Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo PESA no milho de pipoca!

Diário de cultivo completo.
Strain: PESA
Origem do carimbo: Doado pelo membro Z-Boo (Obtido da Prófungos)
Confecção das seringas: 20/08/12
Inoculação (17/09/12): Seringa multiesporos
Spawn: Grãos de milho (pipoca)
Colonização do spawn: 17 dias

Boa tarde a todos amantes da micologia!!!! Estou muito feliz em abrir um novo diário. Venho informar que acertei a mão no milho, mudei a técnica que estava utilizando antes, e deu 100% certo dessa vez. Graças ao Anatman que me indicou uma receita que Mauricio estava utilizando. Segue abaixo a receita:

ESTERILIZAÇÃO DO MILHO

1 - Retirei o milho do saco, lavei em água corrente, coloquei em uma panela, fervi por 10 minutos e deixei 24hrs de molho;

2 - Drenei a água velha, coloquei água nova e levei a fervura, desligando logo em seguida. Deixei por 24hrs de molho;

3 - Levei a fervura, desligando logo em seguida, esperei a água esfriar, escorri a água do milho, e coloquei na geladeira por 24hrs, para secagem dos grãos.

4 - Panela de pressão por 2hrs.


STRAIN

O carimbo de esporos da strain PESA já foi vendido errôneamente (e mais caro) por uma empresa no Havaí (chamada Pacific Exotic Spora, ou PES) como se fosse uma hidridização de duas espécies do gênero Psilocybe, (P. cubensis e P. azurescens), devido a sua potência elevada. Porém esse mito já morreu faz tempo, e os PESA são uma variação genética dentro da espécie Psilocybe cubensis que produz mais alcalóides, tornando-se mais potente.

Não sei se realmente eles são mais fortes, em breve saberei =)))):D . Se alguém já tiver tido alguma experiência com eles e puder dar a opinião, seria muito interessante.

INOCULAÇÃO

- Utilizei 1ml de esporos por pote de milho;
- Fiz somente um furo central para inoculação.


É isso aí, acho que vou fazer um casing com vermiculita e pó de fibra de coco (50/50) com o pote menor, e um bulk com esterco de boi, com o pote maior. (duas coisas que ainda não fiz) :)

O Pote maior ainda falta um pouco pra terminar de colonizar o milho. Como utilizei a mesma quantidade de solução de esporos pros dois potes, acho que isso que deu a diferença de tempo. A foto abaixo é do lado que ainda falta terminar.
IMG_6664_1094x821.jpg


Paz e luz a todos!!!
IMG_6666_845x634.jpgIMG_6661_1094x821.jpgIMG_6663_1094x821.jpg
 
tá lindo mesmo, tá com uma maré boa o nosso colega :)
 
tupy, maré boa agora, pq perdi 1,5kg de milho antes desse cultivo. Assim que eu mudei a técnica de preparar o milho, deu certo =)) E aí estamos nós =))))))))))))))) Muito felizes (Eu e os mícelios) hahah.
Esse cultivo eu usei 500gr de milho!

O casing de milho começou a mostrar sinais de nós hifais. =))))) :D
IMG_6884_1094x821.jpgIMG_6883_845x634.jpg

É isso aí. Valeu pela vibe galera!

Paz pra todos!
 
Imagina se esse 1,5kg tivesse dado certo :eek:h: uhauhahua! Muito bom observar os nós, os pins, tudo uhahuauha. To numa fase mto boa aqui que tudo ta frutificando ao mesmo tempo :alien::atrapalhado::alien:
 
Z-Boo, é muito bom observar todas as fases mesmo! É uma terapia!

Ontem a noite apareceu o primeiro pin no casing dos PESA. Tirei uma foto hoje pela manhã.



:D:):rolleyes: , Aos poucos tudo fluindo!

A outra bandeja de bulk ainda precisa de uns 5 dias ainda para finalizar a colonização. abaixo uma foto:
IMG_6905_1094x821.jpg

Uma coisa que percebi, é que quando misturo o spawn ao bulk, por cima ficam muitos grãos expostos. Eu lí que o certo é reservar um pouco do substrato, e colocar por cima após misturar, tapando todos os grãos expostos. Não fiz isso em nenhum dos meus cultivos, mas no próximo farei pra ver a diferença.
A bandeja acima que está colonizando ficou com muitos grãos expostos, por isso quero fazer diferente da próxima vez.

Se alguém tiver algo pra dizer sobre isso, seria muit útil!

Valeu aí!, bom dia a todos!
IMG_6904_1094x821.jpg
 
LamelaAzul, meus bulk's sempre ficam com os milhos bem expostos também e eu costumo frutificar sem casing. creio que se tenha uma chance maior de contaminação pois fica-se com um substrato nutritivo à amostra, que é o milho, embora ainda não tenha tido perdas (recentes) por aqui. Somente um bulk contaminou com trichoderma, há bastante tempo.

Estou pensando o mesmo que você e pretendo fazer uma fina camada de casing no outro bulk que tenho colonizado, justamente para cobrir um pouco o milho exposto e também dar aquela umidecida.
Outra solução talvez mais simples seria cobrir a mistura Spawn/bulk com uma camada bem fina de bulk puro, como você disse.

Um abraço e boa sorte meu camarada!
 
Z-Boo

Uma coisa que percebi, é que quando misturo o spawn ao bulk, por cima ficam muitos grãos expostos. Eu lí que o certo é reservar um pouco do substrato, e colocar por cima após misturar, tapando todos os grãos expostos. Não fiz isso em nenhum dos meus cultivos, mas no próximo farei pra ver a diferença.
A bandeja acima que está colonizando ficou com muitos grãos expostos, por isso quero fazer diferente da próxima vez.
!

