Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo PESA x THAI BPK

Diário de cultivo completo.
Strains: PESA e THAI BPK
Origem do carimbo: PESA -Doado pelo membro @Z-Boo (Obtido da Prófungos); THAI BPK - Prófungos
Confecção das seringas: PESA- 20/08/12; THAI BPK - 26/04/2012
Inoculação: 31/12/2012.

Um salve a todos da CM. =)) Estou muito feliz em começar o ano com um novo cultivo, e venho compartilhar isso com vocês!!! :)
Esse ano foi um ano de mudanças e muitas experiências benéficas. Estou agora começando um novo cultivo onde inoculei 10 copos PF, sendo 5 de THAI BPK e 5 de PESA. As seringas são seringas antigas dos cultivos anteriores. A seringa do THAI é a do meu primeiro cultivo, que estava guardada na geladeira desde Abril de 2012. Quando retirei a seringa do alumínio, notei que vários esporos haviam germinado, pois dava pra ver nuvens de esporos e hifas flutuando.

Começei com bolos PF mas pretendo fazer um bulk com milho que irei postar nesse diário mais adiante. Para fazer os bolos utilizei a receita padrão de vermiculita, FAI e água (2:1:1) com a adição de uma colher de pó de café na mistura para os copos dos THAI BPK, além de colocar um pouco menos de FAI nos mesmos. Esterilizei na PP por 1hr e 30min.

Em 5 copos os esporos germinaram em 4 dias, os outros 5 ainda não mostraram sinal de crescimento. 3 copos de PESA e 2 de THAI germinaram até agora, sendo que os THAI estão crescendo bem mais rápido.
Na foto abaixo os da direita são os THAI BPK e os da esquerda são os PESA.
IMG_8326_845x634.jpg

THAI BPK
IMG_8327_845x634.jpg IMG_8332_845x634.jpg IMG_8338_845x634.jpg

PESA
IMG_8329_845x634.jpg IMG_8339_845x634.jpg

Por enquanto é isso, obrigado a todos e um Feliz 2013, cheio de calma e sabedoria.

Paz e Luz!
 
Depois do primeiro flush daqueles 3 bolos, eu acabei não tendo mais tempo de fazer o que deveria ser feito no cultivo, como usar o milho e tudo mais. Acabei fazendo um bulk com todo o milho dos THAI BPK e infelizmente contaminou tudo. Como estava sem tempo, fiz muito rápido e "pasteurizei" o substrato por 4 minutos no microondas. Mas tudo bem, bom que agora sei que assim não dá certo mesmo.

Os bolos eu também acabei deixando no terrário desde o primeiro flush até antes de ontem (19/02/2013). Fiz o Dunk e mandei eles de volta pro terrário. Estou me referindo aos 3 bolos iniciais. Os outros 7 bolos, já estavam completos desde quando coloquei os 3 primeiros, porém, pela falta de tempo, acabei aniversariando eles somente antes de ontem também.

Bolos no terrário 19/02/2013:
IMG_8450_845x634.jpgIMG_8451_845x634.jpgIMG_8452_845x634.jpgobs: 10 bolos no total, sendo que 3 de PESA já deram o primeiro flush.

Com uma parte do milho dos PESA, eu fiz um bulk com esterco de cavalo e vermiculita, vamos ver no que vai dar =)). Esse eu fiz com mais calma, e segui procedimentos de pasteurização em potes de vidro na panela de pressão, desligando o fogo logo após fervura, e fechando a panela. Deixei assim por 2 horas. e a cada 30 minutos eu ligava o fogo por 1 minuto no alto, desligava e deixava.

Fotos do Bulk com esterco de cavalo 19/02/2013:
IMG_8453_845x634.jpg


Agora é só esperar !! :D

Valeu galera!!
 
A casa ta cheia! Parabéns Lamela.
 
Todos os bolos de PESA estão frutificando, e os de THAI BPK ainda não mostraram nenhum pin. Eu lembro que quando os cultivei, eles demoravam exatamente 7 dias pra mostrar o primeiro pin, e faz 5 dias que eles foram aniversariados.

O segundo flush (de um dos bolos que já haviam sido aniversariado bem antes) rendeu um cogumelo bem gordo, pelo tamanho, e forte que dava pra levantar o bolo por ele, como na foto abaixo :D.
IMG_8485_845x634.jpgIMG_8487_845x634.jpgIMG_8478_845x634.jpg

Agora é esperar mais mágicos aparecerem para me iluminar cada vez mais =))

Os bulks estão quase completos já, acho que daqui dois dias vou abrir e colocar pra frutificar =)! Espero não tomar um susto quando tirar o plástico, e ver tudo com trichoderma como da última vez. =((

Apesar disso, estou otimista com o esterco de cavalo! =))

ATUALIZAÇÃO (25/02/13):
Não aguentei e abrí as bandejas de bulk com esterco de cavalo e vermiculita, mas dei sorte pois me deparei com ZERO contaminação e uma colonização muito boa pra 6 dias =)))). Agora vou deixar aberto frutificando e não pretendo colocar camada de casing. Tenho mais 2 potes de milho de PESA que vou fazer com esterco de cavalo também. Estava só esperando pra ver se ia dar certo, e deu, agora é só montar a outra bandeja! :D
IMG_8491_845x634.jpgIMG_8492_845x634.jpg

Abraços a todos!!!!


