas por cima de uma toalha limpa e borrifada com agua e agua sanitária, a noite quando esfia um pouco eu faço um "sanduíche" cobrindo elas com a toalha... a temperatura é em torno de 28-30°C medindo as vezes com um termometro culinário. Agradeço ao @Cosmik pela força e ensinamentos... Que venham os chapeludos :alien:
 

Anexos

  • Sem título.png
    Sem título.png
    152.4 KB · Visualizações: 42
Última edição por um moderador:
Boa tarde galera! Bom, já se passaram 5 Dias até desde o início do bulk, e vejo que o micélio adorou a camada, agarrou-a com força... Minha dúvida é se já poderia deixar a argila expandida de molho com água + água sanitária e aniversariar amanhã?
 

Anexos

  • bulk.jpg
    bulk.jpg
    87.7 KB · Visualizações: 48
Última edição:
Não sei se alguém está acompanhando, mas queria dizer aos administradores do site que, por gentileza excluísse este post, pois acabou o cultivo para mim ontem... por um tempo quem sabe. Não tem como continuar, morando junto de pessoas preconceituosas e pobres de espírito, não... :cry::cry: Na próxima farei o cultivo do começo ao fim, e criarei um tópico após isto. [EDITADO]... Começarei do zero novamente, Sem ao menos um terrário. Mas é a vida. Paz e luz à todos!
 
Última edição por um moderador:
Back
Top