Olha @LameAzul, conforme se for cultivando, vai ter suas proprias opinioes e experimentos.
Atualmente venho deixando bem exposto mesmo. Mas já fiz muita camada de casing, tanto em cima como em baixo, mas sinceramente não venho notando diferença alguma. Até tenho vontade de fazer um bom experimento qualquer dia desses, anotando parâmetros e tudo o mais.

Com casing
_com vermiculita.jpg _com vermiculita2.JPG

Sem casing
_sem vermiculita.jpg _sem vermiculita2.jpg _sem vermiculita3.jpg
 
Fala aí Mortandello, então irmão, na verdade eu sempre coloco uma camada de vermiculita em cima (casing) depois que o bulk está 100% colonizado. Mas o que estou dizendo é que quando mistura o substrato com o spawn, alguns grãos ficam expostos na superfície, na fase de incubação, e esses grão acabam sendo mal aproveitados.

Em alguns fóruns por aí, eu ví várias pessoas recomendando reservar um pouco do substrato na hora de misturar ao spawn, e assim que misturado, uma camada de substrato é colocada por cima, tapando a mistura. Dessa forma, todos os grãos ficam envolvidos pelo substrato nutritivo (nenhum grão fica exposto), facilitando a colonização, pois quando um grão fica exposto na superfície, ele lança micélio para cima, no ar, e essa parte do micélio poderia estar colonizando algo.

Mesmo fazendo dessa forma, pode-se optar por usar uma camada de casing, ou não. Mas como o tupy mostrou, não é sempre necessário. Vou tentar um próximo cultivo sem casing, pra ver se vai dar muita diferença.


Mas é isso aí! sempre experimentando e melhorando =)))

Abraços!
 
reservar um pouco do substrato na hora de misturar ao spawn, e assim que misturado, uma camada de substrato é colocada por cima, tapando a mistura. Dessa forma, todos os grãos ficam envolvidos pelo substrato nutritivo (nenhum grão fica exposto), facilitando a colonização, pois quando um grão fica exposto na superfície, ele lança micélio para cima, no ar, e essa parte do micélio poderia estar colonizando algo.

que coincidência, fiz exatamente esse procedimento em um bulk, pra "ver no que vai dar", estou no aguardo dos resultados!
 
Po tupy, que legal! Nos atualize sobre os resultados!! :D

Os PESA estão se desenvolvendo muito bem. Abaixo uma foto do casing! :)



O Bulk da bacia verde foi exposto a condições de frutificação antes de ontem, abaixo umas fotos:
IMG_6936_1094x821.jpgIMG_6938_1094x821.jpgIMG_6939_1094x821.jpg < Tive que improvisar pq não cabia mais no terrário.


O outro Bulk tá indo bem também, mas não colonizou tão bem quanto os outros. Amanhã vai fazer 14 dias que está incubando.
IMG_6941_1094x821.jpg

É isso aí, tudo indo muito bem por aqui!!

Paz e Luz!
IMG_6929_1094x821.jpg
 
Tb estou cultivando PESA no milho ainda em fase de colonização, estive longe de casa por 5 dias e não pude controlar a temperatura, quando voltei 3 dos 6 potes começaram a frutificar invitro, sem nem terminar de colonizar o milho.
 
Tb estou cultivando PESA no milho ainda em fase de colonização, estive longe de casa por 5 dias e não pude controlar a temperatura, quando voltei 3 dos 6 potes começaram a frutificar invitro, sem nem terminar de colonizar o milho.

Estavam expostos à luz?
 
Não, sem exposição a luz só que a temperatura variou entre 17 e 29 graus. O mais engraçado é que nunca tinha visto nenhuma strain frutificar direto no milho. Provavelmente vou perder estes copos.
 
Interessante. Já tive copos colonizando em média de 20°C. Demoraram muito a colonizar, mas não frutificaram.
 
ae parabens pelos pesa! formato classico mesmo!
esse fenotipo deles eh maravilhoso e suas tripps entao.... LINDAS mudam uma vida inteira 100x se necessario, sao realmente os melhores professores!!!
 
Fala ai BrOkEnToY, geralmente o micélio só frutifica antes de terminar a colonização quando tem alguma contaminação, mas não sei se é o seu caso. Se estiver bem colonizado, acredito que vc pode pegar a parte colonizada e fazer um casing, ao invés de dispensar tudo. Mas se tiver contaminado aí nem vale a pena mesmo.

Po valeu pelos parabéns Mortandello!!! :D Os PESA são muito bonitos mesmo. O chapéu tem essa pontinha, e a estipe eu achei bem densa. Acabei de colher alguns, e quando segurei, senti que eles são mais "duros" do que os outros que cultivei (Thai BPK e NEPAL). Parece que eles são mais maciços =))))):) Tô muito ansioso pra prová-los. O cheiro deles é bem forte, característico de cubensis, parece que já dá pra sentir a magia ...hauhau =)))

Algumas fotos abaixo: (o maior de todos eu não colhi, pra tirar um carimbo quando ele amadurecer):
IMG_6949_1094x821.jpgIMG_6952_1094x821.jpgIMG_6955_1094x821.jpg
IMG_6964_1094x821.jpg

Esse que irei carimbar:
IMG_6962_1094x821.jpg

Quando colher todos esses do primeiro flush, vou fazer um cold dunk!!

Por enquanto é isso aí!

Valeu galera! Muita paz e muita luz pra todo mundo! Abraços!
 
Última edição:
Gostei do AZUL desse pote de sorvete AZUL. E os cogumelos dourados com o fundo AZUL! Como combina!
Boas mastigadas!
 
Back
Top