Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Primeiro cog. comestível

ttsoares

Cogumelo maduro
Cadastrado
13/10/2006
38
69
Pleorotus sabor cajú.

Matriz, placa com BDA cedida pelo Bufoalvarius.
Preparação da pipoca:
- Inchar por 18h.
- Cozinhar em água pura por 20min de fervura.
- Nos últimos 5 min. de fervura, colocar 2 colheres de chá de pó de café e deixar esfriar.
- Coar a pipoca.
- Colocar num vidro de boca larga, deixando pelos menos 1/3 de espaço vazio no vidro.
- Uma colher de sopa de vermiculita, a agitar bem o vidro.
- Uma colher de chá de calcário dolomítico.
- Tapar a boca do vidro com papel filtro-de-café e papel alumínio que tenha dois furinhos.
- Esterilizar na pela de pressão por 1h e 20min de pressão.

Inoculação da pipoca:
- Em uma glovebox (bem limpa), sugiro Lysoform spray e depois um Perfex com álccol.
- Limpar tudo o que for para dentro da glove com um Perfex em álcool.
- Retirar um pedacinho de 4x4mm da placa de petry (BDA com o micélio) e colocar no meio vidro com a pipoca.
- Demorou bastante para toda a pipoca ser colonizada ! Mesmo em uma incubadora que ficou quietinha a 26-27 graus. Perdi o registro da data exata da inoculação, mas certamente foram mais de 40 dias.

Obs.: O vidro estará com a tampa de papel filtro e papel Al. O que fiz foi, dentro da glovebox, remover esta cobertura totalmente e usar um a tampa oficial do vidro, no meu caso uma tampa de inóx.

- Ao tirar a placa de petry da glovebox, limpar novamente com Perfex e envolver com filme de plástico antes de guardar na geladeira.

Incubação da pipoca:
- Em uma caixa térmica, fechada.
- Manter a temperatura entre 24 e 28 Célsius.
- Aqui era inverno, levou pelo menos 40 dias para o micélio envolver totalmente a pipoca.

Substrato de cultivo:
- Um saco de carvão cheio de capim elefante fresco, usei mais ou menos 1/3 deste saco neste cultivo.
- Levou algo como 4 semanas para secar este capim, com freqüentes exposições ao Sol.
- Depois de seco o capim foi picotado manualmente com uma tesoura em pedaços não maiores do que 7cm.
- Arroz integral e orgânico moído num liquidificador e peneirado num coador de cozinha, mais grosso que o de leite.
- Calcário dolomítico.
- Proporções do substrato:
56g de capim seco (antes de esterilizar na Panela de Pressão ou PP)
28g da farinha de arroz
3g de calcário

Obs.: As proporções normais são 78% capim, 20% FAI e 2% calcário - só que achei pouca FAI e calcário e acabei colocando o dobro de ambos, o que resultou em 28g de FAI e 3g de calc.)

- Substrato esterilizado numa PP por 1h e 30min num pote de vidro grande, com a boca coberta conforme o dito a cima.

Inoculação do substrato (capim):
- Depois de esfriar o pote com a mistura de capim+FAI+calc. por 12h
- Em uma glovebox foram colocados (tudo limpo com Perfex em álcool)
* o pote com a pipoca já tomada por micélio
* um pegador de massa
* dois sacos de polipropileno de 30x14 cm.

Obs.: Com este método de esterilizar primeiro em um pote de vidro e depois ensacar o substrato e a pipoca em camadas... não é preciso que o saco plástico seja de polipropileno... já que ele não vai passar pela PP.

* dois atilhos
* dois tufos de perlon (lã acrílica)

- Foram colocadas camadas alternadas de pipoca e capim, cada capada de capim de 3 a 4 cm. A quantidade de pipoca foi no olhômetro, algo como 2 colheres e sopa. Tive que cortar os grumos de pipoca pois estava tudo um só bloco de micélio.
- Toda a mistura de substrato foi usada, o que encheu 80% dos dois sacos.
- Os sacos foram fechados com atilho, usando o tufo de perlon como "rolha" para dar alguma troca gasosa.

Obs.: Sobrou uns 15% da pipoca tomada por micélio. Preparei mais umas 200g de pipoca como anteriormente e coloquei no vidro junto com o que havia sobrado. Misturei bem a pipoca nova com a com micélio. Em 5 dias a mistura já está 60% recolonizada por micélio !!

