Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Primeira tentativa do Pedrosil

Diário de cultivo completo.
Olá, venho aqui na humildade, iniciando-me no cultivo dos cogumelos sagrados e por isso estou abrindo esse diário. Meu principal objetivo é aprender, poder ser ajudado e eventualmente ajudar quando puder, fazer amigos e colher os frutos.

A ideia é seguir o guia do Tupy (tanks) e um vídeo do youtube que ensina a fazer o bolo pf, de repente me aventurar no milho, é importante ter o feijão com arroz, mas sem deixar de tentar outras coisas.

Eu adquiri uns esporos de B+ que foram inoculados no dia 10/06:
início.jpg
Segui os cuidados, usei pote esterilizado, água mineral, agulha nova, limpei tudo, , usei máscara, fechei a corrente de ar, usei a chama na ponta da agulha, esperei o substrato esfriar, os esporos hidratarem por 12 horas.

Hoje, dia 18/06 começou a aparecer o micélio:
IMG_3782.JPG IMG_3783.JPG IMG_3786.JPG IMG_3787.JPG

E também há uma nova saga iniciando, inoculei mais uns de South American:
IMG_3789.JPG

Eu mandei uma carta para a Profungos, mas como ia demorar adquiri esses dois. Mas estou certo que quando chegar esse vai ser o realmente quente.

Segundo o tutorial eu devo abrir em dois dias os furinhos no copo pra troca gasosa, mas será que esse meu não ficou atrasado??

Desde já meu abraço, meu agradecimento a todos que por aqui passsarem

Abração!

Última edição:
Salve Arcturus, valeu pela dica. Eu coloquei mais um pouco de água no fundo para reforçar a umidade.

Já estão surgindo pins, sobretudo no bolo que fiz o dunk:
IMG_3847.JPG

Fiquei com mais umas duvidas:
O terrário pode pegar sol de canto?
Desse momento até ter os primeiros cogumelos vão umas duas semanas ainda né?

Até hoje minha carta não chegou na profungos, mais de mês! que loucura esses correios!

abraço moçada

Fiquei com mais umas duvidas:
O terrário pode pegar sol de canto?
Desse momento até ter os primeiros cogumelos vão umas duas semanas ainda né?
Não deixe seu cultivo levar sol direto! caso vá remover o cultivo de local tenha muito cuidado pra não dar choque mecânico caso contrario resultara em abortos.

Quando surgem os primeiros pins pode levar 5 dias até a colheita podendo variar dependendo da temperatura então não abandone o cultivo nesta etapa pois eles crescem muito rápido.

Até hoje minha carta não chegou na profungos, mais de mês! que loucura esses correios
Provavelmente sua carta foi extraviada, estou na mesma situação não estou conseguindo esporos através da Profungos ja tenho 4 cartas extraviadas duas ja passaram mais de 3 meses inclusive ja saiu até do sistema de rastreamento as outras duas fazem mais de 60 dias sem chegar ao destino. Talvez o endereço da Profungos ja esteja manjado!

Show de bola Arcturus, mais uma vez obrigado!

Esses esporos de B+ e South American eu comprei, depois abriu uma loja nova que tem mais variedades e bons preços, eles tem até panaleus mg, esse aí eu tinha vontade de cultivar, quem sabe um dia. A verdade é que dizem que não tem tanta diferença entre as raças de PC, então nem vou grilar com isso.

abraço

Salve pessoal,

Atualizando a situação. Ontem eu mandei para dois terrários de garrafa pet os potes de South American que tinha feito o dunk e cold shock.
terrários.JPG
Eles ficaram com um tom acinzentado, azulado, meio escuro, acho que de manuseá-lo:
south.JPG
E o B+ crescendo devagarinho:
b+b.JPG
Tem ainda dois potes de south terminando de inocular. Quando será que devo me preocupar em inocular de novo para emendar um ciclo no outro?

abraço!!

Eles ficaram com um tom acinzentado, azulado, meio escuro, acho que de manuseá-lo:
Quando será que devo me preocupar em inocular de novo para emendar um ciclo no outro
O azulamento pode ser por ter machucado o micélio. Tive um copo que o micélio azulou depois de dar uma pancada no copo.

Em relação a sua pergunta a resposta vai depender de quanto tempo tempo você esta levando para colonizar 100%. Você pode inocular de 20 em 20 ou de 30 em 30 dias. Leve em consideração que dois fluxos levam em media 28 dias para acontecer dependendo das condições, então seira legal assim que mandar pro terrário inocular mais potes até você descobrir o seu tempo ;).

Você poderia ter feito a inoculação antes de aniversariá-los pois o ciclo de um pc leva em torno de 1 mês para mais.
Ex: Você tem recipientes inoculados á uma semana,se você inocular mais hoje.Quando os recipientes de uma semana estiverem dando flushs você terá que esperar mais uma semana para que o que você inoculou também dê flushes......Acho que ficou um pouco confuso.:matreiro:
:idea:Simples.Quer tem flushes a cada 20 dias?
Inocule com esse intervalo de tempo.;)
Quando será que devo me preocupar em inocular de novo para emendar um ciclo no outro?
Se você quer ter sempre (digo todo dia)bolos pf dando flushs,o intervalo seria de uns 12 dias.
Cara macacada velha que conhece os truques dessa vida,por favor ,me corrijam se eu estiver falando asneira.Grato:whistle::whistle::whistle:

Legal galera, eu tinha imaginado que seria daqui um mês, porque o flush vai durar digamos dois, então eu precisaria em um mês fazer a inoculação.
Mas tá certo, é melhor sobrar do que faltar hehehe, de repente vou começar a pensar em uma nova inoculação. Também não sei quantos frutos dá, quanto consumirei, etc.
Agora dá uma ansiedade hehehe, não vejo a hora. Pensei na primeira vez com os meus fazer na praia ou numa cachoeira.