ATUALIZAÇÃO (01/03/2013):
Colhí alguns mágicos, principalmente os PESA, pois os bolos de THAI BPK estão meio devagar, somente um deles frutificou, e acredito que terei que dar um outro afogamento, porém dessa vez na geladeira. Não fiz na geladeira na última vez pq não tinha espaço. Os bolos de PESA estão indo muito bem, e eles foram afogados na geladeira.

Colheita PESA:
IMG_8495_845x634.jpgIMG_8496_845x634.jpgIMG_8498_845x634.jpgIMG_8503_845x634.jpgIMG_8500_845x634.jpgIMG_8507_845x634.jpgIMG_8508_845x634.jpgIMG_8512_845x634.jpg

Colheita THAI BPK:
IMG_8499_845x634.jpgIMG_8504_845x634.jpg

Bulk, primeiros pins =)) :
IMG_8520_845x634.jpg

Por enquanto é isso!! Paz!!!!
IMG_8477_845x634.jpgIMG_8516_845x634.jpgIMG_8517_845x634.jpg
 
Última edição:
Uma das strains mais bonitas. Alguma particularidade na trip Lamela?
 
Anatman,, também acho essa Strain muito bonita, muito mesmo, os frutos sempre são fortes e densos, com colorações que vão do dourado ao vinho, quando secos. :cool:

A trip é bem diferente do Thai BPK e do Nepal. Geralmente é bem visual e muito espiritual! Estou gostando muito dessa Strain e pretendo cultivá-la sempre. Os PESA estão me ensinando muito e devo muita coisa a eles! :D

Abraço a todos!

ATUALIZAÇÃO 07/03/2013:

Segunda bandeja de PESA, primeiro flush:
IMG_8640_845x634.jpgIMG_8643_845x634.jpgIMG_8645_845x634.jpgIMG_8647_845x634.jpgIMG_8648_845x634.jpgIMG_8652_845x634.jpg
 
Última edição:
Parabéns pelo cultivo e pelo diário cara! Ficou ótimo para um iniciante como eu entender melhor alguns passos do cultivo... Li aquele manual básico ilustrado que me ajudou bastante tbm, mas o seu diário deu uma complementada legal.
Uma coisa que notei é que no seu cultivo vc fez "aniversariou" eles um tempo depois (isso é a re-inoculação, certo?). No manual não vi esse processo :( Vc indicaria algum material bacana para leitura sobre isso?
Hoje mesmo mandei o esquema lá pra Profungos, encomendei um PESA também :D Vai ser meu primeiro cultivo. Desculpe me estender demais, mas confesso que fiquei bem empolgado com o seu cultivo, estou ansioso para começarr!!
Abraço
 
Parabéns pelo cultivo e pelo diário cara! Ficou ótimo para um iniciante como eu entender melhor alguns passos do cultivo... Li aquele manual básico ilustrado que me ajudou bastante tbm, mas o seu diário deu uma complementada legal.
Uma coisa que notei é que no seu cultivo vc fez "aniversariou" eles um tempo depois (isso é a re-inoculação, certo?). No manual não vi esse processo :( Vc indicaria algum material bacana para leitura sobre isso?
Hoje mesmo mandei o esquema lá pra Profungos, encomendei um PESA também :D Vai ser meu primeiro cultivo. Desculpe me estender demais, mas confesso que fiquei bem empolgado com o seu cultivo, estou ansioso para começarr!!
Abraço

Olá Jacktequila, aniversariar é colocar dentro do terrário para frutificar... mas você esta indo bem!!
 
Uma coisa que notei é que no seu cultivo vc fez "aniversariou" eles um tempo depois (isso é a re-inoculação, certo?). No manual não vi esse processo :(


Leia e pesquise mais e mais ...
 
Poisé, ja notei que devo ir MUITO além do que está no manual hehehe Mas.. mãos à obra! Afinal, os esporos estão a caminho!


Não. Leia e pesquise o MANUAL. Não invente nada fora dele até ter dominado a técnica básica.
 
Ok, mas no manual, por exemplo, nao mostra como eu boto o bolo dentro da garrafa, tem algumas coisas que têm que serem buscadas fora dele tbm... =\

Não que o manual esteja ruim, mas é necessária uma complementação.


Não está nas entrelinhas do manual?

Cuidado para não inventar e errar o alvo.
 
Back
Top