Obs.: Para esterilizar esta porção adicional de pipoca testei uma modificação. Existe uma marca de manteiga, chamada Aviação. Um dos recipientes em que ela vem é uma lata de folha-de-flândres. A tampa é de encaixe. Fiz dois furos nesta tampa, cobri a boca do pote com papel filtro e forcei a tampa por cima deste papel. Isto foi o que foi usado para esterilizar a pipoca numa panela de pressão (PP). Não encontrei nenhum problema com está técnica.
Pena não que se pode usar um recipiente assim para incubar, no lugar dos copos de vidro. Suponho que a folha-de-flândres não seja resistente e inerte o suficiente para conter micélio.


Incubação do substrato:
- Em um aquário com perlita (constantemente acima de 95% de umidade) e aeração com bombinha de aquário.
- A temperatura foi mantida em 24 graus com um aquecedor.
- O aquário ficou 90% envolto em um pano preto
- Depois de 13 dias foi removido o aquecimento, a temperatura ambiente está entre 15 e 18 graus.
Foi removido o pano preto e ajustado um período de luz de 11h em um temporizador (lâmpada fria, tipo mini- fluorescente de 26W). Foram feitos alguns rasgos nos sacos de polipropileno, uns 4 ou 5 em cada saco.

Fotos dos sacos, do aquário, do aquecedor e da glovebox.
pleorotus-1-2.jpg

pleorotus-2-2.jpg

pleorotus-3-2.jpg

pleorotus-4-2.jpg

pleorotus-5-2.jpg

pleorotus-6-2.jpg

pleorotus-7-2.jpg


Hoje é dia 24 de julho.

Depois de 3 dias notei primordiais e eles estavam como que esmagados por dentro do saco. Creio que a idéia com os furos no saco era fazer com que os cogus brotassem ali... Mas me parecei que tinha primordiais por toda a parte... Então removi totalmente os sacos plásticos e coloquei as duas massas de micélio em recipientes para evitar que os bolos encostem na perlita.

Dia 28. Hoje ainda publicarei fotos dos primordiais.
Desculpe a falta de jeito com o foco... fiquei com preguiça de fazer mais fotos hoje.
pleorotus-8-2.jpg

pleorotus-9-2.jpg

Parece uma certa contaminação que surgiu no fundo do saco... (trich ?)
pleorotus-10-2.jpg


Foto de uma webcam vagabunda...
31-de-07.jpg


24 horas depois da última foto:
01-de-08.jpg


Colhido ontem o primeiro flush.
Dois carimbos sendo feitos com os dois maiores.
Fotos já sem estes dois que estão printando...
pic00297-2.jpg

pic00298-2.jpg

pic00299-2.jpg

pic00300-2.jpg

pic00301-2.jpg


Refogado com alho e azeite de oliva para o molho de uma massa de "grano duro".

****************
A quem interessar possa:
Envio grãos de pipoca com micélio deste cultivo para todos os que quiserem.
Se quiserem por SEDEX peço que façam contato para enviar os recursos. Se quiserem por encomenda normal, envio grátis. Só não sei quanto tempo o micélio vive no Correio.
Peço sugestões de como embalar para o envio...
****************

05/08 - começa o segundo flush:
pic00302-2.jpg

pic00303-2.jpg

pic00304-2.jpg

pic00305-2.jpg


Este é o vidro que foi re-abastecido com pipoca esterilizada, juntada com o testo de pipoca que não foi usada para inocular os sacos... depois de somente 48h !! :eek:

pic00306-2.jpg


07/08 Evolução do segundo flush:
pic00307-2.jpg

pic00308-2.jpg

pic00309-2.jpg

pic00310-2.jpg


PERGUNTA AO FORUM:
-------------------------
Como o dito acima, estou repondo pipoca no vidro que uso para inocular o substratos neste cultivo.
O micélio parece gostar, pois cresce muito rápido e envolve toda a nova pipoca colocada lá...

Alguém vê algum problema nisso ?
Peço que mandem comentários não neste diário, mas diretamente para mim.
Depois publicarei os comentários no diário.

Seguimos para o terceiro flush...
E mais !!
Creio que descobri uma técnica para tratar de contaminação por trichoderma :eek:

Detalhes em minha "resposta" abaixo neste mesmo tópico.

Comecei com palha de cana. Os sacos estão na incubadora.
O relato seguirá...
 
Cara Meu..., Exelente Tambem...,o Pioneiro Em Cogumelos Comestiveis,
Bacana Isso , To Pondo Expectativa Nesse Cultivo,...
Que Sabe Depois Vc Manda Uns P Min Comer Como Tira Gosto Com Minha Tequila..:D
ECEPCIONAL....
 