Salve galera! Os cogumelos estão chegando, estão chegando os cogumelos:
IMG_3857.JPG
A diferença de fazer o dunk é absurda, virou lei aqui. Se tudo transcorrer certinho acho que esse bolo vai dar muitos cogumelos.

Good vibes!

Sou novato e não tenho muito a ensinar, mas se fosse começar o meu primeiro cultivo novamente seria mais cauteloso em relação a quantidade de bolos e inoculações, depois de ter ficado com bolos colonizados na geladeira e esperar por mais de 1 mês para arrumar uma vaga no terrário para frutificar me obrigou a pensar diferente, existe um tempo entre flushs que não pode ser calculado com exatidão, o melhor é esperar o desenvolvimento do cultivo para ter uma ideia mais precisa sobre uma nova inoculação. Penso assim e posso estar errado.

Última edição:
Tenho uma palavra para vocês, meus amigos de jornada: obrigado! Vendo esse momento só tenho que agradecer aos amigos que colaboram conosco.
Eu tô com mais dois bolos completos, um vai pro terrário hoje e o outro daqui uns 3 dias. Ainda não inoculei mais, tenho que comprar seringa, pote descartável, copinho de água mineral e vermiculita mais. Na próxima vou inocular só 3, daí tem lugar de boa.

eu fiquei impressionado é com a velocidade que chegou nos últimos dias, acredito que até o finde já terei chapeleiros! A vontade que tinha era de fazer um dunk agora mesmo com os outros que não fiz, mas acho que agora já era né?
IMG_3917.JPG

abraço

A vontade que tinha era de fazer um dunk agora mesmo com os outros que não fiz, mas acho que agora já era né?
Assim como se faz dunk após o primeiro flush não ha problemas em fazer nos que não foram feitos. Poderá ocorrer um atraso na pinagem.

Eles ate frutificaram assim, porem os cogumelos não cresceram muito por falta d'água. Se houver pins não faço o dunk.

Salve rapazeada, MUITO BOM DIA!!!
IMG_3919.JPG IMG_3920.JPG
Nada como acordar com uma visão dessas, muito obrigado a todos pela ajuda, sem vocês nada disso seria possível.
Vou fazer dunk do south american que tá pronto e de um dos bolos de B+ que não tinha feito e que tá estagnado (como o amigo Arcturus falou)

Assim que tiverem rompido todos os chapéis eu vou colher eles, e agora borbulham as dúvidas heheheh..
1. Quando tomar? Tô louco para testar hoje mesmo hehehe.
2. Quanto tomar? Essa é cruel, eu não tenho balança. Até achei que eles eram maiores, cabem na palma da mão. Depois que colher vou medir para vocês terem uma idéia do tamanho. Quando eu comprei o cogumelo de um site, tomei 1,5 gr seca, então pensei em fazer um chá com uns 6 cogumelos desses meus e dividir com a minha esposa, podendo tomar primeiro meia dose e depois mais meia. Também posso fazer mais e dividir mais, já que tem durabilidade de uma semana na geladeira.
3. Como armazenar? Pensei em deixar uns frescos na geladeira, para usar no fim de semana, e secar os outros com um túnel de vento.
4. Fazer carimbo? Pensei em deixar para o 2o flush.

Abração pessoal!

Assim que tiverem rompido todos os chapéis eu vou colher eles, e agora borbulham as dúvidas heheheh..
(...)
2. Quanto tomar? Essa é cruel, eu não tenho balança. Até achei que eles eram maiores, cabem na palma da mão. Depois que colher vou medir para vocês terem uma idéia do tamanho.

Estão passando do ponto ideal de coleta ...

Quanto ao tamanho, não serve como medida de dose. Já que você não tem balança vai ter que calcular a dose por estimativa mesmo. É bom começar devagar. Mas cuidado com essa idéia de tomar mais subdoses durante a experiência. Pode subir bem mais do que você espera.

Valeu o help, devo colher todos já?

Se o grande Ecuador falou, então tá falado, eis o resultado da minha primeira tentativa:
IMG_3921.JPG IMG_3922.JPG IMG_3923.JPG
Eles são B+ mesmo? É que os esporos foram comprados em uma e-shop.

Obrigado a todos que me ajudaram, agora é partir para a prática e descobrir quantos, acho que farei um chá hoje, talvez só 2 cogumelos, testar com calma.
Good vibes!

Última edição por um moderador:
Eles são B+ mesmo? É que os esporos foram comprados em uma e-shop

Ninguém sabe.

Se for passar esporos para frente avise que podem não ser B+.

Se for a e-shop que penso uma vez entrei em contato com o cara e ele me garantiu que eram sim B+, mas nunca se sabe.

Back