Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Primeiro cultivo - Australian

Diário de cultivo completo.
Opa, galera. Venho estudando há algum tempo, e finalmente resolvi iniciar meu primeiro cultivo. Usei vermiculita e arroz integral (previamente triturado no liquidificador, mas não a ponto de virar farinha). Fiz todos em copos de 310 ML(todos esterilizados em água fervente e álcool 70%), a proporção do substrato foi baseada nas medidas do PDF para primeiro cultivo que encontrei aqui no forum, bolo PF:​
  • 01 copo 310ml: Arroz integral triturado no liquidificador
  • 02 copos 310ml: Vermiculita
  • 01 copo 310ml: Água destilada
Feito no dia 20/02/2016 às 02:25 Am, após 01:05 minutos na panela de pressão, e 5 horas de resfriamento. foram inoculados com uma seringa esterilizada, não tenho um glovebox ainda. Porém, limpei toda a mesa com álcool 70% e usei luvas, não segui um padrão de inoculação. Dois copo tiveram 4 furos como é possível ver na foto, os outros dois copos tiveram 2 furos para a inoculação. Agora coloquei os copos dentro de um balde previamente limpo com álcool 70%, e agora estou no aguardo.​

Segue as imagens:
 

Anexos

  • 20160220_004143.jpg
    20160220_004143.jpg
    160.4 KB · Visualizações: 62
  • 20160220_020417.jpg
    20160220_020417.jpg
    92.3 KB · Visualizações: 65
  • 20160220_181240.jpg
    20160220_181240.jpg
    81 KB · Visualizações: 63
  • 20160220_181338.jpg
    20160220_181338.jpg
    66.2 KB · Visualizações: 65
Última edição:
O copo amarelado está com um pouco de excreção micelial. Pode ser sinal de uma contaminação bacteriana que o micélio está combatendo, mas dê tempo a ele, pode não ser nada relevante. O outro copo está muito contaminado, pelo que estou vendo não há nenhuma esperança para ele. O bolor colonizou e esporulou ao redor do micélio que avançou muito pouco. É melhor descartar cuidadosamente.
 
Galera, trago notícias. Não muito boas, acredito que 3 dos 4 copos contaminaram, eu ainda tenho dúvidas se o QUARTO copo contaminou! Irei postar algumas fotos do quarto copo, ele já está todo colonizado, mas existe um pouco de amarelado no copo. Posso frutificar esse copo agora? ou tenho que esperar mais um tempo até esse amarelado sumir?

***Todas as fotos são do quarto copo
 

Anexos

  • 20160325_120313.jpg
    20160325_120313.jpg
    59.1 KB · Visualizações: 55
  • 20160325_120324.jpg
    20160325_120324.jpg
    61.1 KB · Visualizações: 53
  • 20160325_120638.jpg
    20160325_120638.jpg
    56.4 KB · Visualizações: 54
  • 20160325_120659.jpg
    20160325_120659.jpg
    54.3 KB · Visualizações: 54
Posso frutificar esse copo agora? ou tenho que esperar mais um tempo até esse amarelado sumir?

Esse amarelado não vai sumir. Ou é excreção do micélio para combater bactérias, ou são as bactérias em si crescendo, ou é outro contaminante.

Há quanto tempo completou 100%? Se o amarelado está estável e já tem sete dias após a colonização completa pode aniversariar. Se não tem sete dias, espere até completar. E vá observando o amarelado.
 
Há quanto tempo completou 100%? Se o amarelado está estável e já tem sete dias após a colonização completa pode aniversariar. Se não tem sete dias, espere até completar. E vá observando o amarelado.

Esse amerelado está estável há muitos dias, uns 8 dias. A colonização deu-se por completo há 2 dias. Obrigado, pelas dicas!
 
Parece mesmo o famigerado "xixi de micélio". Se for, não deve sumir.
Quando aniversariar, o cheiro do bolo pode ajudar a identificar possíveis contaminantes. Se cheirar a cogumelos frescos, deve estar tudo certo.
 
Parece mesmo o famigerado "xixi de micélio". Se for, não deve sumir.
Quando aniversariar, o cheiro do bolo pode ajudar a identificar possíveis contaminantes. Se cheirar a cogumelos frescos, deve estar tudo certo.