É isso ai TT!
Parabens pelo procedimento e iniciativa!:pos:
Tenta postar fotos do "spawn" de milho e do substrato.
P. sajor-caju fatiados à milanesa acompanhado uma salada e um vinho tinto fica uma delicia! Ganha a gatinha.;)
Boa sorte camarada!
 
legal cara!!!
aguardando as fotos e os frutos!!!
abraço
 
Belissimos Resultados Thomas!
Fica dificil tirar carimbo deles ou será que dá??
lindos cogumelos.
o aroma deve estar maravilhoso!!!!
 
Deve ser bem gostoso com macarrão, ou com strogonof, delícia.
 
Mh acho que vou começar a cutiva-los tb..heueue
 
Fala ttsoares

Belíssimo trabalho. Parabéns !!!!
 
Cara, parabéns!

Lindo, lindo, lindo!

Ansioso para ver novas fotos. Também tenho muito interesse em cultivar sajor-cajú.
 
Meus parabéns amigo! Nota 10 mesmo!!! Deve ter dado um puta dum trabalho viu... To aqui de queixo caído!!!

Isso dai me inspira geeralll, um dia ainda vou conseguir fazer deliciosos champignos!!! Foram os únicos comestíveis que comi até hoje... adoro...

Tento imaginar qual o sabor desse ai!!! :D
 
Pode parecer estranho... mas não tem cheiro algum dentro do terrário.

Vou tentar tirar prints, mas só para garantir o futuro pois tenho 2 placas BDA e um imenso pote com pipoca deste micélio.

Creio que isso de deixar um pouco de pipoca no pote e colocar mais pipoca esterilizada é um bom método de gerar rapidamente mais inoculante...

Hoje colhi palha de cana-de-açúcar e vou tentar um mega bulk com a pipoca que já tá toda branca :)

Agradeço os elogios mas ratifico que só estou seguindo a educação que recebi neste fórum...

[]s.
 
PARABENS TT!!!!
agora é só cozinhar por 2 min, fritar na manteiga e shoyo neles! fatiados a milanesa tbm. uhmmm:rolleyes:
Belo trabalho.
 
Mas bá TT, parabéns!!


Pinou todo o substrato, isso deve ter ocorrido por ele ter ficado bem aerado.

Até mais
 
Muito bom TTSoares!!

é um marco aqui no CM Seu cultivo.

Depois de tanto tempo, tb vou ter que fazer algo do tipo!!!

Já degustou-os?

sucesso meu amigo, e aquele abraço!:pos::pos:
 
Continuo os relatos deste diário assim, em uma "resposta" pois vinha fazendo "errado" o editar diretamente o texto inicial. Editando o texto o fórum não mostra que o autor colocou novas informações no tópico !!!

Primeiro o relato do terceiro flush no Pleorotus:
View attachment 8303
View attachment 8302

Só que tinha uma certa contaminação, como está mostrado em imagens lá no diário... Uma coisa verde que repelia a água. Não adiantava pingar peróxido naquilo, pois ele escorria direto sem molhar a contaminação.

O que fiz foi encharcar papel filtro em peróxido e aplicar na área afetada. Usando a ponta de uma caneta para colar bem o papel na região. Depois, umas 3 vêzes por dia pingava peróxido no papel, encharcando-o mas sem pingar no fundo do pote.

Hoje a região do papel está assim:
View attachment 8304
Parece que o micélio cobriu toda a parte que antes estava verde.
Não sei lá para dentro... Pode que a trich esteja crescendo para dentro. Mas, pelo menos isso evita que o bolo contaminado espalhe esporos de trich no terrário.
Quando este bolo acabar, vou fazer uma autópsia para ver se ficou trich lá dentro.

Peço comentários sobre esta mensagem e/ou sobre os conteúdos que editei direto no tópico inicial...
1517-150807.jpg1817-150807.jpg1617-150807.jpg
 
coisa mais linda, belo trabalho e um grande empenho.
Terrario bem organizado, da hora mesmo, parabén ai.
 
Cara que lindo PARABÉNS, mesmo....que legal, comer isso cultivado por vc mesmo....cara tenta fazer na próxima SHITAKE ou SHIMEJI, eu adoro, simplesmente amo os dois...quando dá como comida japonesa que tem isso de monte...fornecedor é sempre de São Paulo ou do Sul, tenho até um contato de um fornecedor dos esporos destes tipos...se quiser...só não sei como se cultiva, terá de aprender, mas já é um puta avanço pra mim é...legal
Não esquece que raiz forte e shoyo, e antes dá uma temperada com sal, daí já coloca pra refogar na manteiga mesmo, adiciona cebolinha e salsinha, daí põe o shoyo, não pode passar de 5-10 min, na frigideira, senão ele endurece...dicas de um sushiman forte daqui do pedaço... tá
 
Back
Top