Nunca tinha ouvido esse termo "xixi de micélio", realmente parece xixi. :eba:
Aliás, existe alguma causa específica que cause esse amarelado? Em todos os 4 copos que fiz, ele estava presente. Só que nesse último ele não se desenvolveu agressivamente como nos outros.
Depois irei postar mais fotos dos outros 3 copos que infectaram.
 
Última edição:
Em todos os 4 copos que fiz, ele estava presente.

No primeiro cultivo experimentei 3 strains, e todos os copos que inoculei com Puerto Rico apresentaram a secreção amarela. Não sei se pode ter algo a ver com a strain ou com a confecção do carimbo/seringa, mas é interessante que nenhuma outra strain apresentou o xixi, mesmo seguindo procedimentos idênticos.
 
Update 04/04/2016

Recapitulando... dos quatro copos que eu fiz, três deram errado (infectaram) e somente um deu certo. Hoje eu aniversariei o bolo 34 dias depois.

O terrário eu fiz de garrafa pet, estou usando uma bomba de ar com pedra porosa e vermiculita umedecida no fundo da garrafa, também fiz alguns furos e tampei com micropore. Estou mantendo o terrário numa sala com temperatura constante entre 23 e 25 ºC, estou usando ar condicionado, por isso a umidade fica lá embaixo. Sendo assim, utilizo um borrifador de água, tento ao máximo borrifar somente nos lados da garrafa para não respingar em cima do bolo, mas isso é um trabalho difícil! haha
 

Anexos

  • 1.jpg
    1.jpg
    51.3 KB · Visualizações: 41
  • 2.jpg
    2.jpg
    74.1 KB · Visualizações: 42
  • 3.jpg
    3.jpg
    85.5 KB · Visualizações: 41
UPDATE...

Aconteceu um problema com o terrário, ele acabou caindo de onde estava, o bolo continuou intacto, mas ficou melado de vermiculita, e o pior é que ela não é esterilizada, acredito que corra um alto risco de infecção ou que a vermiculita no bolo atrapalhe a pinar?
Com os cotonetes tentei tirar ao máximo a vermiculita agarrada ao bolo, mas por ser úmida não foi possível tirar toda a vermiculita agarrada, restaram alguns grãos grudados.
 
Última edição:
Putz que malz cara :S, espero que consiga salvar algo... boa sorte com o seu cultivo amigo.
 
Putz que malz cara :S, espero que consiga salvar algo... boa sorte com o seu cultivo amigo.
Também espero, o bolo não saiu da garrafa. Mas, melou de vermiculita que tava no fundo. Aqui uma foto do bolo após ser limpo com cotonetes, não ficou 100% limpo, mas o grosso foi limpo.
 

Anexos

  • Bolo POS-queda do terrario.jpg
    Bolo POS-queda do terrario.jpg
    125.2 KB · Visualizações: 30
É que a vermiculita não foi esterilizada, por isso achei que daria errado. Quando li sobre roll, sempre era aconselhável que a vermiculita fosse esterilizada. Muito obrigado, pelas dicas =)
 
Na propria fabricação da vermiculita ela já se torna esteril. E por ser um material completamente inorganico não é perecivel. Por tanto não vai encontrar microorganismos desenvolvidos na vermiculita (que esteja bem guardada).

Entre usar uma vermiculita não estéril e dunkar com agua da torneira, a segunda opçao seria muito mais arriscada e nem por isso eu e outros cultivadores deixamos de dunkar com agua da torneira (e obtemos resultados satisfatorio).

Então pra mim sempre vai ser perda de tempo esterilizar vermiculita...
 
Bom pelo que vi de outros cultivos da galera é até bom colocar uma "pitada" de vermiculita por cima do bolo... acho que ta de boa mesmo com a queda o seu bolo :)
Provavelmente vai colher lindos amigos
 
Update...

Surgiram essas pequenas manchas. O que seria isso? algum tipo de contaminação?
 

Anexos

  • 09-04-2016 pos-queda do terrario.jpg
    09-04-2016 pos-queda do terrario.jpg
    108 KB · Visualizações: 33
  • 20160409_105908.jpg
    20160409_105908.jpg
    112.2 KB · Visualizações: 36
  • 20160409_105923.jpg
    20160409_105923.jpg
    108.9 KB · Visualizações: 34
Back
Top